today-is-a-good-day
17.7 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

O design da caneta BIC não teve alterações desde 1955?

- Publicidade -

Publicações nas redes sociais apresentam 3 modelos da caneta Bic Cristal e afirmam que ela não teve nenhuma alteração desde 1955! Será verdade?

A colagem de fotos de 3 canetas Bic circula na web desde 2016, mas voltou a ser compartilhado em publicações no Facebook na segunda quinzena de maio de 2021. A imagem mostra supostamente uma BicCristal de 1955, uma de 1985 e uma terceira que, de acordo com a legenda que a acompanha, seria do modelo de 2015.

Ao mostrar que as 3 canetas são iguais, o texto dá a entender que o design da caneta é tão perfeito que nunca precisou de alterações.

Será que isso é verdade?

Texto de uma das versões compartilhadas juntamente com a imagem: “Às vezes, é só fazer o básico bem feito.” (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

A Bic Cristal é uma caneta esferográfica bastante popular no mundo todo! Foi projetada sob encomenda do empresário francês Marcel Bich, que havia comprado as patentes de um inventor húngaro-argentino László Bíró anos antes.

Bich comprou uma pequena fábrica de canetas esferográficas em 1949, mas elas – apesar de fazerem muito sucesso – tinham uma série de problemas: a tinta vazava e sujava os dedos de quem as usava, além do trabalho de ter que recarregá-las regularmente.

A caneta esferográfica inventada por Bíró fazia tanto sucesso que esse tipo de caneta (diferente da tradicional caneta-tinteiro) acabou ganhando o nome de “caneta biro”. 

A sacada de Bich foi a de produzir uma caneta cujo valor fosse incrivelmente baixo, para que ela fosse descartável e, assim, sua empresa iria ganhar na quantidade de vendas. Daí nasceu o conceito da Bic Cristal.

Para efeitos de comparação, enquanto as primeiras canetas esferográficas no Reino Unido custam cerca de 55 xelins (algo em torno de 100 dólares nos dias atuais), uma Bic custava apenas um xelim.

- Publicidade -

Bich estava muito certo em seu palpite, pois a sua caneta alcançou 100 bilhões de unidades vendidas em 2006!

Essa reportagem da BBC conta com detalhes como foi a saga de uma das mais bem sucedidas criações do século passado. Aliás, vale muito a pena ler e contemplar as excelentes ilustrações feitas para a matéria com a famosa esferográfica.

Homenagem a essa grande invenção da humanidade:

A Bic não sofreu nenhuma alteração nesses anos todos?

O desenho da caneta Bic Cristal atual mantém as mesmas características de sua antepassada, de 1950como podemos ver no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque -, porém algumas alterações foram feitas nessa esferográfica desde a sua estreia.

Em 1991, por exemplo, a tampinha da caneta ganhou um furo em sua ponta. Sua função é a de aumentar a segurança de quem utiliza esse objeto e acidentalmente a engole. O furo permite que o ar continue passando e evita que a pessoa morra asfixiada:

Furinho na tampa é requisito de segurança para evitar a asfixia de quem a engole! (foto: Reprodução/BIC)

30 anos antes, em 1961, a empresa parou de fabricar a Bic Cristal com a tradicional ponta esférica de 1 milímetro de aço e passou a utilizar esferas de tungsténio.

Além disso, logo nos seus primeiros anos, a caneta também ganhou um furinho na sua lateral, que serve para igualar a pressão de dentro com a de fora da Bic.

A Bic chegou ao Brasil em 1961, e, durante algum tempo, era proibido assinar documentos e cheques com esferográficas. Mesmo assim, a Bic vendeu 3,6 milhões de unidades em seu primeiro ano no país.

Conclusão

É verdade que as canetas Bic Cristal não tiveram muita alteração em seu design desde quando foi lançada, em 1950. No entanto, uma série de melhorias incrementais foram feitas nessa ferramenta desde então.  

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

  1. De fato uma obra prima do design necessita poucas mudanças.
    Mas nada é tão perfeito que não possa ser aperfeiçoado…
    E também houve diversificação de cores neste meio tempo.
    Hoje além das tradicionais azul escuro, preta, vermelha e verde escuro,
    temos a linha cristal intense de cores vivas, com azul claro, verde claro,
    rosa, roxo, laranja, amarelo e marrom…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui