O papa pediu para os jovens se distanciarem das ideias racistas e homofóbicas de Charlie Kirk?
É verdade que o papa Leão XIV disse em sua homilia dominical que os jovens devem se distanciar de deias homofóbicas e racistas como as propagadas por Charlie Kirk?
A alegação atribuída ao papa Leão XIV surgiu nas redes sociais no final de primeira quinzena de setembro de 2025, sendo bastante compartilhada também em grupos de WhatsApp. O texto afirma que o papa Leão XIV teria pedido em sua homilia dominical para que os jovens se distanciem de deias homofóbicas, classistas e racistas como as que eram propagadas por Charlie Kirk, ativista político norte-americano assassinado no dia 10 de setembro de 2025.
Será que isso é verdade?

Texto de uma das versões compartilhadas no Twitter: “BOOOMM!! Em sua homilia dominical em Roma, o Papa Leão afirmou: ‘Os jovens devem se distanciar de ideias homofóbicas, racistas e classistas como as propagadas por Charlie Kirk.’” (foto: Reprodução/Twitter)
Verdade ou mentira?
Procuramos nas transcrições das últimas homilias feitas pelo papa Leão XIV, no site do Vaticano, e não encontramos nenhuma menção a Charlie Kirk. As missas conduzidas pelo sumo pontífice ocorreram no dia 7 de setembro (3 dias antes do assassinato) e depois somente no dia 14 em diante (no momento da publicação desta checagem havia apenas as homílias dos dias 14 e 15 de setembro).
Também não foi mencionado nessas transcrições nada sobre homofobia, classismo ou racismo.
No site Vatican News há apenas uma notícia envolvendo o papa e Charlie Kirk, publicada no dia 16 de setembro de 2025, com o título “Leão XIV reza por Charlie Kirk e sua família”. Na matéria, o site explica que o Papa afirmou estar rezando pelo ativista americano morto em 10 de setembro nos Estados Unidos e por sua família.
Conclusão
Não é verdade que o papa Leão XIV disse que os jovens devem se distanciar de deias homofóbicas e racistas como as propagadas por Charlie Kirk!
