today-is-a-good-day
17.9 C
São Paulo
quarta-feira, abril 24, 2024

9 Pegadinhas de 1º de abril – edição 2021

- Publicidade -

Como já virou uma tradição aqui no E-farsas, veja algumas das pegadinhas de 1º de abril feitas por marcas e empresas no mundo todo – edição 2021!

Quem segue o E-farsas desde o longínquo ano de 2002 sabe que todo segundo dia de abril mostramos aqui algumas das pegadinhas feitas por marcas e perfis nas redes sociais no Dia da MentiraEm 2010, por exemplo, nós mesmos criamos uma brincadeira para comemorar também o aniversário do E-farsas (que por coincidência ou não é bem no dia 1º de abril). Na ocasião, inventamos que o site havia sido comprado pela rede Globo de televisão! 🙂

Pegadinha do E-farsas de 2010 🙂

Em 2016, fizemos um vídeo com um resumo de pegadinhas do Dia da Mentira daquele ano. Destaque para o lançamento da esfirra de feijoada e do sutiã pra cachorro.   

Já em 2018, mostramos alguns produtos fictícios como o aspirador para legos e a cerveja da Duolingo.

Agora, em 2021, o que será que os trolladores bolaram para o Dia da Mentira? Confira no nosso resumo a seguir:

Por ter o azar de ser denunciado pelo próprio nariz quando mente, o Pinóquio acabou virando erroneamente um símbolo de Mentira! (foto: Divulgação/Disney)

9 Brincadeiras do Dia da Mentira de 2021

1 – Burger King

Logo pela manhã, a rede de fast food Burger King já começou alfinetando seu concorrente, afirmando que nunca mais iria tirar um sarro dele em seu perfil do Twitter:

O Burger King começou o dia dizendo que nunca mais vai tirar sarro do seu concorrente! (foto: Reprodução/Twitter)

2 – Kibon Sabor Feijão

A Kibon também entrou na brincadeira, anunciando o lançamento do sorvete sabor feijão:

- Publicidade -

Kibon sabor feijão! (foto: Reprodução;Twitter)

3 – Voltswagen

A gigante da indústria automobilística resolveu mudar seu nome nos Estados Unidos de Volkswagen para Voltswagen. O trote era pra ser um trocadilho com a medida de potência elétrica volts.

Oficialmente, a empresa confirmou que novo nome seria usado para em sua nova fábrica de veículos elétricos “para todos”. O problema é que a “brincadeira” – que começou dias antes de abril – foi um pouco longe demais, pois a Volkswagen não deu sinais de que se tratava de uma mentira, além de confirmar tudo oficialmente. O “trote” chegou a mexer com valores das ações da companhia na bolsa.

Por meio de uma nota, a empresa disse que a iniciativa foi pensada como estratégia de marketing para uma brincadeira de 1° de abril, mas que eles possuem planos para criar um ramo de carros elétricos populares da Volkswagen.

Uma brincadeira que foi um pouco longe demais! (foto: Reprodução/Twitter)

4 – Alexa

A assistente Alexa, da Amazon, também recebeu algumas atualizações no Dia da Mentira, ao receber algum comando de voz, ela soltava algumas frases engraçadinhas (e falsas): 

– “Olá, você ativou o modo autodestruição. 3, 2, 1… É brincadeira, te peguei no Dia da Mentira.”

– “Ei, eu preciso que você recarregue minha bateria agora. Estou com apenas 2%. Vou desligar já, já. Agora é 1%. Brincadeira, eu uso eletricidade. Feliz Dia da Mentira.”

5 – Filme sobre o Chupacabras

A Blumhouse Studios lançou no seu perfil do Twitter um trailer do filme sobre o folclórico “El Chupacabras”. Infelizmente, a produtora de filmes famosos como ‘Atividade Paranormal’ e ‘Corra’ não vai lançar o filme de verdade.

A brincadeira teve a diretora Issa López, que usou trechos de outros filmes da Blumhouse, como ‘A Ilha da Fantasia’ e ‘Os Escolhidos’.

O trailer ficou bem legal:

6 – Bolsonaro Renuncia

Em meio à crise da pandemia que assola o país, rumores de que o presidente Jair Bolsonaro teria anunciado sua renúncia se espalharam através das redes sociais, se tornando um dos assuntos mais comentados na web:

Pesquisas sobre o termo “Bolsonaro Renuncia” aumentaram muito no dia 1º de abril (fonte: Google Trends)

A verdade é que o link da notícia que confirmaria a renúncia leva o leitor a uma foto do humorista Tiririca, revelando que tudo não passou de uma brincadeira:

7 – Volante pra cachorro jogar

A Logitech lançou um acessório fictício para comemorar o Dia da Mentira: O novo K923 é o primeiro volante de corrida projetado especificamente para cães e o carro-chefe de sua nova linha Dogitech:

8 – Tintura de cabelo de led da Razer

E por falar em games, a Razer também entrou na brincadeira e lançou uma tintura que promete sincronizar as cores dos seus cabelos com as dos acessórios luminosos da marca:

9 – Quebra-cabeças de 100.000 peças totalmente em azul

A Blue Kazoo, especializada em jogos de tabuleiro, lançou um produto fictício pra quem é fã de quebra-cabeças: Um puzzle de 100 peças todo em azul. O valor do quebra-cabeças é de um dólar por peça:

O Google ficou de fora (de novo)

Conhecida por emplacar várias trollagens nesse dia todos os anos, o Google deixou as pegadinhas de primeiro de abril de lado. De acordo com o vice-presidente de marketing da empresa, Marvin Chow, não há clima para esse tipo de brincadeira no momento atual, com a pandemia de Covid-19.

2021 é o segundo ano consecutivo em que o Google não faz nenhuma brincadeira de primeiro de abril. 

Conclusão

Viu em algum lugar outras pegadinhas de primeiro de abril que não citamos aqui? Deixe nos comentários!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui