Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

O padre da Catedral de Campinas posou com fiéis imitando armas com as mãos?

Conspirações

O padre da Catedral de Campinas posou com fiéis imitando armas com as mãos?

O padre da Catedral de Campinas posou com fiéis imitando armas com as mãos?

É verdade que o padre da Catedral de Campinas posou para fotos juntamente com seus párocos fazendo gestos imitando armas com as mãos?

A publicação surgiu no Twitter, no dia 12 de dezembro de 2018 – um dia após a tragédia ocorrida na Catedral Metropolitana de Campinas (SP), quando um homem entrou armado durante a missa e atirou em várias pessoas (matando 5) e se matando em seguida.

De acordo com a publicação – que já havia conseguido mais de 1.300 retuítes – o padre que aparece ao lado de fiéis fazendo um gesto de imitação de um revólver com as mãos, incitando o armamento da população!

O texto que acompanha a imagem dos jovens aparentemente imitando armas ao lado do padre dá a entender que o comportamento do padre resultou na morte de 5 inocentes!

Será que isso é verdade?

Publicação feita no Twitter culpa as vítimas pela tragédia dentro de igreja! Será verdade? (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

A imagem é real, mas a história é falsa!

O padre da Catedral de Campinas se chama Amaury Ribeiro Thomazi e, em um vídeo publicado no Facebook, ele pede que os fieis orem pelas vítimas dessa tragédia: 

Mensagem do Padre Amaury Thomazi, que presidia a missa.Mais informações sobre o atentado:https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2018/12/11/tiroteio-deixa-feridos-na-praca-da-catedral-no-centro-de-campinas.ghtmlRezemos pelas almas que hoje foram ceifadas, rezemos pelo consolo dos corações dos amigos e familiares destas pessoas, e por todos que testemunharam tamanho horror. Senhor, tende piedade de nós.#Loham

Posted by Mitos de Batina on Tuesday, December 11, 2018

Como podemos ver, o padre do vídeo é bem diferente do padre da foto:

Atualização 13/12/2018

Nosso atento leitor Rafael Porto nos avisou, através dos comentários no final dessa página, que o nome do pároco da Arquidiocese é Rafael Capelato.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

“O Anderson, que aparece no vídeo, é apenas quem conduzia a missa no dia do ataque, não o pároco. De qualquer maneira, vendo as imagens do Rafael Capelato, fica evidente que não é o mesmo padre da foto.”

O gesto com as mãos

Para quem ajudou a espalhar essa imagem como sendo algo relacionado à apologia às armas, fique sabendo que o gesto tem outro significado bem diferente. Na verdade, para a Igreja, o polegar levantado e o indicador apontando para frente é o símbolo do Treinamento de Liderança Cristã (TLC).

Uma busca no Google Images por esse termo e veremos inúmeras fotos de jovens fazendo o símbolo com as mãos (que significa “sempre mais alto”):

Abaixo, o símbolo da campanha em Campinas:

E aqui, o logo do TLC usado em Curitiba:

No Google Maps podemos ver a Catedral por dentro e não conseguimos encontrar nenhum local parecido com o da foto:

Conclusão

O padre que aparece ao lado de jovens fazendo um gesto com as mãos não é o mesmo padre da Catedral Metropolitana de Campinas e o símbolo feito com as mãos se refere ao Treinamento de Liderança Cristã!  

Continue lendo
31 Comentários

31 Comments

  1. Luiz

    13 de dezembro de 2018 em 0:37

    Sobre o argumento da posição das mãos…o da TLC é o indicador apontado pra cima. Na imagem em questão é pra frente …imitando metralhadora…bem similar ao de certo candidato ora eleito presidente.

    • TLC

      13 de dezembro de 2018 em 13:31

      Arrã. Ô.

  2. Mario

    13 de dezembro de 2018 em 2:31

    Não convenceu. Uma catedral tem vários padres e bispos. Há a necessidade de comprovar se esse padre pertence ou não à catedral. Por outro lado, a foto não diz que o padre está na catedral e sim que “é da catedral”. Além disso, o símbolo do TLC é inclinado para cima, diferente da posição das mãos na foto, remetendo realmente ao gesto de Bolsonaro.

    • Cesar Crash

      13 de dezembro de 2018 em 9:44

      Acho que o do Bolsonaro teria que apontar o indicador para a câmera. O ângulo diferente pode ser por que todos estão inclinados para tirar a foto; pode ver que, se eles alinhassem a coluna, o ângulo das mãos estaria de acordo com este gesto do TLC.

    • TLC

      13 de dezembro de 2018 em 10:42

      Além disso, o símbolo do TLC é inclinado para cima, diferente da posição das mãos na foto, remetendo realmente ao gesto de Bolsonaro.
      Teu cu.

  3. Mario Henrique

    13 de dezembro de 2018 em 5:12

    Gilmar, muito obrigado pelo continuo trabalho! Gostei bastante da matéria, mas discordo da parte da TLC e do símbolo das mãos. No TLC, pelo que deu pra perceber pela pesquisa, é utilizada apenas uma mão e sempre com o indicador apontado para o alto. Na foto, os jovens usam as duas e apontam para baixo, seguindo o padrão dos apoiadores do Bolsonaro, sim.

    • TLC

      13 de dezembro de 2018 em 10:43

      No TLC, pelo que deu pra perceber pela pesquisa, é utilizada apenas uma mão e sempre com o indicador apontado para o alto. Na foto, os jovens usam as duas e apontam para baixo, seguindo o padrão dos apoiadores do Bolsonaro, sim.
      Teu cu.

  4. Pingback: Padre da Catedral de Campinas faz sinal de arma junto com fiéis em foto #boato

  5. Ricardo

    13 de dezembro de 2018 em 8:09

    Se tem que apontar o indicador para cima, pq eles apontam para baixo?

    • TLC

      13 de dezembro de 2018 em 13:31

      Porque são idiotas como você.

      • Lourd

        13 de dezembro de 2018 em 15:31

        Mamãe vai bem?

        • TLC

          13 de dezembro de 2018 em 20:59

          Não sei, não vi a tua mãe hoje.

  6. Rafael Porto

    13 de dezembro de 2018 em 8:25

    Gilmar, contribuindo para sua apuração: achei na internet o nome do pároco da Arquidiocese, se chama Rafael Capelato. O Anderson, que aparece no vídeo, é apenas quem conduzia a missa no dia do ataque, não o pároco. De qualquer maneira, vendo as imagens do Rafael Capelato, fica evidente que não é o mesmo cara da foto. Pega a foto dele e coloca do lado pra comparar, sua apuração vai ficar mais detalhada.

    http://arquidiocesecampinas.com/location/catedral-paroquia-nossa-senhora-da-conceicao/

    Sobre o gesto, as imagens da TLC são feitas com uma mão só, sempre, repare no padrão das fotos no Google. Sendo assim, sugiro retirar esse argumento da checagem, porque não vi evidências fortes o bastante para sustentá-lo — e isso pode colocar toda o texto em xeque.

  7. Maria

    13 de dezembro de 2018 em 9:05

    Se é farsa não sei, pois o símbolo é diferente, é com os dedos para o alto, mas que muitos desses dedos foram usados na urna para colocar no poder quem prega a violência é prova concreta.
    Votação que o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) conseguiu em Campinas (SP), nas eleições de domingo (28), foi a mais expressiva do município nos últimos 20 anos. O índice de 68,82% dos votos válidos conquistado pelo capitão reformado do Exército Brasileiro, que representa 401,2 mil dos eleitores, é maior do que o número de todos os presidenciáveis desde 1998 – primeira eleição que os dados por município estão disponíveis no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

    • TLC

      13 de dezembro de 2018 em 13:32

      Merece dois troféus, um de idiota e outro para caso perca o primeiro.

  8. Luana

    13 de dezembro de 2018 em 10:04

    Que nojo dos comentários, o pessoal realmente perdeu a noção da realidade só por odiar candidato x ou y.

  9. Carlos

    13 de dezembro de 2018 em 10:34

    A fota mostra uma igreja bastante moderna, nada a ver com catedrais que são bem antigas. Quanto ao gesto também não tem a ver com o símbolo do TLC e sim com o que um candidato à presidência fazia.

    • TLC

      13 de dezembro de 2018 em 11:49

      Falou o EXPONE. Expert em PORRA NENHUMA.

    • Padre Corador

      13 de dezembro de 2018 em 12:30

      A fota mostra uma igreja bastante moderna, nada a ver com catedrais que são bem antigas.
      Claro, bem antigas.
      https://abrilviagemeturismo.files.wordpress.com/2016/10/12973839153_5249d63d66_o.jpeg?quality=70&strip=info&w=925

      • Carlos

        17 de dezembro de 2018 em 9:34

        É óbvio que Brasilia não teria uma igreja antiga já que a cidade foi inaugurada em 1960. A grande maioria é antiga como comprova a foto da Catedral Metropolitana de Campinas postada mais acima.

        • Padre Corador

          18 de dezembro de 2018 em 11:18

          Então concorda que catedrais não são necessariamente “bem antigas”?

  10. Leo

    13 de dezembro de 2018 em 13:04

    Tem que ser muito, mas muito imbecil ou mau caráter pra querer justificar um ato de um cara perturbado com política. É digno de esquerdista retardado fazer uma coisa dessas. Se um idiota, como o cara que atirou na igreja, quiser ter uma arma legalmente, vc acha que ele conseguiria? Óbvio que não. Vc acha que ele foi na loja e comprou? Acha mesmo que foi legal? Se um doido quiser uma arma, ele consegue de bandido, como a esquerda maldita desse país defende. Se uma pessoa de bem tivesse armada poderia ter dado um tiro na boca daquele maldito e ninguem morreria.

    • Smith Wesson

      13 de dezembro de 2018 em 13:29

      Se uma pessoa de bem tivesse armada poderia ter dado um tiro na boca daquele maldito e ninguem morreria.
      Claro, porque é EXATAMENTE isso que acontece nos EUA, onde o porte é liberado, né?
      https://en.wikipedia.org/wiki/Mass_shootings_in_the_United_States
      Tá “serto”.

      • RABUGENTO

        14 de dezembro de 2018 em 7:38

        Ahn?

        Pessoa “de bem” dando tiros na boca de outra “pessoa de bem”?

        • Smith Wesson

          14 de dezembro de 2018 em 8:26

          Ahn?
          Pessoa “de bem” dando tiros na boca de outra “pessoa de bem”?
          Pois é. O Leo não conseguiu dar um passo pra trás e entender o tamanho da BESTEIRA que ele falou. Na verdade, o comentário TODO dele é uma besteira sem tamanho.

  11. Ozymandias Lengruber

    14 de dezembro de 2018 em 10:14

    Que a esquerda é maldita, todos nós sabemos. Mas quanto ao porte de arma de fogo, sabemos, também, que apenas pessoas bem preparadas devem tê-lo e não qualquer um.

  12. PLC

    14 de dezembro de 2018 em 13:57

    A boa pontaria ninguém elogia, né?!

  13. Hugo

    14 de dezembro de 2018 em 19:00

    O padre se chama Luiz Augusto Ramos Vieira. Vejam a foto dele, na lista.
    http://arquidiocesecampinas.com/clero_/padres-diocesanos/

    • Gilmar Lopes

      15 de dezembro de 2018 em 17:38

      Não é o mesmo padre! Olha só a cara do padre Luiz:

  14. Pablo

    24 de dezembro de 2018 em 15:23

    Tem um monte de padres, bispos se reunindo com membros do pt/mst e afins, mas nestes ninguém vê problema. E pode procurar que isso não é farsa.

  15. Bispo Papão

    26 de dezembro de 2018 em 9:55

    Tem um monte de padres, bispos se reunindo com membros do pt/mst e afins, mas nestes ninguém vê problema.
    E qual seria o problema?
    E pode procurar que isso não é farsa.
    Fonte?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo