Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

35 dos 38 deputados que votaram pelo impeachment são corruptos?

Falso

35 dos 38 deputados que votaram pelo impeachment são corruptos?

É verdade que 35 dos deputados que votaram a favor do impeachment possuem pendencias na justiça enquanto que apenas 2 dos que votaram contra são corruptos?

O gráfico apareceu nas redes sociais na segunda semana de abril de 2016 e mostra o que parece ser o resultado das votações sobre a instauração do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados.

De acordo com o que está sendo demonstrado na imagem, 35 dos 38 deputados que votaram a favor do impeachment possuem alguma pendência na Justiça enquanto que apenas 2 dos 27 deputados que votaram contra o impeachment estariam com o “rabo preso” com a Justiça!

Mas será que esse gráfico é real? Essa contagem está correta?

Gráfico mostra que a maioria dos deputados que votou pelo impeachment possui alguma pendência na Justiça! Será? (reprodução/Facebook)

Gráfico mostra que a maioria dos deputados que votou pelo impeachment possui alguma pendência na Justiça! Será? (reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

A aprovação do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff ocorreu no dia 11 de abril de 2016, na comissão especial da Câmara dos Deputados, e isso fez com que inúmeras postagens a respeito se espalhassem pelas redes sociais. O gráfico que mais chamou a atenção e conquistou a maior quantidade de compartilhamentos foi a que mostrou que a maioria dos deputados que votaram a favor do impeachment (35 dos 38) estão respondendo a algum processo de corrupção enquanto que apenas 2 dos 27 que votaram contra estão devendo à Justiça.

Esses números que foram amplamente espalhados pelas redes sociais dão a entender que grande parte dos que apoiam o impeachment possuem interesses escusos em querer tirar a presidente do poder, já que também possuem algum tipo de “rabo preso” e, na teoria, não poderiam estar julgando outro político na mesma situação.

No entanto, levantamentos feitos por diversos sites e blogs especializados provaram que essa conta está errada. A seguir, resumimos os dados apurados pelo blog Aos Fatos, pela Gazeta do Povo, pelo Portal R7, pelo jornal Estadão, pelo Transparência Brasil e pela Agência Brasil de notícias.

Resumindo

Em primeiro lugar, a contagem de políticos que votaram a favor e contra a saída de Dilma Rousseff do poder está correta: 38 a favor e 27 contra o impeachmentSó que, ao entrar na contagem dos que estão devendo para a Justiça, a conta é outra:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Dos 65 parlamentares que votaram na Comissão Especial do Impeachment, 37 têm ocorrências na Justiça e/ou nos Tribunais de Contas. Segundo levantamento da Revista Piauí, são mais de 129 registros se forem somados todos os processos, pois em 25 casos, um mesmo parlamentar possui mais de uma ocorrência. A tabela completa pode ser lida aqui!

Dos 38 deputados que que votaram a favor do pedido de impeachment, “apenas” 21 possuem “pendências” na Justiça. A  lista dos parlamentares que votaram “sim” é essa.

Já, do lado dos 27 deputados que votaram contra o impeachment, 16 têm algum tipo de ocorrência na Justiça. Aqui a lista dos deputados que votaram “não”.

O gráfico correto seria esse abaixo:

impeachment_correto
O blog Aos Fatos explica que nem todas as “pendências” que esses parlamentares tem com a Justiça são relacionados diretamente com corrupção (mas, é claro, uma coisa acaba levando à outra):

“[…]Os problemas vão de assuntos como reprovação de contas eleitorais pela Justiça Eleitoral, passam por suspeitas de crimes ambientais e desaguam em acusações de corrupção, peculato e improbidade administrativa. Veja detalhes em nossa tabela.

De qualquer forma, mesmo o gráfico espalhado nas redes sociais estando errado, o número de deputados com problemas na Justiça é enorme, uma vergonha para o país e uma realidade bastante triste para os brasileiros.

Conclusão

O gráfico que mostra a quantidade de políticos com problemas na justiça está errado! No entanto, é triste saber que muitos dos parlamentares que estão nos representando no poder possuem “pendências judiciais”! Uma pena…   

Continue lendo
20 Comentários

20 Comments

  1. JESSÉ

    13 de abril de 2016 em 12:46

    Uma vergonha, esse Brasil precisa de uma “faxina geral”.

    • Lucho

      13 de abril de 2016 em 20:03

      Quando teve a oportunidade acabou elegendo os mesmos.

      E viva. O gigante (criado pela vó e que não sabe nem quanto custa o Toddynho que toma) acordou.

  2. Yuri

    13 de abril de 2016 em 15:24

    Parabéns ao E-Farsa pelo comprometimento com a verdade. Acompanho o site 6 anos, e sem dúvidas é o melhor da internat

  3. Luiz Chaves

    13 de abril de 2016 em 17:15

    Quem deve tem que pagar. Seja de que time for. Parece a mim que a coisa polarizou de tal forma que se torna impossível um “lado” tentar entender o outro. Parem com o fanatismo. Isto embota qualquer juízo racional. Se o nove dedos é ladrão, cadeia pra ele. Se o Aecio roubou, cadeia pra ele também. Vamos abrir a cabeça, pessoal!

    • Júnior Brasil

      14 de abril de 2016 em 11:37

      Quem quer o impeachment da Dilma quer justamente impedir a punição dos crimes da “gente de bem” que se alinha com Eduardo Cunha, Temer, Aécio et caeterva.

      • Fabiano

        15 de abril de 2016 em 0:03

        Falo por mim, e eu quero ver a polícia atrás de cada um.
        Temos que lembrar que esses que você citou tem fórum privilegiado, ou seja são intocáveis. Dos peixões o único que a polícia pode botar a mão é o Lula e outros que não se reelegeram.
        Vale lembrar que se cair algum protegido pelo Fórum privilegiado, praticamente a investigação é encerrada.

  4. Sam

    13 de abril de 2016 em 17:56

    Experimenta fazer uma fachona ética na política pra vc ver o q acontece com vc.

    No mínimo vão tentar te aplicar um impitima com lavagem cerebral do povo e tudo.

  5. Álvaro Sérgio

    14 de abril de 2016 em 7:28

    Pra começar a formação da comissão deveria filtrar antes de aceitar a participação desses “suspeitos” seja de que lado estiveram.

  6. Elma Passos Pereira

    14 de abril de 2016 em 9:22

    É uma vergonha ver tanto deputado corrupto falar da presidente Dilma
    E saber que temer é Cunha podem
    Estar no poder semana que vem isso é ridiculo ( que povo e este que não tem noção de apóiar essa barbaridade contra nosso país só posso disser bando de povo analfabeto o país vai sofrer o maior golpe da história e tem muita gente aplaudindo

  7. Júnior Brasil

    14 de abril de 2016 em 11:38

    Agradeço ao site por repassar a informação correta

  8. Robson

    14 de abril de 2016 em 15:28

    Deus salve o Brasil e nós brasileiros das mãos desses chupins de gravata .Só lembrando que somos nos msmos que somos responsaveis por elegermos esses corruptos indijestos pra enrricarem a nossas custas ; roubando o Brasil…

  9. Marivaldo Moreira Santos

    15 de abril de 2016 em 12:22

    O “bom selvagem brasileiro”, infelizmente vem tentando ser domesticado durante séculos à uma situação de total rebaixamento e submissão por parte de seus “representantes”, mais pela sua estupidez e torpeza do que pela sagacidade ou depreensão dos donos do poder. Felizmente por serem antinaturais todas estas práticas (principalmente políticas) nunca conseguem ser totalmente completas, não há como melhorar o engodo, existe um certo limite entre o que é dito e a realidade vista, mas a técnica é a mesma de sempre. Século XXI e práticas do início do Século XVI, (vide “O príncipe de Maquiavel”) se os governados não tem maturidade para entender e interpretar o que acontece, sempre aconteceu e provavelmente acontecerá, independente do que se diga, as pessoas que não tem interesse jamais promoverão mudanças, só pequenas reformas peculiares e de interesse. Se o individuo que ganha prestigio politico, fama, dinheiro e reconhecimento com esta bagunça e palhaçada generalizada, porque raios as coisas vão mudar em um passe de magica? Juro à vocês, eu nunca perdi uma discussão com politicos, demagogos, esquerdistas, direitistas, facistas, gayzista, mas dia destes após derrotar um grupo de professores marxistas na universidade, a ponto de ficarem sem argumentos, sai dali de alma lavada para apanhar meu onibus quando passa um carro, baixa o vidro e fala: De que adianta ganhar a discussão verbal e de ideias, e ser um pé rapado estilo Sócrates, se quem tem o diploma, prestigio e as verbas somos nos. Quando olhei bem vi que era um dos professores que eu havia desmoralizados. No fundo eles (eram mais de 01 no carro) estão cheios de razões, é uma luta ingloria que acontece diariamente em todos os cantos deste País. Felizmente depois de muito analisar resolvi apos 06 meses desistir do meu curso de Humanas e hoje faço Curso tecnologico sinto muita saudade da minha vocação na área de humanas, por enquanto para mim não compensa doar uma vida inteira de dedicação por algo que lá na ponta do iceberg está Sarney, Lula, Cunha, Dilma fazendo o que todos os outros no passado fizeram. É elementar meu caro Watson!

  10. Marivaldo Moreira Santos

    15 de abril de 2016 em 12:22

    O “bom selvagem brasileiro”, infelizmente vem tentando ser domesticado durante séculos à uma situação de total rebaixamento e submissão por parte de seus “representantes”, mais pela sua estupidez e torpeza do que pela sagacidade ou depreensão dos donos do poder. Felizmente por serem antinaturais todas estas práticas (principalmente políticas) nunca conseguem ser totalmente completas, não há como melhorar o engodo, existe um certo limite entre o que é dito e a realidade vista, mas a técnica é a mesma de sempre. Século XXI e práticas do início do Século XVI, (vide “O príncipe de Maquiavel”) se os governados não tem maturidade para entender e interpretar o que acontece, sempre aconteceu e provavelmente acontecerá, independente do que se diga, as pessoas que não tem interesse jamais promoverão mudanças, só pequenas reformas peculiares e de interesse. Se o individuo que ganha prestigio politico, fama, dinheiro e reconhecimento com esta bagunça e palhaçada generalizada, porque raios as coisas vão mudar em um passe de magica? Juro à vocês, eu nunca perdi uma discussão com políticos, demagogos, esquerdistas, direitistas, fascistas, gayzista, mas dia destes após derrotar um grupo de professores marxistas na universidade, a ponto de ficarem sem argumentos, sai dali de alma lavada para apanhar meu ônibus quando passa um carro, baixa o vidro e fala: De que adianta ganhar a discussão verbal e de ideias, e ser um pé rapado estilo Sócrates, se quem tem o diploma, prestigio e as verbas somos nos. Quando olhei bem vi que era um dos professores que eu havia desmoralizados. No fundo eles (eram mais de 01 no carro) estão cheios de razões, é uma luta inglória que acontece diariamente em todos os cantos deste País. Felizmente depois de muito analisar resolvi apos 06 meses desistir do meu curso de Humanas e hoje faço Curso tecnológico sinto muita saudade da minha vocação na área de humanas, por enquanto para mim não compensa doar uma vida inteira de dedicação por algo que lá na ponta do iceberg está Sarney, Lula, Cunha, Dilma fazendo o que todos os outros no passado fizeram. É elementar meu caro Watson!

  11. Fernando Melo

    15 de abril de 2016 em 21:23

    Infelizmente é uma vergonha o que acontece nesse pais,a corrupção está cada vez pior,o povo precisa aprender a votar,procurar se educar um pouco sobre politica e políticos.

  12. to de olho

    16 de abril de 2016 em 5:08

    Dilma é safada…Aécio é safado..Cunha é safado…Lula…e por ai vai…tem que tirar o PT do poder mesmo…mas nao adianta trocar o coco pela bosta..kkkkkkk tem que passar a vassoura geral naquele lugar maldito…mas do jeito que ta não pode ficar.

    • Lucho

      16 de abril de 2016 em 8:58

      Pode ter certeza que tudo vai mudar depois desse teu comentário iradíssimo, meu caro sofativista.

      E bem que dizem que a quantidade de letras “K” usadas como onomatopeia para risada é inversamente proporcional ao QI do sujeito.

  13. waldson

    16 de abril de 2016 em 7:12

    Faz devolver todas as bilhoes que roubaram e deixam o Brasil ser governado pelos exercitos

  14. Andreza de Souza

    16 de abril de 2016 em 9:36

    À alguns anos, eu tinha orgulho de ser brasileira.
    Hoje em dia, já não sei mais, o que sinto. É uma mistura de sentimentos. Me sinto, e primeiro lugar, envergonhada de mim mesma, por não ter feito mais pesquisas sobre em quem votar. Depois, me sinto enojada, por saber que, existem seres humanos capazes de desviarem verbas que seriam utilizadas para tratamentos em pacientes com doenças, até mesmo degenerativas. Isso, além de outras coisas mais que estamos “descobrindo”.
    Uma coisa que me deixa mais triste, é: “porque existem tantos cargos políticos assim?”
    De primeira: SE O SALÁRIO DE TODOS OS POLÍTICOS, FOSSEM MEDATE DO VALOR ATUAL, E OS BENEFÍCIOS COMO SPP(SEGURANÇA PESSOAL), MEIOS DE TRANSPORTES, MORADIA, ENFIM… TODA REGALIA DADA À ELES(COM NOSSOS IMPOSTOS), SIMPLESMENTE ACABASSEM, SERÁ QUE ELES IRIAM QUERER SE CANDIDATAR?
    SÃO TÃO SEM VERGONHA, QUE FAZEM RAPIDINHO, LEIS QUE OS DEFENDEM DE ALGO DESSE TIPO.
    SINCERAMENTE, DELITO É DELITO.
    ROUBO, FURTO, ESTELIONATO, TRÁFICOS…
    TUDO ISSO É MUUUUITO ERRADO MAS, O PIOR DE TUDO , É SEM DÚVIDA, HOMICÍDIO E CORRUPÇÃO POLÍTICA!
    PRA MIM, ESSES CRIMES DEVERIAM TER PRISÃO PERPÉTUA OU PENA DE MORTE!
    O POVO, HOJE EM DIA, VAI PRAS RUAS MOSTRAR QUE ESTÃO INSATISFEITOS COMO O “SERVIÇO” DOS PARLAMENTARES E O QUE ACONTECE? NADA! FAZEM DE CONTA QUE É UMA MICARETA. PELO AMOR DE DEUS. JÁ FOI EXCRACHADO QUE A POPULAÇÃO NÃO QUER MAIS SER “REPRESENTADA” PELOS QUE ESTÃO NO PODER.
    ACHO O QUE DEVERIAM TER UM POUQUINHO(SE AINDA LHES RESTAM) DE VERGONHA E RESPEITO AO POVO, AO BRASIL!
    PEDE PRA SAIR 02!!!

  15. gislainepereira1964@gmailcom

    12 de maio de 2016 em 2:35

    Golpe é golpe, e isso é que estão fazendo e não é a primeira vez.
    em 1969 o AI 5, matou milhares de professores e estudantes no Brasil.
    Novamente querem voltar a era sangrenta.
    Nós, brasileiros, não podemos aceitar mais esse tipo de DITADURA, que de forma sorrateira quer dominar novamente o país, na pessoa de diversos parlamentares corruptos, tomando cargos para assim tomar medidas ditatoriais, sem que haja quem os impeça, demonstrando uma FALSA ideia de melhorar o país, empobrecendo a população e subtraindo benefícios já adquiridos.
    Precisamos de continuar o governo com DILMA, pois, SÓ TEM BENEFICIADO O PAÍS, fazendo cumprir os princípios basilares de nossa constituição, cujo um deles é a igualdade social, o qual tem trazido aborrecimento por parte dos que subjugava a classe mais carente, onde multiplicavam suas riquezas as custas da escravidão branca, com baixos salários excedendo carga horária, sem que pudessem ter uma vida digna.
    Dilma foi expulsa do país uma vez e agora temam novamente mais um golpe
    Quem tem que ser julgados são eles.

  16. Pingback: Como nasceu o boato de que 35 de 38 votos pró-impeachment vieram de indiciados por corrupção - apyus.com

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo