E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • Youtube

Mundial do Medo: Revista France Football reclama da Copa no Brasil

Postado por Gilmar Lopes no dia 26 de fevereiro de 2014 38 Comentários
Share Button

Será verdade que foi publicada uma matéria falando mal da Copa do Mundo no Brasil em uma das revistas mais conceituadas do mundo?

No começo de fevereiro de 2014, uma notícia se espalhou pelas redes sociais e em inúmeros sites e blogs. De acordo com o texto, uma matéria teria sido publicada dias antes em uma conceituada revista francesa especializada em futebol onde 3 jornalistas daquele país teriam ridicularizado o Brasil e os atrasos no andamento das obras para a Copa do Mundo – que será realizada aqui entre os meses de junho e julho de 2014 – além de expor a precariedade dos serviços de hospitais e infraestrutura do nosso país!

O texto ainda afirma que os repórteres falam sobre a corrupção do governo Lula e do PT, além de usar como exemplo um deputado palhaço (no caso, o cantor Tiririca).

Algumas das publicações desse artigo tiveram mais de 45.000 compartilhamentos no Facebook. Muita gente indignada com o tom da matéria que, como é afirmado no texto, teria ocupado 12 páginas da revista France Football.

Mas será que isso realmente aconteceu?

Capa da revista francesa que teria falado mal do Brasil na Copa! Verdade ou farsa? (foto: Divulgação)

Capa da revista francesa que teria falado mal do Brasil na Copa! Verdade ou farsa? (foto: Divulgação)

Verdadeiro ou falso?

O autor desse texto que está circulando pela web se aproveitou do fato de ser difícil um leitor brasileiro conseguir acesso ao conteúdo da revista. No site da France Football é possível se baixar edições anteriores do periódico, mas esse serviço não está liberado para visitantes de outros países.

Uma das características de um bom boato digital, como já mostramos outras vezes aqui no E-farsas, é que o fato geralmente teria ocorrido bem longe, para ficar difícil do leitor conseguir averiguar.

Mas, com a ajuda de diversos leitores do E-farsas, conseguimos uma versão em PDF da tão falada revista e, com a ajuda do Google Translate e dois amigos franceses leitores do E-farsas, destrinchamos cada parágrafo da polêmica matéria.

Vamos às partes verdadeiras desse texto:

  • A revista France Football existe.
  • Na edição da revista do dia 28 de janeiro de 2014, os jornalistas Éric Champel, Éric Frosio e François Verdenet escreveram uma enorme reportagem sobre alguns dos problemas que o Brasil parece estar sofrendo para conseguir deixar tudo pronto para a Copa do Mundo de 2014.
  • A matéria fala da corrupção no Brasil, dos atrasos nas entregas dos estádios e da falta de infraestrutura para receber os turistas durante os jogos da Copa.

Agora, as partes distorcidas (por erros de tradução ou acrescentadas intencionalmente)

As duas primeiras páginas da matéria mostram a fachada do estádio de Itaquera, com a lateral da construção quebrada (em decorrência de uma queda de parte da estrutura do teto, que matou 2 funcionários da obra em novembro de 2013). Nessas páginas há apenas uma introdução que diz:

Brasil, o medo sobre o Mundial. Atraso nas obras dos estádios, aumento dos preços, riscos de novas manifestações nas ruas, grande diferenças de temperatura entre as sedes, o Mundial do Brasil suscita inquietudes a menos de 140 dias da partida de abertura, no dia 12 de junho em São Paulo

O texto que circula pelo Facebook diz:

“12 páginas de uma Revista Francesa (France Football) que resumem o Brasil em todos os sentidos”

Só nessa primeira parte já podemos notar certa discrepância entre o que foi publicado na revista e o que foi espalhado aqui. Além disso, são 10 páginas de matéria e não 12, como foi afirmado. Dessas 12 páginas, 2 são apenas com uma foto do estádio “ItaquerãoArena Corinthians com um pequeno texto.

Páginas iniciais da matéria publicada na France Football mostra estádio Itaquerão em obras! (foto: Reprodução)

Páginas iniciais da matéria publicada na France Football mostra estádio “Itaquerão” em obras! (foto: Reprodução)

Prosseguindo, temos:

 “[...] Todo o alto escalão do governo Lula está preso por corrupção, mas os artistas e grande parte da população acham que eles são honestos, e fazem campanhas para recolher dinheiro para eles

A reportagem da France Football fala de corrupção, mas tudo é dito de maneira genérica. Em momento algum é citada alguma participação do ex-presidente Lula, do PT, ou de outros partidos.

Outro trecho que foi adaptado do original é:

 “O Deputado mais votado do Brasil é um palhaço analfabeto e banguela, que faz uma dança ridícula, com roupas igualmente ridículas, e seu bordão é: ‘pior que está não fica’”.

Da mesma forma que no parágrafo anterior, não encontramos nenhuma menção ao Deputado Tiririca e tampouco das suas roupas e das suas músicas. A France Football fala de um dentista que se fantasiou de Batman em uma manifestação que ocorreu no dia 9 de janeiro. Isso, para mostrar o tom das manifestações que estão ocorrendo aqui no Brasil!

Em outro parágrafo, o texto que se espalhou pela rede afirma:

“Reze para não ter problemas de saúde quando estiver no Brasil [...]“

Não encontramos a frase na matéria da revista. Provavelmente, o tradutor deve ter se empolgado. O exagero persiste em outros trechos, como esses:

“Ônibus lotados a toda velocidade dividem faixas com carroças, mendigos, motoqueiros cruzando faixas sem sinalizar, pessoas xingando, engarrafamentos [...] Todo brasileiro conhece alguém que foi assassinado [...] Recomenda-se levar uma pequenas quantidade de dinheiro para caso de assaltos. É comum assassinarem as pessoas que nada tem para o assalto.”

Sabemos que isso existe mesmo em diversas cidades do Brasil, mas não há nada parecido na reportagem da France Football. Quem acrescentou esses trechos falsos no artigo sequer teve o cuidado de corrigir a ortografia do seu próprio texto…

Algumas publicações no Facebook mostram duas moças correndo, com as mãos tampando os seios e afirma que essa foto faria parte da matéria da France Football. As garotas são, na verdade, integrantes do BBB 14 Vanessa e Clara. Não há nenhuma fotografia sequer semelhante na revista.

Imagem associada à matéria da France Football é, na verdade, de um trecho do BBB 14 (foto: Reprodução/Facebook)

Imagem associada à matéria da France Football é, na verdade, de um trecho do BBB 14 (foto: Reprodução/Facebook)

 

Trechos que estão na revista e que não estão no texto que se espalhou na web

Apesar do autor do texto apócrifo ter inventado dezenas e dezenas de parágrafos, há muita coisa que foi publicada pela revista France Football que não foi “aproveitada” pelo boateiro. Alguns exemplos são:

  • A revista afirma que 150 mil militares e policiais já estão escalados em todo o país, mas questiona se eles serão mais eficazes do que foram durante a visita do Papa Francisco;
  • Os jornalistas franceses também se perguntam se a diferença de temperatura entre as cidades sedes dos jogos não irá atrapalhar o rendimento dos atletas. “As temperaturas no Brasil podem ser irritantes”, dizem os repórteres.
  • Ah! A matéria da revista francesa também questiona se a Copa do Mundo no Brasil não seria um trampolim para a candidatura de Ricardo Teixeira à presidência da FIFA.

Conclusão

O texto que circula pela web sobre uma matéria publicada numa revista francesa não é totalmente falso, mas é exagerado. Claro, o Brasil tem muitos problemas (e quem não os tem?), mas acontece que alguém (ou “alguéns”) deve ter lido uma reportagem que saiu na France Football em janeiro de 2014 e resolveu não apenas traduzir o artigo, como também acrescentar inúmeros parágrafos de sua cabeça e espalhou a notícia pela web. Cada blog e site que a republicou, acabou por acrescentar outros pontos e o texto que lemos hoje em dia quase não tem nada do original. Quem se lembra da brincadeira do telefone-sem-fio?

Nota do autor: Muito obrigado aos inúmeros leitores amigos do E-farsas que se empenharam em conseguir uma versão digital da citada revista para analisarmos. Infelizmente, por questões de diretos autorais, não podemos reproduzir a matéria aqui… (mas dá uma procurada na internet que você acha pra baixar)!

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

38 respostas para “Mundial do Medo: Revista France Football reclama da Copa no Brasil”

  1. Renato disse:

    O E-farsas não quer reconhecer a VERDADE!! e olha q foram os franceses, cumunistas q nem o governo brasileiro…

    • Obrigatório disse:

      Parece que quem não quer reconhecer a verdade é você. Os caras desse site pesquisam essas coisas, acham informações e, no mínimo, argumentos que provam o que dizem.
      Se quiser fazer tal afirmação e não ser considerado um ignorante falando asneiras na internet, mostre alguma prova que sustente o que falou.

    • Dré disse:

      Parece que quem não quer reconhecer a verdade é você. Os caras desse site pesquisam essas coisas, acham informações e, no mínimo, argumentos que provam o que dizem.
      Se quiser fazer tal afirmação e não ser considerado um ignorante falando asneiras na internet, mostre alguma prova que sustente o que falou.

    • Felipe Berchielli disse:

      Bicho eu fico pasmo com a mediocridade do cidadão,o cara provou por A + B o tom exagerado e politizado(Sim,a menção falsa ao PT é proposital e desonesa e olha que estou longe de ser petista), e ele que não quer ver a verdade?

      O Brasil tem problemas mas mais problema tem o cidadão que propositalmente faz um negócio desses no facebook,aliás o facebook é um antro de mulas,com desculpas antecipadas as mulas.

    • Lucho disse:

      Inclusão digital é uma merda

    • Viegas disse:

      Tem cara que escreve uns comentários só pra causar mesmo….

      • elton disse:

        Claro, igual o G1.com. Vou pedir pra eles pararem de publicar essas “mentiras”. Então deveria deixar de existir cassação, já que, segundo o que estão afirmando aqui, no Governo todo mundo é santo. Será que não entenderam o meu comentário, e nem assistem aos jornais? O principal problema do país é ADMINISTRATIVO (vejam no G1: “Mobilidade na Copa tem 75% das obras atrasadas ou descartadas” e os comentários de “Planalto prepara ‘ofensiva’ para frear protestos contra a Copa”). E sabemos também que o dinheiro “desaparece” dos cofres públicos por conta de espertinhos. Escândalos envolvendo políticos não aconteceram. Atrasos em obras também não. Corruptos não existem. Sei. Que realidade é esta que estão alegando? Gostaria de saber. Tenho amigos formados em ciências políticas que também querem saber.

    • Lúcia disse:

      Acabei de ver este artigo no Facebook e vim ver
      se é verdade, mas caramba!!!
      COMO BRASILEIRO GOSTA DE TOMAR NO C.!!!!
      E DAI QUE O AUTOR ACRESCENTOU ALGO A MAIS???
      E MESMO, NEM SEI SE CONFIO EM VOCÊS, PORQUE SE ALGUÉM TIVESSE ALTERADO O TEXTO ESSE ALGUÉM IA ARCAR COM AS CONSEQUÊNCIAS!
      OU VOCÊS ACHAM QUE A FRANÇA É IGUAL O BRASIL?
      QUE TUDO PASSA NUMA BOA, TUDO FICA POR ISSO MESMO? COM CERTEZA O JORNAL TERIA CAÇADO ESSA PESSOA PARA TIRAR SATISFAÇÕES, POIS NA INTERNET NINGUÉM FICA TOTALMENTE NO ANONIMATO.
      AFINAL DE CONTAS, ALGUM BRASILEIRO QUE VIVE POR LÁ DEVE
      TER ENTRADO EM CONTATO COM ELES PARA REPORTAR ESTE ASSUNTO.

      OUTRO FATO DE QUE ISSO PODE SER VERDADE, É UMA NOTÍCIA
      QUE SAIU HOJE ONDE A FIFA CRITICOU NOSSO PAÍS COM
      PEQUENAS IRONIAS EM SEU TEXTO. PROCURE NO GOOGLE.
      OU VÃO DIZER QUE É UMA FARSA TAMBÉM??????

      ACORDA POVO BRASILEIRO, DEIXA DE SEREM BESTAS EM
      DEFENDER O BRASIL! VAMOS GANHAR MAIS TIRANDO ESSA
      CORJA DO PT DO PODER DO QUE ENALTECENDO O PAÍS!
      ALIÁS, UMA COISA QUE A GENTE FAZ HÁ ANOS E MESMO
      ASSIM TOMAMOS NA CARA POR FICAR NESSA LENGA LENGA!!

  2. igor disse:

    Parabéns pelos esclarecimentos … falo o bastante de frances para traduzir o texto original, que infelizmente não consegui ter acesso … apesar do tom exagerado do texto disseminado nas REDES (fui um disseminador tbem – confesso), tambem conheço o TOM SUBLIMINAR dos FRANCESES em relação ao “SUB-MUNDO” americaninho, portanto, ainda que não estivesse EXPRESSO nas linhas do texto original em frances, o que Eles queriam dizer era exatamente o que foi divulgado nas nossas REDES … alias … como bem disse um amigo ai em cima – “NÃO É PRECISO UM MAGAZINE FRANCES DIZER O QUE O BREJIL REALMENTE É, ISSO TODOS NOS JÁ SABEMOS”!!!

  3. Marcos A. disse:

    A capa é verdadeira?

  4. Marcos A. disse:

    A verdade é que de uma forma ou de outra os franceses detonaram mesmo com o Brasil. E não foram só eles, ingleses e americanos já fizeram isso também. E com toda razão, pois esse país está um zona completa. Infelizmente a nossa imagem está mais arranhada do que nunca lá fora. O Brasil tem muitos problemas sim, e é exatamente por isso não deveria se meter a fazer algo que não tem competência.

  5. Ronilson José Paz disse:

    Bem que desconfiava… Mas quem entende um pouquinho de linha editorial não cairia nessa fraude.

  6. Alexandre Aguiar disse:

    Lá na década de 1950 Nelson Rodrigues já dizia: complexo de vira-latas.
    Vários países no mundo têm problemas, alguns muito graves, mas dificilmente se vê alguém falando tão mal de sua terra, expõem tão dramaticamente nossas mazelas como nós, os brasileiros.
    Jamais seremos alguma coisa se não mudarmos essa mentalidade tacanha. A culpa não é dos políticos, é nossa.

    • Marcos A. disse:

      Mas quando se tem a grande chance de nos redimir e mostrar que também somos competentes, vem uma Copa para mostrar ao mundo que somos piores do que outros pensam que fossemos. Aqui se resolve tudo com jeitinho e não com competência. Eu como brasileiro não tenho como me orgulhar de tudo isso. Infelizmente assim fica difícil se livrar do complexo de vira latas.

    • Fabricio disse:

      O pessimismo está em moda, e sempre esteve, no Brasil. Concordo com o Alexandre.

  7. marcelo disse:

    Bastou falarem mal do verme do lula, a página publica isso aí. Falou mal do lixo petista, ou do PT a página vem e desmente. Pena que mentiras envolvendo outros politicos sejam solenemente ignoradas. Pena que a página seja tendenciosa demais, e vai negar que seja, mas as atitudes mostram o contrário. Nega, mas nunca publicou nada envolvendo outros partidos, como a frase atribuída a Alckmin sobre os professores, que na verdade é de Cid Gomes. Se fosse atribuída ao lula, lá estaria a página a desmentir a frase.
    Que pena, eu esperava IMPARCIALIDADE. Não é o forte da página.

    • Renato disse:

      ????
      Vc está dizendo que e-farsas deve pesquisar se uma frase é falsa? Sinceramente acho muito pequeno para o tamanho do site.

      E se só falam de falácias sobre o PT, é pq ele está a 12 anos no poder. Qdo outro partido assumir vão chover mentiras sobre o próximo governo. É assim que funciona o lixo da política na internet: bando de mentiras anônimas. Se um texto fala sobre política e circula pela internet, em princípio é falso, mesmo que assinado (pq até o nome do autor eles falsificam). Por isso eu ignoro qq texto internético sobre política.
      Esse suposto texto da revista francesa está cheio de MENTIRAS. Como confiar nas verdades que estão entremeadas no texto, se ele não é isento? Para mim o texto é LIXO e só serve para enganar quem não tem opinião política formada (ou seja, a maioria dos brasileiros, que aceitam se manipulados para votarem nessa corja que hoje está no poder).

    • Rodrigo Balbino disse:

      Nesse texto eles disseram que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi deposto por corrupção, que também é mentira. FHC cumpriu os seus mandatos (1995 – 2002).

  8. felix s. disse:

    Concordo que o texto contém trechos criados pelo disseminador. Mas é notavel o esforço do site em amenizar a crítica francesa. A revista não só condena o mundial. Ela deixa explicito o apelo feito ao leitor para que não se arrisque a vir ao Brasil, e com razão. A parte apócrifa do texto não deixa de ser verdadeira. Este é o maior assalto jamais praticado na face da terra. Agora vai lá, grita gol e bate palminha pra canarinha…

  9. Marcos disse:

    Primeiramente, com todo o respeito, Itaquerão é o Cara$%¨%$$!!!

    Esse é um apelido criado pelo UOLixo para denegrir a imagem do estádio e prejudicar a venda dos naming rights.

    Gilmar, mantenha a credibilidade deste site. Arena Corinthians, por favor.

    • Gilmar Lopes disse:

      Corrigi o texto já, amigo! Para evitar que me acusem de maquiar o texto, mantive o termo “Itaquerão” riscado no artigo para mostrar que admiti o erro.
      Obrigado pelo toque!

      • Marcos disse:

        Gilmar, primeiramente obrigado a vc por manter esse ótimo site.

        Conforme falei no e-mail que te mandei, sou muito fã desse site e agradeço a alteração no texto!

        Um Abraço!!!

    • Marcos A. disse:

      No Brasil nunca foi hábito chamar um estádio pelo nome. É assim com o Morumbi, com o Maracanã, com o Engenhão, Barradão e etc… Então não adianta, podem colocar o nome na fachada com letras de 5 metros de altura que irá ser sempre chamado de Itaquerão, o pobre, mas querido e simpático bairro que os acolheu. Talvez se não fosse um bairro humilde e distante, você pensasse diferente.

      • Renato disse:

        Isso é puro preconceito da fonte. Todo japa nós chamamos de “japa”, e algum reclama? Por que será? Será que é pq eles tem orgulho de sua cultura?
        Agora, tenta chamar alguém de “negão” ou “itaquerão”. O pessoal reclama logo. Será que é pq o pessoal tem vergonha de suas origens? O pessoal tinha que aprender a ter orgulho de onde veio. Vai ver se algum sãopaulino tem vergonha de que chamem o estádio de Morumbi. Deve ser pq o estádio fica na Vila Sônia…

      • Marcos disse:

        Cara, tenha a certeza que eu não tenho nada contra Itaquera, muito pelo contrário, me sinto orgulhoso por ser daqui.
        O problema é que esta apelido foi inventado pelo Uolixo para denegrir o Corinthians, o estadio e a própria Itaquera. Se vc procurar no site do Uolixo, encontrará referencia ao estadio como Itaquerão, Fielzão, Crackerão, Lulão, Isentão, entre outros.
        Sites sérios e de credibilidade, como Globo e Terra só se referem ao estádio como Arena Corinthians, pois não compactuam com tais preconceitos.

      • Marcos A. disse:

        Para mim continua sendo preconceito. Iria acabar sendo chamado de Itaquerão por motivos culturais. Pergunte aos moradores de Itaquera se preferem “Itaquerão” ou “Arena Corinthians”.

        • Marcos disse:

          Nós preferimos um nome que não seja ofensivo. Como já disse, esse apelido foi inventado pelo Uolixo para denegrir o estádio e o bairro. Pq para o Uolixo, nada abaixo do Morumbi é próprio para receber a copa.
          Para todo mundo aqui do bairro que usa esse apelido, dizemos a origem dele, e a pessoa passa a chamar de Arena Corinthians, simples assim.

      • Rodrigo Balbino disse:

        Aqui em Recife, por exemplo, os três estádios da capital são chamados pelo nome de seus bairros:
        -O estádio do Náutico (Eládio de Barros Carvalho – meu time) fica no bairro dos Aflitos.
        -O estádio do Sport (Adelmar da Costa Carvalho) fica no bairro da Ilha do Retiro.
        -O estádio do Santa Cruz (José do Rego Maciel) fica no bairro do Arruda.

  10. Ricardo Vaguener Vasconcellos disse:

    O texto original da revista, é verdadeiro. O texto enxertado também é verdadeiro, isso por um motivo muito simples: Enquanto estivermos nas mãos dessa corja de corruptos que infestam os partidos políticos no Brasil, e transformam nosso país nessa vitrine do “lixo” internacional, duas coisas sentiremos, A) Saudades do regime militar. B) certeza de que toda critica que fizerem lá fora a nosso respeito é verdadeira.

  11. Alexandre K. disse:

    Eu não creio em bruxarias, mas que elas existem … existem! E que o e-farsas é petista, tambem.

  12. Lúcia disse:

    Acabei de ver este artigo no Facebook e vim ver
    se é verdade, mas caramba!!!
    COMO BRASILEIRO GOSTA DE TOMAR NO C.!!!!
    E DAI QUE O AUTOR ACRESCENTOU ALGO A MAIS???
    E MESMO, NEM SEI SE CONFIO EM VOCÊS, PORQUE SE ALGUÉM TIVESSE ALTERADO O TEXTO ESSE ALGUÉM IA ARCAR COM AS CONSEQUÊNCIAS!
    OU VOCÊS ACHAM QUE A FRANÇA É IGUAL O BRASIL?
    QUE TUDO PASSA NUMA BOA, TUDO FICA POR ISSO MESMO? COM CERTEZA O JORNAL TERIA CAÇADO ESSA PESSOA PARA TIRAR SATISFAÇÕES, POIS NA INTERNET NINGUÉM FICA TOTALMENTE NO ANONIMATO.
    AFINAL DE CONTAS, ALGUM BRASILEIRO QUE VIVE POR LÁ DEVE
    TER ENTRADO EM CONTATO COM ELES PARA REPORTAR ESTE ASSUNTO.

    OUTRO FATO DE QUE ISSO PODE SER VERDADE, É UMA NOTÍCIA
    QUE SAIU HOJE ONDE A FIFA CRITICOU NOSSO PAÍS COM
    PEQUENAS IRONIAS EM SEU TEXTO. PROCURE NO GOOGLE.
    OU VÃO DIZER QUE É UMA FARSA TAMBÉM??????

    ACORDA POVO BRASILEIRO, DEIXA DE SEREM BESTAS EM
    DEFENDER O BRASIL! VAMOS GANHAR MAIS TIRANDO ESSA
    CORJA DO PT DO PODER DO QUE ENALTECENDO O PAÍS!
    ALIÁS, UMA COISA QUE A GENTE FAZ HÁ ANOS E MESMO
    ASSIM TOMAMOS NA CARA POR FICAR NESSA LENGA LENGA!!

  13. Miyamoto disse:

    Para a galera exaltada que leva tudo ao pé da letra.
    O autor desse post quis dizer que, o que a revista disse, não é verdadeiramente igual ao texto que foi postado, ou seja, teve manipulação.

Deixe uma resposta

Mais Populares de 2014

Criança prevê tragédia durante a Copa no Brasil e morre em seguida!

Texto conta a triste história de uma criança que teria ...

Neymar fingiu lesão depois de vender a Copa para a Fifa?

Sites mostram que um sósia do jogador da seleção brasileira ...

As urnas eletrônicas brasileiras são 100% seguras?

É verdade que as urnas eletrônicas são totalmente à prova de ...

6 Notícias falsas publicadas pela TV Revolta

A TV Revolta, uma das maiores fanpages do Facebook, publica ...

É verdade que Jucelino da Luz previu a morte de Eduardo Campos?

Cópia de uma carta espalhada pela web mostra que vidente ...