Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Catapulta extrema com um guindaste e uma prancha de surfe

Esporte

Catapulta extrema com um guindaste e uma prancha de surfe

Vídeo mostra um homem voando alto após ser arremessado de uma prancha de surfe impulsionada pelo peso de um guindaste! Será verdade?

O filminho não é novo! Circulou em julho de 2008 e mostra um homem voando alto (e pousando em segurança com um paraquedas) após ter sido arremessado de uma prancha de surfe.

O mais curioso foi o sistema usado para dar impulso ao salto: Um objeto enorme preso a um guindaste fio jogado ao chão, fazendo uma espécie de gangorra, que jogou o homem aos céus!

Homem usa guindaste e uma prancha de surfe para ser arremessado aos céus! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/YouTube)

Homem usa guindaste e uma prancha de surfe para ser arremessado aos céus! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/YouTube)

 

O vídeo chamado de “Xtreme Catapulting” tem apenas 35 segundos e foi muito comentado na época. As várias publicações do feito ultrapassaram 1 milhão de visualizações!

Assista ao filme abaixo e descubra conosco se isso é verdadeiro ou falso:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/6k4z3PsGvWM” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Verdadeiro ou falso?

Nota do editor: Antes de prosseguir com a análise desse vídeo, gostaríamos de avisar aqui que resolvemos pesquisar a história desse filme depois que o criador do E-farsas Gilmar Lopes foi desafiado ao vivo, durante uma entrevista concedida ao Programa Brasil Ideal, na TV Geração Z, no dia 06 de novembro de 2013.

No meio do programa, o apresentador Júnior Soares mostrou uma série de fotos e vídeos para que nosso pesquisador fosse revelando quais eram falsas e quais eram verdadeiras.

Como o E-farsas ainda não havia pesquisado a respeito desse vídeo em especial, Gilmar Lopes admitiu que não sabia se aquilo é verdadeiro ou farsa e que (como sempre fazemos aqui) não daria nenhum veredito baseando-se apenas em “achismo”.

Depois de algumas horas de análise mais detalhada, agora podemos afirmar se isso é real ou farsa!

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

O vídeo é falso!

O primeiro fato que denuncia a farsa é que o corpo humano não poderia aguentar um tranco desses nas pernas sem quebra-las! O impulso dado pela prancha (se ela não se quebrasse com o peso do guindaste) não seria o suficiente para arremessar tal alto o rapaz, pois a energia acumulada iria se dispersar devido à fragilidade dos ossos das pernas do aventureiro.

Mesmo que o impulso desse certo, a probabilidade de um “voo” tão perfeito em linha reta para cima dar certo seria mínima.

E, ainda que tudo corresse perfeitamente bem, o homem teria pouquíssimo tempo para abrir seu paraquedas.

Mas, ao invés de ficar imaginando se o salto daria certo ou não, saímos buscando pela web alguma referência ao curioso vídeo e descobrimos que ele é, na verdade, um trecho extraído de um filme maior, de pouco mais de um minuto:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/SwPG6ICwTx0″ frameborder=”0″ allowfullscreen]

Percebeu do que se trata o vídeo?

O vídeo era uma propaganda do automóvel MINI John Cooper! A agência WebGuerillas, que produziu o comercial, explica que a ideia da propaganda era a de transmitir a sensação do motorista ao dirigir esse carro, que vai de 0 a 100Km/h em apenas 6,5 segundos.

Ou seja, de acordo com a agência alemã, dirigir o Mini Cooper é uma emoção extrema!

O filme, que teve algumas cenas geradas em computador pelos artistas da produtora alemã TwentyFiveSeven GmbH, foi ganhador de vários prêmios internacionais. Dentre eles, a medalha de prata no AutoVision Festival.

A WebGuerrillas criou outros vídeos para essa mesma campanha, como esse:

 [iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/lcGu8i4Z0Rk” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Conclusão

Vídeo falso! O salto mostrado no filme é apenas um comercial de carro alemão.

Continue lendo
10 Comentários

10 Comments

  1. The Rock

    18 de novembro de 2013 em 0:59

    Gostaria de deixar aqui meu singelo obrigado para o dono do site que disponibiliza um ótimo conteúdo! Acompanho o e-farsas a tempos, e me ajudou a abrir os olhos. Longa vida ao site e-farsas! Um abraço!

    • Gilmar Lopes

      18 de novembro de 2013 em 10:27

      Opa! Valeu

  2. Milton Crevelaro

    18 de novembro de 2013 em 10:25

    Algum tempo atrás circulou uma notícia sobre o descrédito das loterias brasileiras, principalmente a MEGA-SENA, que estaria sendo manipulada. Solicitei a vocês uma averiguação e até agora não responderam. Sei que é uma caminho muito “perigoso”, pois poderia comprometer muitas pessoas “ilustres” que foram “beneficiadas com esses sorteios”. Eu mesmo sou testemunha de incríveis coincidências desses sorteios naqueles caminhões da Caixa. Naquele dia ocorreram a “repetição” de três números sorteados, o que seria uma probabilidade muito grande, pois eram sorteadas: primeiro a unidade e a seguir a dezena que formariam o número (num cenário de 6 unidades e 10 dezenas) … dá para desconfiar, não acha ?

  3. Vladimir

    18 de novembro de 2013 em 15:02

    Atualmente tem um vídeo circulando de um avião que perde uma asa e o piloto consegue pousá-lo. Parece-me muito falso, mas será que é?

  4. Julio Cesar Pereira

    18 de novembro de 2013 em 21:49

    Parabéns Gilmar; foi desafiado e respondeu à altura.

    • Gilmar Lopes

      18 de novembro de 2013 em 22:02

      heheheheh! Obrigado!

  5. Ramon Hiama

    3 de dezembro de 2013 em 1:37

    Carro BRITÂNICO!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo