Conecte com a gente

E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

É verdade que o Brasil terá o inverno mais rigoroso dos últimos 100 anos?

Falso

É verdade que o Brasil terá o inverno mais rigoroso dos últimos 100 anos?

É verdade que o Brasil terá o inverno mais rigoroso dos últimos 100 anos?

Será verdadeira ou falsa a notícia afirmando que o país enfrentará o inverno mais rigoroso dos últimos 100 anos? Descubra aqui no E-farsas!

Na segunda quinzena de abril de 2018, uma notícia com uma previsão meteorológica assustadora se espalhou nas redes sociais e deixou muita gente preocupada. Segundo o texto amplamente compartilhada, o Brasil irá passar por um inverno rigoroso! O inverno mais congelante dos últimos 100 anos!!!

Alguns sites publicaram a notícia ainda pedem aos leitores que preparem seus agasalhos para o próximo inverno, mas será que isso é verdade ou mais uma farsa da web?

Brasil enfrentará o inverno mais rigoroso dos últimos 100 anos! Será verdade? (foto: reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Todos os blogs que ajudaram a disseminar essa notícia (como esse, por exemplo) citam como fonte uma reportagem feita no site Notícias Agrícolas e uma outra publicada no site Rádio Rural. O Notícias Agrícolas fala sobre a previsão de frio no Sul do país (e não no Brasil inteiro) enquanto que a Rádio Rural fala apenas que o inverno de 2018 poderá ser mais intenso do que o do ano anterior.

Alguns sites, como o São Carlos em Rede, tiraram a notícia do ar quando perceberam o erro (veja aqui a versão da notícia salva pelo cache do Google, antes de ser apagada pelo site)!

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

Outro detalhe que chama nessa notícia é o fato dela afirmar que o Brasil inteiro sofrerá o maior inverno dos últimos 100 anos. O país é muito grande e possui diversas temperaturas em diferentes regiões. Só para se ter uma ideia, o recorde de temperatura mais fria do Brasil é da cidade de Xanxerê, em Santa Catarina, e ocorreu no dia 20 de julho de 1953. Outras regiões do país não sofreram a queda de temperatura (que aconteceu por causa de uma massa de ar fria acumulada no sul).

O que dizem os especialistas

O site O Município ouviu dois especialistas em meteorologia e ambos foram categóricos: O inverno de de 2018 poderá ser um pouco mais rigoroso se comparado ao de 2017, mas tudo dentro de uma normalidade, muito longe de ser o “inverno do século”.

O site Clima Tempo – referência em meteorologia no Brasil – não fala nada a respeito do “super-inverno 2018” e nesse boletim da Somar Meteorologia do dia 12 de abril de 2018 é afirmado que o fenômeno El Niña não afetará o inverno brasileiro.

O site Gazeta Online também ouviu especialistas que igualmente negaram que o inverno de 2018 será o mais rigoroso do último século, bem como o UOL e o Metro Jornal.

Conclusão

A notícia afirmando que o Brasil terá o inverno mais rigoroso dos últimos 100 anos é falsa! Todavia, se a sua mãe mandar você levar uma blusa quando tiver saindo de casa, obedeça!

Continue lendo
7 Comentários

Comente

7 Comments

  1. Rafael Silva

    23 de abril de 2018 em 23:57

    OK 🙂

  2. carlos

    24 de abril de 2018 em 8:52

    O Brasil não tem um inverno rigoroso mesmo no sul do país. Para um frio mais intenso a região depende da chegada de uma frente fria. O frio intenso dura uns poucos dias.

  3. carlos

    24 de abril de 2018 em 9:39

    Bom dia Gilmar, chegou a te informar se esta previsão é possível?
    Tipo, “O Inverno ou verão mais rigoroso da história será o próximo”.

  4. Pingback: É verdade que o inverno de 2018 será o mais frio dos últimos 100 anos? – Meteorópole

  5. Lucho

    6 de maio de 2018 em 10:27

    O pessoal por aqui acha que inverno rigoroso é 15 graus.

  6. Jean

    21 de maio de 2018 em 8:02

    O fenômeno é La Niña. Não El niña.

  7. ed

    24 de maio de 2018 em 8:28

    Olha, ainda ta tempo de apagar isso…

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Voltando a Circular

Publicidade

Topo