Teria a Copa do Mundo de 98 sido vendida para a França?
Essa mensagem começou a se espalhar com força pela rede em junho de 2010, em virtude dos jogos da Copa do Mundo da África do Sul, porém essa história é muito mais antiga do que isso!
Em 1998, blogs já postavam supostas teorias da conspiração envolvendo a seleção brasileira de futebol e a FIFA.
A Copa do Mundo de 1998 foi a 16ª edição e aconteceu de 10 de junho até 12 de julho de 1998. De acordo com os boatos, essa Copa teria sido vendida para a França que, na época, estaria passando por grandes dificuldades financeiras e a conquista da Taça ajudaria o povo a "esquecer" seus problemas.
Claro que a pergunta que vem à mente dos mais céticos é: Como fazer para que tal "tramóia" não seja descoberta?
Os que acreditam em tais teorias garantem que tudo aconteceu por baixo dos panos, que só os envolvidos ficaram sabendo, que nunca a imprensa iria descobrir e, caso tenham descoberto, não divulgariam nada à população.
Vamos supor que a França (ou a FIFA) tentasse colocar em prática o seu plano de comprar a Copa. Vejamos alguns dos passos que seriam percorridos:
1º – Convencer os dirigentes de cada delegação:
Uma grana preta teria de ser distribuída. Só para se ter uma idéia do que isso representa, a França teve que passar por sete partidas para ser campeã! Ou seja, no mínimo, sete delegações teriam que ser subornadas! Bem caro para um país que estaria passando por dificuldades financeiras, né?
2º – Convencer cada jogador de cada seleção perdedora:
Caso isso fosse possível, não seria por meio de presentes em dinheiro! Os jogadores já ganham um bom prêmio, caso ganhem a Copa. Nesse caso, os jogadores seriam convencidos de que teriam que perder em troca de outros benefícios. Isso não temos como saber o que teria sido (ou o que foi!) .
Alguns podem até argumentar que não seria necessário convencer os jogadores! Apenas "comprando" o técnico já seria o suficiente para que este montasse uma equipe preparada ao fracasso! O texto fala em valores (que variam entre as versões) em torno de 70 mil dólares para cada jogador.
Esse valor é infinitamente menor do que os que jogadores ganhariam, caso ganhassem a partida e levasse o caneco.
3º – Envolver centenas de pessoas sem que ninguem descubra:
Quantas pessoas estariam envolvidas na tramóia? Cem? Duzentas? Trezentas?
Tanto segredo, distribuído com tantas pessoas?! Duvidamos disso! É como diz o ditado: "Segredo entre três? Só matando dois."
Vamos dar uma destrinchada em uma das versões que recebemos e vocês verão que a cada parágrafo nos enchemos de mais questões.
Primeiras linhas:
"COPA 1998 – DIVULGADO O ESCÂNDALO QUE TODO MUNDO SUSPEITAVA !
Talvez, isso explique a razão do jogador Leonardo ter declarado a seguinte frase: "Se as pessoas soubessem o que aconteceu na Copa do Mundo de 1.998, ficariam enojadas!". "
Como já mostramos aqui no E-farsas diversas vezes, as correntes usam e abusam dos textos em CAIXA ALTA! Isso dá ao leitor uma sensação de alerta, de que algo está para ser lido com atenção!
Logo no título já temos uma falha. Na verdade, não foi divulgado nada! Se foi divulgado, quem divulgou? O autor do texto não mostra, em nenhum momento, de onde foram tiradas tais informações.
Logo depois, o texto diz que o jogador Leonardo teria feito afirmações a respeito da copa de 1998.
Quando ele disse isso? Para quem o jogador teria dito isso?
Não se sabe! E-mails dessa natureza seguem o mesmo formato: usam de nomes de pessoas importantes para conseguirem sustentação.
Proximos parágrafos:
"…O que está exposto abaixo é a notícia em primeira mão que está sendo investigada por rádios e jornais de todo o Brasil e alguns estrangeiros, mais especificamente Wall Street Journal of Americas e o Gazzeta delo Sport e deve sair na mídia em breve, assim que as provas forem colhidas e confirmarem os fatos."
Como o autor do texto teria acesso a essas informações?
Quando essas notícias serão publicadas?
Por que não foram publicadas antes?
Em algumas versões do texto que rondavam (e ainda rondam) nossas caixas de e-mail é mencionada a participação de um tal Sr. Ronald Rhovald, representante da patrocinadora Nike, que teria feito toda a negociação para que a CBF vendesse a Copa para a FIFA e ela, por sua vez, vendesse à França.
O tal Ronald Rhovald existe mesmo? Estranhamente, não encontramos esse nome em nenhum outro lugar, a não ser nos sites e blogs que reproduziam o boato.
Será que não procuramos direito? Será que o Sr. Ronald Rhovald trabalhou para Nike?
É claro que se caso o tal Ronald exista, não significa que esteja comprovada a teoria da conspiração, mas quem tiver alguma prova da sua existência, mande pra nós, por favor!
Outra dúvida que o texto nos deixa é: Por que a Nike estaria por trás da negociação, sendo que a patrocinadora da França era a Adidas?
É pouco provável que uma empresa se empenharia tanto em dar ao seu concorrente, de mão beijada, uma coisa que poderia ser sua!
Nas linhas abaixo, temos:
"Assim, combinou-se que o Brasil seria derrotado durante o ‘Golden Goal’ (prorrogação com morte súbita), porém a apatia que se abateu sobre os jogadores titulares fez com que a França, que absolutamente não participou desta negociação, marcasse, em duas falhas simples do time brasileiro, os primeiros gols. "
Imaginamos que não seja tão difícil se coordenar uma partida de futebol para que o Brasil leve 2 gols! Temos que admitir que a seleção brasileira estava muito "sem sal", mesmo! Mas, daí afirmar que tudo foi armado… é preciso muita imaginação!
No mesmo parágrafo, o autor afirma que a França não participou de absolutamente nada! Será que a França foi enganada? Será que ela não teria chance mesmo de ganhar sem trapacear?
Nas ultimas linhas:
"O Sr. Joseph Blatter, novo presidente da Fifa, cidadão franco-suíço, aplaudiu a colaboração da equipe brasileira, uma vez que o campeonato mundial trouxe equilíbrio à França num momento das mais altas taxas de desemprego jamais registradas naquele país…"
O Sr. Joseph Blatter teria parabenizado à toda a equipe brasileira por ter deixado a França ganhar? Quando foi dito isso?
Esse trecho deixa a impressão de que Blatter tenha feito tal pronunciamento em alguma entrevista, coletiva de imprensa, talvez… que tiver tal entrevista, favor mandar pra nós, pois não encontramos em lugar algum.
Mais uma vez, uma prova de que não é preciso se provar nada para se criar um boato eletrônico! Basta apenas colocar umas palavras na boca de algumas pessoas!
"Garantiu, também, ao Sr. Ricardo Teixeira, através de seu tio, João Havelange, que o Brasil teria seu caminho facilitado para o penta-campeonato de 2002. "
Ricardo Teixeira não é sobrinho de João Havelange, mas seu genro, pois é casado com a filha do dirigente. Mas isso é apenas um detalhe!
Mais abaixo, a frase preferida dos hoaxes:
"Passem esta mensagem para o maior número possível de pessoas, para que todos possam conhecer a sujeira que ronda o futebol! "
Quando um e-mail vem com frases semelhantes a essa, é quase certo se tratar de mais boato da web!
Para finalizar, as novas versões possuem algumas linhas a mais, afirmando quem serão os vencedores das próximas Copas:
Itália, em 2010 e Argentina, em 2014.
Como diz o próprio texto, é só aguardar pra ver!
O autor encerra o e-mail com a frase:
"Porque será que o Maradona esta com toda essa euforia??? "
Esse trecho final dá a entender que o ex-jogador argentino, Maradona, estaria a par das tais negociações, por isso, a euforia. Isso entraria em contradição com o parágrafo em que o autor afirma que a França não teria participado de nada. Ou seja, o treinador argentino já sabia de tudo, enquanto que os franceses, necas!
Update: 03 de julho de 2010:
Em versões mais recentes, o texto vem assinado por um suposto funcionário da área de jornalismo, Gunther Schweitzer. André, membro da nossa comunidade no Orkut, mostrou um trecho de uma pesquisa feita em 2006, por George Bernamos – ocasião em que fora feito contato com a Rede Globo de Televisão – via e-mail - e a resposta foi:
Agradecemos a mensagem e o interesse. Realmente, logo após a Copa do Mundo de Futebol de 1998 circulou uma mensagem semelhante, porém sem assinatura. Gunther Schweitzer provavelmente não existe, pois não existe qualquer funcionário da TV Globo que tenha um nome minimamente parecido com este. Desconsidere!
Cordialmente,
Central Globo de Comunicação
Está aberta a polêmica: Será que a Rede Globo se daria o trabalho de esconder a existência de um funcionário (ou ex-funcionário) somente para ajudar a acobertar a conspiração?
Se a Globo estivesse escondendo tais informações, o que ela ganharia com isso?
Deixem seus comentários!
Conclusão:
Conclusão: A mensagem apresenta todas as características de um boato eletrônico! De qualquer maneira, tomara que a Argentina não vença! Deixem seus comentários!
Sites Pesquisados:
- Comunidade do E-farsas no Orkut - http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=574558
- Ricardo Teixeira - http://pt.wikipedia.org/wiki/Ricardo_Teixeira
- Copa Mundo 1998 - http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_1998
- Site Quente - http://www.sitequente.com/proverbios/segredo.html
- Dialética - http://dialetica.org/copa/2009/07/12/ronaldo-teve-piripaque-e-a-cbf-vendeu-a-copa-de-98-para-a-franca/
- Radio Verdade - http://radiodeverdade.com/blog/2010/06/03/aqui-mata-se-a-cobra-e-mostra-se-a-cobra-morta-o-que-circula-pela-web-sobre-a-final-da-copa-de-98/
- Linha do tempo sobre o boato - http://www.google.com.br/#q=copa+98+vendida&hl=pt-BR&sa=X&tbo=1&tbs=tl:1,tll:1998,tlh:1998&ei=6bksTLW2AcP38AbVm9WBDg&ved=0CFkQyQEoCQ&fp=8d7ed8041438ba6f
Mensagem Original:
COPA 1998 - DIVULGADO O ESCÂNDALO QUE TODO MUNDO SUSPEITAVA ! Talvez, isso explique a razão do jogador Leonardo ter declarado a seguinte frase:
"Se as pessoas soubessem o que aconteceu na Copa do Mundo de 1.998, ficariam enojadas!".
Todos os brasileiros ficaram chocados e tristes por terem perdido a Copa do Mundo de futebol, na França. Não deveriam.O que está exposto abaixo é a notícia em primeira mão que está sendo investigada por rádios e jornais de todo o Brasil e alguns estrangeiros, mais especificamente Wall Street Journal of Americas e o Gazzeta delo Sport e deve sair na mídia em breve, assim que as provas forem colhidas e confirmarem os fatos.
Fato comprovado:
O Brasil VENDEU a copa do mundo para a Fifa. Os jogadores titulares brasileiros foram avisados, às 13:00 do dia 12 de Julho (dia do jogo final), em uma reunião envolvendo o Sr. Ricardo Teixeira (na única vez que o presidente da CBF compareceu a uma preleção da seleção), o Técnico Mário Zagallo, o Sr. Américo Faria, supervisor da seleção, e o Sr. Ronald Rhovald, representante da patrocinadora Nike. Os jogadores reservas permaneceram em isolamento, em seus quartos ou no lobby do hotel.
A princípio muito contrariados, os jogadores se recusaram a trocar o penta-campeonato mundial por sediar a Copa do Mundo. A aceitação veio através do pagamento total dos prêmios, US$70.000,00 para cada jogador, mais um bônus de US$400.000,00 para todos os jogadores e integrantes da comissão, num total de US$ 23.000.000,00 vinte e três milhões de dólares) através da empresa Nike.
Além disso, os jogadores que aceitarem o contrato com a empresa Nike nos próximos 4 anos terão as mesmas bases de prêmios que os jogadores de elite da empresa, como o próprio Ronaldo, Raul da Espanha, Batistuta da Argentina e Roberto Carlos, também doBrasil.
Mesmo assim, Ronaldo se recusou a jogar, o que obrigou o técnico Zagallo a escalar o jogador Edmundo, dizendo que Ronaldo estava com problemas no joelho esquerdo (em primeira notícia divulgada às 13:30 no centro de imprensa) e, logo depois, às 14:15, alterando o prognóstico para problemas estomacais).
*A sua situação só foi resolvida após o representante da Nike ameaçar retirar seu patrocínio vitalício ao jogador, avaliado em mais de US$90.000.000,00 (noventa milhões de dólares) ao longo da sua carreira.
Assim, combinou-se que o Brasil seria derrotado durante o 'Golden Goal' (prorrogação com morte súbita), porém a apatia que se abateu sobre os jogadores titulares fez com que a França, que absolutamente não participou desta negociação, marcasse, em duas falhas simples do time brasileiro, os primeiros gols.
O Sr. Joseph Blatter, novo presidente da Fifa, cidadão franco-suíço, aplaudiu a colaboração da equipe brasileira, uma vez que o campeonato mundial trouxe equilíbrio à França num momento das mais altas taxas de desemprego jamais registradas naquele país, que serão agravadas pela recente introdução do euro (moeda única européia) e o mercado comum europeu (ECC).
Garantiu, também, ao Sr. Ricardo Teixeira, através de seu tio, João Havelange, que o Brasil teria seu caminho facilitado para o penta-campeonato de 2002.
Passem esta mensagem para o maior número possível de pessoas, para que todos possam conhecer a sujeira que ronda o futebol!
E tem Mais, nesse acordo ficou definido que em 98 a França seria campeã,(como foi) , em 2002 seria o Brasil (como foi), em 2006 a Italia, e em 2010 a Argentina e 2014 será a Alemanha, todos esses paises estavam envolvidos na negociação.
Agora é só aguardar para ver o resultado.
Porque será que o Maradona esta com toda essa euforia???








o pior cego é aquele que não quer ver! parem de ser ignorantes pessoal, quando o brasil ganha uma copa todo mundo fala que o brasil é o melhor do mundo, ninguém fala que foi vendida, mas quando o brasil perde todo mundo fala que foi vendida… o brasil pode ser o melhor do mundo, mas não é invencível, qualquer seleção do mundo pode derrotar o brasil, pq não a frança de 98 que tinha uma baita seleção e o melhor jogador do mundo naquela época zinedine zidane? não preciso dizer mais nada pq o site e-farsas ja provou de todas as maneiras possiveis que aquela copa não foi vendida e nem as demais, mas quando se quer acreditar q 1 + 1 é 3 não há matemático que prove o contrário!
Concordo plenamente!
UMA COISA É PERDER OUTRA COISA É ENTRAR JOGADORES NO CAMPO DESANIMADOS SEM CORAGEM PARA JOGAR E UM JOGADOR TER CONVULSÃO SENDO SAUDAVEL….FOI CLARO QUE O BRASIL FOI VENDIDO…
HEHE… OLHEM SÓ, SEMPRE EXISTIU ESSA FORTE SUSPEITA AÍ, E EU ATE ACHO Q FOI VENDIDA MSM EM 98 PRA FRANÇA E EM 2002 PRA NÓS, SIM O BRASIL TB GANHOU ARMADO O PENTA!! ORA, PLATINI DISSE ISSO A PELÉ!! A IMPRENSA DIVULGOU SIM DURANTE A COPA DE 98!! GENTE NAO É SO FUTEBOL NAO, MAS TD Q ENVOLVE DISPUTA SEJA DO Q FOR QUASE SEMPRE TERÁ ARMAÇÃO!! INFELIMENTE É ASSIM!! EM 2006 FOI A ITALIA MSM MAS EM 2010 NAO FOI A ARGENTINA E SIM A ESPANHA(ROUBADO TB) VAMOS VER EM 2014 SE SERA A ALEMANHA…
Ignorante!
Porque vocês acham que ainda tem gente que acredita em conto do bilhete premiado? Vai ver a culpa é da Globo ou qualquer outro órgão de imprensa de plantão que não compartilhe de suas opiniões. O Sr Ronaldo Nazário jamais poderia entrar em campo após um convulsão e ponto final. É criminoso, já que nestes casos é necessário internação e um período de observação e monitoração de 48 a 72 horas, além de dezenas de exames pois convulsões tem invariavelmente razões neurológicas. O que provavelmente ocorreu com o jogador, é que este estava jogando a base de injeções de analgésicos pesados (na mesma linha dos que acabaram matando o cantor Michael Jackson)em razão de seu joelho que acabou sendo operado logo depois. Analgésicos potentes assim como anti-inflamatórios de mesmo tipo e misturados levam com frequência a convulsão química (ajem da mesma forma que uma convulsão por pancada na cabeça, choque e outros). Isto é nojento, pois médicos deveriam zelar pelos seus pacientes (talvez aí a declaração de Leonardo). Como o time misturava jogadores em fim de carreira com novos em uma final, jogando com os donos da casa não funcionou pois acabamos jogando com 10 já que Ronaldo parecia um zumbi e o time que passou o tempo preocupado com ele. A verdade é que nínguem teve saco de falar: O cara não vai jogar. Deu no que deu.
Ahah, ki burro, dá zero pra ele.
Qualquer pessoa q acompanha futebol, sabe q vc ganha ou perde um jogo parelho, nos detalhes, em 98 a seleção vinha de altos e baixos, o meio-capo ñ marcava, criava pouco, e o ataque dependia das individualidades para marcar seus gols, a França simplesmente marcou essas individualidades do Brasil e contou com um craque para acabar com o jogo. Em 2006 o RC ñ era mesmo o encarregado de marcar o HENRY, se reparar o Lance existem 5 franceses na área brasileira e apenas 3 defensores brasileiros, o RC tinha era q ficar na sobra, exatamente ond ele estava. Em 2010 a mesma coisa, o juíz começou a inventar faltas no Robben o time foi ficando nervoso, a Holanda no 1º tempo só bateu e ñ foi punida de verdade, no 2º cresceu com o 1º gol, que só aconteceu porque o Júlio saiu e com certeza gritou, mas aquelas merdas de vuvuzelas atrapalharam e o Felipe Mello ñ ouviu. Futebol é isso aí, são detalhes que definem o resultado, quem conhece, sabe.
Hehehehehehehe, quem venceu a copa de 2010 foi a Espanha, não a Itália! Hehehehehehehe…
Eu sou medico e afirmo que se Ronaldo teve mesmo uma convulsao, o medico da seleçao deveria ser preso. O passiente que sofre uma convulsao é considerado um paciente para UTI. Entao Ronaldo era pra ter ido pro Hospital. Entao tenho certeza que o atleta nao sofreu convulsao nenhuma. Deram essa desculpa por algum motivo!
Qual faculdade você estudou?
Deve ter sido a mesma do “passiente”
Hehehehehehehe
Não entendi bem a sua questão, mas sou formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade Carlos Drummond de Andrade. Sou da turma de 2009!
Dotor! Dezejo faser uma conçulta, porque eu tô com umas zoeiras nos zovidos e as veses tenho convulção.
Coitado do camarada que for atendido pelo Dr. André, se ele é médico mesmo estamos f…….!
nossa em 98 eu tinha nascido
e nao sei de nada
Boa noite, olha a minha versão é a seguinte, se foi uma copa vendida ou não, eu não sei, mas que o Brasil perdeu com facilidade demais, é evidente isso, sem contar que o Edmundo iria falar alguma coisa, mas ai calaram ele, outra coisa não me lembro de o Zidane ser o melhor jogador do mundo naquela época, isso é apenas um detalhe mais é importante saber a verdade mesmo que em pequenos detalhes, também desconhecia a dificuldade financeira da França, o engraçado é, perder uma em 98 e ganhar a outra em 2002. Bem é isso, meus abraços galera.
E em 2006 o boato dava conta de que a Alemanha (pais sede) ganharia a Copa, pois tudo estava combinado. Cheguei a discutir com algumas pessoas por causa desta baboseira. Na semifinal a Itália venceu a Alemanha e depois conquistou a Copa.
Era pra ser da Alemanha mas o detalhe eh que na epoca houve manipulacao nos resultados do campeonato italiano. Outro problema politico pra revoltar o povo… como resolver? Deixando o povo feliz… fifa entregou pra italia e as sujeiras foram esquecidas… tudo pra baixo do tapete. Infelizmente eh assim. Tudo pelos interesses comerciais.
ahhhhh kk
o brasil venceu a melhor seleção da copa, que era a holandesa, pra perder pra frança, que só tinha zidane. que só foi melhor do mundo porque ganhou o mundial.
Eo que aconteceu com ronaldo?até hj mal explicado!!!
viram também como roberto carlos abriu as pernas no gol de cabeça da frança.pois é ta iii gente é só observar os dois gols q o brasil deu pra frança fora a falta de vontade dos jogadores do brasil.
ganha da holanda de kluivert,bergkamp,frank de boer,davids,overmars,seedorf,stam pra peder pro zidane.
Esse texto pode não ser a versão correta, mas que alguma sacanagem teve, isso teve.!!!!!!!!!!!!!!!!
Me lembro de ter achado q o Brasil facilitou, mas assistindo esse video (agora com mais calma e não nervoso ou torcendo) parece outra coisa.
http://www.youtube.com/watch?v=zMy_Dw47R90
Só a estória do Ronaldo é que foi estranha.
É só assistir os melhores momentos e vcs vão ver q o Brasil teve muitas chances de gol, os jogadores não erraram o gol de propósito, mas perderam as chances, com bola na trave e dando um certo trabalho pro goleiro francês. A França aproveitou bem 3 chances e teriam feito mais gols se tivessem com a pontaria melhor aquele dia.
Na copa anterior o Brasil jogou bem meia boca e ganhou, nessa da França o Brasil estava com tudo e na final era um time completamente diferente do resto da copa, foi deprimente aquele jogo.
Já na última copa era de causar espanto o número de erros de arbitragem, teve muito time prejudicado.
Esse e-mail com certeza é Hoax, disso não tenho dúvidas, mas dizer que não houve nada também é difícil, foi muito estranha aquela copa. O time do Brasil na final era um totalmente diferente do time que jogou no resto da copa. Acho que aquela copa foi, das que eu vi, a que o Brasil apresentou o melhor jogo, exceto na final. Algo desestabilizou totalmente os jogadores, levando-os a fazer um jogo pífio, o que foi não sei.
Lembro que um dia depois da copa, a própri aHebe Camargo disse na abertura de seu programa: Espero que não tenha acontecido nada de podre no jogo de ontem. Foi muito mal feita a entrega.
Exatamente da forma como descrito no texto não acredito que tenha sido, porém uma coisa é certa, neste angu tem caroço isso é um fato. Naquele jogo, não era o Brasil jogando definitivamente. Quanto a convulsão do Ronaldo, dizem as más linguas que horas antes do jogo, este pegara sua então mulher com um dos reporteres da Globo que acompanhava a seleção, na cama. Então de tanto nervoso, somado ao nervosismo natural de uma final de copa, viera a convulsionar. E por que, mesmo tendo a convulsão, fora escalado. Que houve algo para favorecer a França naquela situação, isso houve.
Que mer**!!! Agora usaram o texto como “template” para a Libertadores. O texto eh igualzinho, tendo o “autor” (leia-se mala-sem-alça-de-papelão-na-chuva) substituído as informações sobre a Copa com informações sobre a Libertadores. Ninguém merece!!!
Olha, em boa parte vocês estão repletos de razão, entretanto, o que aconteceu na Copa de 2002, onde a arbitragem ajuda de forma claríssima a anfitriã Coréia do Sul a chegar às semi-finais, uma equipe tecnicamente fraca que elimina Itália, Espanha e Portugal, com erros absurdos da arbitragem, falhas um tanto quanto grotescas para o maior torneio de futebol do planeta, creio que houve algo de errado nisso, bem, na Copa de 2006, quartas-de-final entre Brasil x França, por quê os brasileiros estavam tão “mortos” em campo? Por quê a atual equipe (na época) campeã do mundo só chutou uma única vez em direção ao gol? E por quê o Roberto Carlos ficou arrumando o meião em vez de marcar um dos melhores jogadores da seleção francesa T. Henry, em um lance importantíssimo de bola parada? Olha, esta notícia da Copa de ’98 pode ser até uma mentira, e de fato é mesmo, mas que coisas um tanto quanto podres cercam o mundo do futebol, isso todo brasileiro fanático por bola sabe, infelizmente é uma lástima. Obrigado pela atenção.
VC NAO TEM COMO PROVAR QUE É MENTIRA..ENTAO NAO DIGA, NEM AFIRME O QUE NÃO SABE…
Vá caçar um fogão ou uma trouxa de roupas para lavar
Gostaria de saber do efarça por que em tao o Brasil foi conditafdo onico a sediar a copa do mundo de 2014 ,acho isso muito estranho,pois todos os Paisese quase se mata para sediar a copa do mundo mais para 2014 so o brasil se camdidatou achio isso muito esttranho vocess não ?????
Gostaria de saber do efarça por que o Brasil foi candidato único a sediar a copa do mundo de 2014,sabendo que a maioria dos países quase se mata para sediar a copa do mundo,mais para 2014 o Brasil foi candidato único acho isto muito estranho vocês não.Se o brasil não deixou a França ganhar ou não eu nao sei mais acho que foi tudo muito estranho????
concordo com o comentario do diego
a holanda era uma maquina
n tinha como o brasil ganhar daquela seleção e perder pra frança.
PERDER PARA A FRANÇA DAQUELA FORMA FOI NOJENTO…NEM OS JOGADORES ESTAVAM ACREDITANDO QUE TINHAM QUE PASSAR POR AQUILO….
INFELIZMENTE JAMAIS SABEREMOS O Q REALMENTE ACONTECEU NAQUELE DIA!!!O QUE SEI É Q ALGO MUITO OBSCURO OCORREU NOS BASTIDORES DAQUELA FINAL……
Como ja´vimos em algumas reportagens o senhor joão havelange e o senhor ricardo teixeira envolvidos em corrupção. Ja que os dois participaram ou supostamente estão envolvidos, não é de duvidar que uma sujeira dessa possa acontecer. O brasil conseguiu trazer a copa do mundo para o país, como?, acredito eu que alguma coisa muito grande ainda esta para acontecer.
e sem contar que os iluminattis é que mandam no mundo. Portanto não vejo desconfiança nenhuma em ter havido uma tramoia não só nacopa de 1998 como na de 2010. 10 para eles.
No futebol está envolvida uma grana muito alta, e onde há grana, há falcatrua, portanto é possível que a seleção brasileira tenha se vendido sim, agora provar é que são elas!!!
Em 1998 a patrocinadora da seleção francesa era a adidas,más hoje em dia é a nike.a nike deve ter dado uma mãozinha pros franceses pra tirar a adidas do caminho e patrocinar a seleção anos depois…um caso a pensar.
Qualquer um com um pouco de conhecimento sobre futebol assistirá uma partida prestando atenção nesse ponto e verá que é praticamente IMPOSSÍVEL vc manipular o resultado de uma partida de maneira conjunta e combinada, sendo os únicos meios possiveis pra corromper a partida, o auxílio do juiz ou de algum jogador em lances capitais. Isso até poderia acontecer, porém, contamos com o fato de que a final da Copa de 98 não foi um jogo polemico, a França venceu, como diz o texto, em falhas simples da seleção brasileira, que chegou á ameaçar em alguns momentos até com grande perigo. Não houveram erros de arbitragem em lances capitais ou coisas do tipo. O time frances ganhou aliás, TODOS os seus jogos jogando o melhor e mais regular futebol do mundial, fato não citado no texto que dá a entender ser algo impossível o Brasil ser derrotado pela seleção francesa, como se essa se tratasse de uma equipe frágil e irregular. E a irregularidade, em verdade, apontava justamente do lado do Brasil, que tinha deficiencias na defesa e na marcação no meio, e jogava com mais qualidade pelos lados, dependia de jogadores que nem sempre decidiriam. O lance imbecil de Roberto Carlos acabou de F… com a estabilidade do time pois resultou no escanteio que deu o primeiro gol deles, a partir do qual a seleção brasileira se perdeu de vez. A marcação francesa em nossas jogadas pelas laterais, aliado á fragilidade defensiva do Brasil ,e é claro, o bom futebol frances, deram o título á equipe que jogou melhor todo o mundial, fato admitido até por alguns brasileiros após a partida. Analisando os detalhes técnicos, coisa que a maioria aqui possivelmente seja capaz, sabendo-se que tantos brasileiros são apaixonados por futebol, fica fácil. É só observar o futebol e ver como é IMPOSSIVEL transformar jogadores em atores, pois o futebol é dinamico e detalhista demais pra ser definido de forma combinada…Detalhes como o Brasil ser derrotado na prorrogação, que o texto menciona, são improváveis ao extremo de serem colocados em prática. Como se combinaria uma derrota na prorrogação? Não poderiam chutar á gol o jogo inteiro, algo que seria suspeitíssimo numa final de Copa. Pois, se ao acaso a bola entrasse, teriam de ”dar um gol” para o adversário, que, poderia não estar ameaçando, poderia se encontrar desestabilizado e sem criatividade, tornando impossível propiciar o empate sem tornar isto também suspeito, e gerar suspeitas obviamente não estaria nos planos de alguém que armasse tamanha falcatrua…Enfim. Isto, de fato, não existe. E quando muito, poderia se corromper algum jogador pra que ”facilitasse” as coisas pro adversário, coisa impossível de se afirmar ter acontecido ou não neste caso, pois jamais essa hipótese isolada foi cogitada com algum fundamento. Muito se fala sobre essa final até hoje quando a grande verdade ao meu ver é que o brasileiro é arrogante demais pra admitir perder e prefere colocar a culpa até no capeta do que digerir que alguém foi superior á ”toda poderosa seleção brasileira”. Ah…e pra piorar, esse HIStórico boato já deu cria; existem versões usando o MESMÍSSIMO TEXTO, afirmando que o Boca Juniors teria vendido a final da Libertadores em 2012 para o Corinthians, ou ainda o Chelsea na final do Mundial. Quem cre nessas baboseiras, quer um conselho? Se não quiser, exploda-se, vou falar o que penso; PARE DE TORCER, futebol é pra quem tem espírito esportivo e sabe que um dia se ganha, outro se perde. E é isso ai. ‘-’