Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Desvendando o mistério do fantasma flagrado em loja em Gilford!

E-farsas TV

Desvendando o mistério do fantasma flagrado em loja em Gilford!

Será verdadeiro ou vídeo que mostra uma tampa de vidro sendo jogada “sozinha” de um balcão em uma loja nos Estados Unidos? Teriam sido fantasmas?

No dia 17 de março de 2014, câmeras de segurança teriam flagrado um fenômeno estranho e um tanto assustador em uma loja/bar/restaurante localizada em Gilford, uma cidade do estado de New Hampshire (Estados Unidos).

O vídeo, de apenas 3 minutos, mostra que logo após a balconista sair do recinto, a tampa de vidro que estava em cima do balcão parece ganhar vida própria, deslizando sobre a madeira e se espatifando no chão!

fantasma_gilford_vitrine

O filme teve milhares de visualizações e chamou a atenção do restaurante entre os moradores da cidade (que tem pouco mais de 7 mil habitantes). A Ellacoya Barn & Grille agora recebe visitantes não só da região, como também de turistas curiosos que lotam as mesas do estabelecimento (talvez, para tentarem a sorte de presenciar algum novo fenômeno).

Em entrevista aos jornais locais, o dono do estabelecimento Steve Buzzota disse que há vários anos que várias coisas estranhas acontecem em seu bar (que foi construído em 1890) e que sente “presenças fantasmagóricas” no prédio, mas que essa foi a primeira vez que conseguiu filmar o poltergeist.

Assista ao vídeo abaixo e descubra conosco se isso é verdadeiro ou falso:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/qr_sMk57NJY” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Verdadeiro ou falso?

Para responder a essa pergunta, contamos com a ajuda da @SraEfarsas, que estreou no nosso canal do E-farsas no YouTube. Em sua estreia, Luciene Lopes faz um resumão sobre o que descobrimos a respeito desse “estranho fenômeno”:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/SVnHiRWpKh8″ frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Mais detalhes sobre essa história

A repercussão do filme foi tamanha que uma equipe de “caçadores de fantasmas” foi chamada ao local. Não ria… Parece que o assunto lá é tratado com seriedade!

De acordo com o jornal Wmur9, a médium Karen Tatro afirma que sentiu vibrações estranhas quase que imediatamente ao entrar no local. Já seu colega, o parapsicólogo Brian J. Cano disse que não tinha tanta certeza sobre a presença de fantasmas no prédio onde o fenômeno aconteceu.

Como podemos ver, isso não pode ser chamado de ciência. Afinal, cada indivíduo tem respostas diferentes à mesma pergunta e se baseiam muito mais no “achismo” do que em experiências reprodutíveis e que possam ser comprovadas em laboratório…

Criar vídeos simulando “fenômenos paranormais” é muito fácil. Mais fácil do que se imagina! Basta apenas um fio de nylon, um pouco de atuação dos presentes na cena e pronto. O vídeo é de baixa qualidade e isso abre muitas possibilidades para a criação de “presenças fantasmagóricas” no recinto.

Perceba que quando o tampo de vidro começa a se mover sobre o balcão, a sua ponta à esquerda se levanta um pouco. Isso denuncia que o vidro não parece ter sido empurrado, mas mostra que o objeto está sendo puxado!

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

fantasma_gilford2

Além disso, a tampa dá um giro quando passa do ponto de equilíbrio no balcão e, ao invés de formar um arco e cair sobre a pilha de papeis (o que seria mais natural), cai quase que em linha reta para baixo (como se estivesse sendo puxado e não empurrado).

fantasma_gilford3

 

E analisando os frames acima, o que lhe parece mais plausível?

  1. Que o fantasma aproveitou o momento em que “ninguém estava vendo” para empurrar um objeto de vidro, mas antes tendo o cuidado de levantar um lado da tampa
  2. Que alguém tenha amarrado uma fina linha no lado direito do vidro para poder puxa-lo para baixo

Parece que a segunda opção é a mais provável, né? Ainda mais pelo fato da tampa de vidro ter caído em linha reta em direção ao chão, ao invés de formar um arco e bater na outra parede.

fantasma_gilford4

Alguém deve ter passado uma linha por baixo do balcão, dessa forma:

fantasma_gilford5

 

Faça você mesmo

A seguir, um vídeo explicando como é relativamente simples de se criar esse tipo de ilusão. Killfinger, o criador desse tutorial, ainda deu uma incrementada em seu filme, acrescentando gatos e retirando a linha da cena com a ajuda de editores gráficos de computador. Uma música de suspense ajuda no clima:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/XONFAMpvNJw” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Nenhum gato foi ferido durante as gravações desse vídeo.

No caso do “fantasma de Gilford”, nada disso foi necessário, pois (como já dissemos nos parágrafos anteriores) a baixa qualidade do vídeo captado pelas câmeras de segurança ajuda a disfarçar o truque!

Conclusão

A manifestação fantasmagórica no bar em Gilford foi forjada com a ajuda apenas de um fio de nylon. A publicidade gerada contribuiu para conquistar mais clientes para a Ellacoya Barn & Grille!

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo