Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

O ator Keanu Reeves salvou gatos da eutanásia?

Animais

O ator Keanu Reeves salvou gatos da eutanásia?

O ator Keanu Reeves salvou gatos da eutanásia?

Desde meados de abril de 2019, uma comovente história vem circulando nas redes sociais. Basicamente, ela diz que o ator Keanu Reeves teria salvado muitos gatos ao redor do mundo de sofrerem eutanásia. Nesse sentido, uma publicação de uma página brasileira chamada “Love Gatos“, no Facebook, já obteve mais de 37 mil compartilhamentos! A absoluta maioria dos comentários, é claro, é de pessoas admiradas com a suposta atitude do ator.

Publicação da página brasileira “Love Gatos”, no Facebook.

Alguns outros sites, assim como o “VegNutri“, “Clube do Animais” e “Notícias VIP“, também vem disseminando essa história. Somente o link do site “VegNutri” já foi compartilhados mais de 35 mil vezes, no Facebook. Portanto, a viralização atingiu um patamar considerável aqui no Brasil.

Somente o link do site “VegNutri” já foi compartilhados mais de 35 mil vezes, no Facebook

Entretanto, será que essa notícia é mesmo verdadeira? Será que Keanu Reeves realmente salvou inúmeros gatos ao redor do mundo da eutanásia? A foto que acompanha o texto também é verdadeira? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Duplamente falso! A história é falsa e a foto que acompanha os textos é uma montagem!

A História Foi Fabricada

Apesar de Keanu Reeves ser um grande ator de Hollywood, sua reputação o precede por ser simplesmente uma boa pessoa. A internet está repleta de histórias envolvendo o ator, desde o oferecimento do seu assento a uma senhora no metrô até atos de caridade, tal como a criação de uma fundação privada para financiar hospitais infantis e pesquisas de combate ao câncer.

Uma vez que tais histórias costumam gerar um quantidade razoável de acessos, alguns usuários e páginas nas redes sociais começaram a simplesmente inventá-las, se aproveitarem da reputação do ator. Lamentável, mas não é bem uma novidade. Essa prática é extremamente comum em páginas de curiosidade gerais ou de histórias comoventes, por exemplo. De qualquer forma, essa história sobre os gatos foi fabricada, ou seja, é falsa. Não há nenhuma história verídica que esteja relacionada ao salvamento de gatos da eutanásia por parte de Keanu Reeves.

E Quanto a Foto do Keanu Reeves Cercado de Gatos?

Conforme dissemos anteriormente, a foto é uma montagem. É basicamente um “meme” de uma coletânea conhecida como “Sad Keanu“, que circula desde meados de 2010. Calma, vamos explicar!

Em maio de 2010, um fotógrafo e paparazzo chamado Ron Asadorian flagrou o ator Keanu Reeves sentado num banco de parque, em Nova York, comendo um sanduíche. Assim sendo, ele tirou algumas fotos dessa ocasião. Confira abaixo algumas dessas fotos:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Algumas fotos tiradas por Ron Asadorian em maio de 2010.

E, inclusive, tirou justamente a foto que se tornaria a “febre mundial dos memes” daquela época:

Icônica foto comumente associada a coletânea de memes “Sad Keanu”.

Repararam que a roupa e a postura do Keanu Reeves é exatamente a mesma da foto em que ele aparece cercado por gatos? Enfim, acredito que tenha ficado bem claro, que se trata de uma montagem em cima dessa foto tirada pelo Ron Asadorian. Confira também alguns outros exemplos de montagens feitas com as fotos tiradas por ele:

Alguns outros exemplos de montagens feitas com as fotos tiradas por Ron Asadorian.

E Quanto a Fotos dos Gatos?

Conseguimos encontrar duas fotos referentes aos gatos que aparecem na montagem, mas não sabemos quem é o homem que aparece nas fotos ou onde elas foram tiradas. Sabemos apenas que são tão antigas quanto a foto de Keanu Reeves sentado num banquinho aproveitando seu sanduíche.

Conclusão

A história foi deliberadamente inventada e a foto que acompanha os textos é uma montagem! Apesar de Keanu Reeves ser conhecido por sua generosidade, até esse momento não há nenhuma história verídica que esteja relacionada ao salvamento de gatos da eutanásia por parte do ator. Assim sendo, tenham sempre cautela com relação a histórias que não forneçam nenhuma fonte jornalística, ainda que seja minimamente confiável, combinado?

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo