Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

A Coca-Cola vai deixar o Brasil por causa do presidente Temer?

Conspirações

A Coca-Cola vai deixar o Brasil por causa do presidente Temer?

A Coca-Cola vai deixar o Brasil por causa do presidente Temer?

É verdade que a multinacional Coca-Cola ameaçou deixar o país caso o presidente Temer não volte atrás no aumento dos impostos na Zona Franca de Manaus?

A notícia surgiu no dia 21 de agosto de 2018, após uma reportagem publicada no site da Folha de São Paulo. De acordo com o texto que se espalhou através das redes sociais, a Coca-Cola teria “colocado o governo contra a parede”, ameaçando deixar o Brasil caso o presidente não volte atrás no aumento do IPI e que sejam reduzidos os subsídios para a Zona Franca de Manaus!

A reportagem ainda diz que se Michel Temer não atender ao pedido da multinacional, a Coca-Cola irá se mudar para a Colômbia, onde os incentivos fiscais são melhores.

Será que isso é verdade?

A Coca-Cola vai deixar o Brasil? (foto: Reprodução/Facebook)

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

Verdade ou mentira?

O assunto foi um dos mais comentados nas redes sociais naquele dia, mas foi desmentido pela própria fabricante de refrigerantes. Em nota, a Coca Cola Brasil disse que o compromisso com o Brasil é “sólido e de longo prazo, em uma trajetória que já soma 76 anos“. Além disso, a empresa explicou que não “trabalha com ameaças”.

Leia a nota, na íntegra, onde a Coca-Cola explica também que suas fábricas e redes de distribuição empregam 54 mil pessoas diretas e outras 600 mil indiretamente, tanto na produção quanto na distribuição de 213 produtos e 20 marcas e que investiu R$ 3 bilhões somente esse ano no Brasil:

“Reiteramos que a Coca-Cola Brasil não tem planos de deixar a Zona Franca de Manaus, de onde, há 28 anos, sai o concentrado utilizado na produção de várias de nossas bebidas pelas 36 fábricas instaladas no país. O nosso compromisso com o Brasil é sólido e de longo prazo, numa trajetória que já soma 76 anos.
Nossos valores e práticas incluem diálogo e transparência com governos e com a sociedade brasileira. Não trabalhamos com ameaças.
Em todo o Brasil, o Sistema Coca-Cola emprega 54 mil pessoas direta e outras 600 mil indiretamente na produção e distribuição de 213 produtos de 20 marcas. Só este ano nosso investimento no Brasil foi de R$ 3 bilhões, seguindo o mesmo patamar de 2017.”

Conclusão

De acordo com a própria empresa, não há planos da Coca-Cola deixar o país!

Continue lendo
16 Comentários

16 Comments

  1. José Rodrigo Ribeiro

    22 de agosto de 2018 em 8:22

    Vindo da folha de São Paulo não precisa averiguar se é notícia verdadeira ou falsa ..
    A Folha de São Paulo é a maior dissiminadora de fake News desse país !!

    • Lucho

      25 de agosto de 2018 em 13:56

      Falou o retardado de facebosta que também lê bosta de blogs políticos.

  2. RABUGENTO

    22 de agosto de 2018 em 8:44

    Hahahahaha!!!!

    “Magina” se essa empresa vai deixar de lado a sua galinha dos ovos de ouro.

    O Brasil é o país que mais lhe dá lucros abusivos.

    Eles mesmo soltaram o balão para ver “se colava” e se o governo ficava com dó e reduzia os impostos.

    • Auder

      22 de agosto de 2018 em 13:01

      Não duvido disso>se bem que pra mim, não faria falta nenhuma….

    • Evelin Mortmagus

      23 de agosto de 2018 em 20:26

      Que pena….era bom demais pra ser verdade…
      Malditos, querem ter lucros sem pagar impostos, utilizam água e luz com subsídios e o povo que se dane em racionamento.
      O brasileiro bébe o esgoto que merece!!!!

  3. Daniel

    22 de agosto de 2018 em 18:14

    Acho que vocês podem ter pisado na bola, ao apresentar somente uma pesquisa rasa com respostas oficiais da empresa.

    https://www.msn.com/pt-br/dinheiro/economia-e-negocios/por-que-a-coca-cola-colocou-temer-na-parede-e-ameaça-sair-do-brasil/ar-BBMdSX2?ocid=spartanntp

    • Gilmar Lopes

      22 de agosto de 2018 em 19:48

      Ué! Entrei em contato com a empresa e ela negou! Vai de cada um acreditar no que quiser, mas achei melhor acreditar na própria Coca-Cola do que no que disseram a respeito dela!

      • Daniel

        23 de agosto de 2018 em 22:55

        Gilmar, seu trabalho é extraordinário e sui generis, sua página é referência e partilho do mesmo ceticismo que você em relação a tudo. Só senti que nesse caso, esse ceticismo falhou, como pode ocorrer com qualquer pessoa. Entenda como uma crítica Construtiva. Eu não teria a palavra da empresa, certamente com interesses paralelos diversos como prioritária, mas buscaria documentos em fontes primárias; de onde teria saído esse comunicado, foi um telefonema, uma carta, um e-mail, uma conversa atravessada? Quem no planalto, na câmara ou no senado o recebeu ou teria recebido? Há testemunhas? O que exatamente foi dito? Quem o teria emitido, a cúpula da Coca Cola? Houve autorização ou aval da The Coca Cola Company para tal? A empresa precisa ser ouvida, mas não Somente ela, entendeu meu ponto? Abraços.

        • Gilmar Lopes

          24 de agosto de 2018 em 8:22

          Bom! Como sempre digo aqui, cabe ao acusador o ônus da prova! Não há provas de que a Coca-Cola tenha ameaçado sair do país. No entanto, entrando em contato com a própria, fomos informados que essa notícia não passa de um boato!
          Pra mim, isso já basta!

          • Daniel

            25 de agosto de 2018 em 3:05

            Gilmar,se de fato para você isso já basta e se essa personalidade se mistura ao seu site, em detrimento de uma simples leitura, de fato não temos mais o que conversar. Você está se confundido com os mesmos blogs repetidores de fake News, os quais você tanto cita e critica desde o começo dos anos 2000. Não entendo essa atitude.

            Mais informações abaixo, no site da Folha. Nomes e datas. Basta clicar nos links da matéria que enviei. A ameaça existiu, apesar de, segundo analistas, ser vazia. A questão é, ela existiu e há provas subcitadas. Basta saber se você simplesmente prefere defender o seu ego ou a verdade.
            https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/08/coca-cola-ameaca-deixar-brasil-se-nao-recuperar-subsidio-na-zona-franca.shtml

          • Gilmar Lopes

            26 de agosto de 2018 em 20:22

            Ok! Vamos aguardar então!

  4. MARCOS ELENILDO FERREIRA

    23 de agosto de 2018 em 23:17

    Quem dera fosse verdade ,esse veneno longe das pessoas !!!!

    • Eu™

      24 de agosto de 2018 em 9:10

      Basta não tomar. Ninguém obriga ninguém a comprar. Livre arbítrio, já ouviu falar?

  5. Franz Ferdinand

    24 de agosto de 2018 em 17:00

    Gilmar, a negociação tá em sigilo porque as coisas estão delicadas na empresa. Questões diretas com o congresso pela possível aprovação de um imposto sobre bebidas com açúcar, como acontece em alguns países da Europa. Só que o presidente da câmara não quer isso antes das eleições para não queimar uma possível eleição do Meirelles ou do alckmin, e isso ficará para 2019. Na pauta, está sim a redução das subvenções à Coca, que pensa levar a produção pra Costa Rica, onde os custos são até mais baratos que o Brasil. Só que aqui eles fazem um trabalho de emprego e desenvolvimento em Manaus de larga escala. Escolas, trabalhos indiretos… eles não querem sair do Brasil, mas se o imposto entrar, eles vão ter que aumentar preços, e se as subvenções forem reduzidas, eles pensam sim em sair.
    Informação interna confidencial. Somos meros fantoches no nosso papel de povo. Mas publique o que achar mais adequado. Também adoro seu site, porém neste caso a empresa precisou te dar outra informação devido à gravidade dos possíveis resultados. Acredite ou não, vamos apenas torcer para que nada disso ocorra e eles não saiam do Brasil.

  6. Ricardo

    9 de setembro de 2018 em 0:01

    O mercado brasileiro é grande demais para a Coca Cola ter um arroubo juvenil e deixar o país por causa de um presidente que só vai ficar na cadeira por dois anos. Claro que a notícia ia ser prontamente desmentida pela empresa.

  7. Cola Coca

    8 de fevereiro de 2019 em 15:56

    O governo Temer acabou, e a Coca Cola NÃO deixou o país… fuén, fuéééén…

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo