A águia renascida depois de velha!

Texto afirma que a águia, depois de uma certa idade, se isola do bando e após arrancar todas as suas penas e bico, renasce com mais força!

Vira-e-mexe esse texto aparece em nossas caixas de entrada e, na maioria das vezes, ainda vem em uma chatíssima apresentação de Power Point! Essa é mais uma história usada para levantar a auto-estima do pessoal e que, geralmente, a gente ouve nas palestras motivacionais por aí!

Resumindo: Tirando as imagens lindas que acompanham o slide, o texto mostra que devemos fazer como as águias que, depois viver 40 anos, se recolhe na sua solidão, arranca todas as suas penas e quebra o seu bico. Depois de fazer essa “atrocidade” com ela mesma, a águia renasce com novas penas e novo bico e começa tudo de novo!

Lenda afirma que a água renasce depois de velha! (foto: Reprodução/Facebook)

Lenda afirma que a água renasce depois de velha! (foto: Reprodução/Facebook)

Incrível né? Porém, irreal!

Lendo o texto, algumas perguntas vêm à mente:

Quantos anos vive uma águia?

O texto não especifica o tipo da águia, também não diz qual o país em que ela vive. Isso é normal nos boatos que circulam pela web: textos que não são muito específicos, que não informam com exatidão. O fato é que no Brasil, temos a águia-pescadora, ou pesqueira e ela vive 30 anos, em média. Aliás, essa é a média de vida de todas as águias conhecidas no mundo.

As águias arrancam as próprias penas?

Essa história de que ela arranca todas as penas do corpo não foi comprovada pela ciência. Esse mito pode ser desmentido em vários sites especializados em aves. Um deles é o Centro de Estudos Ornitológicos, onde o editor Luiz Fernando de Andrade Figueiredo afirma, sem sombra de dúvidas, que essa história é falsa.

Também podemos nos apoiar no artigo do presidente  da APF (Associação Paulista de Falcoaria), André Bizutti. André conta em seu texto que a águia, assim como a maioria das aves, troca as suas penas gradativamente ao longo de sua vida e essa troca se dá uma vez por ano, entre a primavera e o verão.

Quanto ao seu bico, ela também não tem esse “costume” de quebra-lo. O bico cresce constantemente e a águia o apara naturalmente, enquanto come as suas presas. Além disso, uma ave não conseguiria ficar tantos dias sem se alimentar, como afirma o e-mail.

 

O que apuramos em nossas pesquisas é que não só a águia como nenhum outro animal no planeta (com a exceção de alguns humanos esquisitões!) pratica a automutilação. A perda de penas e quebra de unhas e bico pode acontecer com algum bicho que esteja preso em cativeiro e/ou sofre uma enorme quantidade de estresse. Na natureza, ou seja, o bicho solto em seu habitat natural nunca se mutila, ainda mais para se renovar, como afirma o texto!

Outro trecho do e-mail afirma que a águia, em determinada época de sua vida, se recolhe em um ninho solitário para começar o seu processo de renovação. Só pra constar: as águias são criaturas solitárias por natureza, portanto, mais uma derrapada do autor.

E como surgiu essa história?

É possível que o autor desse texto, que tem versões em inglês e francês, tenha se baseado em duas fontes:

Uma delas é a bíblia. Em Salmos, capitulo 103, versículos 3, 4 e 5, há uma trecho que diz o seguinte:

… Ele é quem perdoa todas as tuas iniqüidades;

… quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia…

E no Livro de Jó, capitulo 39, versículo 27:

Ou se remonta a águia ao teu mandado, e põe no alto o seu ninho?

E a outra fonte de inspiração para a criação dessa história pode ter sido a mitologia grega, com a famosa história da Fênix, uma ave muito parecida com a águia, que depois de morrer queimada renasce das cinzas, para morrer novamente no dia seguinte e renascer de novo!

Abaixo, uma das versões em PPS:

View SlideShare presentation or Upload your own. (tags: desenvolvimento aprendizado)

 

 

 

46 comentários

Comente pelo Facebook

  1. ahsp

    acho que você(s), se preocupam com coisas que não deveriam, porque já que vocês gostam tanto de descobrir farsas, não atuam na politica desvendando farsas e mentiras contadas ao longo desses anos afim de benefícios próprios e não se importando com o povo, porém vocês se preocupam com pessoas que procuram levantar pessoas que por muitas das vezes são derrotadas, por esses políticos porcos que ai estão.
    eu proponho :
    porque não orientar pessoas a pesquisarem, estudarem e se interessarem por quem ele deverá vota, procurar saber quem é o indivíduo que ali esta representando um estado, um país uma nação.
    porque é bem fácil, quando chega a época de eleição aparece propagandas mediocres e com mensagens sublinares tentando fazer uma lavagem cerebral nos jovens que não entendem nada de política.
    então estimulam os mesmos com propagandas de seu direito, sua primeira votação exerça o seu direito de cidadão e que somos um país democrático no qual você é obrigado a votar pois se não paga-se multa, é suspenso de prestar concurso público e por ai vai
    outra coisa útil e desvendar as mentiras da televisão que neste mundo globalizado não passa o que de fato acontece, só o que interresa.

    visto isto creio que temos vários outros motivos para atuar em procura de fraudes e de fato ensinar e orientar verdadeiramente as pessoas com coisas com maio veracidade.

    caso não tenham gostado, peço desculpas mas procuro algo que venha a instruir e não denegrir, mesmo sabendo que algumas coisas são distorcidas porém vejo como forma de levantar aqueles que são massacrados,oprimidos com perca de valores e estima.

      • Junior

        Aff… Lixo é? Ou você não está olhando o lado bom e verdadeiro? Lembre-se que muitas fáculas (contos de fada por ex) tem sua verdade também viu… não se esqueça disso! Lições de sabedoria e

      • Junior

        Aff… Lixo é? Ou você (e muitos outros “espertinhos”) é q não está enxergando o lado verdadeiro?
        Lembre-se que muitas fáculas (contos de fada por ex) tem sua parte da verdade também… Ééééé né! Não se esqueça disso não! Lições de sabedoria principalmente muitas vezes estão ali embutidas.
        Veja e aprenda o lado bom, assim como abelhas procuram as flores e não como moscas que aceitam o pântano.

      • amrcos

        SE É FARSA OU NÃO, É INSTRUTIVO E ISSO É BOM. SIGNIFICA QUE MUITOS PRECISAM RENOVAR A VIDA E TORNAR-SE NOVOS PARA VIVEREM POR MUITOS ANOS COM SAÚDE E SABEDORIA.

      • Junior

        Também já vi muita gente fracassar e se perder na vida simplesmente por falta dos valores espirituais, simplesmente por julgarem-a inúteis…
        Mais: A fábula tem um ensinamento importante. Com a sua inteligência você pode muito bem aprender a olhar mais para este lado! Vamos… q você só tem a ganhar!

    • fico feliz . a estória é muito bonita, mas que nós sempre possamos tirar coisas boas de tudo, o que não serve seja jogado fora , mas o que não é certo é pregadores do evangelho contar isso para emocionar o povo sendo que a biblia tem muitas histórias verdadeiras e edificantes , inspiradas para nos ensinar, claro que podemos absorver em muito com as aguias ,mas que a verdade seja apregoada e não a ficção.aos demais que criticam , tomem cuidado com o que falam do povo de Deus, pois são de propriedade exclusiva do criador, não generalizem , sabemos que tem pessoas boas e más até dentro da igreja , mas não julgue para não ser julgado. se não gosta dos crentes e tem certeza que fazem errado ,mostre como fazer o certo…

    • soraya

      As parabolas da biblia são textos sagrados, dado o entendimento apenas para os que andam em Espirito, ou já teve o seu encontro com cristo de fato e real em seu íntimo.A palavra do livro sagrado a todo homem lhe parece loucura por que o próprio diabo com suas facetas intelectuais transgride o coração do homem. Dando que é inutil contender uma vez que a palavra diz: nem por força nem violência mas pelo espirito de Deus. QUANDO OLHAMOS PARA OS FENÔMENOS NATURAIS NO SENTIDO CIENTÍFICO ESTUDAMOS SUA PARTE PALPÁVEL, MAS QUANDO ANALISAMOS ATÉ AS FORMAS DOS ÁTOMOS NOSSO ENTENDIMENTO SE PERDE COMO O PRÓPRIO MICROSCÓPIO. – ENTÃO O PRÓPRIO LIVRO SAGRADO DIZ: CLAMA A MIM E RESPONDEREI COISAS GRANDES E OCULTAS QUE NÃO SABES(livro de jeremias o profeta).

  2. Joacir Santos

    Não entendi seus comentários mas caso dedicesses a pesquisas em favor de tua nação e teu povo serias mais útil, admirado e sobre tudo honrado. para de ser igurbeno e macunaima ajude sua nação.

  3. A leitura que liberta é aquela donde se compreende o sentido e alcance do texto, como um todo, nascendo a ILUSTRAÇÃO.
    Afixando-se, contudo, ponto a ponto, fica despercebida a gravura e a coesão. Modifica-se até o sentido do texto, perdendo graça de ler.
    Portanto, agindo como inocente; senão idiota, escreves brutalidades.
    Assim, da ignrancia vem a estupidez. Ora, é clara e óbvia a história da águia é um conto REAL,
    fábula de libertação fidedigno ao sentimento de liberdade,de renovação e ABSTRAÇÃO.
    Para que serve arte?

  4. LCS

    O objetivo deste site não é revelar as bobeiras que recebemos por anos a fio?….ta seguindo o objetivo. quem quer ver politica e religião deve procurar outro site.
    Pior é receber bobeira no email….que é um porre.

  5. Marcelo

    Acho um absurdo um bando de babacas virem aqui criticar o dono do site. Se não queriam saber da história da águia como chegaram aqui ??
    Pior é esse bando de crente bitolado que acredita na Biblia ao pé da letra, como se antigamente ninguem mentisse. Só falta acharem que realmente viemos do barro. Para essas pessoas que acham que o homem veio do barro eu digo, nunca va a um medico se se sentires mal procure um pedreiro, pois o médico aprendeu a curar as pessoas estudando macacos, ratos, porcos e outros animais que tem um ancestral em comum com o ser humano. Bando de hiprocritas. Por que devo acreditar cegamente na Biblia ? Por que devo acreditar que a mil anos atrás as pessoas eram mais honestas que hoje ? Quem escolheu e baseado em que foram escolhidos os livros que compõem a Biblia ? Fala sério cambada de inuteis, sempre se acham superiores, vão todos queimar no fogo do inferno por causa dessa prepotencia !!!

    • marcos

      da mesma forma que vç acha um absurdo um bando de babacas criticarem o dono do site, tambem é um absurdo a maneira como o senhor generaliza a sua ofensa dirigida de forma julgatoria(condenando todos ao inferno) a um grupo de pessoas que se decidiram por ter a biblia como regra de fe e conduta de vida a fim de agradar a DEUS. Assim como uma torcida organizada defende a bandeira do clube que escolheu para torcer, nos os cristãos, defendemos a bandeira do evangelho. Assim como em uma torcida organizada a pessoas fanaticas ao extremo que as vezes causam problemas, tambem a cristãos fanaticos que se expressão sem sabedoria. Porém, assim como não podemos julgar uma torcida inteira por causa de meia duzia de baderneiros, o senhor tambem não deveria julgar toda uma multidão de crentes por causa de meia duzia de fanaticos extremistas.A saber, o senhor não é obrigado a acreditar na biblia, afinal DEUS deu o livre arbitrio para cada um tomar suas proprias decisões.Porem um dia todos serão julgados por ELE,(O JUSTO JUIZ)acredite o senhor ou nao.Espero que quando esse dia chegar, o senhor tenha tomado as decisões certas em sua vida.QUE DEUS EM CRISTO JESUS ABENÇOE NÃO SÓ A VÇ COMO A TODA A SUA FAMILIA. Fique na paz do SENHOR. Se quiser conversar mais estou deixando meu email
      marcosrf2012@gmail.com

      • amrcos

        É ISSO AÍ MESMO, QUEM LÊ É SÁBIO E VOCÊ LÊ.
        TEM GENTE QUE NASCE POR MEIO DE PAIS QUE NÃO SABEM O QUE É IGREJA E NÃO LEVAM OS FILHOS, AÍ CRESCEM SEM SABEDORIA E DIZEM:- SOU CORINTIANO POR QUE MEU pAI ME ENFIOU NO TIME, SOU CATÓLICO OU EVANGELICO PORQUE MEU PAI ERA, ME AVÔ, MAS NÃO SABE SE ELES ESTAVAM CERTOS OU NÃO, NÃO CONSULTA B´BILIA PARA SABER A VERDADE.

    • Elza mendes

      o interesante e que vc acredita que vemos do macaco e o macaco veio de quem vc sabe me responder assim como todo ser vivente na face da terra faça esta pergunta a vc mesmo já que os que creem ssão hipocritas e a biblia e mentirosa responda com verdades esta pergunta de quem veio o macaco de algo ele tem que ter saido certo nos cremos no que acreditamos e vc acredita em que pense se vale a pena questionar o seu proximo se este e o direito de cada um sermos e crermos no que nos for melhor amemm livre arbitrio…

    • Marco Silva

      O objetivo do site é desvendar mitos e também acredito que esteja cumprindo com seu objetivo. Mas ele também serve como fonte de pesquisa.

      Todavia, é bom que, quem posta comentarios, tanto cristãos (crentes) ou não, respeitem uns aos outros e principalmente a opinião de cada um. A bíblia é um livro para ser estudado e nbão lido como um “romance”, pois usa em muitos de seus textos, metáforas, parábolas e linguagem figurada. A bíblia por exemplo, não fala das características da águia de forma bem suscinta. Ela diz por exemplo que a aguia se renova.Ela não diz que é aos 40 anos. Pessoal vamos aproveitar melhor as informações da NET, sem preconceito religioso. Vamos pesquisar também se a informação dada por este site é verdadeira, se procede. Com todo respeito a todos!!

    • Miguel

      Bom dia, amigo
      E justamente o contrario se você ler a Bíblia que é a palavra de DEUS, vai entender que tudo o que esta escrito e sobre as mentiras e erros do ser humano e que todos nós médicos, doutores, cientistas ou pedreiros sem o discernimento continuamos a mentir e criticar aquilo que não conhecemos e que o único homem que não mentiu foi JESUS CRISTO, e que sem Ele é impossível reconhecer o quanto somos falhos e dependentes.
      Na palavra de DEUS você vai encontrar pessoas que mataram, roubaram , mentiram, traíram e cometeram atos abomináveis iguais ou piores como os de hoje em dia, mais e justamente isso que nos quer revelar o Senhor que podemos assumir e confessar os nossos erros voltar atrás e recomeçar uma nova vida.
      O Senhor não nos prometeu que não erraríamos mais, mas sim que seriamos convencidos dos nossos erros! E reconhecermos nossas fraquezas é o que nos faz crescer.
      Que seu dia seja repleto de Graça e Paz.

    • Se nós não viemos do barro . Da terra a saber por que a ciencia explica que tudo que tem no nosso corpo é encontrado na terra, pense nisso e que Deus que me fez do barro da terra tenha misericórdia de vc e te de sabedoria antes que seja tarde.

  6. Isabella

    Não sei pra que tanta crítica à bíblia. A farsa do e-mail foi desvendada e foram citados versículos bíblico que EM MOMENTO ALGUM dizem que a águia arranca as penas e quebra o bico, etc etc etc… Não sabem ler? Haja paciência pra aturar tanto ateu poser (e pra aturar crentes bitolados também).

  7. Henrique Oliveira

    “As pessoas que me dizem que eu vou para o inferno e elas vão para o céu de certa forma deixam-me feliz de não estarmos indo para o mesmo lugar.”

    Mark Twain

  8. Vanderlei

    ouvi esta “Istorinha” pra boi dormir hoje e fiquei desconfiado, fui google , a mesma babaquice direcionava para sites evangélicos, pronto eureka. Saquei, mais uma babaquice religiosa.

    E quanta BRIBA, não passa de um LIXO.

    • Valdecir Duarte

      Vandderlei,um dia voce irá entender que sua mensagem aqui postada está totalmente equivocada,
      irá então redimir destas coisas que escreveu, pois por falta de conhecimentos diz estas coisas..
      Duarte

  9. Valdecir Duarte

    Quantas pessoas falam o que não sabem , tiram conclusões precipitadas, sem conhecimento da verdade, quantas pessoas acham se julgam donos da situação, porém, os convictos do caminho verdadeiro
    sabe que estes, precisam ter a vida transformada,
    a partir de então, terão oportunidades de conhecer
    aquele que reina para sempre…

    Duarte

  10. wagner

    Não vou criticar e nem elogiar apenas leiam e tire as suas dúvidas.
    Alemanha
    Inicio do século 20
    Durante uma conferência com vários universitários, um professor da Universidade de Berlim desafiou seus alunos com esta pergunta:
    “Deus criou tudo o que existe?”
    Um aluno respondeu valentemente:
    “Sim, Ele criou.”
    “Deus criou tudo?”
    Perguntou novamente o professor.
    “Sim senhor”,respondeu o jovem.
    O professor respondeu,
    “Se Deus criou tudo, então Deus fez o mal? Pois o mal existe, e partindo do preceito de que nossas obras são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau?”
    O jovem ficou calado diante de tal resposta e o professor, feliz, se regozijava de ter provado mais uma vez que a fé era um mito.
    Outro estudante levantou a mão e disse:
    “Posso fazer uma pergunta, professor?”
    “Lógico.” Foi a resposta do professor.
    O jovem ficou de pé e perguntou:
    “Professor, o frio existe?”
    “Que pergunta é essa? Lógico que existe, ou por acaso você nunca sentiu frio?”
    O rapaz respondeu:
    “De fato, senhor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é a ausência de calor. Todo corpo ou objeto é susceptível de estudo quando possui ou transmite energia, o calor é o que faz com que este corpo tenha ou transmita energia.
    O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Nós criamos essa definição para descrever como nos sentimos se não temos calor”
    “E, existe a escuridão?”
    Continuou o estudante.
    O professor respondeu: “Existe.”
    O estudante respondeu:
    “Novamente comete um erro, senhor, a escuridão também não existe. A escuridão na realidade é a ausência de luz.
    A luz pode-se estudar, a escuridão não!
    Até existe o prisma de Nichols para decompor a luz branca nas várias cores de que está composta, com suas diferentes longitudes de ondas.
    A escuridão não!
    Um simples raio de luz atravessa as trevas e ilumina a superfície onde termina o raio de luz.
    Como pode saber quão escuro está um espaço determinado? Com base na quantidade de luz presente nesse espaço, não é assim?
    Escuridão é uma definição que o homem desenvolveu para descrever o que acontece quando não há luz presente”
    Finalmente, o jovem perguntou ao professor:
    “Senhor, o mal existe?”
    O professor respondeu:
    “Claro que sim, lógico que existe, como disse desde o começo, vemos estupros, crimes e violência no mundo todo, essas coisas são do mal.”
    E o estudante respondeu:
    “O mal não existe, senhor, pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simplesmente a ausência do bem, é o mesmo dos casos anteriores, o mal é uma definição que o homem criou para descrever a ausência de Deus.
    Deus não criou o mal.
    Não é como a fé ou como o amor, que existem como existem o calor e a luz.
    O mal é o resultado da humanidade não ter Deus presente em seus corações.
    É como acontece com o frio quando não há calor, ou a escuridão quando não há luz.”
    Por volta dos anos 1900, este jovem foi aplaudido de pé, e o professor apenas balançou a cabeça permanecendo calado

  11. Vanessa Leal

    huhauahauhauhauahauah quer dizer que os crentes ficaram nervosinhos porque a historinha da águia era contada na igreja deles e comentadas em sites `evangelicos’???? Como verdade suprema???? hauahuahauahauahauhaauhauahauahauahuahauhauhuahauha tinha que ser……….

  12. Andréia Souza

    De tal forma, procurar ter discernimento é correto! porem a versão que a pesquisa não diz ser verdadeira, nos ajuda ou já nos ajudou algum dia a nos erguer. Pois a alto estima do ser humano abala cada dia mais.
    O QUE IMPORTA É O QUE NÓS TEMOS NO CORAÇÃO E QUE AJUDAMOS UM AO OUTRO…

  13. Andréia Souza

    Quero deixar claro que não estou julgando á ninguém, pelo fato de ser ou não verdadeiro.
    Somente que ninguém duvide dos mistérios da vida!!!

  14. Rui Anacleto Barbosa

    Confiança em Deus e anelo pela su presença
    O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha via; de quem me recearei?

    Salmos de Davi,capitulo 27 versiculo 1.

    NÓS CONFIAMOS NO SENHOR QUE NOS AMOU DE UMA MANEIRA MARAVILHOSA QUE ENVINHOU SEU ÚNICO FILHO PARA DESCER DO ESPLENDOR DE SUA GLORIA E DERRAMAR SEU PRESIOSO SANGUE NA CRUZ DO CALVÁRIO EM NOSSO LUGAR.

  15. Marcelo Ribeiro.

    Ola a todos,sou Cristao,ouvi a estoria da aguia e fui pesquisar,pode nao ser verdade porem e muito bem pensada,assim como tem pessoas com uma reacao mais energica em defesa de sua fe,existem pessoas que matam e morrem pelos sabios gregos e seus sucessores!!Mas no meu modo de pensar ,acreditar que somos descendentes dos macacos etc,etc…. e uma situacao que exige MUITA MAS MUUUUIIITTTA FE mesmo!Cada ser produza segundo a sua especie!e a ordem do CRIADOR, mesmo nao acreditando,DEUS continua sendo DEUS,Nos somos passageiros,daqui a pouco vamos embora ,xau!

    • andre fernandes avarelo

      ola Marcelo também sou cristão, mas o homem é um ser que esta em constante evolução e também é muito burro ao achar que é o centro do universo, pense bem o universo é infinito acha mesmo que somos os únicos animais racionais do universo, pense bem Adão pode ser definido como uma raça do qual somos hoje humanos paraíso = terra nosso atual planeta, pensar que somos evolução do macaco ou viemos do barro é meio limitado não acha?

  16. Que infantilidade. Tanta discussão por causa de uma estória de automotivação. O Senhor Gilmar apenas informou que a história da águia não é verdadeira.
    Quem quiser acreditar nela o livre arbítrio está aí para isso.
    Acredito na salvação apenas por intermédio do Senhor Jesus, mas não podemos pregar o evangelho utilizando falsas histórias. E ponto. Se alguém se sentir ofendido basta ir para outro site.
    Não te conheço, não sou seu advogado, mas parabéns pelo site senhor Gilmar!

  17. Luciomar

    Gostei da matéria. Sou Pastor e já ouvi alguns pregadores associarem esta estória (antes eu escreveria História) com o Salmo 103:5 e o último versículo de Profeta Isaias 40. Interessante que os textos não dizem que a águia passa pelo processo mencionado. Para mim foi muito bom, pois até eu em alguma ocasião propícia poderia contar esta parábola. Obrigado a todos. Deus seja Louvado!!!

  18. Dr Eugênio Fontes

    Cito aqui três das características mais exaltadas em águias, e que são perfeitamente válidas na administração e na vida profissional (vida de desafios e conquistas):

    1. O símbolo do sucesso não se deve exatamente a ser individualista, mas ao diferencial, pelo divergente e notório, pelo que faz diferença, pelo que inova, pelo que muda, que pode se dar ao luxo de caçar o desafio maior sozinho…
    2. Pegar um filho e levá-lo ao alto de uma montanha com o aviso “voe ou morra”? Ok. No mundo dos negócios tem muito disso, uai. Se o coitadinho do jovem é águia (ou pretende ser) ele tem que passar na prova do mundo. E ninguém melhor que a mãe (ou pai) pra se preocupar com isso. Já pensou no que o mundo pode nos reservar se nos acomodarmos no berço e não querermos dele sair? E que o tempo corre contra nós? Mundo é mundo e ponto.
    Mesmo que o método seja violento, é por pura necessidade, porque quem está destinado a ser águia vai ter que encarar muita violência (ou desafio, pra soar melhor né rs) no futuro que lhe espera. E vale a pena porque no final ganha-se a quele espírito magestoso, independente, conquistador e pronto para descender a sua espécie.
    3. A águia vê de muito longe, e vê coisas pequenas que muitos nem de perto reparam, e a visão dela é bem ampla, já que é do alto.

  19. Junior

    Wagner… esta história eu não conhecia… Cara… já pensou se existisse tantos alunos inteligentes como esse usando sua inteligência e observação a favor da espiritualidade, tanto quanto hoje vemos gente fazendo pelo ateísmo?
    Eu aposto que este argumento esperto feito para desbancar o professor é só uma fração do que pode ser pensado e refletido… Como sempre digo: Encontramos respostas somente para o que desejamos e buscamos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>