Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

O piloto que levou Lula para São Paulo se recusou a cumprimentar o ex-presidente?

Falso

O piloto que levou Lula para São Paulo se recusou a cumprimentar o ex-presidente?

O piloto que levou Lula para São Paulo se recusou a cumprimentar o ex-presidente?

É verdade que o piloto do Governo do Estado do Paraná se recusou a cumprimentar o ex-presidente Lula durante o embarque para São Paulo?

Imagens e texto que circulam pelas redes sociais desde o começo de março de 2019 afirmam que o piloto do Governo do Estado do Paraná teria se recusado a cumprimentar Luiz Inácio da Silva após a Justiça autorizar a saída do detento para o velório do neto, em São Paulo.

O texto afirma que o piloto, ao ser questionado sobre o motivo de não ter dado um aperto de mão no ex-presidente, teria dito que a sua função é a de pilotar com segurança e não a “de cumprimentar um presidiário condenado por corrupção”.

Será que essa história amplamente compartilhada também nos grupo do WhatsApp é verdadeira ou falsa?

Uma das páginas que publicaram a história no Facebook. Será que o piloto se recusou mesmo a cumprimentar o ex-presidente Lula?

Verdade ou mentira?

O ex-presidente Lula deixou a carceragem da Polícia Federal – em Curitiba – na manhã do dia 02 de março de 2019, para participar do funeral do neto, Arthur, que morreu aos 7 anos de idade vítima de meningite. A liberação Ministério Público Federal (MPF) atendeu a um pedido dos advogados do presidiário, com base no artigo 120 da Lei de Execução Penal, que dá o direito de “os condenados que cumprem pena em regime fechado ou semiaberto e os presos provisórios poderão obter permissão para sair do estabelecimento, mediante escolta, quando ocorrer falecimento ou doença grave do cônjuge, companheira, ascendente, descendente ou irmão“.

Lula ficou 9 horas fora da prisão, sob escolta armada, conforme reportagem da BBC, retornando à sua cela em Curitiba às 15h45 do mesmo dia.

A visita do preso à família gerou uma série de notícias falsas em torno do assunto e algumas dessas fake news já foram desmentidas (ou confirmadas) aqui no E-farsas e, agora, chegou a vez de analisar esse rumor.

Não encontramos em nenhum lugar o suposto depoimento do piloto a respeito do seu trabalho de levar o Lula para São Paulo. Quem fez essa afirmação deveria ter colocado o link da alegada entrevista… Mas quem inventa fake news nunca coloca fontes (já que elas não existem).

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Basta uma busca rápida no YouTube, por exemplo, para descobrirmos que essa história do piloto ter se recusado a cumprimentar o preso é falsa! Veja aos 30 segundos do vídeo abaixo:

Portais de notícias, como o G1, por exemplo, publicaram o momento do aperto de mão entre piloto e passageiro:

Reprodução/Google Images

Situação constrangedora já ocorreu no passado

Apesar dessa notícia ser falsa, é bom lembrar que o ex-presidente Lula já foi alvo de insultos por parte de membros da aviação. Em abril de 2018, o piloto do avião que levou o petista até Curitiba recebeu dois áudios com insultos ao ex-presidente:

Leva e não traz nunca mais”, diz uma voz masculina ao piloto, que, por sua vez, repreende o interlocutor: “Vamos tratar só do necessário. Vamos respeitar o nosso trabalho aqui”.

O interlocutor insiste: “Eu respeito mas manda este lixo janela abaixo aí…”. A conversa é interrompida por uma voz feminina. “Pessoal, a frequência é gravada e pode ser usada contra a gente. Então, mantenham a fraseologia padrão, por gentileza”, adverte.

Na ocasião, a Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que a conversa aconteceu pouco antes da decolagem da aeronave, mas se defendeu dizendo que a frase não foi dita por um controlador da torre.

Conclusão

A postagem que se espalhou nas redes sociais afirmando que o piloto se recusou a cumprimentar o ex-presidente Lula é falsa!

Continue lendo
12 Comentários

12 Comments

  1. Luiz Bisnaga Esponja dos Santos

    3 de março de 2019 em 12:00

    Não é verdade pelo simples fato de que hater não tem coragem na RL. Tipo os arrombados que estavam usando uma criança de 6 anos morta pra fazer politicagem no twitter, ao vivo na cara eles não falam.

  2. RABUGENTO

    4 de março de 2019 em 7:01

    Além de cumprimentar ele ainda reverenciou.

    Os bozinhos idiotas sofrerão muito!!!

    • Luiz

      4 de março de 2019 em 18:54

      Com o dinheiro que foi roubado do Brasil nos últimos anos, dava pra ter vacinado todas as crianças contra todos os tipos de meningite…evitaria esta e outras milhares de mortes de crianças.

      • Albert Sabin

        10 de março de 2019 em 19:04

        Vacinas não protegem 100%, jumento.

  3. Luiz

    4 de março de 2019 em 18:55

    Com o dinheiro que foi roubado do Brasil nos últimos anos, dava pra ter vacinado todas as crianças contra todos os tipos de meningite…evitaria esta e outras milhares de mortes de crianças.

    • Albert Sabin

      10 de março de 2019 em 19:05

      Vacinas não protegem 100%, jumento².

      • Luiz

        11 de março de 2019 em 19:19

        Pior que você tem razão…Não protege 100% mesmo…você é a prova de que o índice de vacinação não evita 100% de imunização e até transformam alguns em ameba.

        • Ameba

          12 de março de 2019 em 9:35

          UAU, que resposta inteligente, embasada e irrefutável! Pensou nela sozinho ou teve que pedir ajuda as coleguinhas da segunda série? Só faltou me chamar de feio, bobo e cara de pudim, ofensas condizentes com seu QI.

          • Luiz

            17 de março de 2019 em 7:39

            Feio, bobo e cara de pudim.

          • Cara de melão

            22 de março de 2019 em 12:13

            Opa, obrigado por ratificar minha afirmação. Agora vá lá pedir para seus coleguinhas da segunda série te ensinarem alguns palavrões novos!

          • Luiz

            29 de março de 2019 em 13:48

            Olá coleguinha! pode me ensinar alguns palavrões novos?

  4. Pingback: NETO DO LULA, DESCOBRIRAM TODA A VERDADE - Jornal Ambiente

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo