E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • Youtube

Desafio da Girafa: Sacada de marketing ou brincadeira demoníaca?

Postado por Gilmar Lopes no dia 31 de outubro de 2013 105 Comentários
Share Button

Sucesso do “Desafio da Girafa” no Facebook gerou inúmeras teorias sobre a verdadeira intenção por trás da brincadeira. Marketing do Giraffas ou coisa do Capeta?

No final de outubro de 2013, uma brincadeira fez certo sucesso no Facebook. O “desafio da girafa” era uma charada simples proposta aos amigos na rede social e quem a errasse teria que substituir sua foto de perfil pela imagem de uma girafa.

Já falamos um pouco sobre essa história em outro artigo aqui no E-farsas. Para saber mais, clica aqui!

O sucesso que a brincadeira fez no Facebook deu margem para que muitas teorias (algumas bem estranhas!) surgissem entre os internautas. Abaixo vamos mostrar duas das mais comentadas entre os usuários da rede social fundada por Mark Zuckerberg:

1 – O Desafio da Girafa seria uma ação de marketing da rede Giraffas de lanchonetes

2 – O Desafio da Girafa seria uma armação satânica disfarçada

Será que isso tudo é verdadeiro ou falso?

giraffas_marketing

Verdadeiro ou falso?

É óbvio que tudo isso é farsa, mas vamos por partes:

 

Teoria 1 – O Desafio da Girafa é uma ação de marketing da rede Giraffas de lanchonetes

Em primeiro lugar, o tal desafio da girafa não nasceu aqui no Brasil. Como já falamos no artigo anterior, o Great Giraffe Challenge surgiu primeiramente em inglês e, depois, se espalhou em outras línguas. Foi um vlogger neozelandês chamado Andrew Strungnell quem teve essa “incrível” ideia de fazer o vídeo abaixo com o tal desafio. Isso foi no dia 26 de outubro de 2013:

 O vídeo aí de cima já teve mais de 500mil visualizações!

 

Por que isso fez sucesso? Não sabemos!

Ficou claro que isso é apenas um meme? Que isso é apenas uma brincadeira e nada mais?

Bom, sendo uma ideia surgida em outro país e sendo a Giraffas uma rede de lanchonetes brasileira, é óbvio se concluir que uma coisa não tem nada a ver com a outra. A suposta postagem do G1 que estaria desmascarando o golpe de marketing da Giraffas é falsa!

Imagem falsa copia o layout das publicações do G1, mas a matéria escrita não existe! (foto: Reprodução/Facebook)

Imagem falsa copia o layout das publicações do G1, mas a matéria escrita nela não existe! (foto: Reprodução/Facebook)

 

É claro que o pessoal de marketing do Giraffas (que não é bobo nem nada) aproveitou que estava todo mundo falando do animal de pescoço comprido para espalhar um avatar com a mascote da empresa, um simpático fantoche de uma girafinha!

 

A rede de lanchonetes aproveitou o sucesso da girafa para espalhar imagens do seu mascote no Facebook (foto: Divulgação)

A rede de lanchonetes aproveitou o sucesso da girafa para espalhar imagens do seu mascote no Facebook (Eu faria o mesmo! foto: Divulgação)

Além da Giraffas, o SBT também aproveitou o meme para espalhar entre seus seguidores o avatar do personagem do seriado “Chaves”, o Professor Girafales:

foto: Divulgação

foto: Divulgação

 

Procuramos a direção da rede Giraffas, mas até o fechamento dessa matéria não tivemos resposta. Estamos no aguardo!

 

Teoria 2 – O Desafio da Girafa é uma armação satânica disfarçada

Estariam os usuários do Facebook caindo em uma armadilha do Coisa Ruim?

De acordo com uma publicação feita pelo pastor Carlos Ribas no Facebook, o tal desafio da girafa seria uma armadilha satânica, que estaria pegando centenas de milhares de incautos na rede social.

Infelizmente, o texto foi apagado do Facebook, mas podemos ainda visualiza-lo (não sabemos por quanto tempo) através do cache do Google, clicando aqui.

Caso não consiga visualizar no link acima, tem esse print da estranha publicação do pastor:

pastor

 

A teoria do pastor possui vários pontos difíceis de entender como, por exemplo, quando ele afirma que:

“Três horas da manhã é um horário estratégico no inferno, dentro da magia negra no satanismo, para abertura de portais espirituais onde geram legalidades sobre vidas.”

Encontramos algumas referências na literatura à abertura dos portais do inferno às três horas, mas seria da manhã ou da tarde?

Além disso, é sempre três horas em algum lugar do mundo. Sendo assim, o inferno está sempre aberto em alguma parte do planeta…

Outro trecho que chama a atenção no texto do pastor é:

“A girafa é um animal símbolo da sensualidade e um dos animais que mais possuem relações entre membros do mesmo sexo, numa escala de um caso para cada dez animais.”

Nem vamos discutir aqui se a girafa excita alguém ou não (encontramos ofertas de vibradores em forma de girafa em lojas online de sexo. Gosto é gosto!), mas pelo que pudemos averiguar em vários sites esotéricos, a girafa simboliza delicadeza, sedução e apelo ao sexo oposto.

Não sabemos de onde o autor do texto publicado no Facebook tirou os dados comprovando que a girafa é um dos animais mais homossexuais do mundo, mas o fato é real em partes! De acordo com vários estudos, muitos outros animais possuem comportamento homossexual. Isso não é exclusividade da girafa e/ou dos humanos.

Perto de acabar o texto, o pastor diz:

“Enquanto eu estava escrevendo, pessoas me chamavam no facebook dizendo que, ao tentarem RETIRAR A IMAGEM DA GIRAFA dos seus perfis, o facebook trava.”

Fizemos diversos testes no Facebook, retirando e colocando várias fotos de girafas no perfil desse que voz escreve e… Nenhuma travada! O Facebook aceita a troca de fotos tranquilamente.

E, no final, o amigo pastor escreve a célebre frase que acompanha todo bom boato virtual:

“Divulguem este post para o maior número de pessoas.”

Desde os primeiros boatos que pesquisamos aqui no E-farsas, há mais de 11 anos, mostramos que todo boato eletrônico que se preze pede para ser repassado ao maior numero de pessoas.

Boato semelhante

Esse texto do pastor Carlos Ribas lembra muito um vídeo que falamos a respeito, em fevereiro de 2013, onde outro pastor tentava alertar seus fiéis sobre a estranha mensagem demoníaca que estaria escondida nos celulares com sistema operacional Android.

Conclusão 1

A rede Giraffas não criou o desafio da girafa, mas se aproveitou do sucesso da brincadeira.

Conclusão 2

Não há nenhuma mensagem satânica escondida no desafio da girafa! Acredite no que quiser, mas o desafio é apenas de uma brincadeira!

Agradecimentos aos leitores do E-farsas e ao amigo André, que publicou um artigo quase melhor do que esse no Ceticismo.net!

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

16 respostas para “Desafio da Girafa: Sacada de marketing ou brincadeira demoníaca?”

  1. Sensato disse:

    O sapato social foi inventado por um francês satanista. A cor preta considerada básica, é uma alusão à morte, ao obscuro, demoniaco. o conjunto, sendo em couro polido, é relativo ao casco do bode, simbolo do diabo no satanismo. Seria como usar os cascos do bode.
    E pra vc que respondeu que usa tênis, tb não seriam uma alternativa. O inventor colocou esse nome pq lembra pênis. Seria carregar o hommem sobre o membro de outro. Algo que alude a homossexualismo. Um absurdo para o crente.
    Portanto, irmãos, vigiai! Usem roupas e calçados de fabricação artesanal e por membros da igreja. As grande corporações estão entregues ao diabo… nike, moccasim, armani, adidas… Fujam e vigie!

    kkkkkkkkkkkkk… qta bobagem!

  2. Alexandre João disse:

    Cuidado! Satanás é astuto e esperto. Ele sabe como enganar os eleitos e gerar maldições. E também sabe como arrancar grana de fiéis…

  3. Valéria disse:

    Eu estou dando risada aqui imaginando você fazendo o teste; tirar e colocar a foto da girafa pra ver se o face travava. kkkkkkkkkkkkk

    Li todos os comentários, seu texto, mas fiquei com preguiça de ler o post do pastor. Este povo conhece tanto o inferno, com tantas e detalhadas minúcias que ou ele deve ter vindo de lá ou morado lá ou internado lá!! Então, fico de cá pensando; vai que esta doença pega? Sei não, melhor não arriscar mesmo!

  4. Marcos A. disse:

    É VOCÊ, SATANÁS?

  5. Alexandre Aguiar disse:

    Realmente, não há outra palavra a ser usada: bobagem. Aliás, muita bobagem.

  6. Victor Quesada Rodrigues disse:

    Ao ler os comentários idiotas aqui , fica a impressão que estamos na idade média …
    Na minha juventude achava que no século XXI , as religiões estariam em declínio , e já estivesse no rol das mitologias …
    Mas pelo visto a humanidade da três passos à frente e recua dois logo após …

  7. Bruna disse:

    Ouvi dizer q 3:00 da manhã é a “hora do diabo” por q seria o contrário do suposto horário em que Jesus morreu, ás 15:00 …
    Quanto a brincadeira ser algo satânico, vou nem comentar vai q é câncer?!

  8. Lucho disse:

    Crentes, como sempre, fazendo crentices. Inclusão digital dá nisso.

  9. Bem, eu não sou uma girafa, mas ontem estava tentando trocar a foto do meu perfil e travava o tempo todo rsrs … Estava tentando colocar uma outra foto minha (não era nenhuma girafinha antes e nem depois) e mesmo assim tive problemas hehehe… foram algumas horas pra resolver o problema. Portanto, não somente girafas travam a troca de fotos no perfil do Face… Claro, que devemos ficar espertos com essas brincadeiras da moda e não ir aderindo à tudo que nos propõem… Afinal, práticas demoníacas existem e são mais velhas e mais espertas do que todos nós juntos… Àquelas que vem disfarçadas são as piores, pois adentram em nossas vidas sem a nossa permissão consciente. No entanto, o Demônio não é educado como Jesus, que só entra se for convidado… O “coisa ruim”, invade mesmo, sem ter sido chamado… AO menos, questionem, antes de aderirem à essas “brincadeirinhas inocentes e bobas”…

  10. kamila disse:

    Obvio que esse papo do Pastor é ridículo, mas a parte das 3h da manhã faz um certo sentido… no filme “O exorcismo de emily rose” que é baseado em fatos reais trata do assunto, cada um acredita no que quiser, mas que existe algum sentido “religioso” nesse horário existe… eu só não sei qual! Mas obvio que a brincadeira da girafa não está ligada a isso né kkkkk

  11. O que tem a Ver Santanás com Girafas ? Cada uma que aparece !

  12. squid disse:

    Apenas uma informação, quem estuda o mundo do sobrenatural tem como as 3h da manhã como a hora dos mortos, ou seja, para quem acredita este horário seria o horário em que os espíritos teriam mais força para se comunicar com o mundo “normal”, mas veja bem que eu disse espirito e não o demônio hehhe. Claro que muitos dizem que qualquer espirito pode ter mais força esse horario mas isso n quer dizer que apenas os seguidores do coisa ruim estarão a espreita. Se você assistir uma série que existe no canal BIO estado paranormal” você vera varias vezes eles falando sobre a hora morta “3h da manhã”. Não to defendendo o pastor até pq eu acho que ele tava sobre o efeito de alguma coisa pra escrever isso e convenhamos o pessoal hoje acredita em qualquer coisa que lê na Internet então bastar escrever alguma coisa com mais de 10 linhas e postar “repasse a informação ao máximo de pessoas que puder” que já vira um viral.

  13. Frrz disse:

    Gente, como pode?! até o Demonio consegue usar o facebook no inferno e eu não consigo entra pela empresa ‘-‘

Deixe uma resposta

Mais Populares de 2014

Criança prevê tragédia durante a Copa no Brasil e morre em seguida!

Texto conta a triste história de uma criança que teria ...

Neymar fingiu lesão depois de vender a Copa para a Fifa?

Sites mostram que um sósia do jogador da seleção brasileira ...

As urnas eletrônicas brasileiras são 100% seguras?

É verdade que as urnas eletrônicas são totalmente à prova de ...

É verdade que Jucelino da Luz previu a morte de Eduardo Campos?

Cópia de uma carta espalhada pela web mostra que vidente ...

6 Notícias falsas publicadas pela TV Revolta

A TV Revolta, uma das maiores fanpages do Facebook, publica ...