Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

O jornal O Planeta Diário previu a prisão de Paulo Maluf em 1984?

Humor

O jornal O Planeta Diário previu a prisão de Paulo Maluf em 1984?

É verdade que um dos jornais que deram origem ao grupo Casseta e Planeta publicou uma notícia fictícia sobre a prisão de Paulo Maluf 30 anos atrás?

A imagem recortada de um jornal começou a se espalhar pelas redes sociais na segunda quinzena de dezembro de 2017, pouco tempo após o político Paulo Maluf se entregar à Polícia Federal, no dia 20 de dezembro de 2017. No recorte de jornal podemos ver uma notícia que teria sido publicada pelo jornal Planeta Diário afirmando que Paulo Maluf teria se entregado à polícia.

O detalhe é que a matéria teria sido publicada em 1984!

Será que isso é verdade? Teria o jornal que deu origem ao Casseta e Planeta previsto a prisão de Paulo Maluf 30 anos antes?

Jornal O Planeta Diário teria previsto que Maluf ia se estregar à polícia? (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

Na primeira edição do Jornal humorístico Planeta Diário, em dezembro de 1984, já trouxe na capa algumas notícias absurdas e puramente fictícias. Uma delas era exatamente essa:

“Paulo Maluf se entrega à polícia”

As 84 edições do “O Planeta Diário” foram colocadas nas bancas de jornais até 1992, quando o conglomerado Warner/DC, dono da marca do Homem de Aço, vetou seu uso.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Reprodução

Em entrevista à Folha de São Paulo, em 2007, Reinaldo (um dos 3 redatores do jornal) disse que as manchetes da primeira edição como “Maluf se entrega à polícia” e “Newton Cruz prende Deus“- já mostravam o tipo de humor abusado que o “Planeta” queria inaugurar:

“Fizemos o test-drive da abertura política. Era a época em que estavam alardeando que a imprensa voltaria a ter liberdade. A graça era falar o que ninguém falava”, explicou Reinaldo.  

O jornalista Guilherme Fiuza também fala sobre essa edição de estreia do Planeta Diário com a manchete fictícia da prisão de Paulo Maluf no seu livro Bussunda: A vida do Casseta:

Trecho do livro Bussunda: A Vida do Casseta, de guilherme Fiuza 

Conclusão

Os redatores do jornal O Planeta Diário fizeram uma brincadeira envolvendo o político Paulo Maluf, afirmando que ele havia se estregado à polícia!

Continue lendo
1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: Jornal Planeta Diário previu a prisão de Paulo Maluf em 1984? – Notícias24H

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo