Connect with us

E-farsas

A China criou robôs humanoides para servirem de barriga de aluguel?

Falso

A China criou robôs humanoides para servirem de barriga de aluguel?

A China criou robôs humanoides para servirem de barriga de aluguel?

É verdade que uma empresa chinesa anunciou o lançamento de um robô com útero artificial para ajudar casais estéreis a terem filhos?

A notícia surgiu na segunda quinzena de agosto de 2025, sendo também compartilhadas em grupos do WhatsApp e do Telegram. Seguindo o que se espalhou, a empresa chinesa Kaiwa Technology teria anunciado o lançamento de um robô humanoide que irá simular o ciclo da gravidez, gerando bebês para casais com dificuldades para terem filhos.

A notícia ainda afirma que a companhia sediada em Guangzhou pretende lançar o robô com útero artificial em 2026, a um custo de US$ 13.900 e o projeto, liderado pelo cientista Zhang Qifeng, teria sido apresentado na Conferência Mundial de Robótica de 2025, em Pequim.

Será que isso é verdade mesmo?

Foto: Reprodução

Verdade ou mentira?

Essa não foi a primeira vez que rumores de que alguma empresa estaria criando úteros artificiais aparecem na web. Em agosto de 2024, por exemplo, desmentimos um vídeo que mostrava o que seria o interior de uma fábrica que iria produzir 30 mil bebês por ano.

O rumor da vez fala de um suposto robô chinês com útero artificial que iria servir como barriga de aluguel para pessoas estéreis. A maioria das publicações a respeito em português cita uma matéria do tabloide inglês Daily Mail, publicada no dia 15 de agosto de 2025. No entanto, as fontes desse jornal não são muito claras, como uma matéria publicada pelo site chinês The Standard – que removeu a publicação (arquivada aqui).      

O cientista Zhang Qifeng, citado nas reportagens, teria se formado na Universidade Tecnológica de Nanyang. No entanto, não encontramos nada relacionado a seu nome no site da instituição. Também não há nenhum resultado sobre pesquisas em “robôs de gestação” nos arquivos digitais da universidade citada.

Em relação à alegação sobre a apresentação do novo robô gestacional na Conferência Mundial de Robótica de 2025, não encontramos o nome do cientista entre os participantes do evento. A empresa Kaiwa Technology também não está listada entre os expositores.

De acordo com o site da Kaiwa Technology, a empresa desenvolve microdispositivos voltados para sensores de luz. Nada relacionado a robôs humanoides.   

Conclusão

Não há provas de que a China esteja planejando lançar um robô com útero artificial em 2026!  

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Falso

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top