Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Aplicativos para espantar insetos realmente funcionam?

Repelentes sonoros funcionam?

Animais

Aplicativos para espantar insetos realmente funcionam?

Será que os softwares para celular que prometem espantar insetos realmente funcionam ou são apenas enganação? Demos uma pesquisada na web, veja o que descobrimos!

Com a popularização dos celulares cheios de recursos, várias empresas e programadores autônomos começaram a disponibilizar na web (de forma gratuita ou não) diversos aplicativos que prometem ajudar ao usuário.

Esses pequenos softwares podem ser comprados ou, em alguns casos, podem ser baixados gratuitamente e instalados nos smartphones para auxiliarem no uso dos aparelhos. São aplicativos para ajudar na digitação de textos, retoque em fotografias digitais, editores de sons, etc…

No meio de tantas ferramentas, uma despertou a atenção de vários leitores do E-farsas: São os repelentes de insetos digital!

Repelentes sonoros funcionam?

Repelentes sonoros funcionam? (foto: reprodução Buzzfeed)

Isso mesmo! Empresas disponibilizam aplicativos que prometem espantar os inconvenientes insetos próximos ao usuário de um smartphone. De acordo com os fabricantes, o som emitido pelos aplicativos afugentam os pernilongos, mosquitos e outros bichinhos!

Mas será que esses softwares funcionam mesmo?

Será que isso é verdadeiro ou farsa?

É farsa! Os aplicativos que prometem espantar mosquitos e pernilongos não funcionam!

Dr. Roger Gold

Dr. Roger Gold

Pelo menos é o que afirmam alguns estudos divulgados essa semana na web e confirmados há anos por diversos estudiosos no assunto. Em entrevista ao site Buzzfeed, o Dr. Roger Gold – professor de entomologia da Universidade Texas A&M – explica que ele e sua equipe estudaram por duas décadas se havia alguma relação do som com a eliminação dos insetos e chegou a essa conclusão: Comprar esse tipo de repelente é jogar dinheiro fora!

A equipe do Dr. Roger fez uma série de testes, expondo vários mosquitos a diversos tipos de som: subsônico, ultrassônico, audível e nenhum deles sequer incomodou os insetos! Os testes também incluíram tentativas com os famosos softwares que prometem repelir os animais através do smartphone e também não obtiveram sucesso!

Origem da lenda

Não dá para saber com certeza quando e onde surgiu essa história, mas o próprio Dr. Roger arrisca um palpite. Segundo ele, o “culpado” seria o exército americano. Os militares de lá perceberam que não havia nenhum bichinho próximo às sirenes que alertavam sobre ataques aéreos. Na verdade, os insetos fugiam das sirenes por causa da explosão de energia liberada pelas sirenes, mas muitos acharam que era o som que afastava os bichos.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Daí, a crença se espalhou e muitas empresas começaram a ganhar dinheiro com um produto que não funciona!

Outros estudos

O Dr. Roger Gold não é o único a afirmar que repelentes sônicos e/ou sonoros são ineficazes. Aqui no Brasil, o Professor Doutor Eduardo Novaes Ramires, da Universidade Tuiuti do Paraná, também é categórico: Depois de estudar por mais de 18 anos esses dispositivos, pode afirmar com certeza que nenhum deles funciona!

À mesma conclusão chegaram estudos feitos na Universidade da Florida – EUA, além de muitos outros como os da Dra. A. Ali Enayati, professora de entomologia médica da Universidade Mazandaran de Ciências Médicas da Sari, no Irã. Em 2007, a Doutora analisou 10 estudos realizados na América do Norte, na Rússia e na África. Em todos os testes, ficou provado que não houve diferença no número de mosquitos que pousaram sobre as partes do corpo nu dos seres humanos com ou sem um repelente sônico/sonoro.

Em 1996, Wayne J. Crans, Professor Associado de Pesquisa em Entomologia da Universidade Rutgers – em Nova Jersey, EUA -, também analisou diversos estudos a respeito da ineficácia dos repelentes sonoros para insetos.

Outros estudos que comprovam a farsa dos repelentes sonoros no Living With Bugs, no Pennsylvania’s West Nile Virus Control e no Alphamon.

Testes fora do laboratório

Longe do meio acadêmico, alguns internautas também resolveram testar se os apps que prometem repelir insetos realmente funcionam. Dá só uma olhada nesses dois vídeos a seguir:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”http://www.youtube.com/embed/1NeyYnk3P2k” frameborder=”0″ allowfullscreen]

…e aqui:

[iframe: width=”590″ height=”443″ src=”http://www.youtube.com/embed/mkTEJq4AptU” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Conclusão

Os softwares que prometem espantar e repelir insetos não funcionam. Compra-los é jogar dinheiro fora!

Sites citados

 

Continue lendo
16 Comentários

16 Comments

  1. Marcos A.

    15 de agosto de 2012 em 9:04

    Ahah, eu baixei um aplicativo desse piratex mesmo por curiosidade e em um dia de calor testei, realmente não funciona.

  2. Paulo

    15 de agosto de 2012 em 16:57

    Funciona sim, mas para espantar humanos 😛 … Já baixei esse aplicativo por curiosidade e dependendo da frequência ninguém fica perto de você porque o aplicativo faz o celular emitir um som irritante… fiquei escutando zumbido durante uma hora depois de testar esse aplicativo…

  3. Julio Costa

    16 de agosto de 2012 em 14:23

    Parabéns equipe e-farsas. Dessa eu não sabia; se isso realmente funcionasse teria uma enorme divulgação.

  4. César

    16 de agosto de 2012 em 15:12

    Finalmente um desmentido com relevância. Ultimamente só tem aparecido coisas sem importância aqui…

  5. Jorginho

    17 de agosto de 2012 em 1:45

    Eu montei(anos atrás) um circuito repelente de insentos… e, apesar do circuito funcionar; tive dúvida de ser um erro de projeto…´por não causar efeito. Agora está a comprovação.
    Todavia, há os circuitos de ultrasom que(acredito) espantar roedores, gatos e cães.

  6. Jorginho

    17 de agosto de 2012 em 1:52

    …Na verdade, montei 5 circuitos com diversas formas de modulação… Não causou nenhum efeito aos insetos!
    De qualquer forma, melhor usar uma lâmpada ultravioleta com tela e alta tensão.

  7. Pingback: Aplicativos para espantar insetos realmente funcionam? | LsNews .: Sua Revista Eletrônica :.

  8. Rodrigo

    26 de janeiro de 2015 em 12:54

    Pessoal, acho que faltou procurar um especialista para falar sobre os sons que repelem ratos… Os insetos podem ser surdos, mas os ratos não são… Pelo contrário, possuem audição muito boa, que acredito serem semelhantes à dos cães…

    Existem apitos para comunicar e treinar cães, inaudíveis ao ouvido humano, então pode existir uma frequência que os irrite e também outra para irritar os ratos…

    Será que vale o desafio de pesquisar de novo?? Grande abraço!!

    • Flávio Max

      10 de abril de 2015 em 16:10

      Seus problemas acabaram! o especialista chegou e vai desenvolver um aplicativo repelente de ratos. Só falta eu descobrir a frequência do miado dos gatos.. kkkk

  9. ADILSON

    21 de novembro de 2015 em 10:08

    está dificil de encontrar um editor de video que funcione vou baixar parta testar , obrigado pelas dicas

  10. Oliver

    28 de dezembro de 2015 em 13:34

    Acreditem se quiser : Instalei um driver ,nao aplicativo no pc na casa da minha irma, no dia seguinte a domestica do lar me chama e diz: oliver!! corre aqui … esta saindo milhares de mosca do buraco… até então não lembrei do driver que emitia um sinal pelo alto falante do pc, aquele quando vc liga o pc e ele apita. 3 dias depois chegando do trabalho as 18h vejo minha irma cunhado vizinho umas 12 pessoas colocando fogo no buraco do esgoto da rua bem em frente a casa.. nunca vi algo parecido e eram tanta barata saindo que pareciam uma manada de bufa los… Ninguem entendia porque saiam tanta barata da quele jeito tão agressivo e desesperado??/ foi entao que pensei no tal driver!!! gente! o local estava seco não estava chuvendo e foi uma pena não ter gravado.. as baratas estão no stress e o mais engraçado que saiam ate as novas com cores amareladas … Falei com minha irma achando que iria ser exaltado pra me sentir o grande inventor toxoplasmose quebrei a cara quando contei que tinha instalado o tal driver kkkkk… PELA AMOR DEUSSSSS DESLIGA ESSA ANTENAAAAAA ANDA LOGO SE NAO VAI ENTRAR TUDO PARA O QUINTAL. EU DISSE: RELAXE , SERA QUE NÃO ESTA VENDO QUE ELAS ESTÃO É CORRENDO DA TUA CASA MEU BEM??? KKKKKK… SINCERAMENTE PARECE COISA DE FILME ´MAIS É A PURA VERDADE E POR ESSA RAZÃO É QUE ESTOU AQUI PESQUISANDO O BENDITO DRIVE PRA COLOCAR NO PC DA MINHA CASA. ABRAÇO A TODOS E FICA AQUI A MAIS PURA VERDADE SEM EXAGEROS. TALVEZ APLICATIVO NÃO FUNCIONAM MAIS O QUE EU INSTALEI FEZ GRANDE DIFERENÇA .ABRAÇO OLIVER.

  11. Oliver

    28 de dezembro de 2015 em 13:39

    Uma correção o fogo foi colocado porque eram muitas baratas saindo e estavam subindo nas paredes dos vizinhos e por essa razão colocaram fogo nao no buraco e sim enrolando pano com allcool no cabo de vasoura. Eram mais de 3 mil baratas + –

  12. AGDiniz

    3 de janeiro de 2016 em 21:42

    Estou a procura de um repelente de sogra. Eu prefiro os mosquitos. Kkk…

  13. Diogo

    1 de março de 2016 em 20:01

    Eu sempre sabia que isto não fusiona porque os mosquitos não tem audição. Mas tem um bom farro ele pode fareja a um km de distasia ago podre ou ago doce. e tudo isto. De Porto Alegre rs

  14. Altairtico

    23 de maio de 2016 em 2:09

    Funcionou para eu.
    Acordei com esta praga zoando
    Instalei um aplicativo e eliminou…

    Apareceu apenas uns corajosos que ignorei…..

  15. Pedro

    3 de setembro de 2018 em 20:32

    Sim, encontre um e veja os comentários, eu baixei um e já se fazem 2 anos que não compro repelente nem produtos venenosos
    Claro que esses senhores falam que é falso pois são pagos pra isso ,imagine ninguém mais consegui vender venenos e repelentes kkk eu recomendo pois aqui eu provo coloco na frequência 13,7 os pernilongos somem da a impressão que tem uma onda no cérebro estar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo