Imagem em De Volta Para o Futuro mostra dia 05 de julho de 2010

Share Button

Painel do DeLorean do De Volta para o Futuro mostra o dia 5 de julho de 2010!

A imagem abaixo começou a circular pela internet (sobretudo, pelo Twitter!) no dia 5 de julho de 2010. Nela, podemos ver um painel mostrado no filme De Volta Para o Futuro.

Note que na primeira linha do painel a data de destino indica o dia 05 de julho de 2010!

 
A imagem dava a entender que a data para onde o Dr. Emmett Brown, interpretado por Christopher Lloyd, queria viajar com o seu DeLorean cairia exatamente no dia 05 de julho de 2010.

Acontece que a imagem é falsa!

O primeiro filme da trilogia De Volta Para o Futuro estreou nas telas dos cinemas americanos no dia 3 de julho de 1985. A trama central gira em torno do jovem Martyn McFly (Michael J. Fox) e de seu amigo Emmett Brown – o brilhante inventor e criador do capacitor de fluxo, capaz de viajar no tempo.

De acordo com o boato que fez sucesso no Twitter no dia 5 de julho de 2010, o personagem Doctor Brown teria dito ao protagonista sobre seu desejo de viajar 25 anos no futuro. Fazendo as contas, o dia "no futuro" seria hoje (quero dizer… seria no dia 3!)

De fato, no script original do filme, existe tal frase que expressa o desejo do personagem:

Marty: "O futuro? É para onde você vai?"

Doc: "Isso mesmo. 25 anos no futuro. Sempre sonhei em ver o futuro — ver além de meus anos, observar o progresso da humanidade. É quase
como driblar a morte. (pausa, ri sozinho) E também vou poder saber que vence as próximas 25 World Series".

Como eles estavam em 1985, o Doc Brown realmente pretendia viajar para 2010. Acontece que o painel de controle do automóvel mostrado no filme não mostra, em momento algum, a data de hoje!

Possivelmente, a foto foi criada a partir de um programinha, à venda no site da Apple, em comemoração dos 25 anos da estréia do filme.

Uma das vezes em que o painel é mostrado

Outra cena com a data de destino

O vídeo abaixo mostra que 3 datas foram postadas durante a cena em que o Doutor Brown explica o funcionamento do aparelho:

– 04 de julho de 1776 (independencia dos Estados Unidos);
– 25 de dezembro do ano 0 (nascimento de Jesus Cristo);
– 05 de novembro de 1955 (dia em que o capacitor de fluxo tempo foi inventado);

Update: 07/07/2010
Como você já sabe, fomos o primeiro site brasileiro a mostrar que a imagem era falsa! E isso aconteceu no mesmo dia do hoax, ou seja, no próprio dia 5, por
volta das 10 horas da noite! 

já estávamos com as nossas pesquisas prontas no site. No entanto, no dia 06 de julho, uma nova imagem começou a circular pela internet.

Dessa vez, a data mostrada no painel era 06 de julho de 2010!

Dando mais uma vasculhada pela rede, descobrimos o excelente blog Na Medida que explica:  

"Tudo começou com uma brincadeira dentro do escritório em uma conversa casual onde o dia 5/07/2010 seria referenciado no filme, embora essa data nunca tivesse aparecido nele de fato. Para se divertirem um pouco, postaram a seguinte frase no twitter: “Great Scott! Its Future Day! In Back To The Future, Doc Brown sets the time circuitrs for 25yrs in the future… that day is today”

Imagem da postagem original

Aproveitando o sucesso que o post fez no Twitter, a própria Totalfilm fez a montagem, alterando a data do painel do DeLorean para 05 de julho de 2010. 

Nesse link, o pessoal da Totalfilm explica a repercussão que a brincadeira teve no mundo inteiro. Jornais sérios como caíram na pegadinha, como o Guardian.co.uk e o worldcorrespondents.com. Note que nas notícias postadas há os famosos "Updates" onde os jornalistas pedem desculpas pela falha.

Aqui no Brasil, vários sites noticiaram a imagem como real! O Olhar Digital, especializado em tecnologia, foi uma das que caíram no boato!

 

Share Button
Cinema / TV, Falso, Fotos, Montagens, Tecnologia, Viral
, , , , , ,

Comente pelo Facebook

4 comentários

  1. Alan Patrick

    Em uma das imagens aparece a data 21/10/2015, é quando farei 34 anos. Será que o Doutor planejou vir me desejar os parabens?!? rsrsrs

    Mas quem vai dar os parabens agora sou eu, para o E-farsas pelo excelente trabalho de vocês! São d+!

  2. BaHalus

    Só mais três anos para termos hoverboards, carros voadores, sapatos e roupas auto-ajustáveis e imagens que saem da tela sem o uso de óculos (entre outras coisas)? Mal posso esperar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *