today-is-a-good-day
19.5 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Funk de Valesca Popozuda cai em prova do SAERJ! Será?

- Publicidade -

Um trecho da música “Beijinho no Ombro” da cantora carioca Valesca Popozuda foi usado em prova do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro?

Em abril de 2014, um recorte tirado de uma prova mostra uma questão que usa um trecho da música “Beijinho no Ombro” – sucesso do funk carioca interpretado por Valesca Popozuda – apareceu nas redes sociais.

De acordo com várias publicações na web, a questão teria caído em um exame feito para todos os alunos do Rio de Janeiro, através do SAERJ (Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro), instituído em 2008 pela Secretaria do Estado do Rio de Janeiro.

A pergunta, que possuía 4 alternativas de resposta é essa:

Segundo a grande pensadora contemporânea, Walesca Popozuda, se bater de frente : 

a) É só tiro, porrada e bomba. 

b) É só beijinho no ombro. 

c) É recalque. 

d) É vida longa.

Será que essa história é real?

Trecho da música Beijinho no Ombro teria caído em exame carioca! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)
Trecho da música Beijinho no Ombro teria caído em exame carioca! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

A imagem é real, mas a história é falsa!

A questão que fez enorme sucesso nas redes sociais não faz parte de nenhum dos exames realizados pela Secretaria da Educação do Rio de Janeiro. De acordo com o jornal Correio Brasiliense, essa pergunta caiu em uma prova de filosofia que foi aplicada a alunos do Centro de Ensino Médio 3 de Taguatinga, no Distrito Federal.

Pode ser que a ideia do professor tenha sido a de trazer assuntos atuais aos seus alunos, mas sua atitude foi questionada por muitos. Em entrevista ao Correio, a pedagoga e mestre em educação Francisca Paris disse:

“Quando a classificamos como grande pensadora contemporânea, a rotulamos como alguém que de fato tem pensamentos sistematizados dentro dos princípios filosóficos ou científicos. A Valesca pode ser, sim, uma contestadora, visto que canta funk, e o funk é uma música de contestação, mas daí a classificá-la como grande pensadora contemporânea é equivocado”

De acordo com matéria publicada no Portal R7 de notícias, a coordenadora pedagógica da escola onde a prova foi realizada, Irisnar Lima, o professor Antônio Kubitschek se justificou sobre o caso:

“O professor afirma que a questão tem a ver com o conteúdo praticado em sala de aula. Segundo a coordenadora, alguns alunos foram à diretoria do centro de ensino para reclamar porque teriam achado a questão ‘estranha’.” 

Erros cometidos pelo professor

- Publicidade -

Na questão elaborada pelo professor, podemos notar pelo menos 2 erros:

  • O nome correto da cantora é “Valesca” e não “Walesca“;
  • A letra de “Beijinho no Ombro” não é de autoria da cantora. Segundo o site de músicas Vagalume, os autores desse sucesso carioca é o trio Wallace Vianna, André Vieira e Leandro Pardal.

Conclusão

A imagem é real, mas a questão caiu em uma prova no Distrito Federal.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

7 COMENTÁRIOS

      • Esse professor foi macho pra cacete em desmontar a conversa de ensino formal. Meteu os dez dedos na ferida e a consciência pedagoga deve estar se remoendo de raiva. Que bom!

  1. Na verdade a questão da prova foi um trabalho do professor fez com os alunos para mostrar que a mídia só notícia coisas negativas sobre a educação brasileira, como pode ser visto no site do UOL/BAND,é só jogar no Google que acha o link da matéria, onde ele explica que fez uma atividade de fotografia com os alunos e ninguém comentou sobre isso, e depois colocou essa questão na prova e pediu para os alunos tirarem fotos e publicar no Facebook, aí a mídia caiu em cima por parecer realmente uma questão de prova. Ou seja tudo é falso, o professor quis trollar todo mundo fazendo isso.

  2. SAL MARINHO VERSUS SAL COMUM
    Ninguém imagina as grandes diferenças que existem entre ambos os sais. Um dá vida … o outro mata. será verdade?

  3. A provocação partiu de um debate em sala de aula e nesse debate pensamos no papel da imprensa, que gosta de sensacionalismo e só vem à escola quando o assunto é ruim. O professor questiona o grau de polêmica que a questão da prova suscitou. “A grande discussão foi porque eu a chamei de “pensadora contemporânea”. A proposta não era ser irônico com ela. Era muito mais uma discussão na sociedade.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui