Como romper os ligamentos da mão?

Share Button

Ilustração ensina como romper os ligamentos da mão através de simples movimentos! Será que isso é verdade?

O desenho apareceu na web brasileira na segunda semana de setembro de 2015 e mostra duas ilustrações ensinando como é possível se romper os ligamentos da mão com apenas dois movimentos manuais.

A técnica explica que não se deve dobrar o dedão e dobrar o punho ao mesmo tempo, sob o perigo de se romper os ligamentos da mão permanentemente!

Será que essa história é verdadeira? É possível romper mesmo os ligamentos da mão apenas com esses movimentos?

Imagem "ensina" como romper os ligamentos da mão! Será verdade?

Imagem “ensina” como romper os ligamentos da mão! Será verdade?

Verdadeiro ou falso?

Essa ilustração não ensina a romper os ligamentos da mão! Na verdade, trata-se de um teste feito por médicos para verificar se o paciente está com Dedo em Gatilho ou a Tenossinovite Estenosante, uma inflamação crônica que ocorre nos tendões flexores na região da base dos dedos.

O desenho mostra o procedimento para o chamado Finkelstein’s test e existe em páginas japonesas desde setembro de 2014. Segundo os artigos publicados nessas páginas, ao realizar esses movimentos, o paciente informa ao médico se houve dor na região. Em caso afirmativo, é bem provável que haja inflamação nos tendões (causada, geralmente, por esforço repetitivos).

ligamentos2

Algumas fotos passaram a circular juntamente com essa ilustração com braços imobilizados, dando a entender que muitos teriam conseguido romper os próprios tendões com essa técnica, mas elas não foram causadas por esse procedimento! Na verdade, isso é uma colagem de fotos aleatórias de lesões:

ligamentos3

Conclusão

A ilustração que se espalhou pela web não ensina como romper os ligamentos da mão. Trata-se de um teste feito pelo médico para identificar uma possível lesão nos tendões.  

Agradecimentos aos atentos e prestativos membros do nosso grupo no Facebook!

Share Button
Falso, Saúde
, , , , , , , , , , , ,

Comente pelo Facebook

7 comentários

  1. Nelson Ooka

    Parabéns Gilmar, sou fã do seu trabalho, acompanho você mais no YouTube, mas sempre que lembro ou procuro saber se algo que está rolando na web é real ou não, você é uma referência.

    Deixando a rasgação de Seda de lado, só uma correção existem 2 tipos de tenossinovites estenosantes da mão, a dos flexores que se evoluindo acaba dando origem ao Dedo em gatilho – cujo mais comum é o do dedo anular, mas pode acometer o polegar também. O dedo em gatilho é um fenômeno que acontece quando você fecha a mão e o dedo engatilha não conseguindo esticá-lo sem desengatilhar. Ocorre porque por causa da tendinite a bainha sinovial do tendão (uma bainha de líquido lubrificante do tendão – igual o que existe nas articulações) incha e prende o tendão na Polia de A1 (uma polia que segura os tendões junto ao osso igual o suporte do cabo de freio da bicicleta se prende ao quadro) mantendo o movimento.

    Já a tenossinovite de Quervain – é uma tenossinovite estenosante do 1o compartimento extensor do polegar, cujo teste para diagnóstico é o teste do desenho – o teste de Finkelstein, já explicado por você.

    Mais uma vez parabéns. Se você algum dia precisar de alguma ajuda em textos ortopédico, se eu puder te ajudar, sempre a disposição – odeio a desinformação da rede. E você faz um ótimo trabalho para ajudar a diminuí-la.

    Grande abraço

    Nelson Ooka

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *