Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Estátua de iPhone é removida após CEO da Apple revelar que é gay!

Indeterminado

Estátua de iPhone é removida após CEO da Apple revelar que é gay!

Governo da Rússia teria mandado retirar a estátua em homenagem à Apple de uma praça após Tim Cook ter revelado que é homossexual! Será que isso é verdade?

A notícia apareceu na web no começo de novembro de 2014. De acordo com a manchete, uma estátua em forma de iPhone gigante teria sido retirada de uma praça, na Rússia, poucos dias após o presidente-executivo da Apple, Tim Cook, ter declarado publicamente que é homossexual.

Segundo o texto que circulou pelas redes sociais, o “iPhonão” que homenageava a empresa fundada por Steve Jobs na Rússia teria sido removido da praça pública por causa de uma lei daquele país, que parece proibir a “propaganda homossexual” dirigida aos jovens russos!

Será que isso é verdadeiro ou falso?

Estátua feita em homenagem à Apple teria sido removida na Rússia! Será?

Estátua feita em homenagem à Apple teria sido removida na Rússia pra evitar a “propaganda gay”! Será?

Verdadeiro ou falso?

De acordo com as agências de notícias Reuters e a BBC, o memorial erguido em homenagem a Steve Jobs foi desmontado na cidade russa de São Petersburgo, um dia depois que Tim Cook, executivo que ficou no lugar de Jobs na Apple, ter declarado ser homossexual.

A estátua era uma réplica de 2 metros de altura do smartphone idealizado por Steve Jobs e foi erguida no campus de uma faculdade de São Petersburgo, em janeiro de 2013, pela empresa ZEFS.

O Grupo russo ZEFS (que é um conglomerado de empresas) fez um comunicado no dia 31 de outubro de 2014, dizendo que foi obrigado a desmontar a estátua em cumprimento à Lei de Combate à “Propaganda Gay”.

Em um trecho do comunicado, a ZEFS diz:

“Na Rússia, a propaganda gay e outras perversões sexuais entre menores de idade são proibidos por lei […] e o memorial tinha sido construído em uma área de acesso direto entre os jovens estudantes e estudiosos”.

De fato, a lei que proíbe a “propaganda gay entre menores de idade” foi assinada em 2013 pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin. Apesar de Putin afirmar que não há discriminação contra as pessoas homossexuais naquele país, membros da comunidade gay dizem que a aprovação da lei só serviu para aumentar os problemas para eles.

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

Abaixo, um vídeo mostrando o momento da retirada da estátua:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/700DUci-yD0″ frameborder=”0″ allowfullscreen]

O Grupo ZEFS volta atrás

No dia 03 de novembro de 2014, a agência de notícias russa Tass afirmou que, aparentemente, tudo não passou de um mal-entendido entre a ZEFS e a imprensa.

O Chefe de Relações Públicas do Grupo ZEFS, Kirill Alexandrov, disse à agência que há uma carta oficial da sua empresa avisando que a estátua foi removida temporariamente para ser consertada (a réplica do iPhone possui uma tela sensível ao toque) e essa carta teria sido enviada à imprensa antes das declarações de Tim Cook.

O jornal russo Fontanka confirma essa versão e ainda diz que a tela do memorial já vinha apresentando problemas há algum tempo e que precisava mesmo passar por reparos! O Fontanka afirmou ainda que a reitoria da universidade só aceitou a retirada do iPhonão com uma promessa (por escrito) de que o grupo irá devolver o objeto no lugar.

O destino da escultura só será decidido em dezembro de 2014, em uma votação que ocorrerá em um fórum na cidade.

Conclusão

A estátua do iPhone foi retirada mesmo! No entanto, é difícil de se averiguar quais foram os verdadeiros motivos que levaram a esse ato. Tudo indica que a retirada da estátua logo após as declarações feitas por Tim Cook a respeito de sua própria orientação sexual pegou muito mal pra ZEFS, que resolveu voltar atrás depois que viu que sua imagem poderia ficar manchada!

Sugestão de Rodrigo Portillo, através do nosso fórum no Facebook!

Continue lendo
2 Comentários

2 Comments

  1. Marcos+A.

    5 de novembro de 2014 em 8:36

    Seria lamentável retirar a estátua por esse motivo. Não vejo ali nenhuma propaganda gay. Agora se uma celebridade russa ou estrangeira se declarar homossexual vão fazer o quê, proibir de andar pelas ruas e aparecer em público? Ridículo.

  2. Durruti

    11 de novembro de 2014 em 10:12

    De facto é lamentável que um país / potência mundial como a Rússia ainda possua estes “tiques” pré-modernos. É triste ver um país que já foi (ou pelo menos tentou) o “farol” que guiaria todos os Homens para uma sociedade mais justa e igualitária voltar a este tipo de atitudes retrogradas e incompreensíveis á luz da modernidade.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo