É verdade que o Hospital do Homem vai fechar por falta de pacientes?
Mensagens compartilhadas nas redes sociais afirmam que o Hospital do Homem de São Paulo poderá ser fechado por falta de pacientes! Será que isso é verdade ou mentira?
O alerta voltou a circular em grupos do WhatsApp na segunda quinzena de maio de 2025 e afirma que o Hospital do Homem de São Paulo, após investimentos de R$ 2 milhões em especialidades médicas como andrologia, patologias da Próstata e urologia, irá fechar por falta de pacientes.
Será que isso é verdade ou mentira?

Texto de uma das versões compartilhadas no WhatsApp: “HOSPITAL DO HOMEM, em São Paulo (SP), pode ser fechado por falta de pacientes c/ todos os tipo de consulta e GRÁTIS. O Governo do Estado de São Paulo investiu R$ 2 milhões na compra de equipamentos de ultrassom, urologia, litotripsia (que destrói o cálculo renal através de ondas de impacto) para equipar o “Hospital do Homem”. O Hospital ocupa uma área de 1,1 mil m². A unidade reune especialidades médicas como Andrologia, Patologias da Próstata e Urologia, além dos núcleos de alta resultabilidade (check-up) e de ensino e pesquisa.”
Verdade ou mentira?
Uma busca pelo assunto no Google revela que essa história circula desde 2010, voltando a reaparecer todo ano, mais ou menos na mesma época. Em 2019, por exemplo, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo publicou uma nota em seu perfil no Facebook desmentindo o rumor:
“O Centro, popularmente conhecido como ‘Hospital do Homem’, continua (e continuará) funcionando normalmente. O conteúdo das mensagens que estão circulando em alguns sites, blogs, redes sociais, via e-mail ou WhatsApp, informa, erroneamente, que a unidade estaria “ociosa” por não ser conhecida do grande público, e incentiva as pessoas para que procurem atendimento no local.”, diz o órgão.
Em 2023, a Coordenadoria de Controle de Doenças do Estado de São Paulo publicou outra nota desmentindo o assunto, que havia circulado novamente na ocasião. Segundo a entidade, “o Centro de Referência em Saúde do Homem, localizado no Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini, na capital, referência em transplantes de órgãos, como rim, pâncreas e fígado, superou o número de atendimentos em 2022, com 32,3 mil. No ano anterior, 29,4 mil pessoas foram atendidas.”. O órgão ainda esclarece que:
“Em sua estrutura, o Hospital conta com 153 leitos de internação, 14 leitos de transplante de Medula Óssea, nove salas de cirurgia e três Unidades de Terapia Intensiva. A unidade realiza cirurgias nas áreas de cirurgia geral, neuro vascular, para doença de Parkinson e epilepsia, urológicas, oftalmológicas, para tumores de base de crânio e para tumores da hipófise. Atualmente, o hospital atende cerca de 1,8 mil pacientes por mês.”
Conclusão
Não é verdade que o Hospital do Homem será fechado por falta de pacientes! Esse boato circular desde 2010 e vem sendo desmentido todo ano!
