Conecte com a gente

E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

Lula gigante é encontrada na Califórnia!

Animais

Lula gigante é encontrada na Califórnia!

Lula gigante é encontrada na Califórnia!

Lula gigante de 160 metros teria sido encontrada em uma praia da Califórnia. Águas das proximidades da usina nuclear de Fukushima teriam feito o animal crescer tanto! Será?

A notícia apareceu na web no dia 09 de janeiro de 2014 em alguns sites de língua inglesa e logo em seguida se espalhou em outras línguas (chegando em versões em português) nas redes sociais. De acordo com o texto, uma enorme lula, de 160 pés (cerca de 48 metros) de comprimento teria sido encontrada por pescadores em uma praia da Califórnia (EUA) e especialistas atribuem o crescimento demasiado do bicho a contaminações vindas de águas radioativas próximas à usina nuclear de Fukushima, no Japão!

A notícia ainda afirma que esse seria o segundo animal gigante encontrado nas proximidades e que os moradores locais estão em pânico.

Abaixo, uma das fotos do cefalópode gigante, na praia sob os olhos dos moradores locais curiosos:

Lula gigante teria de 160 pés de comprimento teria sido encontrada em uma praia da Califórnia! Verdadeiro ou falso? (foto: reprodução/Facebook)

Lula gigante com de 160 pés de comprimento teria sido encontrada em uma praia da Califórnia! Verdadeiro ou falso? (foto: reprodução/Facebook)

 

Verdadeiro ou falso?

A primeira coisa que fizemos, antes de analisar a fotografia, foi dar uma pesquisada em alguns sites especializados no assunto e não encontramos nada. Nenhum jornal online publicou algo a respeito e apenas sites e blogs que copiaram o mesmo texto apareceram nos resultados das buscas.

Uma notícia tão sensacional como essa apareceria em vários jornais, com certeza! Afinal, a maior lula gigante já encontrada até hoje media “apenas” 13 metros de comprimento.

Envie suas dúvidas e sugestões para o nosso WhatsApp no (11)96075-5663

Além disso, a notícia também faz o que todo boato digital que se preze deve fazer: Cita nomes de “especialistas” no assunto para conseguir mais credibilidade ao assunto. No caso, o artigo do Nabo Assado cita a diretora do parque Santa Monica, a bióloga Cynthia Beard e o professor Martin L. Grimm. Nenhum deles existe!

A imagem da lula gigante

A fotografia que mostra o animal gigantesco na praia (que mostramos no início desse artigo) é, na verdade, uma montagem feita com duas fotos distintas. Uma delas é de uma lula gigante encontrada na Espanha, em outubro de 2013. Ela media “somente” 9 metros de comprimento, pesava 180 quilos e seu corpo foi enviado ao museu marítimo de Cantabria, onde foi limpo e congelado.

Quem fez a fotomontagem também usou como base outra foto.  A imagem da praia cheia de curiosos é de 2011, de autoria do fotógrafo Jose Luis Saavedra a serviço da agência de notícias Reuters. No dia 04 de novembro de 2011, uma baleia encalhada no golfo do Arauco, a 550 km ao sudoeste de Santiago, no Chile. Na época, especialistas não souberam diagnosticar a causa da morte do animal.

lula_gigante_analises

Origem do boato

Quem inventou esse boato foi o blog de língua inglesa The Light Braised Turnip (algo como “o nabo levemente assado” em inglês). No dia 09 de janeiro de 2014, o blog humorístico criou a historia junto com a fotomontagem e a espalhou pelo mundo. Somente nessa postagem, o  blog teve mais de 150.000 “curtidas” em apenas um dia!

O autor do Light Braised Turnip se autodenomina como um sujeito que “não se contenta com apenas publicar as notícias, mas que precisa criar algumas quando necessário”. Claro, mais um dos milhares de blogs humorísticos que existem na web!

Conclusão

A notícia é falsa!

Colaboraram conosco os leitores e amigos do E-farsas Luiz Rios e Henrique Mendonça.

Continue lendo
11 Comentários

11 Comments

  1. Hailton Monteiro

    10 de Janeiro de 2014 em 11:09

    Claro que é mentira, só aqui no Brasil é que é possível Lula crescer em proporções assombradoras. kkk

    • Gilmar Lopes

      10 de Janeiro de 2014 em 11:18

      kkkkkkkkk

    • Luiz Ribeiro

      2 de Abril de 2014 em 16:18

      Ótimo comentário!! rsssss

  2. Fernanda

    10 de Janeiro de 2014 em 17:44

    Aê, já mostrei pro meu ex-prof que publicou no Facebook… Desconfiei por causa da sombra da lula e também das outras notícias o site publicava, rs…

  3. kelebor

    10 de Janeiro de 2014 em 22:01

    Acho melhor começarmos a construir alguns Jaegers por via das dúvidas, hehe!

  4. Poderoso Porco

    11 de Janeiro de 2014 em 7:53

    Pô, mas essa tava na cara, a montagem é MUITO tosca!

  5. Renato

    11 de Janeiro de 2014 em 9:08

    Pode não ser verdade, mas é claro q é possível. Eu mesmo conheço várias pessoas que trabalharam na usina de Angra I (distrito de Mambucaba, Angra dos Reis/RJ) e que, devido ao contato com a radiação, acabaram alcançando alturas inimagináveis. O maior deles chegou a ter vinte metros de altura antes de morrer. Ele tentou até mesmo incluir seu nome no Guiness Book, mas o pessoal não aceitou alegando que sua altura de 20 metros não era devida a fatores naturais.

    Putz, visualmente tá na cara que o tamanho dos pixels da Lula é diferente do resto da imagem, isso sem mesmo checar a diferença na emenda das fotos.
    E depois que eu vi a foto verdadeira é que pude perceber que as pessoas que estão mais próximas do ponto onde foi batido a foto estão menores do que as que estão mais longe, hehehe.

    • Gabriel

      11 de Janeiro de 2014 em 18:15

      O que “chegou a ter 20 metros”? Seu colega? O_O

    • Thiago

      14 de Janeiro de 2014 em 13:44

      Não sei quem mente mais, se é vc que tem um camarada de 20 metros ou o site que fica inventando essas merdas.

    • João Antonio

      2 de Fevereiro de 2014 em 20:25

      Kkkkkkkk, eu ri muito disso.

    • Sedgewick Sexton

      2 de Maio de 2016 em 11:22

      Na minha opinião, o mais engraçado nos comentários irônicos são as pessoas que não entendem e ficam criticando.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Doe Bitcoin

15c5g4Y4vk84WuTNgVQ3ttqN9fv4JUbqNP

Categorias

Voltando a Circular

Links patrocinados

Publicidade

Topo