Cientistas descobrem uma espécie de aranha do mar gigante! Será?

Share Button

Foto mostra um homem segurando o que parece ser animal marinho e notícia alega que cientistas teriam encontrado uma aranha do mar gigante! Será que isso é verdade?

A notícia e a foto foram compartilhadas inúmeras vezes no Facebook no dia 18 de junho de 2015, logo após serem publicadas na fanpage Fatos Desconhecidos. De acordo com o texto que acompanha a imagem de um enorme animal marinho, os cientistas teriam descoberto recentemente o corpo de um animal parecendo uma aranha gigante do mar. A origem desta espécie ainda seria desconhecida, mas ela teria sido encontrada em águas da Antártida.

Será que essa foto e essa história são reais?

Cientistas teriam descoberto uma nova espécie de aranha gigante! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Cientistas teriam descoberto uma nova espécie de aranha gigante! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

O animal que aparece na foto assusta mesmo e impressiona pelo seu tamanho e aparência incomum, mas não se trata de uma nova espécie de aranha do mar gigante e, além disso, a imagem nem é tão recente. Encontramos publicações dessa mesma fotografia em fóruns de língua inglesa datadas de junho de 2012.

Na verdade, esse bicho é um boneco! Trata-se de um monstro cenográfico usado em cenas do filme Alien 3, de 1992.

Envie suas dúvidas e sugestões de pauta através do nosso WhatsApp pelo número (11) 96075-5663!

O blog Sparkle Gossip separou duas fotos dos bastidores do filme Alien 3 onde podemos ver claramente o boneco, apelidado carinhosamente de “Queen Facehugger”:

alien-3-face-hugger

A aranha do mar existe mesmo?

Apesar dessa notícia ser falsa, existem centenas de espécies de aranhas marinhas. Claro que elas não são enormes como esse boneco aí da foto espalhada na web, mas algumas podem chegar a 1 metro de uma perna a outra:

 

Atualização 19/06/2015

Os atentos leitores Mario e Cesar ajudam a esclarecer que os animais chamados de aranhas nesse artigo são, na verdade, caranguejos (crustáceos).

Conclusão

A suposta aranha gigante mostrada na fotografia é, na verdade, um boneco cenográfico que foi usado no filme Alien 3.

Share Button
Animais, Cinema / TV, Natureza
, , , , , ,
  • Gerson
    • Jessé

      Eu também acho que o homen não foi a Lua em 1969.

  • Gerson
  • Jessé

    Essa só enganou quem nunca assistiu os filmes do ALLIEN hehehehehe.

    Mas com relação as “Aranhas Marinhas” fiquei na dúvida se elas são realmente aranhas ( Insetos aracnídeos Marinhos) , ou se são apenas um tipo de crustáceo que se assemelha a uma aranha.

    • Não são Arachnida mas são Chelicerata. Em outras palavras, não são aranhas, mas são mais aparentadas delas do que dos crustáceos. Existe o caranguejo-aranha, esse sim é crustáceo.

      • Gilmar Lopes

        Boa! Obrigado pela ajuda!

      • Jessé

        Valeu Cesar Crash

  • Mario

    Cabe esclarecer que as ditas “aranhas do mar” são na verdade caranguejos (crustáceos) , ou seja, não são aranhas propriamente ditas como as terrestres (aracnídeos) .

    • Gilmar Lopes

      Obrigado pelo esclarecimento!

      • Hector Schinelli

        Na verdade a “aranha do mar” mostrada no vídeo não é realmente uma aranha, mas também não é um caranguejo como foi dito! Aquilo na verdade é um pycnogonida, que como foi dito pelo Cesar Crash, são quelicerados, mas que não são aracnídeos (logo não poderiam ser aranhas).
        A confusão aqui com os caranguejos é por que tanto os pycnogonida quanto alguns caranguejos podem ser conhecidos popularmente como “aranhas do mar” (apesar de que é mais comum os caranguejos serem chamados de “caranguejos-aranha” do que de “aranhas do mar”)

      • Hector Schinelli

        Na verdade a “aranha do mar” mostrada no vídeo não é realmente uma aranha, mas também não é um caranguejo, como foi dito! Aquilo na verdade é um pycnogonida, que são conhecidos popularmente como “aranhas do mar”, mas que como foi dito pelo Cesar Crash, não são aranhas, nem mesmo aracnídeos (mas são quelicerados, então estão bem mais próximo das aranhas do que os caranguejos). A confusão com caranguejos deve ter sido por que existem alguns caranguejos que são mais comumente conhecidos como “caranguejo-aranha”, mas que também são as vezes chamados de “aranhas do mar”. Esse compartilhamento do nome popular é que deve ter feito o Mario achar que se tratava de caranguejos

        • Rodolfo Pereira Graciotti

          Isso mesmo Hector, são pycnogonidas, corrige aí mais uma vez, Gilmar!

  • Marcos A.

    Quando vi a foto a primeira coisa que imaginei é que era do filme Alien.

  • JONAS ALVES FERREIRA

    Quero mais informações sobre a pílula para o cérebro NEUROFOS.

    • Ele custa todo o dinheiro que o trouxa estiver disposto a pagar no momento.