today-is-a-good-day
26.6 C
São Paulo
terça-feira, março 19, 2024

A biometria será obrigatória nas eleições de 2022?

- Publicidade -

Texto compartilhado nas redes sociais afirma que o cadastro da biometria será obrigatório para se votar nas eleições de 2022, mas a imprensa está escondendo isso! Será verdade? 

A afirmação começou a ser compartilhada através de grupos do WhatsApp e do Telegram no final de janeiro de 2022 e afirma que só poderá votar em 2022 quem tiver a biometria devidamente cadastrada no TSE!

O texto ainda afirma que a imprensa não está anunciando isso para favorecer a vitória da Esquerda.

Será que isso é verdade mesmo? A biometria será obrigatória para se votar em 2022?

Texto de uma das versões compartilhadas no WhatsApp: “BIOMETRIA PARA ELEIÇÃO Muita atenção: o cadastro eleitoral se encerra em 04 de maio de 2022. Quem não tiver cadastrado a BIOMETRIA até lá NÃO PODERÁ VOTAR!!! Já observou como a esquerda, a “imprensa” (os “jornazistas”) e até o TSE estão caladinhos sobre isto??? “Eles”, que são organizados, já se cadastraram, certamente!!! No Chile, devido à abstenção eleitoral de mais de 50%, colocaram um drogado de extrema esquerdista no poder! Aqui, vão tentar o mesmo impedindo o eleitor de votar!!! Divulgue, essa é a oportunidade para que os “verdadeiros interessados”, em ter uma eleição limpa e democrática, participe.” (foto: Reprodução/WhatsApp Web)

Verdade ou mentira?

O cadastro da biometria é um processo criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para cadastrar as impressões digitais dos eleitores e tem como finalidade agilizar sua identificação na hora de votar, além de diminuir fraudes no local da votação, visto que por meio das impressões digitais é garantido que uma pessoa não vote no lugar da outra.

Iniciado nas Eleições de 2008 em alguns municípios, a identificação biométrica foi ampliada pela Justiça Eleitoral para mais 57 outros municípios nas eleições de 2010 e o alcance do projeto foi se ampliando a cada novo pleito. 

Acontece que, devido à pandemia do novo coronavirus, o TSE atendeu ao Plano de Segurança Sanitária – elaborado pelo TSE em parceria com o Ministério da Saúde – e não solicitou a identificação biométrica do eleitorado nas eleições de 2020.

Agora, para as eleições de 2022, a exigência da biometria para votar continuou suspensa. Ou seja, segundo o próprio TSE, não é preciso estar com a biometria cadastrada para votar em 2022, portanto a afirmação que se espalhou em janeiro de 2022 é falsa!

Basta um documento com foto

A Justiça eleitoral esclarece que, de acordo com a Resolução TSE nº 23.669/2021, os documentos que serão aceitos como forma de comprovação da identidade da eleitora ou eleitor no dia da votação são: 

  • carteira de identidade;
  • identidade social;
  • passaporte;
  • carteira de categoria profissional reconhecida por lei; 
  • certificado de reservista;
  • carteira de trabalho
  • e carteira nacional de habilitação.
- Publicidade -

Ainda, para quem já têm a biometria coletada pela Justiça Eleitoral, e possível se identificar através do aplicativo e-Título como forma de identificação.

Conclusão

É falsa a afirmação de que a biometria será obrigatória para se votar nas eleições de 2022!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Isso vai fechar em 20 segundos