21.9 C
São Paulo
segunda-feira, outubro 3, 2022

Vídeo mostra um avião sendo levado por um tufão! Será verdade?

- Publicidade -

Será que o vídeo mostrando um avião rodopiando ao ser capturado por um tufão é verdadeiro ou falso? Assista ao nosso vídeo e descubra!

O vídeo apareceu nas redes sociais na primeira quinzena de setembro de 2018 e rapidamente alcançou centenas de milhares de visualizações! Nele podemos ver um avião Dragonair 737 sendo jogado de um lado para o outro no meio de um grande tornado.

O incidente teria ocorrido na China e, após passar por essa forte ventania, o piloto conseguiu – depois de dar vários giros com o avião no ar – pousar a aeronave em segurança, salvando toda a tripulação!

Será que esse vídeo é verdadeiro ou falso?

Assista ao exato momento do acidente e descubra conosco:

Verdade ou mentira?

Veja o que descobrimos assistindo ao vídeo a seguir:

 

O vídeo é realmente assustador, né? Mas é falso!

- Publicidade -

Quem postou esse vídeo pela primeira vez foi o canal da produtora MeniThings, em junho de 2017:

 

Pra quem não se lembra, a MeniThings é a mesma produtora que fez esse vídeo de um suposto avistamento de um disco voador, em 2013, na cidade de Santa Clarita, em Los Angeles. O curioso desse vídeo do ovni é que, como já havíamos descoberto na época, ele foi todo feito em computação gráfica!

Se os caras já eram bons em 2013, imagina agora?

Olha só outro vídeo feito por essa agência, mostrando um helicóptero sendo atingido por um tornado:

https://www.youtube.com/watch?v=Rw_l8FnyhUU

 

Em seu site, a MeniThings se define como uma empresa de produção de longas-metragens, comerciais de TV, vídeos musicais e efeitos visuais:


Se o vídeo do avião é falso? Como explicar os passageiros desembarcando dele?

Alguém pegou o vídeo feito com a ajuda de computação gráfica da MeniThings e juntou com um vídeo de um acidente real. Perceba na comparação abaixo que os aviões são diferentes:

No avião falso podemos ver a inscrição JETs na sua lateral e o símbolo de uma folha em sua cauda. Já o avião pousado possui outro logotipo. (Reprodução/YouTube)

O fato é que as cenas mostrando passageiros desembarcando assustados de um avião é de um incidente ocorrido no aeroporto chinês de Shenzhen em agosto de 2018.

De acordo com o relatório técnico, o avião que transportava 166 passageiros teve que fazer um pouso de emergência com duas rodas a menos no trem de pouso. 5 pessoas se feriram levemente e o incidente não teve vítimas fatais!

Conclusão

O vídeo mostrando um avião rodopiando no ar após ser pego por um tufão é falso! Trata-se de uma montagem feita com computação gráfica misturada com cenas de um incidente real!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui