Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Dentista contaminou mais de 22mil pacientes com AIDS! Será?

Saúde

Dentista contaminou mais de 22mil pacientes com AIDS! Será?

É verdade que um dentista britânico pode ter contaminado milhares de pacientes com o vírus da AIDS? Notícia que se espalhou pela web afirma que sim!

No dia 12 de novembro de 2014, a notícia do dentista que teria contaminado milhares de pacientes com o vírus da AIDS foi publicada em inúmeros sites e blogs. De acordo com a manchete, o Departamento de Saúde Pública Inglês estaria chamando mais de 22.000 pacientes que se trataram nos últimos anos com um doutor (cujo o nome não teria sido identificado) para testes de soropositivo, pois estariam correndo sérios riscos de terem sido contaminados pelo dentista.

Será que essa história é real?

Dentista teria contaminado mais de 22.000 pacientes com AIDS. Será? (Foto: Reprodução/Facebook)

Dentista teria contaminado mais de 22.000 pacientes com AIDS. Será? (Foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

Apesar de ter algumas algumas características dignas de um boato digital, o fato ocorreu mesmo, no condado de Nottinghamshire (Inglaterra)!

O dentista (que muitos blogs afirmaram não saber seu nome) se chama Desmond D’Mello e está afastado de sua profissão desde junho, depois que um de seus pacientes conseguiu denunciá-lo, fazendo com que a clínica onde operava o doutor fosse filmada secretamente por 3 meses.

Durante as investigações, apurou-se que o dentista não trabalhava obedecendo às normas de higiene e de controle de infecções e, de acordo com o jornal britânico Metro, apesar do dr. D’Melo ter atendido mais de 22.000 pessoas durante os 32 anos de profissão, apenas 160 pacientes correm riscos sérios de infecção.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Dr. Desmond D'Mello foi afastado da profissão por 18 meses! (foto: Divulgação)

Dr. Desmond D’Mello foi afastado da profissão por 18 meses! (foto: Divulgação)

O jornal Daily Mail explica que as contaminações podem ocorrer de um paciente para outro e não só com vírus da AIDS como também hepatite e outras doenças transmissíveis pelo sangue, já que os instrumentos usados pelo ex-dentista não eram esterilizados corretamente.

Segundo informações do jornal Notthingham Post, uma paciente de 23 anos morreu pouco tempo após ser tratada pelo dentista e há uma investigação paralela à da polícia sobre uma possível culpa do sr. D’Mello na morte da mulher. Por enquanto, o dentista está suspenso por 18 meses!

Conforme afirmado pela agência britânica LBC, a Comissão de Qualidade de Saúde interditou a clínica e a Agência de Saúde Inglesa disponibilizou uma central de atendimento via telefone para auxiliar pacientes que foram atendidos por D’Mello nas últimas décadas que quiserem fazer testes para Hepatite e AIDS.

Clínica onde o dr. D'Mello atendia seus pacientes! (foto: Reprodução)

Clínica onde o dr. D’Mello atendia seus pacientes! (foto: Reprodução)

Conclusão

Um dentista foi afastado da sua profissão na Inglaterra após ser constatado que sua forma de trabalho era incompatível com as normas de higiene e controle de infecções impostas por aquele país! Mais de 160 pessoas correm sérios riscos de terem sido contaminadas, mas o doutor já atendeu mais de 22.000 pessoas ao longo de sua carreira. A notícia é um pouco exagerada, mas em caso de saúde, todo o cuidado é pouco.

Continue lendo
2 Comentários

2 Comments

  1. Pierrot

    13 de novembro de 2014 em 6:26

    Por isso que eu digo: Nunca esqueça da proteção (eu estou falando da pasta de dente, fio dental e anticéptico bucal seus safadinhos).

  2. Marcos+A.

    14 de novembro de 2014 em 8:09

    Não fez de propósito, mas por puro desleixo.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo