27.1 C
São Paulo
quinta-feira, dezembro 1, 2022

Vidros de carros não se quebram após bombardeio na Ucrânia! Será?

- Publicidade -

É verdade que os vidros carros não se quebraram após suposto bombardeio na Ucrânia e isso denuncia que a Guerra é falsa?

A imagem começou a se espalhar através das redes sociais na primeira semana de maio de 2022 e mostra carros virados em uma rua em alguma cidade ucraniana, ao lado de um soldado e de algumas crianças e o texto que a acompanha questiona um detalhe interessante: os vidros dos automóveis parecem estar intactos mesmo após intenso bombardeio e grandes explosões. 

Segundo o que foi espalhado, a publicação sugere que a cena teria sido forjada pela Ucrânia para fingir que está sendo atacada pela Rússia.

Será que essa foto foi mesmo montada?

Publicações questionam os carros estarem com os vidros intactos mesmo após explosões! Será que essa guerra está sendo encenada? (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

Em primeiro lugar, tentamos localizar a origem dessa foto. Através de busca reversa, descobrimos que ela foi tirada pelo fotojornalista Rodrigo Abd, à serviço da agência ssociated Press, no dia 04 de abril de 2022.

De acordo com a descrição da fotografia, ela foi clicada na cidade de Bucha, próxima de Kiev, onde autoridades locais haviam informado que cerca de 16 crianças estavam entre as centenas de pessoas mortas na ocasião.

Também é verdade que o local foi invadido pelo exército russo dias antes. Segundo moradores locais, os veículos foram tombados pelos russos, mas nenhum dos entrevistados soube explicar o motivo dessa ação. 

A parte falsa dessa história é que, diferente do que foi espalhado, não houve explosões na área. O site de checagem de fatos grego Ellinika Hoaxes fez uma excelente investigação sobre o assunto usando fotos e documentos oficiais (até do governo russo, inclusive) e comprovou que não houve nenhum bombardeio ou explosão na área.

O caso também foi desmentido pelo site de checagens de língua inglesa Pointer, que concluiu que não há nenhum sinal de explosão na região.

Conclusão

- Publicidade -

A foto que mostra carros virados foi tirada em uma cidade ucraniana após a invasão do exército russo ao local, mas não houve nenhuma explosão ou bombardeio na região. 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui