Connect with us

E-farsas

O papa Leão XIV disse que a Igreja vai excomungar os comunistas?

Conspirações

O papa Leão XIV disse que a Igreja vai excomungar os comunistas?

O papa Leão XIV disse que a Igreja vai excomungar os comunistas?

Frase atribuída ao sumo pontífice mostra que a Igreja Católica lhe deu autoridade para excomungar os comunistas, mas será que ele disse isso mesmo?

A alegação surgiu nas redes sociais na primeira semana de julho de 2025, e mostra uma fala atribuída ao O papa Leão XIV sobre o não reconhecimento de comunistas pela Igreja Católica. Leão XIV teria afirmado que, apesar de não poder proibir alguém de se identificar como comunista, tem todo o poder para excomungá-lo da Igreja.

Será que isso é verdade mesmo?

Fala atribuída ao papa e compartilhada nas redes sociais em julho de 2025: “A Igreja não possui a autoridade para proibir um fiel de se identificar como comunista; no entanto, tem plena autoridade, conferida por Cristo, para excomungá-lo.” (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

Já mostramos aqui no E-farsas a verdade sobre certas frases atribuídas ao papa Leão XIV e explicamos que ele nunca fez tais afirmações, como a que dizia que todo o dinheiro ilícito no Banco de Roma seria confiscado e distribuído para entidades carentes. Na verdade, é muito fácil atribuir uma frase a qualquer pessoa e é igualmente fácil desmentir se ela disse ou não tal frase.

Procuramos nos canais oficiais da Santa Sé, como em seu site, algo relacionando o atual papa à excomungação de comunistas e não encontramos nada.

Em maio de 2025, foi disseminado que antes de se tornar papa, Robert Prevost teria condenado o comunismo (que “penetrou nos círculos cristãos”), durante uma conferência de bispos, ocorrida em maio de 2010. No entanto, Prevost ainda não era bispo nessa época e, além disso, a última conferência desse tipo ocorreu em 2007.   

A Igreja e o Comunismo

É verdade que a Igreja Católica chegou a condenar o comunismo e prometer até excomungar fiéis que fossem adeptos dessa ideologia. Isso foi registrado em um decreto assinado pelo papa Pio 12, em 1949 (página 334). Mas a determinação foi cancelada em 1983 pelo João Paulo II, como podemos ver no Código de Direito Canônico. No documento, que segue em vigor até hoje, não há nenhuma punição aos simpatizantes do comunismo.

O papa anterior a Leão XIV, Francisco, disse ao jornal italiano La Repubblica que, “na verdade, são os comunistas que pensam como os cristãos”:

“Já foi dito muitas vezes, e minha resposta sempre foi que são os comunistas que pensam como cristãos. Cristo falou de uma sociedade onde os pobres, os fracos, os excluídos são os que decidem. Não os demagogos, não os Barrabás, mas o povo, os pobres, tenham ou não fé no Deus transcendente.’São eles que devemos ajudar a alcançar a igualdade e a liberdade.’”, disse Francisco

Conclusão

Não há registros de que o papa Leão XIV tenha dito que tem poderes para excomungar comunistas!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Conspirações

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top