O ministro André Mendonça foi salvo de sabotagem em avião?
É verdade que havia um plano de sabotar o avião que levaria o ministro André Mendonça para tentar matá-lo, como teria sido feito com Teori Zavascki?
A alegação surgiu nas redes sociais no final de agosto de 2025, sendo compartilhada principalmente no Twitter. Segundo o que se espalhou, havia um plano para matar o ministro do STF André Mendonça por meio de uma sabotagem feita no avião que o levaria em uma viagem pelo Brasil. O ministro teria sido avisado antes de embarcar, frustrando os que queriam sua morte.
Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Texto de uma das versões compartilhadas nas redes sociais: “O Sistema tentou matar André Mendonça, da mesma forma que foi feito com Teori Zavascki. Sabotaram o avião em que o ministro iria voar. Mas graças a Deus, ele foi informado antes e viajou em um avião comercial. Direto da Caserna.” (foto: Reprodução/Twitter)
Verdade ou mentira?
Não há nenhuma confirmação de que isso tenha acontecido. Procuramos registros a respeito junto à Polícia Federal, a ANAC e nos principais jornais do país e não encontramos nada relacionado.
Também não há nenhuma menção à suposta tentativa de atentado contra o ministro no site do Supremo Tribunal Federal.
O rumor infundado se apoia em outra notícia falsa relacionada ao ex-ministro do STF Teori Zavascki, morto em um acidente aéreo em 2017. Na ocasião, foram espalhadas diversas teorias conspiratórias que davam a entender que o magistrado teria sido assassinado. No entanto, investigações comprovaram que a fatalidade foi um acidente.
Tudo parece ter surgido em uma publicação feita no dia 26 de agosto em um perfil humorístico no X (antigo Twitter) que se identifica como “conta de paródia” naquela rede social. Na postagem, arquivada aqui, o perfil afirma que teria conseguido a “informação” na caserna, mas não apresenta nenhuma prova.
Conclusão
Não é verdade que André Mendonça foi salvo de um atentado aéreo!
