E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • Youtube

Compositor descobre semelhança entre o canto do grilo e a voz humana!

Postado por Gilmar Lopes no dia 23 de novembro de 2013 68 Comentários
Share Button

Jim Wilson teria descoberto que o canto do grilo tocado em velocidade reduzida se parece muito com o som de um coral! Será que isso é verdade?

A notícia apareceu na web na segunda quinzena de novembro de 2013 e fala sobre a descoberta de um compositor norte-americano que teria notado que o canto do grilo, quando tocado em baixa velocidade, fica muito parecido com o som da voz humana!

Compositor teria descoberto que o som do canto do grilo se parece com a voz humana! Verdadeiro ou falso? (foto: Wikipédia)

Compositor teria descoberto que o som do canto do grilo se parece com a voz humana! Verdadeiro ou falso? (foto: Wikipédia)

De acordo com várias publicações na web, Jim Wilson teria gravado o som do grilo e, com a ajuda de programas de computador, teria reduzido a velocidade do som drasticamente e, para seu espanto, uma linda musica surgiu de seu experimento.

O som descoberto por Jim lembra muito um coral de igreja, “do tipo gregoriano” muitos afirmam.

Será que isso é verdade mesmo?

Ouça a melodia descoberta por Wilson clicando no player abaixo e descubra conosco se isso é verdadeiro ou falso:

 

Verdadeiro ou falso?

O som é realmente muito impressionante, mas não é totalmente real.

A música “descoberta” por Jim Wilson foi gravada em 1992 com o nome de Ballad of the Twisted Hair (Balada do Cabelo Trançado, ou algo assim), no álbum Medicine Songs by David Carson & the Little Wolf Band, produzido por Jim Wilson. Sim, ele mesmo.

Na natureza, o som do canto do grilo (também chamado de estrilo) é produzido pelos machos para atrair as fêmeas para a reprodução. O inseto possui uma série de pelos nas bordas de suas asas que, quando roçadas umas nas outras, geram esses sons que ouvimos à noite. As grilinhas fêmeas ficam doidas!

Mas a questão é: Será que ao reduzirmos a velocidade do canto do grilo, como o compositor afirma ter feito, chegaremos ao mesmo resultado? A resposta é não!

Fizemos alguns testes com sons de grilos em diversas velocidades e não chegamos nem perto da música gravada por Jim Wilson.

Igualmente encucado com essa questão, o astrofísico nova-iorquino Ethan Siegel tentou refazer a experiência proposta por Wilson em seu blog – o Star Whith a Bang – e, adivinhe só o que ele conseguiu? Nada!

Podemos ouvir o teste feito por Ethan no áudio abaixo:

 

Mas, então, como Jim Wilson conseguiu achar sons parecidos com a voz humana em cantos de grilos?

A resposta é simples: Em uma entrevista concedida em abril de 2004 à Hearing Voices, a cantora de ópera Bonnie Jo Hunt esclarece que, de fato, Jim Wilson gravou o som de grilos no quintal de sua própria casa e levou o áudio aos estúdios. Lá, ele jogou alguns efeitos no arquivo e mixou a voz da cantora com a “melodia” dos grilos. Bonnie diz que ficou surpresa com o resultado da canção.

 

Sons interessantes em “câmera lenta”

Apenas a título de curiosidade, ouça o som da conexão dial-up (aquele o modem fazia antigamente para nos conectar à internet) 700% mais lento:

Conclusão

O som do canto do grilo ouvido em velocidade lenta não se parece com a voz humana. O compositor Jim Wilson criou a melodia mesclando sons do inseto com o vocal de uma cantora de ópera.

Muito obrigado a todos que sugeriram esse artigo, principalmente ao leitor e amigo do E-farsas Eloi Marques Silva.

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 respostas para “Compositor descobre semelhança entre o canto do grilo e a voz humana!”

  1. Hailton disse:

    Caramba, ficou até interessante o som do dial-up, parece até trilha de filme. Kkkk

  2. Gerardo Furtado disse:

    Olá, Gilmar, tudo bem?
    Em primeiro lugar, parabéns pelo seu site, uso sempre como referência.
    Queria fazer uma contribuição, na verdade uma correção, e creio que você, que é comprometido com a veracidade dos fatos, não vai se chatear. O que ocorre é que a sua conclusão (“O compositor Jim Wilson criou a melodia mesclando sons do inseto com o vocal de uma cantora de ópera.”) não está plenamente correta.
    De fato, Jim Wilson gravou uma faixa com o som dos grilos “desacelerado” (explicarei mais adiante as aspas) e mixado com os vocais de Bonnie Jo Hunt, lançada em 1994 num disco de Robbie Robertson, chamado “music for the native americans”. Mas é um arquivo diferente deste que tornou-se viral. Ouça a faixa, dá pra perceber claramente a voz da cantora:

    http://www.youtube.com/watch?v=61ytg60AwOE

    Mas, então, o som dos grilos “desacelerado” é real? Eis aqui o problema, e a resposta é “sim” e “não”.
    Muitas pessoas tentaram reproduzir o efeito simplesmente desacelerando o som dos grilos. Acontece que se você desacelerar uma onda (sonora, eletromagnética ou qual for) a frequência dela será reduzida (fT=1… se T aumenta, f diminui). Em termos leigos, se você desacelera um som, ele fica cada vez mais “grosso” (no jargão da física, mais baixo), até que o ser humano simplesmente não o ouve mais.
    Muitos sites se apressaram em dizer que a gravação era fake, pois o som dos grilos desacelerado não se parecia com a gravação de Jim Wilson. Mas o que Jim Wilson fez não foi apenas desacelerar o som dos grilos. Ele foi manipulado por um algoritmo, para continuar sendo audível. Muito provavelmente um algoritmo semelhante ao PaulStretch:

    http://manual.audacityteam.org/man/Paulstretch
    http://hypermammut.sourceforge.net/paulstretch/

    Na verdade, se você olhar a descrição do vídeo (excelente) que você compartilhou, do som do modem desacelerado em 700%, você vai ver que ele diz usar o PaulStretch. Porque, se você desacelera o som do modem em 700%, não vai dar para escutar mais nada!
    Para concluir, eis aqui um arquivo que vai te interessar, e penso que põe um ponto final nessa história. O autor inicialmente faz uma série de comentários sobre manipulação de sons, e em seguida ele tenta reproduzir o efeito, a partir de sons de grilos, usando o PaulStretch e manipulando o som. Pule direto para 18:50, e perceba que está parecido com o trabalho do Jim Wilson:

    https://soundcloud.com/herebemonsters/hbm029-do-crickets-sing-hymns

    Logo, a conclusão é que NÃO se trata de uma mixagem com uma voz humana. Sendo assim, trata-se apenas de sons de grilos desacelerados? Sim, mas não estão apenas desacelerados: eles foram alterados por um algoritmo, ou seja, foram manipulados.
    Abraço,

    • Gilmar Lopes disse:

      Entendi e gostei dos seus esclarecimentos! Da maneira como foi espalhada pela web, dá a impressão que basta desacelerar o som dos grilos para se chegar à voz humana e isso não é verdade. Obrigado pela contribuição!

    • Soriak disse:

      Ótima explicação, Geraldo! Faltam leitores como você por aqui! Abçz!

Deixe uma resposta

Mais Populares de 2014

Criança prevê tragédia durante a Copa no Brasil e morre em seguida!

Texto conta a triste história de uma criança que teria ...

Neymar fingiu lesão depois de vender a Copa para a Fifa?

Sites mostram que um sósia do jogador da seleção brasileira ...

As urnas eletrônicas brasileiras são 100% seguras?

É verdade que as urnas eletrônicas são totalmente à prova de ...

6 Notícias falsas publicadas pela TV Revolta

A TV Revolta, uma das maiores fanpages do Facebook, publica ...

É verdade que Jucelino da Luz previu a morte de Eduardo Campos?

Cópia de uma carta espalhada pela web mostra que vidente ...