Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

A Manopla do Infinito foi inspirada na relíquia da mão de Santa Teresa?

Cinema / TV

A Manopla do Infinito foi inspirada na relíquia da mão de Santa Teresa?

A Manopla do Infinito foi inspirada na relíquia da mão de Santa Teresa?

Será verdade que os criadores do personagem Thanos, da Marvel, se inspiraram na relíquia da mão de Santa Teresa para criar a Manopla do Infinito?

Imagens que circulam na web após a estreia do filme Vingadores Ultimato e comparam estranha semelhança entre a fictícia Manopla do Infinito com a luva da mão de Santa Teresa de Jesus. Somente em uma das publicações sobre o assunto feita no Twitter, a postagem alcançou mais de 15 mil retuítes e mais de 45 mil curtidas em apenas 24 horas!  

Será que os criadores do personagem Thanos se inspiraram na relíquia da Igreja Católica?

Será que a Marvel copiou a manopla de Santa Teresa? (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

A semelhança entre a relíquia da mão de Santa Teresa de Jesus e a Manopla do Infinito é grande, como podemos ver abaixo:

Relíquia da mão incorrupta de Santa Teresa de Ávila. Foto: Flickr de Jorge León

Relicário católico ficou com um ditador até 1975

A luva de prata guarda a mão incorrupta de Santa Teresa de Ávila, atualmente conservada no convento carmelita do Coração Eucarístico de Jesus, em Ronda, na Diocese de Ávila (Espanha). Sua história remonta do século 16, quando – em 1585 – foi feita a exumação do corpo da freira Teresa Sánchez de Cepeda y Ahumada, que havia morrido 3 anos antes, descobrindo que seu corpo estava incorrupto.

Partes do corpo da freira foram extraídas, incluindo a sua mão, e levadas para diversos cantos e igrejas até cair nas mãos do ditador Francisco Franco, que guardou a relíquia na capela do Palácio Real de El Pardo até a sua morte, em 1975, quando a relíquia voltou para o mosteiro em Ronda.

Santa Teresa de Jesus! (foto: reprodução/Wikipédia)

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

A mão incorrupta da santa espanhola (a freira foi canonizada em 1622 – 40 anos após sua morte) é recoberta por uma luva (ou manopla) de prata e seus dedos são adornados com pedras preciosas e semipreciosas.

A Manopla do Infinito

Como já mostramos aqui no E-farsas em março de 2019, o vilão Thanos apareceu pela primeira vez com sua Manopla do Infinito na edição 44 da revista Silver Surfer, em 1990:

Reprodução/fandom Marvel

O filme Aladdin mostrou a Manopla do Infinito da Marvel em 1992?

O personagem Thanos (e sua manopla) foi uma criação do escritor e ilustrador Jim Starlin, que disse em entrevistas ter se inspirado em sua educação católica (“escola paroquial e tudo mais”, diz ele) para a criação do mito do Thanos.

Em publicações em espanhol, encontramos textos atribuindo frases ao criador de Thanos, Jim Starlin, dando a entender que a inspiração para o personagem teria vindo do ditador espanhol Francisco Franco. Jim teria dito em entrevista que teria se inspirado no ditador (e, de quebra, na sua inseparável manopla). Só que não encontramos nada que confirme essas afirmações e, além do mais, a data da publicação dessa frase atribuída a Jim (dia 28/12) coincide com o Dia dos Inocentes, quando algumas culturas espanholas comemoram uma espécie de “Dia da Mentira”.

Conclusão

Apesar da enorme semelhança entre a Manopla do Infinito – de Vingadores – e a relíquia da mão de Santa Teresa de Jesus, só encontramos entrevistas onde um dos criadores do personagem Thanos afirma ter se inspirado em sua educação de escola paroquial para criar um ser quase onipotente, mas não que ele tenha copiado (ou se inspirado em) a relíquia católica para criar a Manopla do Infinito.

Continue lendo
3 Comentários

3 Comments

  1. Diego Oliveira Santana

    2 de maio de 2019 em 19:31

    Apesar que a semelhança, nesse caso, é gritante. Não dá pra afirmar com todas as letras, mas creio que a manopla do infinito tenha sido inspirada na mão de Teresa de Ávila mesmo.

    • Gilmar Lopes

      2 de maio de 2019 em 22:09

      Dificilmente iriam admitir!

  2. Pingback: Santa manopla, Thanos – Um canceriano sem lar.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo