Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

As jornalistas da Globo apresentaram telejornais vestidas de vermelho em homenagem à soltura de Lula?

Cinema / TV

As jornalistas da Globo apresentaram telejornais vestidas de vermelho em homenagem à soltura de Lula?

As jornalistas da Globo apresentaram telejornais vestidas de vermelho em homenagem à soltura de Lula?

Será verdade que nos dias 08 e 09 de novembro de 2019 todas as apresentadoras dos telejornais da Globo apareceram vestidas de vermelho em homenagem ao Lula?

A colagem de fotos surgiu nas redes sociais depois do dia 09 de novembro de 2019, algumas horas após o discurso feito pelo ex-presidente Lula no ABC, em São Paulo. Nela podemos ver sete apresentadoras e jornalistas da TV Globo vestindo roupas na cor vermelha e o texto que acompanha a colagem afirma que as repórteres teriam feito isso em homenagem ao PT e à soltura de Lula.

Será que isso é verdade ou mentira?

Texto que acompanha a colagem de fotos que também foi bastante compartilhada através grupos do WhatsApp: “Todas de vermelho essa semana. Coincidência?”. Em outras versões, o texto afirma que as profissionais teriam usado vermelho ontem! (foto: reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Como o texto não especifica quando foi o “ontem” ou quais são os dias da semana nos quais elas teriam se vestido com essa cor, vamos supor que se trata do dia 08, dia esse em que o ex-presidente Lula saiu da prisão, em Curitiba (PR). Para não restar dúvidas, vamos supor também que a afirmação estaria falando do dia 09 (que foi quando Lula chegou em São Paulo).

Reprodução/WhatsApp

Em primeiro lugar, a cor vermelha pode até ser associada ao PT (e ao comunismo, e ao Lula etc), mas não é uma cor exclusiva do partido. Portanto, usar vermelho não significa necessariamente uma homenagem a esse ou a aquele político. Mesmo assim, vamos analisar essa história direitinho!

Analisando as imagens

1 – A jornalista que aparece na foto número 1 é a Sandra Annenberg apresentando o Jornal Hoje. Acontece que ela não é mais a âncora do telejornal desde o dia 14 de setembro de 2019. Como podemos ver abaixo, sua despedida à frente do Jornal Hoje foi feita ao vivo no dia 13 de setembro de 2019:

No dia 08 de novembro de 2019, o Jornal Hoje foi apresentado por Maju Coutinho e no dia 9, sábado, por Zileide Silva (que estava de roxo).

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

2 – A Maju Coutinho não  apresentou o Jornal Nacional no dia 08 e nem no dia 09. Na sexta-feira, William Bonner e Ana Paula Araújo apresentaram o Jornal Nacional e no sábado a apresentação ficou por conta de Matheus Ribeiro e Larissa Pereira. Essa foto da Maria Julia Coutinho que espalharam na web é de 20 de julho.

3Isabela Leite, da GloboNews, estava fazendo uma reportagem no dia 8 mostrando uma operação da Polícia Federal. Como podemos ver em uma postagem dela em seu perfil do Instagram, ela não estava de vermelho:

4Delis Ortiz estava usando preto na sexta-feira (dia 08) e não trabalhou no sábado. Podemos perceber que na foto que espalharam na web ela estava com o cabelo mais comprido.

5 – Outra que não trabalhou no sábado foi a garota do tempo Jacqueline Brazil e no dia da saída do Lula da cadeia (dia 08) ela estava de rosa. 

6Fernanda Ubaid faz seu trabalho em Bauru e também não estava de vermelho no dia 8. Usou um vestido no Bom Dia Cidade e uma calça preta e camisa branca no TEM Notícias 1ª edição:

Foto: Reprodução/TV Tem

No sábado, a jornalista não trabalhou e a foto que mostra ela de vermelho é de alguns meses atrás, num dia frio (como podemos ver, ela está usando roupa com mangas e um cachecol).

7 – Essa foto é da Andreia Sadi, que não participou da cobertura do Lula saindo da cadeia e mesmo que tivesse, usou rosa no dia 8. No sábado, de acordo com a Rede Globo, ela não trabalhou. A imagem que espalharam dela pode ser do dia 14 de junho ou 25 de julho, quando ela usou essa mesma roupa.

Conclusão

Nenhuma das profissionais mostradas nas fotos espalhadas na web vestiram roupas com a cor vermelha no dia 08 e tampouco no dia seguinte!

Continue lendo
26 Comentários

26 Comments

  1. Maria

    13 de novembro de 2019 em 1:07

    Hummm…:| Militante Fanático de Direita (Bolsomínion/Gado) + MENTIRAS (Fake News) + WhasApp (ZapZap) “coincidência”? 😉 KKKKKKKKKKKK! 😀 Brincadeiras à parte, como já disse antes, espero que o WhatsApp do Facebook melhore, tome medidas efetivas para acabar com essas PORCARIAS com o tempo e que as pessoas se conscientizem de que Redes Sociais ainda NÃO SÃO fontes de notícias/informações fidedignas. 😉

    • joao

      18 de novembro de 2019 em 9:32

      o mesmo vale para o PT, que inclusive foi condenado pela justiça por divulgar fake news na campanha eleitoral

      • Gilmar Lopes

        18 de novembro de 2019 em 10:42

        Bem lembrado! Tem um link disso pra mandar pra gente?

      • TSE

        18 de novembro de 2019 em 12:56

        o mesmo vale para o PT, que inclusive foi condenado pela justiça por divulgar fake news na campanha eleitoral
        E você tá ligado que o PSL só não foi condenado AINDA porque as investigações estão em andamento, né? Que a “condenação” do PT ocorreu rapidamente porque não estavam tão envolvidos em divulgação de Fake News como o partido (ou ex-partido) do atual presidente, né?

  2. Pedro Lucio Ribeiro

    13 de novembro de 2019 em 6:45

    Próximo ao Natal, é praxe, vestirem-se de vermelho, e branco no Reveillon. Se flagarem isto, nada tem a ver com PT…

  3. Pingback: As jornalistas da Globo apresentaram telejornais vestidas de vermelho em homenagem à soltura de Lula? – Zip Viral

  4. Cem

    13 de novembro de 2019 em 23:01

    Só falta dizer que o papai noel e do pt já imaginou se o bom velinho Foce real ele ia preso as renas ia pro canil e os elfo para os orfanatos se dependece dessa gente

    • Rei DroGado

      14 de novembro de 2019 em 15:07

      O cabra nem português sabe escrever, mas quer comentar. Tem que ser burro comedor de capim eleitor do “minto” mesmo, né? Zurra aí, zurra!

      • Maria

        14 de novembro de 2019 em 18:00

        @Rei DroGado , aqui é a INTERNET cara e não um concurso/prova de Língua Portuguesa, SAIBA ONDE VOCÊ ESTÁ. Há pessoas de todo tipo aqui, algumas com excelente redação e observância da norma culta e outras desafortunadas por terem tido uma péssima educação e/ou educação nenhuma. Não as discrimine por isso, dando para entender está bom. Além do mais, se você exigir isso delas e/ou querer corrigi-las, qualquer DESLIZE seu nesse quesito será duramente CRITICADO e RIDICULARIZADO. 😉 KKKKKKKKKKKKKKK! 😀

        • Rei DroGado

          18 de novembro de 2019 em 11:21

          Se nem o BÁSICO da educação, que é nosso idioma, o ser domina, como acha que pode discutir assuntos tão “avançados” como política?
          Uma coisa é errar uma palavra ou outra, acentuação OU pontuação. Outra coisa é escrever tão mal que não dá nem pra entender o que ele quis dizer. Mas tudo bem, sem dúvidas ele faz parte dos 92%:

          https://educacao.uol.com.br/noticias/2016/02/29/no-brasil-apenas-8-escapam-do-analfabetismo-funcional.htm

          E quanto ao seu “CRITICADO e RIDICULARIZADO. 😉 KKKKKKKKKKKKKKK! 😀”: CAGUEI.

      • Maria

        14 de novembro de 2019 em 18:02

        @Rei DroGado , *menos desafortunadas…

        • Rei DroGado

          18 de novembro de 2019 em 11:58

          Ah, a ironia…

      • Gustavo Freitas Lins

        18 de novembro de 2019 em 16:14

        É sério que você quer desmerecer o cara com argumentum ad hominem? a falácia mais manjada da face da terra, coitado de você 😂.

        • Rei DroGado

          18 de novembro de 2019 em 19:53

          É sério que você quer desmerecer o cara com argumentum ad hominem?
          Não, para ser argumentum ad hominem ele teria que ter um argumento. Como claramente não tem um, é só mais um analfabeto funcional que faz parte dos 92%. Como você.
          a falácia mais manjada da face da terra, coitado de você 😂.
          E, ainda assim, continuo tendo razão. Ele nem ESCREVER corretamente sabe, como acha que pode opinar? Falhou MISERAVELMENTE no quesito mais básico para poder se comunicar. Esses aí eu descarto como lixo.

          • Jaime

            20 de novembro de 2019 em 14:32

            Cara você tá realmente fazendo uma cruzada só por que o outro escreveu “errado”? Kkkkk pelo amor né…e se você realmente soubesse tanto assim da língua portuguesa, saberia que não existe “certo ou errado”, ou seja, se você quiser inventar uma palavra, você pode

          • Rei DroGado

            21 de novembro de 2019 em 18:54

            Cara você tá realmente fazendo uma cruzada só por que o outro escreveu “errado”?
            Sim.
            Kkkkk pelo amor né…e se você realmente soubesse tanto assim da língua portuguesa, saberia que não existe “certo ou errado”, ou seja, se você quiser inventar uma palavra, você pode
            Isso é desculpa de vagabundo analfabeto floquinho de neve especial que fugiu da escola. Vá estudar, vagabundo.

        • Rei DroGado

          18 de novembro de 2019 em 19:54

          Ps.: zurra aí também, zurra!

  5. Maria

    14 de novembro de 2019 em 10:47

    @Cem , @Pedro Lucio Ribeiro, ah, é mesmo, não é? Vocês dois estão falando do Papai Noel e estou me esquecendo de que o Natal se aproxima. Bom, quando chegar próximo à data, vamos ver se esses CRETINOS soltam alguma Fake News envolvendo o Papai Noel e o PeTralhas. 😉 KKKKKKKKKKKKKK! 😀

  6. Adriano Luiz Antunes

    14 de novembro de 2019 em 14:46

    Gilmar cuidado para você não ser autuado pela Lei de Segurança Nacional vou mostrar as verdades das Fakes News. Pois isso é ciosa de Comunista tá.

    • Adriano Luiz Antunes

      14 de novembro de 2019 em 14:48

      O texto correto é Lei de Segurança Nacional em mostras as verdades….

    • Maria

      14 de novembro de 2019 em 15:52

      @Adriano Luiz Antunes , eu acho que é mais fácil os Alienígenas num Disco Voador abduzirem o Gilmar do que isso que você falou acontecer. 😉 KKKKKKKKKKKKKK! 😀

  7. Lucas de Santana Scocca

    14 de novembro de 2019 em 15:28

    O trabalho do e-farsas é muito bom! Continuem assim, parabéns.

  8. Cem

    14 de novembro de 2019 em 19:35

    Pessoal a minha piada sobre o papai noel foi para os eleitores do bolsonaro por que eles dizem que que veste vermelho e do pt mas isso e muito estúpido claro só para quem não entendeu a piado odeio pt e PSL ta pelo geito o cara que respondeu o meu comentário não entendeu

    • Maria

      15 de novembro de 2019 em 9:08

      @Cem , bom, se ele for um Militante Político FANÁTICO não vai entender e/ou fingirá que não vai entender mesmo. Nesta polarização política IDIOTA atual, qualquer “gracinha” que se faça e eles vem correndo. É como querer brincar e/ou mexer num VESPEIRO GIGANTE piores do que abelhas africanas. 😉 KKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

  9. Mauro

    21 de novembro de 2019 em 14:48

    Eu ja perdi a credibilidade desse E-Farsas faz tempo, esses caras tem um pé no comunismo, sempre com comentários sarcásticos qdo se trata de politica, Em primeiro lugar… é claro que a cor vermelha representa o PT qualquer ignorante sabe disso.

    “Em primeiro lugar, a cor vermelha pode até ser associada ao PT (e ao comunismo, e ao Lula etc), mas não é uma cor exclusiva do partido. Portanto, usar vermelho não significa necessariamente uma homenagem a esse ou a aquele político.”

    • Rei DroGado

      21 de novembro de 2019 em 18:52

      Então por que perde tempo entrando, lendo – e pior -, comentando? XÔ. Passa. Chispa. Ninguém quer ler chororô e mimimi de gadominion comedor de capim. Ninguém se importa com você ou com o que você acha.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo