Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Cão-lobo de 175 kg? Conheça a verdade sobre o animal que conquistou as redes sociais!

Animais

Cão-lobo de 175 kg? Conheça a verdade sobre o animal que conquistou as redes sociais!

Cão-lobo de 175 kg? Conheça a verdade sobre o animal que conquistou as redes sociais!

Talvez você já tenha visto uma foto ou lido em algum lugar sobre um cão-lobo, que recentemente conquistou as redes sociais. Em diversas publicações no Facebook, é possível ver o tamanho gigantesco do animal se comparado, é claro, com uma cuidadora sentada ao fundo. Além disso, tais publicações, assim como foi viralizado por uma página chamada “Mundo Galático”, alegam que o animal teria cerca de 175 kg!

Além disso, tais publicações, assim como foi viralizado por uma página chamada “Mundo Galático”, alegam que o animal teria cerca de 175 kg!

Isso é muita coisa, visto que esse peso seria até 3 vezes maior do que o máximo alcançado por um lobo normal (dependendo da espécie), e 2,5 vezes mais pesado do que o Zeus, um cão norte-americano, já falecido, mas que entrou para o Guinness World Records, o livro dos recordes, em 2013, como o cão mais alto do mundo. Portanto, será que essa história é verdadeira? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

O que é um Cão-Lobo?

Antes de contarmos se essa história é verdadeira ou não, é necessário explicar bem rapidamente o que é um cão-lobo. Conforme vocês já devem ter imaginado desde o início, um cão-lobo nada mais é do que o resultado do cruzamento entre um cão doméstico e um lobo. Os cães-lobos precisam ser tratados de um jeito especial em relação aos cachorros normais, oferecendo-lhes grandes espaços para correr e se sentirem livres.

Conforme vocês já devem ter imaginado desde o início, um cão-lobo nada mais é do que o resultado do cruzamento entre um cão doméstico e um lobo! A foto acima não mostra nenhum exemplar de cão-lobo, mas tão somente um husky siberiano farejando um lobo empalhado, vítima de atropelamento, que está localizado na Reserva da Vida Selvagem de Eekholt, na Alemanha.

São animais que geralmente não se socializam com pessoas e animais com os quais não cresceram junto, são territorialistas e podem se tornar agressivos em relação a comida, justamente por um motivo bem simples: os cães-lobos são uma mistura de características genéticas, que resultam em padrões de comportamento menos previsíveis, em comparação com um lobo ou um cão normal.

Há quem defenda e quem critique esse tipo de cruzamento, que é feito há séculos, porém, uma vez eles que possuem um temperamento difícil de lidar, acabam sendo grandes vítimas de abandono. Assim sendo, não pense em ter um em casa, porque eles não são exatamente um animal doméstico para ser ter no meio urbano, seja numa casa e muito menos num apartamento.

Verdadeiro ou Falso?

A principal imagem que circula nas redes sociais, justamente aquela publicada pela página “Mundo Galático” é verdadeira, porém o animal, um cão-lobo chamado Yuki, pesa “apenas” 54 kg! Apesar de seu porte ser considerável, ele não é tão gigantesco assim como aparenta. Na verdade, a imagem é apenas um frame de um curto vídeo publicado pela cuidadora, que está sentada ao fundo, chamada Brittany Allen, em sua conta no Instagram, no dia 13 de janeiro de 2019. Posteriormente, a imagem dela juntamente com cão-lobo viralizou na rede social “Reddit”, despertando o interesse de diversos sites de curiosidades ao redor do mundo.

De qualquer forma, a impressão de Yuki ser gigantesco é porque estamos diante de uma técnica comumente empregada no mundo fotográfico chamada perspectiva forçada. Essa técnica permite criar ilusões de ótica, que permitem mudar o tamanho dos objetos, ou seja, deixá-los, na foto ou em vídeo, muito maiores ou menores do que eles são na vida real. Basicamente, a câmera está muito próxima de Yuki, que por sua vez não está tão colado assim em Brittany.

Confira abaixo outras fotos, que mostram que o animal, apesar de muito bonito, não é tão descomunal assim:

Foto publicada em abril de 2018 pela página do Santuário Shy Wolf, no Facebook, mostrando a voluntária Isabelle Livingston ao lado de Yuki

Foto publicada em março de 2018 pela página do Santuário Shy Wolf, no Facebook, mostrando o Yuki ao lado de um outro animal, a Bella.

Confira também um vídeo, que foi publicado pelo canal “Christa Fagliarone“, no YouTube, em junho de 2012:

Evidentemente, podíamos parar por aqui, mas acredito que será relevante contar um pouco sobre a história de Yuki, e você já vão entender o porquê.

Conheça Yuki! O Simpático Cão-Lobo que Viralizou nas Redes Sociais!

Yuki atualmente mora no Santuário Shy Wolf (literalmente “Lobo Tímido”, em português), que por sua vez foi fundado em 2001. Esse santuário oferece refúgio e reabilitação tanto a lobos selvagens quanto aqueles que foram criados em cativeiro, assim como a outros animais exóticos.

A propriedade de 10.000 m² na cidade de Naples, localizada na costa sudoeste do estado norte-americano da Flórida (cerca de 2 horas de Miami) é um lar permanente para mais de 60 animais exóticos em cativeiro ou resgatados todos os anos.

Yuki (na foto) atualmente mora no Santuário Shy Wolf (literalmente “Lobo Tímido”, em português), que por sua vez foi fundado em 2001. Esse santuário oferece refúgio e reabilitação tanto a lobos selvagens quanto aqueles que foram criados em cativeiro, assim como a outros animais exóticos

A missão dessa organização sem fins lucrativos é “reconectar pessoas e animais através da educação”, de modo que a equipe e mais de 30 voluntários ativos trabalham o ano todo não apenas para ajudar os animais negligenciados, mas educar as pessoas sobre a importância de proteger esses animais. Nos Estados Unidos, cães-lobos são considerados “não-adotáveis” pelos serviços de animais domésticos, então o Santuário Shy Wolf é literalmente a última esperança desses animais terem algum tipo de ajuda e finalmente encontrar um lugar para chamar de casa.

A história de Yuki no Santuário Shy Wolf começou em 2008, quando o santuário recebeu a ligação de um homem, que precisava de um lugar para deixar um cão-lobo. Segundo esse homem, o animal tinha 8 meses de idade e tinha sido comprado por um amigo dele, na Carolina do Norte. O homem disse que ele tinha sido diagnosticado com tumores cerebrais, e que o cachorro havia crescido mais do que ele imaginava, ou seja, ele não tinha condições de cuidar do animal.

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

A história de Yuki no Santuário Shy Wolf começou em 2008, quando o santuário recebeu a ligação de um homem, que precisava de um lugar para deixar um cão-lobo. A foto acima mostra Yuki, quando era mais novo.

Devido a alguns impecilhos, eles não conseguiram resolver imediatamente o “problema” desse homem. Para a surpresa deles, no entanto, no dia seguinte eles receberam uma ligação do Condado de Broward a respeito do que eles achavam ser um cão-lobo. Eles enviaram fotos do animal, e ficou bem claro, que aquele homem da ligação simplesmente abandonou o animal em um abrigo, cujo destino, provavelmente, não seria dos melhores. Não vendo outra saída, eles foram buscar o animal, que posteriormente foi colocado em isolamento, programado para reabilitação, passou por exames e sua personalidade extrovertida até fez pensar na hipótese de torná-lo “embaixador” do santuário. Porém, durante um encontro de escoteiros, Yuki mostrou seu “outro lado” (lembram do que falamos no começo sobre a personalidade de tais animais?).

Em outra ocasião, ele acabou se machucando feio na pata traseira direita. Precisou de cinco cirurgias para reparar os danos, porque ele arrancava o colar elizabetano (instrumento utilizado no pós-operatório veterinário, restringindo os movimentos do animal impedindo que atrapalhe o processo de recuperação), e sempre arrumava um jeito de arrancar os pontos. Ele acabou se tornando muito agressivo ao ser colocado em um ambiente muito restrito.

Em outra ocasião, Yuki acabou se machucando feio na pata traseira direita. Precisou de cinco cirurgias para reparar os danos, porque ele arrancava o colar elizabetano (instrumento utilizado no pós-operatório veterinário, restringindo os movimentos do animal impedindo que atrapalhe o processo de recuperação), e sempre arrumava um jeito de arrancar os pontos. Ele acabou se tornando muito agressivo ao ser colocado em um ambiente muito restrito.

De qualquer forma, seu temperamento foi melhorando com o tempo e hoje ele adora ser o centro das atenções. O próprio santuário menciona, que ele deixa bem claro que não gosta de ouvir “não”, não gosta de ser contido ou controlado de nenhuma forma, e tem inúmeras manias. Os voluntários precisam ler sua linguagem corporal e reagir rapidamente, uma vez que nem sempre ele avisa quando o “outro lado” dele vai aparecer. Yuki é galanteador perante um seleto grupo de voluntárias, que o santuário chama de seu “harém”, visto que são poucas aquelas que ganharam sua confiança ao longo dos anos.

De acordo com uma integrante de equipe, chamada Brittany Allen, Yuki é um dos maiores cães-lobos, que o Santuário Shy Wolf possui. Seu DNA é composto por 87,5% de Lobo-cinzento, 8,6% de Husky Siberiano e 3,9% de Pastor Alemão. Conforme dissemos anteriormente, a Brittany é justamente a mulher que aparece atrás de Yuki na foto divulgada pela página “Mundo Galático”, conforme vocês podem ver em vídeo publicado por ela em sua conta no Instagram:

Ela tem 1,62 m de altura, e admitiu em entrevista ao site “Bored Panda”, que Yuki não era tão grande quanto aparecia na foto. Conforme dissemos anteriormente, Yuki pesa 54 quilos. Ela rebateu com humor as acusações de que a foto teria sido manipulada digitalmente, dizendo que aquele não tinha sido o melhor ângulo de Yuki, e que teria o deixado um pouco “gordo”.

Britanny tem 1,62 m de altura, e admitiu em entrevista ao site “Bored Panda”, que Yuki não era tão grande quanto aparecia na foto. Conforme dissemos anteriormente, Yuki pesa 54 quilos. Ela rebateu com humor as acusações de que a foto teria sido manipulada digitalmente, dizendo que aquele não tinha sido o melhor ângulo de Yuki, e que teria o deixado um pouco “gordo”.

De acordo com o site “Bored Panda”, a maioria dos lobos foge das pessoas e não é agressiva com elas por natureza, mas em relação a cães-lobos, cada caso é um caso. A adoção de tais animais híbridos sempre vem acompanhada de uma árdua tarefa, especialmente quando a pessoa adota o animal ainda filhote, porque é impossível prever quantas características comportamentais de um lobo selvagem ele irá desenvolver.

Segundo Jeremy Albrecht, diretor do Santuário Shy Wolf, Yuki não é necessariamente mais social do que os lobos puros que possuem. Os lobos puros normalmente fogem quando veem pessoas novas, porque são geralmente animais tímidos e curiosos. Yuki, no entanto, vai direto em direção a uma pessoa nova, e se ele não gostar, ele se tornará agressivo com essa pessoa. No caso dos lobos puros, uma vez que eles te conheçam e se sintam confortáveis com você, eles podem ser carinhosos e amorosos, mas eles sempre serão lobos, ou seja, você não pode ficar entre eles e a comida deles, por exemplo. É necessário respeitar seus limites. Ambos são sociais com pessoas que aceitam em seu espaço, mas são muito seletivos também.

Isso também se aplica a outros companheiros lobos ou cães-lobos. Apesar de serem muito seletivos, quando se conectam a alguém ou algum animal, a relação entre eles se torna única.

De acordo com o site “Bored Panda”, a maioria dos lobos foge das pessoas e não é agressiva com elas por natureza, mas em relação a cães-lobos, cada caso é um caso. A adoção de tais animais híbridos sempre vem acompanhada de uma árdua tarefa, especialmente quando a pessoa adota o animal ainda filhote, porque é impossível prever quantas características comportamentais de um lobo selvagem ele irá desenvolver.

Infelizmente, Yuki foi diagnosticado em 2018 com um câncer no sangue, em estágio terminal. Jeremy Albrecht disse que eles já tinham lidado com esse tipo de câncer antes, e que Yuki vêm lutando há um bom tempo contra essa condição. Ele também disse que, no dia que os sintomas começarem a aparecer, ele irão, assim como sempre fazem, tomar as decisões certas para garantir a qualidade de vida dele. Segundo Jeremy, dizer adeus a um dos animais do santuário é sempre difícil para equipe e voluntários. Com Yuki não será diferente. Porém, é importante lembrar que, embora muitos desses animais tenham origens conturbadas, suas histórias sempre têm finais felizes quando chegam ao Santuário Shy Wolf. Quando o tempo deles termina nessa vida, a última coisa que eles fazem é abrir espaço para nosso próximo resgate e, com certeza, para o próximo final feliz.

Terminamos essa postagem da mesma forma que o site “Bored Panda”, ao termos plena convicção que o Santuário Shy Wolf é o lugar certo para que tais animais recebam amor incondicional, carinho e tratamento médico. Foi bom conhecê-lo, Yuki!

Para quem sabe se tornar um voluntário no futuro ou realizar doações, acesse o site do santuário, clicando aqui.

Conclusão

A principal imagem que circula nas redes sociais, justamente a publicada pela página “Mundo Galático” é verdadeira, porém o animal, um cão-lobo chamado Yuki, pesa “apenas” 54 kg! Apesar de seu porte ser considerável, ele não é tão gigantesco assim como aparenta.

A impressão de Yuki ser gigantesco é porque estamos diante de uma técnica comumente empregada no mundo fotográfico chamada perspectiva forçada. Essa técnica permite criar ilusões de ótica, que permitem mudar o tamanho dos objetos, ou seja, deixá-los, na foto ou em vídeo, muito maiores ou menores do que eles são na vida real. Basicamente, a câmera está muito próxima de Yuki, que por sua vez não está tão colado assim em Brittany.

Continue lendo
5 Comentários

5 Comments

  1. Ronaldo Sampaio Lopes

    9 de março de 2019 em 9:26

    Parabéns pelas informações Gilmar.

  2. Pingback: Cachorros lobo - Conheça a história de yuki - Matilha Fiel

  3. Luis

    14 de maio de 2019 em 14:37

    Uma vez eu vi um cão lobo (que é uma variação de pastor alemão cruzado com lobo) no pátio de uma revendedora de veículos em joinville, e ele é um animal impressionante pessoalmente, parece ser até maior do que realmente é.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo