Conecte com a gente

E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

Fotos de crianças negras admiradas por brancos e vice-versa!

Human Fascination - negros e brancos

Fotos

Fotos de crianças negras admiradas por brancos e vice-versa!

Fotos de crianças negras admiradas por brancos e vice-versa!

Fotos mostram crianças negras sendo admiradas por “brancos” e uma criança de pele clara sendo admirada por crianças negras. Serão reais essas imagens?

No final de julho de 2012, a imagem abaixo voltou a circular pelo Facebook. Nela podemos ver 2 imagens: na primeira, várias pessoas fotografando e admirando algumas crianças negras. Na segunda foto, exatamente o inverso.

A imagem que gerou bastante curiosidade no Facebook é essa:

Human Fascination - negros e brancos

Fascinação Humana - negros e brancos! (reprodução)

 

Verdadeiro ou farsa?

As fotos são reais!

A primeira foto é de autoria do fotógrafo holandês Ed van der Elsken. Ela foi tirada em 1973 na África do Sul durante um protesto organizado pela população negra, que exigia o fim da discriminação racial.

Aparentemente, os turistas americanos não estavam muito preocupados com a questão e preferiram tirar fotos das duas crianças negras que apareceram por ali.

Foto tirada em 1973 por Ed van der Elsken durante um protesto na África do Sul!

Foto tirada em 1973 por Ed van der Elsken durante um protesto na África do Sul!

Envie suas dúvidas e sugestões para o nosso WhatsApp no (11)96075-5663

 

Já, sobre a segunda fotografia, não conseguimos muita informação a respeito. Nossas pesquisas nos levaram ao fotógrafo Abir Abdullah de Bangladesh. Abir trabalhou como fotógrafo freelance de 1994 a 1995. Trabalhou como fotógrafo pessoal da Drik Picture Library de 1996 a 2005. Como não encontramos nenhuma prova de que a segunda imagem seja mesmo de autoria de Abdullah, essa parte da pesquisa ainda fica em aberto.

Fascinação humana - Abir Abdullah

Fascinação humana possivelmente de autoria de Abir Abdullah

Caso o leitor possua alguma informação a respeito dessa segunda fotografia, favor nos ajudar nos comentários lá no final dessa página.

De qualquer maneira, ao que tudo indica, não houve nenhuma manipulação digital nas duas imagens.

Racismo?

As duas fotografias juntas são interpretadas de várias maneiras pelos usuários do Facebook. Alguns afirmam que as pessoas de ambas as fotos estão, na verdade, curiosas com as crianças com cor de pele diferente e isso seria normal. Outros leitores comentaram que isso seria uma forma de “atenuar” o racismo ou aliviar a barra de quem é racista.

E você, o que acha? Como a função do E-farsas é somente a de mostrar se o que rola na web é verdadeiro ou farsa, não cabe a nós aprofundar nessa questão. Todavia, fica para o amigo leitor se manifestar… Aguardamos os seus comentários!

Conclusão

As imagens são reais! Aparentemente, não houve manipulação digital em nenhuma delas.

Sites citados

 

Continue lendo
14 Comentários

14 Comments

  1. Katherynne

    2 de agosto de 2012 em 12:51

    Mto bom.
    Não vejo nada de racismo nessa fotos, é curiosidade.
    Se eu chegar numa lugar cheio de japoneses vou ficar do mesmo jeito…. rsrs

  2. beatriz da costa abad

    3 de agosto de 2012 em 8:12

    Não vejo nada de racismo. Nem animosidade nos rostos das pessoas. Pelo conttrário.Todos parecem curiosos,mas com um sorisso no rosto.

  3. Marcos A.

    3 de agosto de 2012 em 8:58

    Não vejo nada de racismo também. Na primeira foto parece que os turistas apenas acharam engraçadinhas as crianças. Afinal turista adora tirar foto de tudo. Na segunda foto penso que em alguns vilarejos o contato com outros povos é mínimo e quando surge alguém com características muito diferentes gera curiosidade.

  4. Rogério Casacurta

    3 de agosto de 2012 em 9:44

    Racismo seria se todo aquele pessoal indiano de pele escura fizesse de conta que aquela criaça parecida com o anjo Rafael fosse coisa normal por ali. As vezes evitar o “racismo” é o próprio racismo! Acho que racismo deve estar obrigatoriamente vinculado com falta de educação e discriminação. Atitudes sem maldade e com amor no caração nunca serão atitudes racistas. Por exemplo: Não “chingar” um negro, um asático ou um deficiente por medo de ser racista, prá mim, é racismo, pois se somos todos iguais não estou chingando pela pessoa e sim pela situação.
    Agora… voltando a foto… é mera curiosidade natural por não estar acostumado a ver.

  5. Ariadne

    4 de agosto de 2012 em 17:21

    Racismo não é só violência, quando sabemos do contexto da primeira foto vemos que há muito racismo, não porque estão tirando fotos, mas sim porque os turistas ignoram toda a discriminação violenta e exclusão da África do sul daquela época (era Apartheid, minha gente!!!) enquanto tiram fotinhos de umas criancinhas “exóticas” para mostrar aos amigos em casa do mesmo jeito que tirariam de um monumento, umas zebras, etc. É condescendência, isso é tão ruim quanto a discriminação em si. Agora, a segunda foto, até por se tratarem de crianças que talvez não tenham tido contato com pessoas brancas, acho normalíssima.

    • Josenny

      5 de agosto de 2012 em 10:46

      eu ja nao acho que seja racismo neste caso, turistas so estao de passagem em algum lugar, principlmente, esse pessoal da tercera idade, o que eles poderiam fazer contra o racismo vigente neste momento? eles poderiam ter ate pensamentos racistas dentro deles, pois acho muito dificil no mundo que vivemos nao sermos atingidos de alguma forma por atitudes racistas, pois racismo existe de varias formas inumeraveis,seja com pessoas, lugares, habitos, etc e muitas vezes foi o comeco de inumeras guerras e latrocinios, enfim, a nossa sociedade muitas vezes incute em nos de alguma forma algum tipo de racismo desde pequenos, e mesmo que nao queremos muitas vezes somos pegos de alguma forma, ja que temos gostos e nao gostamos de tudo o que acontece neste mundo, por exemplo detestamos algum tipo de musica e nao queremos nem ouvi-la e muitas vezes nem ter contato com o pessoal que gosta destas, isto eh racismo misturado com a nossa preferencia, assim abrange a outras tantas coisas, religiao,futebol, politica, pessoas, enfim, feliz daquele que passar ileso por todos, eh certo que com nossas preferencias, podemos respeitar os outros, mas o fato de nao querermos nem ter contato com os mesmos, ja eh um tipo de discriminacao, pois esse eh sempre o inicio para se comecar alguma divergencia e dai passar para uma guerra com efeitos catastroficos, os quais ja conhecemos pelas historias passadas e atuais, bem , ao meu ver, esta foto nao mostra nada de racismo, eu mesma se estivesse la, gostaria de tirar a foto desses garotinhos tambem, como das moradas e de todo o povo de la, com os seus costumes, como tambem de todos os animais que pudesse encontrar, enfim, seriam as fotos que ficariam para sempre da viagem que fiz a outro continente, povo e cidade.

  6. Nayara

    6 de agosto de 2012 em 8:44

    Só não concordo com o termo Racismo porque, afinal, não existe RAÇA BRANCA e RAÇA PRETA. Existe raça HUMANA.

  7. wjgomes

    14 de agosto de 2012 em 16:42

    É verdade. Eu ja estive na AFrica e quando viram uma colega que viajou junto bem branquinha, a criançada não só ficou olhando mas também passavam a mão pra ver se saia tinta.

  8. Ney

    9 de outubro de 2012 em 0:07

    Interessante notar que a criança da segunda foto está calçando um Crocs! Isso evidencia que a foto deve ser recente. Diria de no máximo 2 anos atrás.

  9. Pingback: Fotos de crianças negras admiradas por brancos e vice-versa! « TudoSobreTech

  10. Faith

    19 de novembro de 2012 em 14:32

    na 2ª foto aparecem na indianos certo?

  11. Alice Sonoda

    5 de Maio de 2013 em 23:22

    Apenas curiosidade humana. Não precisamos ver maldade em tudo !

  12. Cyssa

    29 de novembro de 2013 em 6:38

    Em minha igreja, existem missionários que estão na África, muito engraçado o relato deles pois o povo africano quando encontraram nossos missionários pela primeira vez, queriam tocar a pele, sentir o cheiro, tocar os cabelos e ficavam olhando. Um de nossos missionários chegou a relatar que um menino de aproximadamente 7-8 anos de idade havia lambido seu braço e dado rizada, pois achou o gosto diferente!!! rsrsr Não é racismo, é apenas a curiosidade pelo diferente 😉

  13. Patrícia monteiro

    29 de outubro de 2015 em 12:14

    Eu não vi nada que indicasse racismo nessas fotos e que eu saiba racismo e quando alguém é agredido verbalmente coisa que eu não vi aí, acho que o fato das pessoas estarem tirando fotos dessas crianças não possa ser considerado racismo e só curiosidade por estarem de frente com pessoas diferentes do que costumamos ver, eu mesma uma vez vi uma senhora com uma menina negra de olhos azuis e fiquei chocada a te parei pra olhar criança e a mãe da criança não achou nada demais a curiosidade das pessoas sobre sobre a menina

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Doe Bitcoin

15c5g4Y4vk84WuTNgVQ3ttqN9fv4JUbqNP

Categorias

Voltando a Circular

Links patrocinados

Publicidade

Topo