Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Livr: Uma rede social que só pode ser acessada por bêbados! Será?

Falso

Livr: Uma rede social que só pode ser acessada por bêbados! Será?

Será verdade que está surgindo uma nova rede social Livr que só poderá ser acessada depois que o usuário fizer o teste do bafômetro pra provar que está bêbado?

A notícia apareceu na web no dia 07 de março de 2013 e chamou a atenção de muitos leitores. De acordo com diversos sites de notícias como o Yahoo!, o Olhar Digital, além dos estrangeiros Daily Mail e Engadget entre outros, o aplicativo funcionaria apenas em smartphones acoplados a bafômetros (de U$5 cada), que mediriam a taxa de álcool no sangue do usuário. Quanto mais bêbado estiver, mais funcionalidades da rede social lhe seriam liberadas.

A ideia é a de que os diversos membros da rede interajam entre aqueles que possuam o nível de bebedeira semelhante. Quando o organismo do usuário metaboliza o álcool, ele precisa beber mais e refazer o teste para continuar conectado.

Aplicativo Livr funciona só com bêbados! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/Vimeo)

Aplicativo Livr funciona só com bêbados! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/Vimeo)

O aplicativo, segundo os seus criadores, teria uma função especial chamada “Blackout”, que eliminaria tudo o que foi postado no dia anterior (no caso do usuário se arrepender do que havia escrito durante a bebedeira).

Muita gente ficou interessada na nova rede social e está aguardando, ansiosa, a liberação do novo aplicativo, que estaria disponível para Android e iOS!

Será que essa história é real?

O vídeo mostrando as funcionalidades do produto é esse:

[iframe: src=”//player.vimeo.com/video/88209254″ width=”590″ height=”332″ webkitallowfullscreen mozallowfullscreen allowfullscreen]

Verdadeiro ou falso?

Apesar do grande sucesso que a rede social chegou a fazer mesmo  antes de estrear, o produto é falso!

O primeiro empecilho que atrapalharia a estreia do aplicativo é que um produto como esse, que encoraja seus usuários a beber mais para fazer besteira, fere um dos termos de serviço da App Store da Apple. É bem provável que a Google Play Store, que distribui apps Android, também não deixaria passar esse Livr sem nenhum problema.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

O bafômetro digital

Mas, mesmo que os executivos da Livr conseguissem disponibilizar o aplicativo nas lojas virtuais, o bafômetro que teria que ser adquirido juntamente com o produto está inacreditavelmente barato! Algumas empresas já estão vendendo esse gadget por U$49 através de crowdfunding, ou esse, que custa U$141 na Amazon. Muito acima do preço oferecido pela Livr.

Detalhes do produto (que não existe)

Detalhes do produto (que não existe)

A empresa e seus fundadores

Vamos aceitar que o aplicativo tenha passado pelo crivo da Apple e da Google e que a Livr tenha aceitado perder dinheiro dando desconto na venda do bafômetro (muitas empresas de software, às vezes, vendem hardware abaixo do custo – tendo até certo prejuízo – para conquistar novos clientes), o próximo passo seria buscarmos mais informações sobre a empresa e seus fundadores.

Uma busca pelo domínio “livr-app.com” e descobrimos que ele foi registrado há pouco menos de um mês e quem o registrou preferiu ficar no anonimato. Quando alguém não quer ser contatado através de seu domínio, pode optar por esconder seus dados de registro, mas isso pega mal pra uma empresa, né?

Não encontramos nenhuma menção dos supostos fundadores da Livr, Kyle Addison e Avery Platz, no Google. Existem alguns homônimos de Kyle Addison, mas nenhum deles ligado ao projeto. Somente isso.

É como se ambos não existissem antes da criação do aplicativo… E até hoje, nenhum deles possui nem ao menos uma conta no Twitter.

Uma coisa é certa. Apesar de não encontrar nenhum “Avery Platz”, descobrimos que o programador que aparece no comercial usando esse nome é, na verdade, o comediante Matt Mayer.

Avery Platz é interpretado pelo ator Matt Mayer! (fotos: Divulgação/Vimeo/Upright Citizens Brigade Theatre)

Avery Platz é interpretado pelo ator Matt Mayer! (fotos: Divulgação/Vimeo/Upright Citizens Brigade Theatre)

Conclusão

Ainda não descobrimos a finalidade dessa farsa. Provavelmente, como sugerido pela matéria do YouPix, a brincadeira seja apenas para conscientizar os usuários sobre o consumo exagerado de bebidas alcoólicas. Vamos aguardar até que os idealizadores revelem a verdadeira razão desse viral.

Continue lendo
1 Comentário

1 Comentário

  1. Marcos A.

    10 de março de 2014 em 14:07

    Aha, que pena, pelo menos era um lugar que eu não me arrependeria de escrever besteiras. Já não chega a vergonha que passo no skype.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo