31.1 C
São Paulo
terça-feira, janeiro 18, 2022

Vídeo do verdadeiro assassino da menina Isabella instala vírus no computador

- Publicidade -

Um e-mail prometendo mostrar o verdadeiro assassino da menina Izabella instalar vírus no computador do desatento!

   Nenhum outro assunto está causando tanta comoção como o caso da menina Isabella Nardoni, morta no dia 29 de março, sendo jogada do 6º andar em São Paulo.

    Só no Google, ao pesquisarmos pelo nome da menina, temos mais de 208.000 resultados, ultrapassando muitos outros assuntos. No YouTube, vídeos em homenagem à pequena Isabella são campeões de audiência, alguns com mais de 300.000 visualizações! Isso é compreensível, pois o modo como o crime aconteceu e, também, por se tratar de uma garota de apenas 5 anos de idade, emocionou e atraiu a curiosidade de muitos brasileiros.

    Para se ter uma idéia da dimensão que esse crime está tomando na internet, uma pesquisa da WNews mostra que mais de 1 milhão de pessoas usam a internet só para homenagear a menina, que completaria 6 anos no dia 18/04.

    Aproveitando essa "carona" da curiosidade que o caso está gerando na rede, e-mails estão sendo enviados onde se mostra uma notícia bombástica: O texto diz (com alguns erros gramaticais) que foi encontrado o verdadeiro assassino da Izabella e, para assistir ao vídeo da notícia, basta clicar no link que vem junto ao texto.

    Em uma das versões, o e-mail tem a aparência do portal G1 e é claro que a notícia é falsa (pelo menos, por enquanto!)! Mas o usuário inexperiente ao clicar no link é direcionado a uma página semelhante à do Portal Terra (que está hospedada no exterior), que foi modificada com a inserção da noticia falsa!

Reprodução da página falsa que instala o trojan.

    No final da falsa notícia há um link para se assistir ao vídeo com verdadeiro assassino da menina ("A verdade que a TV não mostra"). Ao clicar no link que promete que “O vídeo revelará a verdadeira face do criminoso”, um trojan chamado Download.Win32.Banload.Kyf instala-se na máquina do usuário desprevenido, deixando portas abertas para que algum hacker obter informações valiosas, tais como as senhas de banco.

    Como descrito no IdgNow, "esse tipo de ameaça é chamada de phishing scam. Nesse sistema, piratas de computador enviam e-mails sugerindo que os internautas baixem programas, cliquem em links ou visitem sites maliciosos. Quando seguem a sugestão, as vítimas em potencial infectam seus computadores com programas geralmente desenvolvidos para o roubo de informações financeiras".

A PcWorld fez um teste com 32 softwares de segurança e apenas oito deles detectaram o trojan.

- Publicidade -

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui