Conecte com a gente

E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

Aécio Neves pediu para obstruir todos os trabalhos legislativos até o país quebrar?

Falso

Aécio Neves pediu para obstruir todos os trabalhos legislativos até o país quebrar?

Aécio Neves pediu para obstruir todos os trabalhos legislativos até o país quebrar?

É verdade que Aécio Neves disse minutos após perder as eleições que todos iriam obstruir os trabalhos legislativos até o país ‘quebrar’ e a presidente Dilma ficar incapacitada de governar?    

A informação não é nova, mas voltou a se espalhar através das redes sociais no final de março de 2018. Nela podemos ver uma frase atribuída ao senador Aécio Neves na qual ele teria dito, no dia seguinte da sua derrota nas eleições presidenciais de 2014, que ele e seus colegas parlamentares iriam obstruir todos os trabalhos legislativos até o país quebrar e a então reeleita Dilma Rousseff ficar incapacitada de governar.

O senador também teria afirmado que a decisão de parar com os trabalhos no Senado iriam ficar parados até que também se resolvam os acontecimentos envolvendo do ex-presidente Lula!

Será que o político disse isso mesmo?

Será que ele disse isso mesmo? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

No final de novembro de 2016, uma frase semelhante a essa atribuída ao senador mineiro Aécio Neves havia se espalhado através das redes sociais. Na ocasião, o texto disseminado era:

“Vamos obstruir todos os trabalhos legislativos até o país ‘quebrar’ e a presidente Dilma ficar incapacitada de governar. Sem o poder legislativo (deputados e senadores), ela não consegue aprovar nada contra a crise e o desemprego e fica muito mais fácil de derrubá-la.”  (Aécio Neves minutos depois das eleições que ele perdeu)

Em 2018, a frase ganhou mais algumas emendas com a adição da figura do ex-presidente Lula no meio desse punhado de afirmações, ficando assim:

“Vamos obstruir todos os trabalhos legislativos até o país ‘quebrar’ e a presidente Dilma ficar incapacitada de governar, sem apoio parlamentar. Aí reergueremos o país que nós queremos, independente dos acontecimentos que envolvam o ex-presidente Lula e as ações do Judiciário. Sem o poder legislativo, nenhum governo se sustenta!” Essas foram as palavras de Aécio Neves, no primeiro dia que foi ao Senado, após derrotas nas urnas.

Perceba que na versão de 2018, o senador teria afirmado que o ex-presidente Lula já estaria sendo julgado em 2014 e que o Senado iria esperar as ações do Judiciário a respeito. É interessante notar que a primeira ação onde o ex-presidente Lula se tornou réu foi aceita pelo juiz Sérgio Moro em setembro de 2016. Dois anos após as eleições presidenciais de 2014.

Além disso, uma busca pelo termo “vamos obstruir todos os trabalhos legislativos até o país quebrar” no Google mostra que essa frase – se foi dita mesmo pelo Senador ou não – só aparece em resultados a partir de agosto de 2016. Se o ex-candidato tivesse dito a tal frase logo após ter perdido as eleições de 2014 (“minutos após” em algumas versões e “no dia seguinte” em outras), era de se esperar que o texto aparecesse em publicações logo no dia 27 de outubro de 2014 (dia seguinte à realização do segundo turno das eleições presidenciais brasileiras).

A menção mais antiga que encontramos a respeito dessa frase é um comentário postado em uma publicação na página do UOL Notícias no Facebook, feita no dia 29 de agosto de 2016. Note que comentarista não fala o nome do senador, mas “deixa no ar” as sementinhas da dúvida e da discórdia:

Reprodução/Facebook

Não há nenhuma publicação em jornais, revistas, sites políticos ou nas publicações oficiais do Senado com tais afirmações atribuídas ao Aécio Neves. Mas, para sermos justos, vamos listar algumas afirmações feitas pelo ex-candidato após a derrota nas urnas:

Após saber da vitória de Dilma Rousseff nas eleições, o então ex-candidato fez as seguintes declarações. Note que ele parabeniza a presidente reeleita e agradece o povo:

Envie suas dúvidas e sugestões para o nosso WhatsApp no (11)96075-5663

Após voltar ao Senado (depois das eleições de 2014), o senador Aécio Neves fez um discurso (que podemos ler na íntegra aqui) onde ele diz estar agradecido pelos mais de 51 milhões de brasileiros que votaram nele, mas não diz nada a respeito de “obstruir os trabalhos legislativos até o país ‘quebrar’ “:   

“[..]Estou agradecido e honrado pela manifestação de mais de 51 milhões de brasileiros, de todas as nossas regiões, de todos os Municípios, de todas as idades e classes sociais, que viram na nossa candidatura a possibilidade de construir um caminho melhor para o Brasil, um caminho para mudar de verdade o Brasil.[..]”

Dias depois (e não “minutos”, como diz o boato), o senador gravou um vídeo dizendo que continuará como oposição ao governo. Nada a respeito de fazer o país “quebrar” com a paralisação dos trabalhos legislativos:

“Não vamos nos dispersar. Continuemos reunidos, como nas praças públicas, com a mesma emoção, a mesma dignidade e a mesma decisão. Se todos quisermos, dizia-nos, há quase duzentos anos, Tiradentes, aquele herói enlouquecido de esperança, poderemos fazer deste País uma grande Nação. Vamos fazê-la.”

#Aécio45 #NãoVamosNosDispersar

Posted by Aécio Neves on Tuesday, October 28, 2014

Se ele não disse essa frase, quem disse?

Na verdade, ninguém disse essa frase da forma que está sendo espalhada. Alguém pegou um trecho de um discurso de outro parlamentar e, após mudar várias palavras, atribuiu as afirmações ao senador Aécio Neves.

No dia 28 de outubro de 2014, o então líder do partido DEM, deputado Mendonça Filho, discursou sobre a ideia de obstruir todas as votações até que fosse votado o projeto de decreto legislativo que pretendia derrubar a Política Nacional de Participação Social, do governo federal (PDC 1491/14).

“Vamos obstruir os trabalhos até o fim do ano, enquanto o decreto não for votado”, afirmou o deputado, como podemos ver no site da Câmara dos Deputados.

Conclusão

O senador Aécio Neves não disse que ia fazer com que parassem todos os trabalhos legislativos até o país quebrar!  

Continue lendo
63 Comentários

63 Comments

  1. DENISE Marquez

    30 de Março de 2018 em 14:38

    Ninguém foi tão perseguido por Fake News quanto Aécio Neves. Sobre a vida e a carreira Aécio divulgam-se barbaridades, calúnias e difamações, incluindo nelas a família dele. Ninguém aguenta mais essas práticas típicas do PT. Já era, já deu.

    • Barns val

      1 de Abril de 2018 em 20:35

      Em que mundo voce vive? Eu pare com essa lorota de que todo mundo que crítica a direita é do PT… forma imatura de fugir do diálogo…
      Vamos ser mais humildes e aceitar que nossos candidatos também são bandidos… afinal queira ou não a cada dia ta mais provado que o PMDB, PT e PSDB não são os unicos corruptos… o PMDB (mdb) e PSDB só são corruptos a mais tempo… mas muitos outros partidos estão la com o pé na lama… e sobre o Aécio… acorda e vai ver que a realidade da suas falcatruas não se resumem a fake News… é corrupto sim e tem provas e delações sim… somente que como ele é da elite dos ladrões… parece que nada o atinge…
      Busque informações e encontrarás… leia “privataria Tucana” por ex… e vera com provas que FHC é o pai de metade das falcatruas que ai estão… pesquise leia algumas fontes internacionais que não tem rabo preso aqui… saia desta alienação doentia que cega nosso povo… oxalá só o PT e Lula fossem corruptos… estariamos salvos… mais lamentavelmente estamos no limbo… boas leituras… abraço

      • Prof.: Tião

        17 de Abril de 2018 em 19:23

        O grande pecado d LAVA JATO, foi querer cobrar uma perfeição no PT e de Lula, nunca jamais visto em nenhum partido e/ou candidato. Uma perfeição que, sejamos sinceros, em alguns casos são impraticáveis no sistema republicano como o nosso e com suas tradições seculares.Tinha-se o criminoso e com certeza, encontrariam nele algum crime. A pergunta que não quer calar é: qual o candidato que submetido a um “raio x” da forma que Lula foi, sairia ileso?

    • Ana Paula

      2 de Abril de 2018 em 19:56

      Coitadinho.

    • Andre

      20 de Abril de 2018 em 13:20

      Tem um audio do Aécio falando pra matar o primo dele, tem audio pedindo milhoes. vc ainda defende?

      • Gilmar Lopes

        20 de Abril de 2018 em 16:37

        Cadê os links?

  2. José Jorge

    30 de Março de 2018 em 15:39

    Minas não é vc
    Família filha do demônio
    Em tuas mãos coloquei meus votos
    Em mãos de Deus entrego a minha vontade da justiça unica
    Filho hereditário de Tancredo Neves . Homem . Que se trocar por vc iguala o passado o presente o futuro . Tu és oportunista , segue seita auxiliar de beuzebu . No qual seus antepassados são bispos

  3. Antonio Silvério Gonçalves

    30 de Março de 2018 em 15:53

    Esse site Éfarsa é tão falso quanto o próprio Aécio, deve estar sendo pago pra isso.

  4. Arthur

    30 de Março de 2018 em 16:10

    O Boneco com nariz grande deve ser o Aécio. Aquela conversa não foi em público mas num grupo menor. Isto quando a manada supunha que ele era contra a corrupção . Agora, manada desiludida, nenhum desmentido vai fazer as investigações sobre o corrupto serem arquivadas. Aliás, quem sustenta este blog? Metade podre do meu reino pela resposta.

  5. Dulcidário

    30 de Março de 2018 em 16:16

    Disse sim.
    Pode não ter dito nestes vídeos apresentados.
    Mas dias depois falou e eu assisti e ouvi estas palavras em outra gravação…
    Portanto é procedente…

  6. Alexandre Lopes

    30 de Março de 2018 em 16:23

    Quer dizer que aquela gravação pedindo pra entregar os 2 milhões a uma pessoa que a gente mate se fizer delação não consta a voz do Aécio? Que injustiça estão cometendo com o mineirinho.

  7. ORFEU MARANHAO MOREIRA BARROS

    30 de Março de 2018 em 16:25

    No ano 2014 eu ainda trabalhava no TCU. Havia à época um fórum de debates por meio de um e-group, do qual participavam muitos auditores simpatizantes de Aécio. Eles falavam abertamente em estratégias para inviabilizar o Governo Dilma. Uma delas era a paralisação do Congresso. Pode ser que Aécio não tenha dito essas palavras à imprensa ou em público. Mas, o certo é que essa estratégia de ação política era conhecida e defendida abertamente pelos seus eleitores e aliados.

  8. Renato

    30 de Março de 2018 em 16:52

    Conclusão vcs são puxa saco do coxinha noia.

  9. Mário Mitraud

    30 de Março de 2018 em 16:54

    Eu sou testemunha. Não com essas palavras. Mas sim, logo após sair o resultado ele expressou que não haveria pedra sobre pedra
    Que a presidente eleita Dilma, não teria como governar. Eu ouvi muito bem. Cadê a gravação? Deixa de disse me disse! Foi transmitido da porta da residência da irmã dele. Deixa de conversa. Deixa de querer limpar a barra desse safado.

  10. Mário Mitraud

    30 de Março de 2018 em 16:57

    Matéria paga!!!!!

  11. Valdomiro

    30 de Março de 2018 em 17:09

    Disse sim! Logo após o resultado das eleições. Em rede nacional. Da seguinte forma: vamos tornar o país ingovernável.l até que ela saia. Portanto, não defendam esse sujeito. Nunca soube perder. Essa é a verdade. Parece um menino mimado, se a brincadeira não for favorável a ele, então não tem mais brincadeira.

  12. Reginaldo Gadelha

    30 de Março de 2018 em 17:27

    Quem disse isso ?
    Provavelmente um PETEBA, essa gente nso se cansa no afa de fazer intrigas.

  13. Mirian

    30 de Março de 2018 em 17:33

    Morram de inveja, AECIO é Rei, o melhor GOVERNADOR QUE MINAS GERAIS JÁ TEVE DE TDS OS TEMPOS.
    FATO REEEAAALLLL. GALERA.NINGUEM PODE MUDAR A HISTÓRIA.
    AÉCIO E 100000000000000.

    • Barns val

      1 de Abril de 2018 em 20:40

      Quanto atentado à inteligência… va se informar… pessoa alienada não serve pra mais do que massa de manobra…
      O tempo te entupira… espere…

  14. Mirian

    30 de Março de 2018 em 17:33

    Morram de inveja, AECIO é Rei, o melhor GOVERNADOR QUE MINAS GERAIS JÁ TEVE DE TDS OS TEMPOS.
    FATO REEEAAALLLL. GALERA.NINGUEM PODE MUDAR A HISTÓRIA.
    AÉCIO E 100000000000000.

  15. RODRIGO DE SOUZA

    30 de Março de 2018 em 18:05

    Merece umas 70 facada

  16. J.rodrigues

    30 de Março de 2018 em 18:09

    Valdemir, apoidissíssimo ,seu comentário expressa toda a verdade é a lógica que conduziram ao golpe. Se disseram ou não isto não importa e sim que foi exatamente isto que ocorreu e portanto a frase é real ,ele ou cães da quadrilha dele disseram esta frase. Diz o ditado onde há fumaça há fogo.

  17. AGOSTINHO BUSTAMANTE REIS

    30 de Março de 2018 em 18:29

    Pesquise as declarações de Aluísio Nunes, após a perda das eleições e achará o autor dessa frase.

  18. Renan

    30 de Março de 2018 em 18:41

    Esse aecio é um canalha e eu não tenho amnésia porra .ele e seu jogo sujo acabaram com o Brasil ,para ele só tem uma lei. A lei da forca .para que ele venha virar nome de rua,viaduto ou nome de região de prostituição.

  19. Luiz

    30 de Março de 2018 em 19:18

    Realmente ele conseguiu foi quebrar de vez o país. CAFAGESTE CORRUPTO BANDIDO do PSDB.

  20. Luiz Antônio

    30 de Março de 2018 em 20:01

    Disse sim , ele e o terrorista do assalto ao trem pagador , Aloysio Nunes
    Disseram em seção do senado entre outras tantas irresponsabilidades q queriam ver o governo sangrar até o fim
    Levando nesta maré , todo povo Brasileiro
    Tá nos anais do Senado….

  21. Dorinha

    30 de Março de 2018 em 20:16

    Mas, ele declarou mesmo que ia obstruir os trabalhos no Congresso até Dilma ser derrubada. Pesquisem no Google e verão que tem link de sites de notícias reconhecidos reproduzindo as declarações dele. O E-Farsas foi comprado? Será?

  22. Vladimir

    30 de Março de 2018 em 20:20

    Pode até não ter dito, mas exatamente o que ele fez!!! Menino mimado, não aceitou a derrota!!!

  23. All

    30 de Março de 2018 em 20:54

    Palavras vão com o vento. O que é preciso ser analisado é a conduta dele e da oposição na época. Trabalharam pra obstruir ou não? Lucraram com a crise ou não?

  24. Dalva Ximenes

    30 de Março de 2018 em 20:58

    Na verdade o Aécio não disse mas o seu fiel escudeiro, senador Aloísio Nunes Ferreira o disse no plenário do senado com aplausos de todos do PSDB. “Vamos obstruir tudo, não aprovaremos mais nada, porque queremos que o governo da presidente Dilma sangre”. Uma pena porque o governo dela de fato sangrou como queria o ilustre ministro e sua trupe mas, infelizmente junto com ele, o Brasil é a população. Esse foi o start de tudo até chegar onde chegamos. Ao fundo do poço.

  25. Omar

    30 de Março de 2018 em 21:30

    Integridade, integridade, integridade… é tudo que esperamos das autoridades de nosso país sem terceirizar nada, sem sacanear o cobrador de ônibus, o picolezeiro, o cidadão de bem… Chega chega de tanda maldade..com o povo, o Brasil ainda tem pessoas honrosas,honestas e íntegras.

  26. Tbor

    30 de Março de 2018 em 21:39

    Só pode estar brincando. Manipulando datas e locais para tentar aliviar o que esse egocêntrico Playboy fez??
    Piada de mau gosto.

  27. Airton

    30 de Março de 2018 em 22:03

    Eu ouvi sim ele falou o seguinte, vou fazer a maior oposição que esse país já viu, ela não vai conseguir governar

  28. Marcos Pinho

    30 de Março de 2018 em 22:31

    Seja vinda de político de esquerda ou de direita, mentira é sempre execrável.

  29. Vera

    30 de Março de 2018 em 22:49

    Infelizmente vivenciamos tantas mentiras e inverdades com o propósito de confundir a sociedade.
    Comentarios tendenciosos onde não existe a verdade….e sim, afirmações descabidas no intuito de denegrir imagem do parlamentar com mais de 30 anos na vida pública com biografia e histórico de êxitos e também de atitudes onde SEMPRE ficou claro o interesse e a preocupação em ajudar os mais necessitados.
    Quem teria tanto interesse em caluniar ou difamar Aécio?? Porquê???
    Nada justifica tanto civismo, ideologia ou indignação para chegar a esse ponto.
    Será pelo sucesso apresentado no seu governo com programa choque de GESTÃO? 🤔

    • Barns val

      1 de Abril de 2018 em 20:48

      Ninguém precisa difamar ou caluniar Aécio… ele próprio produziu provas pra si… só porquê ele é da elite criminosa e nada o atinge que vc pode querer defende-lo… as provas e delações estão lá… e até a CNN divulgou uma matéria sobre narcotráfico internacional e que aqui a imprensa golpista não mostrou…
      Busque mais canais de informações nacionais e internacionais e quem sabe você entenda a realidade dos fatos… e antes que me chame de qualquer outro partido te digo… não voto e nem tenho partido no Brasil… acorde pra não passar vergonha depois… por defender bandido…
      Com todo respeito a vc… abraço

  30. Alzira de Souza

    30 de Março de 2018 em 22:54

    Aécio Neves nunca disse isso em momento nenhum ..disse que seria oposição forte para trabalhar pôr um Brasil melhor
    Eu estou com Aécio Neves até hoje nunca me dispercei sempre serei Aécio Neves

  31. Vanilton( Tim)

    30 de Março de 2018 em 22:58

    Muitas mentiras pra prejudicar Aécio Neves

  32. Conceição Chiari

    30 de Março de 2018 em 23:24

    Parabéns por destruir quem tenta denegrir a imagem do Senador Aécio Neves com as criminosas Fake News.
    Merece ser compartilhada milhões de vezes.

  33. Daniel holanda

    31 de Março de 2018 em 0:04

    não, amigo. vc esta errado. eu vi na televisao (globo) essa mensagem do senador. ele se referiu apenas a a barrar os projetos, ao menos foi o trecho noticiado pelo jornal. Não foi no mesmo dia de sua derrota.

  34. Cristiane Paula

    31 de Março de 2018 em 0:05

    Realmente essas Fakes News estão passando do limite, e as pessoas não se preocupam em buscar saber se a fonte é verdadeira. Aécio Neves foi o melhor governador da história de Minas Gerais, fez e está fazendo muito por Minas Gerais como senador. Era ele para ser o nosso presidente do Brasil esse ano, se não fosse a armação forjada da JBS com Janot, pq claro sabiam que ele ia ganhar, e agora como sempre essas Fakes News perseguem Aécio tbm. Parabéns por vocês terem mostrado isso, está maravilhosa essa matéria. Aécio Neves sempre terá meu voto e apoio. E a verdade sempre vencerá.

    • Petrus

      10 de Abril de 2018 em 0:19

      Em que pais você vive? E o escandalo de Furnas, as malas de dinheiro e a declaração: “Mando matar…”?

  35. Luiz

    31 de Março de 2018 em 0:05

    Não dá pra ENTENDER.
    Porque senador Aécio Neves é tão lembrado?
    Armação arquitetada ilegal, para que o mesmo não concorresse a presidência da República.
    Impressionante !

  36. Luiz

    31 de Março de 2018 em 0:10

    Não dá pra ENTENDER.
    Porque senador Aécio Neves é tão lembrado?
    Armação arquitetada ilegal, para que o mesmo não concorresse a presidência da República.
    Impressionante ! Como conseguem divulgar inverdades.
    Parabéns ao belo trabalho desse site.

  37. Alzira de Souza

    31 de Março de 2018 em 0:13

    São tantas mentiras sobre o nosso Aécio Neves ..ele sofre demais .com esses fakes mentirosos. Está na hora dê revertemos isso é trazer às verdadeiras obras de Aécio Neves .é o melhor político quê conheço..tem meu voto sempre seja pro quê for

  38. Khaledl

    31 de Março de 2018 em 3:23

    Aecio te apoiarei sempre!
    #Minas 45.

  39. Jose ribeiro

    31 de Março de 2018 em 5:27

    Esse turna viveu e vive ate hoje trabalhando para quebrar o brasil , sem dor e sem piedade .o psdb só tem politico que só pensa na elite , é por isso que vou votar no ciro gomes homem que tem coragem de dizer na cara dos bandidos o que pensa, e chama todos de ladrões e eles ficam calados.

  40. silvafabiane777@

    31 de Março de 2018 em 8:17

    Ele também não disse o quanto roubou da saúde publica de Minas, ele também não disse que foi arquivado 500kg de cocaína caída na fazenda do grande amigo dele, ele também não disse que ficou internado no hospital de Minas para se recuperar de vícios de cocaína ….fico até amanhã digitando o que ele não disse , mas do que de fatos aconteceram.

  41. Vera

    31 de Março de 2018 em 8:34

    Bom dia!!
    Cadê os comentários?
    Site não esta registrando?

    Parabéns e sucesso pelo brilhante trabalho.

  42. Eudes Hermano Travassos Gomes

    31 de Março de 2018 em 9:08

    “Não há nenhuma piblicação nos jornais, nas revistas, nos portais…etc.”
    Mas a história não é escrita pelos registros da mídia, e sim pelos registros e interpretações dos fatos.
    O que há de fato, é um vídeo com o discurso dele no Senado. Outro fato, é ter sido derrotado com toda legitimidade democrática e legal e ter feito um pedido ao TSE para que Dilma não assumisse. E mais outro fato é que realmente, o governo não aprovou mais nada no congresso. Coincidência, não é?

  43. Luiz Lang

    31 de Março de 2018 em 9:21

    Quem disse esta frase foi o sennador Aloysio Nunes.
    Os tucanos e outros mais “simplesmente” puseram-na em prática.
    E deu no que deu!

  44. AP

    2 de Abril de 2018 em 19:55

    Então depois dessa, o E-farsas vai ter que contar todas as fake news. Incluindo jornais que também não são confiáveis.

  45. Ana Paula

    2 de Abril de 2018 em 19:59

    Por todo estado que passa, PSDB só faz besteira.

  46. Anderson

    3 de Abril de 2018 em 8:36

    Fala da farsa dos tiros na caravana do Lula
    https://www.youtube.com/watch?v=Pq0bxyAPaIM

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Doe Bitcoin

15c5g4Y4vk84WuTNgVQ3ttqN9fv4JUbqNP

Categorias

Voltando a Circular

Links patrocinados

Publicidade

Topo