Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Homem ficou com câncer de olho por usar celular à noite?

Falso

Homem ficou com câncer de olho por usar celular à noite?

É verdade que um homem de 40 anos de idade foi diagnosticado com câncer de olho após ficar usando o aparelho de celular à noite?

A notícia surgiu na web na segunda quinzena da março de 2016 e afirma que um homem teria ido ao médico após ter notado que estava perdendo a visão.

Após alguns exames, o paciente teria sido diagnosticado com câncer nos olhos e a causa principal dessa doença teria sido o uso prolongado do smartphone à noite.

A explicação, segundo o que se espalhou em diversos sites e blogs, é que estudos científicos teriam comprovado que a luz verde da tela do celular afeta nossa visão e que acaba por resultar na morte das células da retina do ser humano.

Será que isso é verdade ou mais uma farsa da web?

Abaixo, uma foto do homem que estaria servindo de alerta para os usuários de smartphone:

Homem teria ficado com câncer de olho após usar smartphone à noite! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Homem teria ficado com câncer de olho após usar smartphone à noite! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Verdadeiro ou falso?

A primeira coisa que chama a atenção na notícia é a falta de detalhes que ajudem a comprovar a veracidade dessa história. Por exemplo:

  • Qual é o nome do homem?
  • Quando o fato teria ocorrido?
  • Onde o fato teria ocorrido?

Infelizmente, só temos como “prova” a foto de um rapaz com os olhos vermelhos!

Os sites e blogs que publicaram essa notícia em português citam como fonte o blog de língua inglesa Health Advisor Group que, por sua vez, cita como fonte um blog chamado The Collective Intelligence e esse blog (como era de se esperar) também não dá nenhuma prova de que isso teria ocorrido mesmo e cita como fonte o blog Hair Styles9 que não prova nada!

Além disso, a foto do homem com os olhos vermelhos foi publicada em 2013 em um site chinês que explicou que o rapaz da fotografia estava com conjuntivite (nada relacionado ao uso de smartphone à noite).

Não encontramos nenhum estudo que comprove que o uso de smartphone à noite esteja ligado ao câncer de olho. No entanto, estudos feitos pela Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, em 2014, mostraram que ler livros digitais e/ou consumir conteúdo antes de dormir pode prejudicar o sono e, por isso, ter efeitos negativos sobre a saúde.
De acordo com a BBC, a pesquisa constatou que as pessoas que haviam lido livros digitais demoravam mais para pegar no sono, além de terem um sono de pior qualidade – o que as faziam se sentir mais cansadas ao acordarem na manhã seguinte.

Conclusão

A foto que mostra um homem com os olhos vermelhos nada tem a ver com câncer de olho por uso prolongado de smartphone à noite! O sujeito estava com uma conjuntivite, em 2013!

Continue lendo
11 Comentários

11 Comments

  1. JESSÉ

    30 de março de 2016 em 12:33

    Existe câncer de Olho?

    • Gilmar Lopes

      30 de março de 2016 em 17:18

      Não encontrei com esse nome.

  2. Vini

    30 de março de 2016 em 17:49

    Causa câncer , o aparelho não pode causar, mas algum problema na vista sim.
    Algum tipo de problema ocular, talvez seja algo que irá aparecer, em alguns anos ou décadas nos jovens de hoje.

    Antigamente nós usávamos o celular apenas para ligações e sms. Mas com o smartphone usamos o celular para tudo. Eu trabalho longe de casa. Pego ônibus e metro. As pessoas não olham mais pra frente. Você vê apenas cabeças inclinadas e smartphone na mão. E muitas pesquisas mostram que as pessoas ficam nos aparelhos até antes de dormir.

    Eu acho que impossível você ficar o dia inteiro olhando pra algo luminoso sem isso lhe afetar de alguma forma.

    • Denis Gomes Franco

      3 de abril de 2016 em 18:45

      Não sou médico nem especialista mas ao que parece não há nada que faça mal – exceto o fato de você ficar viciado em um computador/celular/videogame e esquecer de viver a vida.

      Eu diria que esse negócio de ‘problema na vista’ é o mesmo que o tal da ‘radiação do celular’: todo mundo acha que é verdade, mas nunca nada foi provado. E as telas (e os celulares) existem há muito, muito tempo – creio que tempo suficiente pra que um estudo de longa duração pudesse ser concluído. E até agora nada.

      Então estou inclinado a acreditar que SE causar alguma coisa, seria temporária. Mas ainda fico com a teoria do ‘vício’. Desligue da tela e vá fazer alguma coisa na vida real com pessoas reais 😉

  3. Edson guevara

    30 de março de 2016 em 20:45

    Causar danos aos olhos com o tempo com toda certeza.

  4. João C. M. Salgado

    31 de março de 2016 em 3:24

    Sim,existe câncer de olho. É uma doença rara mas muito grave.
    O melanoma de coróide é o tumor primário intra-ocular mais comum em adultos, a incidência anual de melanoma ocular é de aproximadamente 10 casos para cada milhão de habitantes. Incide igualmente em homens e mulheres e entre os 40 e 65 anos de idade. O melanoma pode acometer diferentes partes do olho, desde a parte mais externa (pálpebra e conjuntiva), até as estruturas internas, como a íris, o corpo ciliar e a coróide. A parte do olho mais acometida pelos melanomas é a coróide, camada do olho entre a esclera e a retina, no “fundo do olho”. Esta parte do olho não é visível a olho nu, sendo necessário dilatar a pupila e examinar com equipamentos especiais para ver as doenças que afetam esta parte do olho.
    O Melanoma de Coróide pode apresentar sintomas como queda de visão e pontos luminosos, porém, em grande parte dos pacientes, ocorre sem sintomas, sendo detectado durante um exame de rotina. Por estar localizado dentro do olho, o Melanoma de Coróide raramente causa sinais externos perceptíveis a olho nu.
    É um tumor grave que pode causar metástases no fígado, cérebro ou pulmões, por esse motivo, deve-se realizar mapeamento do abdômen, tórax e crânio, por meio de tomografia, ressonância magnética e provas da função hepática por meio de exames de sangue a cada 6 meses no pacientes com a presença do tumor.
    O tratamento depende do tamanho do tumor e do tempo de evolução: Enucleação (remoção do olho), braquiterapia (utilizando placas radioativas; Ex: iodo-125, cobalto-60 ou rutênio), quimioterapia, imunoterapai ou endo-ressecção (nova técnica que remove o tumor de dentro do olho por micro cirurgia).
    O retinoblastoma é o tumor maligno intraocular mais comum na infância. Tem origem genética,causado por uma mutação em um gene do cromossomo 13. É originado das células da retina, que é a membrana do olho sensível a luz. Pode se manifestar desde o nascimento até os 5 anos de idade. Em 90% dos casos não apresenta causas conhecidas e caracteriza-se pelo desenvolvimento anormal da retina na infância, acometendo, em geral, apenas um olho. Cerca de 10% dos casos é transmitido por hereditariedade podendo comprometer ambos os olhos. O sinal mais comum do retinoblastoma é o reflexo pupilar branco ( Quando a luz do flash de uma câmera bate sobre os olhos e reflete o branco na pupila, representa o reflexo da luz sobre a superfície do tumor = “REFLEXO DO OLHO DE GATO” ou leucocoria, que pode ocorrer em outras patologias). O tratamento varia: Tumores pequenos, em geral, são tratados por laser; tumores médios são tratados por quimioterapia, braquioterapia e laser; Tumores grandes, geralmente, só podem ser tratados pela remoção do globo ocular.

    • JESSÉ

      31 de março de 2016 em 12:35

      Obrigado pela informação. Dessa eu não sabia.

  5. Lazaro

    31 de março de 2016 em 21:41

    Meu Olho fica cheio De negosso vermelho Dos lados mas Nao e cancer nos Olhos porque Fui no Medico, Entao Ne

    • Claudinei

      2 de abril de 2016 em 10:28

      Lazaro. Repare se não tem uma espécie de mancha, conhecida pelos oftalmologista de carne no olho e que vá do lado do nariz para dentro da iris, se você sente às vezes sensação de cisco nos olhos… se tiver, isto significa que você pode ter Pterígio. Mas não se preocupe, pois, o Pterigio além da irritação no olho e deixar os olhos vermelhos não tem perigo (exceto se estiver bem avançado tampando todo o globo ocular). Procure um oftalmologista de confiança e, se possivel, faça a cirurgia que é simples e rapida.

  6. Elenir

    4 de abril de 2016 em 8:49

    Veja só Jessé câncer pode surgir em qualquer órgão ou membro do nosso corpo por isso é importante estarmos sempre atentos a qualquer mudança que surgir.

  7. Otávio Astor Vaz Costa

    5 de abril de 2016 em 14:17

    Aleluia,e-farsas para nos salvar das mães chatas que compartilham antes de pesquisar!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo