today-is-a-good-day
22.7 C
São Paulo
terça-feira, março 19, 2024

Einstein provou para seu professor que Deus existe?

- Publicidade -

Texto que circula há anos pela web afirma que o físico Albert Einstein teria provado para seu professor em sala de aula que Deus existe. Mas será que essa história é verdadeira ou falsa?

A corrente não é nova. Circula pela internet desde 2004 e conta um episódio ocorrido com um aluno de uma escola que, certa vez, diz para seu professor, depois de mostrar várias provas e contrapor o bem e o mal, que Deus realmente existe. No final do texto descobre-se que o tal aluno era nada mais nada menos que um dos físicos mais importantes da humanidade, Albert Einstein.

Albert Einstein (foto famosa do físico)
Albert Einstein (foto famosa do físico - achei na internet)

 

O vídeo abaixo (que parece ser um comercial) dá uma resumida no que diz o texto:

[iframe: width=”590″ height=”443″ src=”http://www.youtube.com/embed/siUVHOw-wpc” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Apesar de ser uma passagem bem interessante (e é usada ainda hoje em várias palestras motivacionais e/ou religiosas), a história é falsa!

Encontramos versões dessa história datadas de 2004, porém há variações desse mesmo texto mais antigas, como essa postada em 1999 no Google Groups (dá pra ler em inglês aqui).

Perceba que no texto postado em 1999 não há nenhuma menção a Albert Einstein. O nome do físico foi acrescentado em versões posteriores. Esse é um recurso utilizado em 99,9% das correntes que empesteiam a web: Usar nomes de pessoas importantes para dar mais crédito ao que está tentando ser enviado.

- Publicidade -

Outro detalhe que não podemos deixar passar é o seguinte: Não existe nenhuma prova de que Einstein tenha realmente dito isso. O autor não dá nenhuma dica de onde foi tirado tal texto ou sequer deixou algum indício que prove que o aluno tenha dito essas coisas para seu professor.

Em algumas versões, o autor da corrente afirma que o fato teria acontecido durante um encontro de alunos universitários. Outras versões contam que o garoto era aluno de uma escola primária.

De qualquer maneira, é muito difícil acreditar que um aluno tenha “enfrentado” seu professor naquela época…

Einstein era religioso?

Albert Einstein, eleito em 2009 como o físico mais memorável de todos os tempos, nunca se declarou religioso e tampouco era ateu. Em inúmeros documentos a seu respeito, o físico alemão radicado nos Estados Unidos se definia como agnóstico. Como ele mesmo dizia em suas notas autobiográficas, perdeu a fé na religião aos 12 anos. Porém ele nunca perdeu o seu sentimento religioso sobre a aparente ordem do universo. “A coisa mais incompreensível sobre o Universo é sua compreensibilidade”, disse Albert Einstein.

Em uma carta escrita por ele em 1954, ao filósofo Eric Gutkind, Einstein descreve a Bíblia como “muito infantil” e zomba da ideia de que os judeus poderiam ser o “povo escolhido”.

Carta de Einstein que foi vendida por 404.000 dólares.
Carta de Einstein que foi vendida por 404.000 dólares (reprodução)

Em um dos trechos da carta, o físico explica ao amigo:

Foi, é claro, uma mentira o que você leu sobre minhas convicções religiosas, uma mentira que está sendo sistematicamente repetida. Eu não acredito em um Deus pessoal e nunca neguei isso[…]. Se há algo em mim que pode ser chamado de religioso então é a admiração ilimitada pela estrutura do mundo tanto quanto a nossa ciência pode revelar”.

A carta foi vendida por U$ 404,000 em um leilão realizado em Londres em 2008.

Teodiceia

O texto, em suas inúmeras versões, usa como tema central a teodiceia, ramo da filosofia tenta demonstrar racionalmente a existência e os atributos de Deus usando apenas a razão e sem o auxílio de nenhum registro sagrado.

A teoria, proposta pelo filósofo Alemão Gottfried Leibniz em 1710, tenta resolver algumas questões como: Se Deus é onipresente e onisciente e nada acontece sem a sua permissão, como é que Ele permite o mal.

Afinal de contas, o que é o mal?

Definir o “mal” é algo complicado (talvez seja até mais complicado do que definir “Deus”). O que pode ser “mal” para um indivíduo pode ser considerado normal para outro. O mesmo pode ser dito daquilo que é julgado como errado em algumas culturas pode ser aturado ou até mesmo incentivado em outros povos.

No texto fictício, o aluno fala que o contrário de “mal” é “Deus”. No caso, “Deus” entrou como sinônimo de “bom”. O antônimo de “mal” é “bem”. O antônimo de “mau” é “bom”. Apenas um erro de gramática que queríamos ressaltar.

Update: 19/06/2012:

Se você quiser se aprofundar mais um pouco sobre esse assunto, dá uma lida nesse artigo muito bacana publicado no excelente AstroPT!

 

Conclusão

História falsa! Einstein nunca teve esse diálogo com seu professor e nunca “provou” que Deus existe.

Sites citados

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

81 COMENTÁRIOS

  1. Justamente as religiões, que deveriam ser as guardiãs da virtude e da verdade, se utilizam de falsos artifícios, deturpam fatos e nomes históricos e mentem para comprovar suas crenças. Inclusive existe em alguns sites, a idéia de que Charles Darwin clamou por Deus e implorou perdão pouco antes de sua morte. Interessante como religiosos adoram converter ateus, céticos ou agnósticos depois que já estão mortos. Como disse o famoso psicoterapeuta Nathaniel Branden: “Qualquer um que se engaja na prática de psicoterapia se confronta todo dia com a devastação forjada pelos ensinamentos da religião.”

    • Pode crer, até sobre o Christopher Hitchens houveram umas noticias claramente incorretas sobre ele ter se convertido. Engraçado que foi logo no dia que ele morreu, conveniente né?
      Quando as crenças são muito fantasiosas e se apoiam em nenhum ou poucos fatos, eles tem que espremer qualquer coisa que eles acham, por isso informações fabricadas como essa acabam ficando famosas.

    • Como se vê nesse espaço, pelo menos os religiosos costumam reprovar a mentira, valor este que você não cultiva, pois já vai jogando os boatos na conta dos que você discrimina. Antes isso era só com os judeus, agora o foco do ódio está maior, pois joga no mesmo “bunker da morte” um KKK e um animista africano.

  2. Vou desafiar o garotinho!
    Supondo que deus criou o calor e a ausencia deste e´ o frio. Foi de interesse de Deus nao preencher tudo que ha no universo de calor. certo?
    Se deus criou o Bem e e´ o cara responsavel por preecher os espaço vazio com o bem. Entao foi de seu interesse nao preencher algo com o Bem deixando o vazio, que convencionamos de mal. certo?
    No fim nao retornamos ao Criador mal? Garotinho?
    Me parece um jogo de logica bem fraco ja que DEUS e´ o ser oniciente e onipotente e responsavel por tudo. Afinal o cara e´ deus ou nao e´?

    Ficar dando desculpinha de que o diluvio foi deus e o tissunami que matou um monte de gente nao foi deus e´ furada.
    Ai morre um monte afogado de varias faixas etarias e por um acaso uma criança fica boiando num colchao
    e a atribuiçao de todo este o ” bem” e´ de quem? De deus obviamente e os 200 outros ou + que morrereram e´ atribuiçao de quem? da grande onda?
    Quando agente olha para uma bola e diz ser um quadrado nao tem quem faça… Vc vai ver o quadrado ta na sua cabeça e so depende da sua cabeça ver a bola.
    Ou vc acha que sua cabeça nao e´ quadrada? ahahha
    Vamos refletir mais ne…

    OBS: Tentar botar Einstein como religioso e´ forçar a barra ne galera? Deixa o ateu morrer ateu.

    • Caro Gamesh
      Vou esclarecer primeiro que não sou religioso nem ateu nem agnóstico ,só acho que não dá para afirmar, cientificamente, nada sobre Deus.
      Só quero dar um pequeno toque (só fui ver teu comentário hoje) no teu raciocinio .Na verdade
      não existe frio ,o que existe é menos calor, então Deus não colocou calor em alguns lugares e
      deixou outros sem calor.Ele colocou calor em alguns lugares e menos calor em outros.Na verdade ausência de calor esta em zero Kelvin ou menos 273 graus celcius e nunca ouvi falar de
      algum astrônomo ou pesquisador que tenha localizado algum ponto no universo a zero kelvin .

    • Caro Gamesh
      Vou esclarecer primeiro que não sou religioso nem ateu nem agnóstico ,só acho que não dá para afirmar, cientificamente, nada sobre Deus.
      Só quero dar um pequeno toque (só fui ver teu comentário hoje) no teu raciocinio .Na verdade
      não existe frio ,o que existe é menos calor, então Deus não colocou calor em alguns lugares e
      deixou outros sem calor.Ele colocou calor em alguns lugares e menos calor em outros.Na verdade ausência de calor esta em zero Kelvin ou menos 273 graus celcius e nunca ouvi falar de
      algum astrônomo ou pesquisador que tenha localizado algum ponto no universo a zero kelvin . Então concluímos que Deus colocou calor em todos os lugares, Sim,.

    • Não estou vendo debate aqui. Até agora quase todos os postantes aqui são fanáticos ateus, que se aferram tanto às suas crenças quanto os fanáticos religiosos que eles tanto repudiam. Mas foi com base nesses caras que cheguei a uma conclusão e parei de perder tempo debatendo com esses tipos: a ignorância é democrática e abrange vários tipos de correntes de pensamento, filosofias e crenças, sendo o fanatismo tão somente o sintoma maior da arrogância.

  3. Olá. Sou cristão. Mas, acho importantíssimo afastar esses erros e atribuições falsas a quem quer que seja. Quem tem fé, a Bíblia basta, não precisa de testemunho de um ou outro famoso.
    Aproveito para relatar que no teu texto a palavra oniciente (sic) está grafada errada, o correto é onisciente.

  4. Ola do E-Farsas.Interessante essa materia sobre a existencia de Deus.Senti motivado a deixar minha opiniao sobre o assunto com um exemplo:Se eu caminhando pelo deserto e vejo uma casa com alguns objetos e nao é miragem pq entro e descanso no interior dela,eu vou pensar q essa casa veio do nada,surgiu por acaso ou teve um construtor? O universo bem organizado,o ser humano e tudo q existe no nosso planeta foi feito,crido por alguem com sabedotia e poder ilimitado.Se eu nao acreditar q Deus existe,entao eu nao deveria existir,pq Deus é a vonte da vida.O video pode ser falso,mas q Deus existe isso ninguem jamais deveria nem sequer pensar em ter duvidas.E sobre o mal,Deus nao é o causador,pq a maior qualidade Dele é o amor.Tem uma grande diferença entre causar e permitir a maldade.Por enquanto Ele é paciente conosco,mas em breve Ele vai agir com sua outra qualidade q é a justiça e colocará ordem no planeta q criou com todo amor para nós viver em paz.

    • A maior qualidade de deus é o amor?
      Mostre-nos onde se encontra o amor nesta passagem bíblica:
      “I Crônicas 21
      14 Mandou, pois, o Senhor a peste a Israel; e caíram de Israel setenta mil homens.
      15 E Deus mandou um anjo a Jerusalém para a destruir; e, estando ele prestes a destrui-la, o Senhor olhou e se arrependeu daquele mal, e disse ao anjo destruidor: Basta; agora retira a tua mão. E o anjo do Senhor estava junto à eira de Ornã, o jebuseu.”
      Deus olhos e se arrependeu daquele mal. E aí, Rodrigo Vieira?

      • Não sei aonde que você tirou na bíblia que Deus é sempre bonzinho, pois na bíblia existe diversas passagens em que demostram a irá de Deus sobre o seu povo, exemplo disso, Sodoma e Gomorra, Dilúvio e por ai vai. Deus é como um pai que castiga seu filho desobediente.

        • A sorte dele é que só se torna palpável quando quer, pois do contrário seria julgado no tribunal de Haia e enforcado por genocídio esse pilantra espertalhão.

        • Por favor, sobre Einsten,poderia me informar se é verídica a informação de que : Einsten em seu último livro ,antes de seu falecimento, teria reconhecido a existência de Deus?

  5. O bem e o mal é uma questão de ponto de vista. Quando vemos um leão matando sua presa, rapidamente iremos associar que o leão é do mal, quando na verdade é só uma questão de sobrevivência. Por suas vez, as prováveis presas irão aperfeiçoar suas formas de escapar. O “mal” é necessário na natureza, pois é o principal impulsionador da evolução das espécies. Sem barreiras, sequer existiriamos.

    • Consigo enxergar múltiplas verdades. E o que é o questionamento senão uma forma de evolução, de alcançar algo entre a ignorância e a sabedoria?

      A propósito, evolução para a ciência significa mudança, e não melhorias.

      Eu costumo aliar minha crença espiritual (veja que não digo religiosa) à Ciência, minha companhia de longa data. Creio que o espiritual, sobrenatural, nada mais é do que aquilo que não conseguimos explicar, talvez ainda, com nossas mentes tão fechadas e servis. A ideia de um Deus onipotente, onisciente e onipresente não deixa espaço para dúvidas, mas é justamente nisso que elas (as dúvidas) se fazem, eis o paradoxo meus caros. Aprendi com a Ciência (o natural quase totalmente explicável), que as regras sempre permitem exceções. Seria assim tão diferente com a divindade (o sobrenatural inexplicável)?

      O que posso afirmar, sem nenhuma certeza, é que, como já foi dito anteriormente, extremos são sempre corrosivos e quase nada coerentes. É como se o bom senso se perdesse em meio a verdades tão pessoais e absolutas, deixando nada para trás além da ignorância, ao ponto que não se é mais capaz de duvidar de nada. Nem da existência de um Deus, nem da inexistência desse mesmo Deus.

      Permitam-me em minha tão humilde sensatez lhes dar a capacidade dos grandes nomes da Ciência e da história, de duvidar para chegar a algum lugar maior do que estão agora.

      Aquele que crê cegamente, obedece cegamente, morre cegamente, e se ele crê, segue e obedece ao mal, terá para si apenas o mal.

      Aquele que duvida, e tenta provar para si, e até para os outros, o que busca (uma explicação para o inexplicável, uma luz na escuridão, uma verdade em meio há tantas incertezas), este sim, faz o bem, e tenha talvez seu perdão pela dúvida e sua dádiva pela busca.

      Os seres humanos são maus por si mesmos, não precisam de um deus ou um diabo para praticarem suas maldades.

      A prova disto está aqui. Quando vemos discussões sobre quem tem boa ortografia ou um péssimo português. Mais uma vez os extremos. O mais importante ficou de lado, a busca pela verdade, que em si é mais importante talvez do que a própria verdade.

      A arrogância dos homens é a corrupção dos mesmos.

      Palavras de uma humilde serva dAquele cuja existência quero um dia ter a certeza de ver.

      Gabriella de Deus (sim, é meu nome real)
      Prof. de Ciências

      Ironia, coincidência ou destino?

  6. “Ciência sem Religião é paralítica. Religião sem ciência é cega”.
    Com isso Eistein apenas quiz dizer que a religião desafia a ciência a procurar as respostas.
    Na antiguidade, um trovão poderia ser considerado um deus por muitos, a ciência provou que apenas se trata de um fenômeno metereológico.
    A cegueira da religião seria continuar acreditando que o trovão é um deus, apesar de todas as provas científicas.

  7. A ciência está aberta à crítica, que é o oposto da religião. A ciência implora para que você prove que ela está errada – que é todo o conceito – enquanto a religião o condena se você tentar provar que ela está errada. Ela te diz aceite com fé e cale a boca. (Jason Stock)

    Afirmo que somos ambos ateus. Apenas acredito num deus a menos que você. Quando você entender por que rejeita todos os outros deuses, entenderá por que rejeito o seu. (Stephen Henry Roberts)

    • “Estudei todas as religiões do mundo e cheguei a seguinte conclusão: religião ou a Católica ou nenhuma.” (Rui Barbosa)

      Prefiro Rui Barbosa aos seus preconceituosos generalistas.

      • Tudo é uma questão de pensar com sabedoria . O mundo existe a milhões de anos , tudo o que ocorre e que ocorreu são puramente transformações Seria muita arrogância dizer que não existe um ser superior. Acredito realmente que o mau é a ausência do bem. Lei da ação e reação, basta prestar atenção.

  8. Já li em vários lugares que Albert Einstein não acreditava em um Deus antropóide bíblico, no entanto ele acreditava em uma entidade superior, um Deus cósmico que existia imerso no universo, e que poderia até ser descrito em uma equação.
    Ou seja ele não era ateu, mas também não acreditava em um rei barbudo num trono no céu, sua visão religiosa se aproximava mais da visão do taoísmo oriental.

    • Dark, a bíblia NÃO ACEITA esta versão de um deus. A bíblia afirma que deus existe e é igual ao descrito nela. Portanto, se Einstein não aceita o deus da bíblia, ele é ateu em relação a Jeová.

  9. concordo totalmente com Dark.
    :@Marcos acho que você distorceu o que Ainsten quis dizer nesta frase, vamos supor que você esteja certo, entao me explica se puder o que Ainsten quis dizer nesta outra: ” eu aceito o mesmo Deus que Spinoza chama de Alma do universo. Não aceito um Deus que se preocupe com as nossas necessidades pessoais.” e me diga também nesta : “Minha religião consiste numa admiração humilde ao Espírito Superior e Iluminado que se revela a si mesmo nos mínimos pormenores, que estamos aptos a captar com nossas fracas e irrelevantes mentes. A profunda certeza de um Poder Superior que se revela no Universo, difícil de ser compreendido, a forma de minha idéia de Deus.”

    • Eisntein poderia ser panteísta, por isso ele se refere ao Deus de Spinoza. Talvez essa menção dele apenas queira dizer que se for para acreditar em algo, prefere o panteísmo e então acreditar que a natureza por si própria já é uma divindade, porém sem ser necessária a figura de um Deus que arquiteta, que pensa e que seja imagem e semelhança do homem. Não existe nada de sobrenatural na visão de Eisntein, pois tudo o que existe, que podemos ver, tocar, testar e analisar seria considerado divino e não obra de algo divino. Já a segunda frase reforça ainda mais a primeira. Pois posso achar que deus nada mais é do que a energia que corre por todos os corpos existentes na natureza. Além do mais, ainda assim, crer em um deus é uma coisa, crer em religiões é outra bem diferente.

  10. Suponho que este mundo esta indo de mal a pior em todos os setores, moral, familiar, politico, economico, estrutural, etc, nao encontramos saida para tantos problemas, e a Biblia mostra que tudo isto tera fim um dia e nos mostra ate com um estudo mas profundo que profecias ja aconteceram, que os simbolos dos livros de Daniel e Apocaplipse tem tudo a ver ate com a nossa estrutura economica, mostrando paises se superando a outros, enfim, tudo explicado la, quando se quer estudar e aprender de verdade.
    Suponhamos que JESUS realmente nao existiu e nao volte, como alguns afirmam, os que esperaram Nele terao uma grande decepcao e continuarao a viver as suas vidas ate onde der, vendo tudo acabar aos seus olhos, sem ter seguranca de nada, mas se ao contrario, suponhamos que JESUS venha como afirmou, os que acreditaram e esperaram por isso terao a maior felicidade indescritivel, ja os que zombaram e falaram palavras horriveis ao Seu respeito, terao a maior surpreza e angustia tambem indescritivel, nao suportarao nem olha-Lo e se arrependerao tremendamente. Bem esta eh uma realidade deste mundo vivido por todos, pois ha caminhos bem diferentes de pensamentos, a escolha eh so nossa, olhe que nessa vida tudo pode acontecer.
    Quero salientar aqui, que existem muitos cristaos sabios e que sentem uma paz que sao atribuidas a DEUS pela certeza dos fatos vividos por eles e pela fe, apesar do mundo estar como esta, muitos tambem ja morreram com esta esperanca de encontrar JESUS um dia.
    Existem ateus e outras crencas muito inteligentes nas suas conviccoes cientificas, como tambem existem cristaos e ateus ignorantes que so querem agredir uns aos outros.
    Em todo caso somos inteligentes, pois fazemos uso aqui do E-farsas, que procura esclarecer pelas suas pesquisas o que eh fato e o que eh farsa, diante disto, podemos nos contentar de recebermos informacoes corretas.

    • Se o seu deus não vier as que realmente colocavam fé nele iriam se matar, porque muitos só continuam vivos por serem fracos e só verem forças em um deus, mas na verdade essa força venho dela mas essa força só foi liberada pela esperança que o tal deus lhe trouxe, as que tinham realmente fé nele se matariam, já que você ouve muito “Ah deus me curou da depressão”, “só continuo vivo para poder morrer em paz e viver a eternidade no paraíso” e etc…

  11. Eu sei que quando as pessoas tem ciência, educação e princípios morais fortes o suficiente não precisam de nenhum tipo de deus ou misticismo.

    Sonho o dia em que as religiões serão lembradas apenas como uma esquisitice do passado.

    • pois eh, cada um com os seus sonhos, sonho que DEUS vai por tudo em ordem ainda e vai acabar com todas as injusticas deste mundo e vai nos dar um mundo que Ele prometeu que esta nos preparando, tudinho como descrito na Biblia, sabe, sonhos e caminhos diferentes sempre irao existir, pois o mundo do jeito que esta nao da, os homens nao conseguem encontrar uma solucao, pois, por mais que eles tentem com sua boa vontade, sempre aparecem mais problemas, seja do aspecto economico, saude e catastroficos, os homens nao querem pensar uns nos outros, nao tem amor uns pelos outros, so pensam em praticar o mal e fazer o que bem querem em detrimento dos outros, enfim, o meu sonho eh de que realmente as coisas irao melhorar e isso so pode vir de um Poder bem superior de qualquer um de nos, minha base nao eh numa teologia sem fundamento, vejo que na Biblia muitas profecias ja se cumpriram e isso me da essa base para crer, o problema que temos hoje eh que o evangelho de DEUS esta sendo levado tambem para outros fins drasticos, eu nao me iludo por tudo que os pastores falam, eu procuro estudar a Biblia com oracao e pesquisa e vejo coisas tao profundas e maravilhosas nela que isto me da uma paz e uma alegria de que DEUS realmente tera a solucao para este mundo problematico. Enfim, mas cada um nos seus sonhos.

      • Por falar em ciencia, educacao e principios morais, conheco cristaos que tem tudo isto com base muito sabia, da gosto de ve-los falar, coisas super inteligentes e interessantes, sao pessoas realmente cultas, estudadas e educadas, e isto so as fez com mais desejo de conhecer mais a DEUS e acima de tudo a fe delas so aumentaram, assim, nunca mesmo que as pessoas deixarao essa fe morrer, eh gente que ja morreu por ela e aparece mais que abraca este evangelho verdadeiro, a Palavra de DEUS JAMAIS PASSARA, “Passara o ceu e a terra, porem as Minhas Palavras nao passarao”Mateus 24:35(DEUS acabou agora mesmo de me mostrar esta passagem da Biblia que eu nem sabia onde estava e Ele me fez abri-la bem em cima dela, eu fiquei mesmo maravilhada como DEUS existe para mim)Assim caro, nos temos esta esperanca de um mundo melhor vindas do proprio DEUS, DEUS vai restaurar este mundo belo e sem pecado de novo como era antes, quando Ele criou pelo Seu Poder, a Biblia diz que o que os olhos nao viram nem o coracao ja sentiu eh o que DEUS esta preparando para aqueles que Nele creem. Assim, nao tem coisa melhor do que confiar e sentir estas promessas! o que o homem esta fazendo para melhorar este mundo? as coisas estao indo de mal a pior, desolacoes e tristezas por todos os lados, a educacao nao eh dada a todos, alimentacao nao eh dada a todos, saude e bem estar nao eh dada a todos, os proprios homens eh que suprimem isso uns dos outros, falta amor, um amor que vem de DEUS, voce pode ver alguma saida? na ciencia? a ciencia descobre uma saida e logo outro problema aparece de diversos aspectos. Principios morais, sim, esse sim seria uma solucao, esta tao dificil de ser alcancado, familias desfaceladas, mata-se por brincadeira, enfim vou parando pois voce ja esta vendo o que os homens fazem uns com os outros, os principios morais DEUS ja nos deu para vivermos, atraves dos Seus 10 Mandamentos biblicos(nao o humano), Ele deixou-nos regras para podermos interargimos uns com os outros e para com DEUS, e essa regras sao cumpridas? se fossem, nosso mundo com certeza seria outro, bem mais justo. Finalizando: “Entao o anjo me disse: -Essas Palavras sao verdadeiras e merecem confianca. O SENHOR DEUS que da o Seu ESPIRITO aos profetas, mandou o Seu anjo para mostrar aos seus servos o que logo vai acontecer. -Escutem! diz JESUS- Eu venho logo! Felizes os que obedecem as Palavras Profeticas deste Livro! Apocalipse 22: 6 e 7. Tudo de bom para voce.

  12. Quer dizer então que o Einstein não acreditava em Deus e nem era religioso como sempre foi divulgado?! Fora isso têm um monte de histórias envolvendo gente famosa tentando provar a existência de Deus. Até parece que Deus precisa disso!

  13. Preferia não ter que me meter nesse debate entre ateus e cristãos, mas é impossível ler tanta respostas conflituosas e não dizer nada. Uns falam de evolucionismo outros de criacionismo, mas o fato é : Será que nenhum de vocês conseguem assimilar que tanto criacionismo quanto evolucionismo andam juntos? Sabemos que Deus criou o mundo e que essa criação envolve mistérios que não entendemos e por isso muitos tentam desvalidar este fato, cientistas nos mostram que o homem evolui através do tempo (só não me digam que foi dos macacos, pois se fosse todos deveriam ter evoluído e a raça estaria extinta), então agora eu pergunto a vocês: Vocês realmente acreditam que tudo o que nos cerca, que cada um de vocês surgiu… do NADA? Já passou da hora de religião e ciência pararem com a briga sobre quem é o melhor e darem as mãos para andarem juntas. Por que, apesar de muitos negarem, o que a ciência não explica a fé explica e ocorre a mesma coisa vice-e versa. Deus age de formas que jamais podemos imagina, afinal foi Ele que criou tudo. Ou por acaso vocês acham que a inteligência que tanto os cientistas prezam vêm dos macacos? (não que os macacos não tenham sua inteligência) mas é impossível a concepção de que tudo que existe, um universo imenso que nos cerca tenha surgido de uma “molécula” que decidiu explodir. Não dá pra negar, existi Mais. Cada um crê no que quer, mas não podem zombar de algo que desconhecem, porque quem rejeita o Criador não é por que tem “provas” de que Ele é ilusão, é porque verdadeiramente jamais o conheceu, não teve o prazer de ser apresentado a Ele, não consegue ver o milagre de cada dia. E quando tem a oportunidade de conhece-lo apenas procura desclassificar o milagre que vê.

  14. Eu Preferia não ter que me meter nesse debate entre ateus e cristãos, mas é impossível ler tanta respostas conflituosas e não dizer nada. Uns falam de evolucionismo outros de criacionismo, mas o fato é : Será que nenhum de vocês conseguem assimilar que tanto criacionismo quanto evolucionismo andam juntos? Sabemos que Deus criou o mundo e que essa criação envolve mistérios que não entendemos e por isso muitos tentam desvalidar este fato, cientistas nos mostram que o homem evolui através do tempo (só não me digam que foi dos macacos, pois se fosse todos deveriam ter evoluído e a raça estaria extinta), então agora eu pergunto a vocês: Vocês realmente acreditam que tudo o que nos cerca, que cada um de vocês surgiu… do NADA? Já passou da hora de religião e ciência pararem com a briga sobre quem é o melhor e darem as mãos para andarem juntas. Por que, apesar de muitos negarem, o que a ciência não explica a fé explica e ocorre a mesma coisa vice-e versa. Deus age de formas que jamais podemos imagina, afinal foi Ele que criou tudo. Ou por acaso vocês acham que a inteligência que tanto os cientistas prezam vêm dos macacos? (não que os macacos não tenham sua inteligência) mas é impossível a concepção de que tudo que existe, um universo imenso que nos cerca tenha surgido de uma “molécula” que decidiu explodir. Não dá pra negar, existi Mais. Cada um crê no que quer, mas não podem zombar de algo que desconhecem, porque quem rejeita o Criador não é por que tem “provas” de que Ele é ilusão, é porque verdadeiramente jamais o conheceu, não teve o prazer de ser apresentado a Ele, não consegue ver o milagre de cada dia. E quando tem a oportunidade de conhece-lo apenas procura desclassificar o milagre que vê.

  15. Sem querer entrar no mérito religioso e tocando na última passagem em que se diz:

    “No texto fictício, o aluno fala que o contrário de “mal” é “Deus”. No caso, “Deus” entrou como sinônimo de “bom”. O antônimo de “mal” é “bem”. O antônimo de “mau” é “bom”. Apenas um erro de gramática que queríamos ressaltar.”

    Na verdade, a palavra “Deus” entrou no texto, sim, como sinônimo de “bem” e não de “bom”. A intenção foi dar a entender que Deus representa TODO O BEM que existe, não apenas dizer que ele é BOM.

    Portanto, não há erro de gramática a ser ressaltado, pelo menos não nesse caso.

  16. A ciêmcoa e o cristianismos tem caminhos opostos pois a ciência busca provas e o verdadeiro cristianismo é fundado pela fé … como dizia Jesus “felizes são os que não precisam ver para crer” … No Genesis menciona que Deus criou o mundo e confiou ao homem para administrar, ou seja a grande decadência do mundo faz parte de uma natureza egoísta dentro de cada ser humano, para quem crê, essa natureza só pode ser transformada se conhecermos o amor verdadeiro de Deus … acreditar no amor olhando para o mundo é impossível … também é impossível ter uma base sobre fé do cristianismo em poucas frases … para quem conhece a história de Einstein ele dedicou uma vida para criar as bases de suas teses … Com a fé acontece o mesmo … para se ter uma base não é através de um vídeo ou de um livro ou outro … e sim de muita busca … podemos acreditar que a perfeição do universo foi gerado por uma explosão, para mim é como aparecer um ultrabook na minha mesa e me disserem que foi uma explosão que gerou toda a lógica e mecânica dele, para mim é naturalmente lógico que tenha um conhecimento engenhoso por trás disso, se pensar assim de um equipamento que tem um conhecimento humano tão limitado … quanto mais um universo tão perfeitamente ajustado e complexo …
    Ninguém vai conseguir provar para ninguém seus fundamentos pois são extremamente opostos … o fato de Einstein acreditar em Deus ou não … não faz diferença para Deus … não faz diferença para nós … eu perdi algum tempo para escrever esse comentário e isso não vai alterar nada nessas questões … nosso exercício mental pode estimular nosso cérebro … ou pode ser apenas perda de tempo … mas uma coisa é certa … nossa terra é finita … é como nossa vida … por mais que a ciência evoluo, prolongue nossa vida nunca vai conseguir fazer de nós imortais … a inteligência humana, a ciência não são capazes de gerar consciências melhores, o mundo cada vez piora mergulhando em violência, desigualdade, egoísmo … uma humanidade que a alguns milhares de ano deviam ter evoluído deixam cada vez mais um rastro de destruição … e o qual é o folego de vida que ainda rema contra esse sistema ??? sãos os indivíduos que tem capacidade de olhar para seu lado e ver que existe algo além de si mesmo … que tem “gastam” tempo com alguém, que buscam justiça, criam ongs … fazem trabalhos voluntários para tentar amenizar a decadência humana nas favelas, nós presídios … nos cantos mais abandonados do sistema … nos descartados … Os cristãos dizem que Deus é amor … o amor é o sentimento mais poderoso ente os humanos … é capaz de ressuscitar vidas … e não há bem mais precioso que a vida … pois aqui … sem ela tudo acaba … Einstein foi abençoado com um potencial fantástico … se ele acreditou em Deus ou não, não faz diferença porque para um pai que ama o filho com amor agapê, não muda seu amor pelo reconhecimento ou não de sua paternidade ;;;

    Hasta la vista …

  17. Eu não tenho religião também nem gostaria de Ter, tenho um avô fanatico e religioso e tem coisas que ele fala e faz que não me agrada, eu acho que quando uma pessoa se torna “fanatica” não é uma coisa boa, acho que nem pra Deus é algo positivo, sabe vc querer obrigar uma pessoa a pensar como vc, se ela não fizer isso ela é ignorante, ou seja la o que for. O fato é que eu creio sim em Deus e não em religião, religião na minha opínião só acaba com as pessoas eu vejo isso com meu vô os comentários, as coisas que ele fala ja vi atá falar besteiras de acidentes que acontecem com pessoas. Agora falar ” Se Deus existe por que ele permite o mal” gente Deus não faz o mal de ninguém, as pessoas sim é que fazem o mal delas mesmas, As pessoas acabam com seu convivio, as pessoas matam, as pessoas são estupidas elas sim é que permitem o mal, elas sim estão a cada dia acabando com elas mesmas. agora uma pessoa chegar e falar ” por que Deus permite um desastre natural ” Quem esta destruindo o planeta mesmo? são as pessoas, as pessoas só colhem o que plantão. (sei que usei talvez pra alguns um exemplo ridiculo) mais tentei mostrar algo mais fácil pra entenderem. Isso depende do ponto de vista de cada um. Eu conheço muitas pessoas que se dizem cristãos que vão pra igreja com a biblia de baixo do braço, e que são pessoas ruins, pessoas más que faz coisas que qualquer um duvida, é ai que eu acho que entra a religião. Não é Deus que rouba dinheiro dos crentes, algumas pessoas confundem muito, o que uma igreja que rouba seus proprios membros tem haver com Deus? essas coisas não estão ligadas, só por que dizem ser de Tal religião significa que aquilo é uma coisa de Deus? esse é o mal dos que não acreditar confundir as pessoas e as religiões com Deus. Se vc tem a religião e não tem Deus no coração, na ha biblia que te salve, agora independente se a pessoa tiver religião ou não e tiver e for uma boa pessoa, eu acredito que é isso que vale a pena, sempre respeitando a opinião dos outros, eu vejo crentes falando besteiras para ateus, mais também vejo o contrário, apenas respeite, cada um com sua opinião, sabe não precisa discriminar ou humilhar alguém independente das suas crenças, pessoas que não sabem respeitar a opinião alheia são tão mesquinhas. enfim essa é minha palavra, boa matéria é a primeira vez que eu visito o site e estou adorando, só acho que nessas alguns editores seja la quem fez essa matéria acho que deixou um pouco o lado pessoal interferir, deviam ter falado apenas da matéria. enfim valeu!!

  18. para que alguma coisa venha a existir necessario é que se crie certo?diante disso quem criou todo esse universo,complexo com tudo em seu devido lugar e obedecendo as leis da natureza (menos os seres humanos que se dizem racionais; a se o livre arbitrio não existice)não vale dizer que foi de uma explosão ,pois , ainda sim ,o universo, esta criação maravilhosa ja estava la se não não haveria explosão nenhuma quero que me digam quem criou tudo isto no principio de tudo?disseram que cristãos e evangelicos são manipulados se for para ser manipulado por DEUS então DEUS me usa em favor de todos que não acreditam no seu imenso AMOR.Que DEUS abençoe a vida de todos com o AMOR E PAZ QUE DEVERIA SER PARA TODOS SO SERES HUMANOS ,TODOS.

  19. Por que querem colocar a religião e ciência num lugar só? A religião por ela mesma não quer provas e sim “fé”, sabem o que significa fé, não é? Se alguém quer acreditar em algo sem provas, cabe a ela decidir. A Ciência é algo que está sempre em mudança, se vocês não sabem, pessoas acreditavam piamente que o átomo era indivisível há um tempo atrás, qualquer cientista têm a noção de que a Ciência está sempre se superando e isso vai sempre está andando. Se você quer acreditar em tudo que ela diz AGORA, cabe a você também, mas sim, em relação a credibilidade, é muito mais viável do que uma praticamente “pseudociência” como a religião. Eu mesma, sou deísta e não vejo motivo para que existamos sem ter algo maior ou uma organização, ou “uma energia que sempre existiu e vai sempre existir” (pesquisem sobre isso) que somos todos nós e tudo o que há, isso posso chamar de Deus. Como o próprio Einstein disse, futuro, passado e presente são ilusórios, o que achamos que vai acontecer ainda, já aconteceu no tempo-espaço e se quando morrermos não vai adiantar nada termos vivido isso tudo, pois nós e nossas memórias já se foram e seria ilógico, nunca teríamos existido. “Se é provável que nós não somos nada além de uma temporária aglomeração de átomos, comprimentos de onda de energias. Neste momento, desta forma, mas não por muito tempo. E não é ainda totalmente presente nesta forma.” (Epicuro) Levando para o lado filosófico, isso vai nos levar a onde? Já nos levou? Você acredita nisso, às vezes até acham que o Darwinismo está totalmente provado e critica os milagres, mas pra que se, para você, você não existe mais e nunca se vai sabe se existiu?

  20. Não gosto de discutir cada um têm sua crença ou descrença.. Mas pessoas se esquecem que isso é apenas um tópico, criticando uma corrente, e levam tanto para o lado pessoal como religioso, e a respeito da ”energia existente em tudo e todos”, uma recente descoberta, o Bóson de Higgs, ou a ”partícula de Deus”, que estaria presente na constituição de toda matéria existente, seria como um ”início”, estudos tentando re-criar o momento da ”explosão”, e em meio a essa descoberta, muitos preferem apenas crer na Ciência, quando na realidade até mesmo a própria Ciência é falha, e o que ela não explica, a fé cumpre esse papel. Mas ela caminha para um lado, que acabará provando, que existe uma divindade, talvez não aquela descrita pela religião, mas sim uma ”força superior”. Não adianta haver fanatismo, tanto por meio de ateus ignorantes, ou por parte de crente manipulados; um mundo tão surpreendente, tudo em sua plena e perfeita sincronia, uma explosão, teria criado tudo? Se algo explodiu significa que já havia um meio. Se isso realmente tivesse acontecido, algo teria o provocado, logo já haveria algo antes da ”explosão”. Alguns poderiam associar que o Bóson de Higgs teria explodido e criado tudo que existe no Universo, ainda assim como há relatos de astros anteriores ao período da ”’explosão”. Não estou aqui para criticar essa teoria, só estou expondo circunstâncias. Einstein, uma das mentes mais brilhantes da história, era agnóstico, mas percebeu a existência de uma ”força superior”, seja da forma, a energia que habita em cada ser humano e a complexidade do universo, um conhecimento muito além da capacidade humana, inclusive de sua capacidade, até por que muita coisa ele não conseguiu explicar, há limites que o homem não consegue passar. Ele acreditava que a Bíblia era algo ”infantil”, pois achava que muito daquilo poderia ser desvirtuado, e que os judeus não poderiam ser o povo escolhido(ele era judeu). Do tempo dele até o nosso, muita coisa aconteceu, o conceito de ”mal” e ”bom”, é muito relevante. Deus não permite que algo ruim aconteça, o homem planta sua própria ruína, e a tendência é que piore ainda mais. Muitos podem dizer a respeito de interpretação do Livro, tanto para criticar, como para negar algo que ele vê acontecendo diante de seus olhos, muita coisa está se cumprindo, não importa como o veja. Podes até não acreditar em algo, numa divindade, ou num livro inspirado por ele, mas não crer, não irá fazer com que Ele deixe de existir. A fé é a crença em algo que não se vê, mas se sente, se vive a cada dia, muitos deixam de crer por que ouvem a palavra errada, tem o pensamento certo, mas não há quem diga corretamente. Ele disse para pregar para os 4 cantos da Terra, não uma religião, mas uma crença, o fim dos dias está chegando.
    Enfim, vivemos numa liberdade de expressão, cada um fala e acredita no que quer, até esse livre arbítrio que cada ateu/cristão tem para vir aqui falar bobagem, por meio de generalizações e citações tolas.
    Ótimo post!

  21. Em 1921, quando perguntado pelo rabino H. Goldstein, de New York, se acreditava em Deus, Albert Einstein, físico alemão de origem judaica, que dispensa apresentações, respondeu: “Acredito no Deus de Spinoza, que se revela por si mesmo na harmonia de tudo o que existe, e não no Deus que se interessa pela sorte e pelas ações dos homens”.(*)
    Nessa mesma ocasião, muitos líderes religiosos diziam que a teoria da relatividade “encobre com um manto o horrível fantasma do ateísmo, e obscurece especulações, produzindo uma dúvida universal sobre Deus e sua criação” (**). Tese discordante integralmente, pois Einstein confessou a um assistente que no fundo seu único interesse era descobrir se no instante da criação Deus teve escolha de fazer um universo diferente e, caso tenha tido opção, por que é que decidiu criar esse universo singular que conhecemos e não outro qualquer?
    Dizia ainda, “Minha religião consiste em humilde admiração do espírito superior e ilimitado que se revela nos menores detalhes que podemos perceber em nossos espíritos frágeis e incertos. Essa convicção, profundamente emocional na presença de um poder racionalmente superior, que se revela no incompreensível universo, é a ideias que faço de Deus” (***)

  22. Einstein como qualquer outro ser humano é falho. Suas teorias mesmo sendo avançadas não deixam de ser apenas teorias, com o tempo com certeza elas serão mudadas como ocorreram com as de Newton, que na época em que foram concebidas foram vistas como incontestáveis. As teorias do Einstein com o tempo também serão mudadas… É assim que a ciência anda, com passos do comprimento de um ponto geométrico. Tentam desvendar os mistérios do universo, mas nenhuma teoria é verdadeira, nenhuma! Se é a isso que se apegam muitas pessoas, eu só lamento pois são um bando de iludidos…

  23. Quando me refiro aos iludidos falo de quem crê completamente em uma teoria, pois nenhuma delas é verdadeira, são passíveis de mudanças e não devem ser entendidas como se fossem verdades absolutas… Assim é com o evolucionismo, relatividade, e qualquer outro raciocínio humano… Quanto a Deus, eu simplesmente acredito e nada me fará mudar de ideia…

  24. O lobo que existe dentro de nós

    Uma noite, um sábio contou ao seu neto sobre a guerra que acontece dentro das pessoas.
    Ele disse: “A batalha é entre dois ‘lobos’ que vivem dentro de todos nós”.
    Um é mau: é a raiva, inveja, ciúme, tristeza, desgosto, cobiça, arrogância, pena de si mesmo, culpa, ressentimento,
    inferioridade, mentiras, orgulho falso, superioridade e ego.
    O outro é bom: é alegria, paz, esperança, serenidade, humildade, bondade, benevolência, empatia, generosidade,
    verdade, compaixão e fé.

    O neto pensou nessa luta e perguntou ao avô: “Qual lobo vence?”
    O sábio respondeu: “Vence aquele que você alimenta…”

  25. Trecho do livro Ciência, Intolerância e Fé de Phillip E. Johnson:
    É provável que a melhor maneira de explicar por que alguns modernistas teístas se entusiasmam não só com a teoria da evolução, como também especificamente com a evolução não-dirigida, comece com Albert Einstein, que fez o famoso comentário de que “A ciência sem religião é manca; a religião sem a ciência é cega”.8 Sua constante referência a Deus dá aos incautos a impressão de que ele acreditava em um criador sobrenatural, e esse engano é explorado por darwinistas que querem assegurar ao público religioso que os cientistas também podem ser religiosos. Há, porém, uma enorme diferença entre o Deus da religião bíblica tradicional e um “deus” metafórico que é apenas uma maneira reverente de se referir às leis da natureza ou de determinada dimensão espiritual na razão humana. Einstein não acreditava num Deus pessoal, mas no que ele chamava de “Deus de Spinoza”. É um princípio impessoal por trás das leis semelhante ao que Stephen Hawking deve ter intencionado quando disse que uma teoria física unificada nos permitiria “conhecer a mente de Deus”, ou o que Paul Davies quer dizer quando escreve livros com títulos como The Mind of God (A
    mente de Deus). Spinoza negava a existência tanto de um propósito cósmico quanto do livre-arbítrio humano. Isso porque pensava que todas as coisas estavam sujeitas às leis de causa e efeito. Em 1932, Einstein escreveu:
    “Spinoza foi o primeiro a aplicar com estrita consistência a ideia de um determinismo que invade a tudo na ação, pensamento e sentimento humanos. Em minha opinião, seu ponto de vista não obteve aceitação geral da parte de todos os que lutam por rigor lógico e clareza somente porque isso requer não apenas coerência de pensamento, como também, de forma incomum, integridade, magnanimidade e — modéstia.9”
    Aparentemente, Einstein não estava consciente de que sua própria declaração era ao mesmo tempo nada modesta e contraditória, visto que o louvor ou a culpa significam menos se todo o pensamento humano for governado por leis físicas. Quando Einstein se opôs à não-determinação quântica porque “Deus não joga os dados”, ele quis dizer apenas que preferia crer em um universo que é governado por leis do que governado pelo acaso.
    Se leis invioláveis governam todas as coisas, então não existe liberdade humana. Para os que pensam em categorias naturalistas, a única alternativa à lei é o acaso. É por isso que os modernistas teológicos tendem a ver tanto a teoria darwiniana quanto a mecânica quântica como que libertando o cosmos do determinismo de Spinoza.

    8 Esse famoso comentário de Einstein foi feito numa palestra sobre “Ciência e Religião”, dada em 1940, em uma conferência na cidade de Nova Iorque (ver, de Max Jammer, Einstein and Religion [Princeton, N.J.: Princeton University Press, 1991], p. 31). Nessa palestra, Einstein explica que não deve haver conflito entre a ciência e a religião, porque a ciência afirma apenas aquilo que é, não o que deveria ser. Continuou dizendo que “a principal fonte dos conflitos atuais entre as esferas da religião e da ciência está no conceito de um Deus pessoal” (pp. 94,95).

    9 Ibid, pp. 44,45. O argumento de Einstein em favor do determinismo de Spinoza é insolente, coercivo e incoerente. Se outros deixam de apreciar que as leis invioláveis governam todo o pensamento, sentimento e ações humanas, isso é porque lhes falta a “rara integridade, magnanimidade e modéstia” que capacitam o próprio Einstein de ver a verdade. Deverão se submeter a Einstein e Spinoza, ou então, confessar sua grave falta de caráter. Mas, se as leis naturais governam todos os pensamentos humanos, então essas leis causam tanto a crença de Einstein no determinismo quanto as crenças contrárias de outras pessoas. Nesse caso, as virtudes e os defeitos não têm nada a ver com isso. Nós cremos ou descremos conforme as leis nos dirigem, e não temos nenhuma escolha nessa questão.

  26. O mais legal de tudo que foi comentado,é quando olhamos para o lado e as melhores que nos cercam as vezes são opostas as nossas convicções ex: mãe,pai,amiga(o),esposa,marido,namorada(o),filhos e ai apelar pra quem?Einstein,Freud

  27. O e-farsas tem um grave problema pois assim como muitas outras coisas pra existir e continuar existir ele simplesmente assume a missão de a todo custo provar que o que seja lá que apareça com um tom mais polêmico seja batizado como o proprio site se propõe de FARSA. Nesse caso não importa muito a principio se o Einstein disse ou não aqullo antes de detonar o conteudo pelo menos preserve que a intenção do post não e vender nada falso não é ninguem não dizer que A ou B é bom ou ruim mas que pode haver erro de interpretação mas que nada tira o conteudo da mensagem e fundamental o E FARSA NAO PODE DECLARAR COM TODAS AS LETRAS QUE O EINSTEIN DISSE OU NAO ESTA OU OUTRAS FRASES PODE DUVIDAR MAS NAO AFIRMAR !!!

  28. Diante desse video foram me impostas as seguintes perguntas:

    Se Deus não é onipotente e onisciente então por que o mal existe?
    Por que catastrofes matam pessoas?

    Então, segue a minha resposta:

    Lembrando que o futuro da humanidade esteve nas mãos de um homem e uma mulher, como na vida existem escolhas (livre arbítrio), optaram em ter o conhecimento entre o bem e o mal.
    Como exemplo: Fazemos as nossas todos os dias ou o mesmo que “colheu o que plantou”.

    Gostaria de considerar que alguns seres humanos que acreditam ser fruto de um “big bang” , realmente devem se sentir um vegetal em evoluir so pra si, completar 70 de existência em média, depois simplesmente “sumir”, deixando um legado ou não pra sua espécie, que continuará se reproduzindo …rsrs pra mim não há sentido nisso..
    Existe enérgia além dessa matéria(corpo) existe o espírito, a alma, a vida eterna.

    Nenhum ser humano é capaz de compreender o motivo de um tsunamis, terremotos e demais catastrofes ter matado milhões de pessoas, muito menos o mesmo querer achar justo ou não (ser o bendito juiz) pois não há discernimento, não há competencia na tal criatura (homem)… afinal ninguém conhecia a fundo cada um daqueles corações e mentes além do criador, não digo no sentido de julga los e dizer que seriam merecedores da morte ou no sentido de dizer também que já poderiam ter uma salvação antecipada, ou na ideia de servirem como um sinal, a minha certeza é de que existe um propósito maior e benéfico, como ja está escrito na biblia, que haveria de acontecer coisas na terra, que tudo que há a na terra terá um limite, até a própria vida da carne, qualquer acontecimento do tipo pode ser apenas para que os demais tomem ciência que o valor real vai além da nossa passagem por aqui.

    Abaixo esta um versículo para os “mestres” que se acham a “mente do mundo”. Ou até mesmo Albert Einstein “o senhor da física” que é tomado como exemplo no vídeo, não teria a reposta”.

    Disse o Senhor:
    Prepare-se como simples homem,
    vou fazer perguntas a você,
    e você me responderá.
    “Onde você estava quando lancei
    os alicerces da terra?
    Responda-me, se for inteligente. .(JÓ 38: 4)

    Com a frase do menino, podemos chegar a concluir que sem a existência do mal não existiria o bem. O mal é necessário para que se tome conhecimento do bem. Há uma passagem na Bíblia que diz: “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (ROMANOS 8:28)
    Isso inclui o “bem” e o “mal”.

    Você só é capaz de tolerar o mal se houver um sentimentos maiores produzidos pela fé, como esperança, paciência, , perdão e logo quem o ama terá recompensas.

    O sentimento “amor” não pode ser inteiramente definido por mim, não me julgo conhecedor mas tenho minhas ideias: significado de “amar” vai além de um sentimento de interesse, como alguns possam até acabar entendendo. -.-”
    Não é isso… Amar = compreender, perdoar, cuidar ter carinho, ter a atenção ,ser leal,ser grato, ser até grosseiro em alguns momentos, mas sem perder o equilíbrio, pois a finalidade é levar o bem… onde o interesse é apenas ser amado também.

    Creio que a nossa existência é fundamentada em conhecer o amor verdadeiro e chegarmos ao grande dia de a glórificar a Deus.

    Está escrito:

    “A todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para a minha glória: eu os formei, e também eu os fiz.” (ISAÍAS 43: 10)

    Tudo que acontece e aconteceu na história da humanidade se refere a esse único propósito, Conhecer além do que podemos e imaginamos, as promessas estão escritas…

    Bíblia diz: Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”. (1 CORINTIOS 2:9)

    • Bruno .. o fato de ouvir, falar,enxergar , e também a engenhosa arquitetura do nosso cérebro. nos da a entender que temos regras estabelecidas a seguir e ter no minimo ,um pouco de felicidade , as ocorrências tidas nas catástrofes no planeta são originadas por quem? será que não é o próprio homem?

  29. O brasileiro judeu Cesar Lates declarou que o seu compatriota, o judeu Albert Einstein era um hipócrita, plagiador e idiota que não invento porra nenhuma!

  30. André Luis Bender voce é cristão por ter nascido num pais cristão , ou queres que eu acredite que se tivesses nascido no butão voce era cristão?

  31. Einstein era um agnóstico, mas tendo uma educação judaica ele jamais diria que o mal é a ausência de Deus, já que Deus seria onipresente, ele não se ausenta como a luz ou o calor. Sendo onipresente, se Deus existe ele está não apenas onde há o bem, mas também onde há o mal. O dualismo é estranho ao judaismo.

  32. 1) Deus não existe e foi ele mesmo que me disse isto. Como tenho muita fé no criador passei para o time dos ateus,graças a Deus.
    2) O frio é apenas uma sensação animal, portanto, não pode ser usado para designar temperaturas.Se está frio para mim, está quente para um pinguim.
    3) O mal tambem é um conceito relativo à construção moral humana. Matar um semelhante pode ser uma maldade, mas pode ser uma ato de amor como na eutanásia, logo o mal e o bem não
    existem por si e sim como conceito humano.
    4) É profundamente recriminável um evangelizador utilizar-se de versões fantasiosas para conquistar adeptos para seu grupo religioso que diz amar a verdade acima de tudo. É uma contradição.
    5) o vídeo como exercicio lógico é primário, infantil, superficial
    6) Desculpem me a brincadeira no item 1

  33. Einstein provou para seu professor que Deus existe? Não vejo que ISSO vai mudar alguma coisa no mundo. Quem crer em Deus acredita que Ele existe e isso NAO DEPENDE da ciência. Alguém tentar provar que Deus existe ou não primeiro deveria se preocupar se ELE (DEUS), vai mudar se vc crer ou nao crer nEle. Deus continua sendo Deus, eu acreditando ou nao! Einstein continua uma MENTE brilhante acreditando em Deus ou nao, más morreu e Deus? Continua nos debates e nos coracoes de quem crer ou nao!!!

  34. Einstein, um grande cientista, talvez o maior, não foi sábio o suficiente para proferir as palavras deste jovenzinho nesta estória ou história, não sabemos! Uma coisa sabemos o mal é realmente a ausência de Deus!

  35. Sou cristão. E confesso que acho ridículo essas apelações para tentar infundir fé em alguém. Se a pessoa realmente crê que Deus é o ser incrível que a Bíblia descreve, a verdade deveria ser suficiente para convencer alguém. A mentira não pode conduzir a algo bom e real.

    De qualquer forma, o mais irônico é que a própria Bíblia relata que Deus criou o mal. “Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas”. Isaias 45:7.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Isso vai fechar em 20 segundos