A foto de uma mãe manifestando pelo aborto ao lado filha é real?
Imagem mostra uma mulher segurando uma placa em manifestação a favor do aborto, ao lado da própria filha, é verdadeira ou falsa?
A fotografia começou a se espalhar nas redes sociais no final de junho de 2025, sendo bastante compartilhada no Twitter e em grupos do WhatsApp. Nela podemos ver uma mulher segurando uma placa, em uma manifestação, com dizeres a favor do direito ao aborto. Uma criança – sua filha – ajuda a segurar o cartaz.
Será que essa foto é real?

Texto de uma das versões compartilhadas no Twitter: “E a filha apoia…”. Na placa está escrito: “Quero que minha filha tenha do direito de abortar que eu não tive” (foto: Reprodução/Twitter)
Verdade ou mentira?
A foto foi alterada digitalmente!
Por meio de busca reversa dessa imagem, chegamos à publicação original, feita em março de 2023 no blog de língua espanhola La Casa de Todas y Todos, sobre uma das passeatas ocorridas no dia 8 daquele mês, na cidade mexicana de Monterrei. Cerca de 35.000 participantes da marcha comemorativa do Dia das Mulheres se reuniram na Esplanada dos Heróis Nacionais, que gritavam por segurança, pelo fim da importunação sexual, além de vários direitos, como o ao aborto.
Na foto original, a manifestante segura uma placa com os dizeres: “Soy mamá de la niña que jamas vas a tocar” (“sou mãe de uma menina que jamais será molestada”, em tradução livre). Ou seja, a luta da mãe é para que sua filha nunca sofra assédio
Segundo informado pela imprensa local, a marcha seguiu em direção ao centro da cidade pelas ruas principais, sendo reprimida e dispersada pela polícia.
Montagem com o mesmo teor circulou em diferentes idiomas em novembro de 2024, e desmentida por agências de checagem de diversos países, como a La Prensa e a AFP.
Conclusão
A foto que mostra uma mulher segurando uma placa com dizeres pró-aborto ao lado da filha é falsa! No cartaz original, os dizeres tratavam do fim da importunação sexual!
