Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

O vídeo que mostra um viaduto totalmente alagado foi filmado no Brasil?

Verdadeiro

O vídeo que mostra um viaduto totalmente alagado foi filmado no Brasil?

O vídeo que mostra um viaduto totalmente alagado foi filmado no Brasil?

Desde o dia 7 de março de 2019, um vídeo de apenas poucos segundos, mas que já obteve quase 600 mil visualizações, e quase 16 mil compartilhamentos, vem viralizando no Facebook.

O vídeo mostra um viaduto totalmente alagado, sendo que na descrição é alegado que as imagens teriam sido registradas aqui no Brasil. Não é informado quando o episódio teria ocorrido, embora diversos comentários publicados alegam, que teria acontecido em São Paulo/SP. Já outros mencionam, que teria sido em Uberlândia, no Estado de Minas Gerais.

Entretanto, será que o vídeo foi realmente gravado no Brasil? O episódio ocorreu mesmo São Paulo ou Uberlândia? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

O vídeo mostra um viaduto totalmente alagado, sendo que na descrição é alegado que as imagens teriam sido registradas aqui no Brasil

Verdadeiro ou Falso?

O vídeo é verdadeiro e foi gravado em Uberlândia/MG. Porém, não é tão recente, visto que o alagamento foi o resultado de uma chuva intensa, com direito a granizo, que se abateu sobre a cidade entre a tarde e a noite do dia 6 de dezembro de 2018. Na época, o Corpo de Bombeiros disse que a forte chuva atingiu todos os setores da cidade, e durou cerca de 40 minutos.

Alguns vídeos do caos provocado no trânsito da cidade foram publicados naquela época. Entre esses vídeos, dois eram referentes ao Viaduto Carlos Saraiva, um pequeno viaduto sobre um trecho da Avenida Rondon Pacheco, a principal avenida de Uberlândia. Confira os vídeos abaixo, que foram publicados no canal “Amador Queiroz”, no YouTube:

Nesse outro vídeo, publicado no canal da TV Vitoriosa (afiliada do SBT), no YouTube, podemos ter uma noção bem maior do que aconteceu na cidade naquele dia:

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

Como podemos ter certeza sobre a localização? Bem, ao verificar o endereço no Google Street View é possível notar, que se trata do mesmo local!

O viaduto faz a ligação entre a rua Joaquim Cordeiro e a Avenida Nicodemos Alves dos Santos, no bairro Saraiva.

O viaduto faz a ligações entre a rua Joaquim Cordeiro e a Avenida Nicodemos Alves dos Santos, no bairro Saraiva.

Entender como esse viaduto alaga não é tão difícil assim. Considerando as imagens do Google Street View, podemos perceber que o trecho inicial da Avenida Nicodemos Alves dos Santos é de subida, ou seja, a água da chuva “volta” para o viaduto. Quando chove, as águas também descem pela Avenida Divino Lucas Martins, desembocando parcialmente no viaduto.

Para completar, o trecho final da rua Joaquim Cordeiro consiste em uma descida, ou seja, mais uma fonte que colabora para que as águas inundem o viaduto!

Entender como esse viaduto alaga não é tão difícil assim. Considerando as imagens do Google Street View podemos notar que água das chuvas escoam a partir de diferentes ruas na região do próprio viaduto.

Não é só em Uberlândia que Isso Acontece!

Para sermos justos com a cidade de Uberlândia é preciso deixar claro, que não é apenas lá que acontece esse tipo de situação. Ao longo dos últimos anos já tivemos casos semelhantes, por exemplo, em São Paulo/SP (Viaduto Bresser / viaduto sobre a Avenida Rubem Berta) e Salvador/BA (Viaduto Raul Seixas).

A diferença é que em alguns casos somente o acesso a um determinado viaduto sofreu com o alagamento ou então não houve tanto impacto visual diante das imagens divulgadas.

Conclusão

O vídeo é verdadeiro e foi gravado em Uberlândia/MG. Porém, o episódio é não tão recente, visto que o alagamento foi o resultado de uma chuva intensa, com direito a granizo, que se abateu sobre a cidade entre a tarde e a noite do dia 6 de dezembro de 2018.

Continue lendo
4 Comentários

4 Comments

  1. Luís Coura

    15 de março de 2019 em 15:11

    Nesse dia foi intensa a chuva aqui, muitos estragos, alagamentos como já mostrado aqui em Uberlândia

  2. Gilberto Alves Pereira

    15 de março de 2019 em 20:44

    Minha cidade no E-farsas kkkk

  3. Jonas da Silva

    20 de março de 2019 em 10:04

    A velocidade da internet é imensa porque falar que 6 de dezembro de 2018 não é tanto recente assim. Valeu

    • Marco Faustino

      20 de março de 2019 em 11:07

      Olá Jonas, isso é algo relativo. Nesse caso, por exemplo, a data da publicação da postagem (14/03/2019) é bem mais próxima da viralização (07/03/2019) em relação ao dia que o vídeo foi originalmente gravado (06/12/2018). Portanto, considerando essas datas, o contexto original não é tão recente assim. Entendeu? 🙂

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo