Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Conheça a verdade sobre o Ayuwoki: O “Michael Jackson da Deep Web”

Falso

Conheça a verdade sobre o Ayuwoki: O “Michael Jackson da Deep Web”

Conheça a verdade sobre o Ayuwoki: O “Michael Jackson da Deep Web”

Talvez você já tenha lido ou ouvido falar sobre uma figura muito estranha chamada “Ayuwoki“. Aqueles que exploram, de maneira indiscriminada e predatória, o chamado “mundo sobrenatural/paranormal” ou que fazem da mentira o seu sustento vêm disseminando diversas histórias macabras, envolvendo esse “personagem”, desde o início de 2019.

Basicamente, dizem que o “Ayuwoki” apareceria na casa de crianças, que insistem em ficar acordadas durante a madrugada, mais precisamente às 3h da manhã. Em princípio, o Ayuwoki apenas assustaria essas crianças ao fazer um determinado som (“Hee Hee“) semelhante ao que o cantor Michael Jackson, falecido em 2009, fazia em algumas músicas (ex: “Billie Jean” ou “The Way You Make Me Feel“). Aliás, a aparência do Ayuwoki também “lembraria” o próprio Michael Jackson, porém com uma fisionomia muito mais sinistra.

Em princípio, o Ayuwoki apenas assustaria essas crianças ao fazer um determinado som (“Hee Hee“) semelhante ao que o cantor Michael Jackson, falecido em 2009, fazia em algumas músicas ou apresentações. Aliás, a aparência do Ayuwoki também “lembraria” o próprio Michael Jackson, porém com uma fisionomia muito mais sinistra.

Isso é algo semelhante ao que ocorreu com a “Momo”, que apesar de nunca ter deixado de ser apenas uma escultura de uma jovem mulher com longos cabelos negros, grandes olhos, um largo sorriso e pernas de pássaro, acabou viralizando entre adolescentes e crianças. A diferença é que, no caso da Momo, essa imagem macabra foi utilizada para propagar “desafios”, através do WhatsApp, envolvendo uma série de atos perigosos por parte dessas crianças e adolescentes.

Além disso, muito dizem, de maneira irresponsável, que o “Ayuwoki” seria “uma nova Momo”.

Além disso, muito dizem, de maneira irresponsável, que o “Ayuwoku” seria “uma nova Momo”.

Enfim, será que o “Ayuwoki” realmente existe? Ele realmente aparece nas casas de crianças às 3h da manhã? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Toda essa história é falsa! Não existe nenhum monstro ou ser sobrenatural chamado “Ayuwoki”. Vamos explicar direitinho a realidade por trás desse caso para vocês!

A Origem do Nome

Em primeiro lugar, é necessário explicar de onde vem o nome “Ayuwoki”. Inicialmente, muitos acreditaram que esse nome tivesse, inclusive, uma origem japonesa. Porém, na verdade, sua origem é muito mais banal e simplória.

O nome teve origem na interpretação fonética errada de uma frase da música “Smooth Criminal“, lançada em 1987, pelo Michael Jackson. A frase é: “Annie, are you okay?“, que é repetida à exaustão ao longo da música.

Ao ser falada rapidamente, algumas pessoas, principalmente de origem latina, com o tempo passaram a interpretar de forma jocosa essa frase como se o cantor falasse “Eni, Ayuwoki” ou “Eni, Ayowaki. É interessante notar, que essa interpretação fonética errada circula há anos na internet, aparecendo em diversos sites, inclusive de notícias, porém nunca foi associada a nenhuma criatura sobrenatural, exceto recentemente.

A Origem do “Personagem” mais Associado ao Ayuwoki

No começo dessa postagem publicamos algumas imagens atribuídas ao Ayuwoki, mas aquela figura sombria é, na verdade, tão somente um boneco animatrônico. Sua primeira aparição na internet aconteceu em 26 de julho de 2009, no YouTube.

Em um vídeo intitulado “My Ghoul Jackson’ Animatronic Sculpture“, um usuário chamado Thomas Rengstorff alegou ter utilizado o busto de um animatrônico chamado “WoWWEe Alive Elvis“, e aplicou uma máscara ao mesmo, de modo a criar uma “escultura” única, ou seja, o boneco sequer anda, apenas movimenta de forma limitada o rosto! Vale ressaltar ainda, que o vídeo foi publicado cerca de um mês após a morte do cantor, e que esse boneco teria sido colocado à venda, no eBay.

Enfim, confira uma demonstração do animatrônico “WoWWEe Alive Elvis“, que foi publicada em janeiro de 2007, no YouTube:

Assim como a máscara utilizada no boneco, que pode ser comprada por qualquer pessoa no eBay:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

A única avaliação disponível sobre essa máscara é que ela é de péssima qualidade e valeria muito menos do que está sendo cobrado no eBay

Curiosamente, o usuário Thomas Rengstorff republicou o vídeo do seu boneco animatrônico em 2012, porém com um título ligeiramente diferente: “‘My Ghoul Jackson’ Animatronic Sculpture – El AYUWOKI – hee hee!. Nesse ponto, no entanto, é difícil saber se esse título é realmente datado de 2012 ou se sofreu alguma modificação ao longo do tempo. A única certeza é que ambos os vídeos só fizeram sucesso depois da viralização recente das histórias sobre o “Ayuwoki”

Independentemente disso, o termo “ayuwoki” não é de autoria desse usuário, uma vez que já circulava na internet antes dessa data, e ainda não estava sendo associado a nenhuma suposta criatura sobrenatural aparecendo para crianças às 3h da manhã.

A Recente Disseminação do “Ayuwoki” na Internet

No dia 3 de janeiro de 2019, um usuário brasileiro no YouTube chamado “Luscas Edit” publicou uma outra versão do vídeo “My Ghoul Jackson’ Animatronic Sculpture“. Intitulado “Michael Jackson encontrado vivo em terreiro de macumba no Ceará, cenas fortes do estado atual dele“, o vídeo não tem sentido algum.

De qualquer forma, o trecho final remete a um vídeo publicado em 7 de novembro de 2018, por um outro usuário brasileiro chamado “Deriky Marks“. O vídeo foi intitulado como “Michael Jackson é encontrado vivo em terreiro de macumba no Piauí“. Novamente, sem sentido algum. Aliás, ambos os vídeos, se somadas as suas visualizações, foram assistidos pouco mais de 25 mil vezes.

Resumindo? Um vídeo publicado há cerca de 10 anos ressurgiu como se fosse uma novidade na internet. Com o passar das semanas, outras pessoas se aproveitaram da situação para criar histórias fantasiosas sobre um suposto ser sobrenatural chamado “Ayuwoki”, e o mesmo acabou viralizando ao redor do mundo. Alguns, inclusive, o apelidaram de “Michael Jackson da Deep Web”. No entanto, conforme podemos perceber, tal criatura sobrenatural não existe, é apenas um boneco.

Um Viral e um Problema em Potencial

Muitos sites de notícias vêm atribuindo a invenção de tais histórias macabras com a tentativa de alguém capitalizar, ou seja, ganhar dinheiro se aproveitando do lançamento de um documentário chamado “Leaving Neverland“, produzido pela HBO e pelo Canal 4. Esse é um polêmico documentário, visto que aborda supostos casos de abuso sexual cometidos por Michael Jackson. No entanto, até o momento ninguém conseguiu identificar com precisão quem começou a inventar tais histórias sobre “Ayuwoki”.

Aparentemente, as histórias sobre o “Ayuwoki” afetaram mais o México. Prova disso, é que as autoridades do estado de Baja California Sur, através da “Policía Estatal Cibernética”, no Facebook, resolveram divulgar recentemente um comunicado alertando, que essas histórias são falsas.

As autoridades do estado de Baja California Sur, através da “Policía Estatal Cibernética”, no Facebook, resolveram divulgar recentemente um comunicado alertando, que essas histórias são falsas.

Através do Twitter, a divisão responsável pela investigação de crimes cibernéticos do estado mexicano de Sonora também alertou a população:

Através do Twitter, a divisão responsável pela investigação de crimes cibernéticos do estado mexicano de Sonora também alertou a população.

Apesar da propagação das histórias sobre “Ayuwoki” não envolverem nenhum tipo de desafio, crianças e adolescentes podem acabar compartilhando tais vídeos e memes, que foram criados a partir das histórias, porque está se tornando viral e popular no momento. Porém, tal situação tem o potencial de propagar distúrbios do sono, pânico e ansiedade, principalmente em crianças pequenas.

Conclusão

As histórias envolvendo um suposto ser sobrenatural chamado “Ayuwoki” são falsas! O suposto ser ou entidade maligna também não existe! Tudo isso não passa de uma invenção propagada pela internet, aproveitando-se de um vídeo publicado em 2009, que nada tinha a ver com tais histórias de terror. Infelizmente, pessoas que não tinham mais o que fazer requentaram esse vídeo, que antigamente ninguém dava a menor importância. Além disso, diversos vídeos sensacionalistas divulgados no YouTube, inclusive de pessoas que alegaram ter entrado em contato ou invocado esse “ser”, que não existe, colaboraram consideravelmente para que isso viralizasse.

Felizmente, ao menos até o presente momento, tais histórias envolvendo o “Ayuwoki” não induzem a realização de quaisquer desafios ou atos considerados perigosos. Apesar de isso ser algo que adultos considerariam como algo banal, crianças e adolescentes são extremamente vulneráveis a essas histórias. Todo cuidado é pouco.

Continue lendo
11 Comentários

11 Comments

  1. Rafael

    18 de março de 2019 em 11:30

    Rusbé

  2. Rafael

    18 de março de 2019 em 15:11

    Cospobre…

    • Camila

      30 de abril de 2019 em 15:55

      Adorei a matéria 😎

  3. ROBSON AIRES ONOFRE

    19 de março de 2019 em 10:05

    Cus pé

  4. Luscas Edit

    20 de março de 2019 em 1:39

    Ele fugiu do terreiro

  5. John Santos

    21 de março de 2019 em 23:53

    Rusbé kkkkkkkkkkkkkkkk pire pire pire pire kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eni ayuoke kkkkk eu rio com esses memes

    • Débora Rodegheri Teixeira

      23 de abril de 2019 em 12:59

      Hee hee

  6. Gabzloko

    2 de abril de 2019 em 22:38

    Abiridin

  7. Ajey

    4 de abril de 2019 em 21:28

    daqui a pouco irão rolar vídeos para crianças desse Rusbé (srsrsrsrsrsrsrs), com os títulos: “Invoquei o espirito do Michael Jackson com o tabuleiro oija as 3 da madrugada e olha no que deu”, esse vídeos terão mais de 2 milhões de views.

    • Wilmar

      10 de abril de 2019 em 11:30

      Já existe esse vídeo. huehuheuehue

      • Ângelo

        2 de julho de 2019 em 14:32

        Manda o link

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo