Paulo Maluf foi flagrado em uma Ferrari e sem a bengala momentos antes de ser preso?

Share Button

É verdade que Paulo Maluf foi flagrado caminhando até a sua Ferrari, sem usar bengala, momentos antes de ser preso pela Polícia Federal?

O vídeo apareceu em diversas páginas no Facebook na segunda quinzena de dezembro de 2017 e teve centenas de milhares de compartilhamentos e de comentários indignados. De acordo com o texto que acompanha o vídeo, o político teria sido flagrado acelerando a sua Ferrari momentos antes de ser preso. Maluf aparece no vídeo indo em direção ao automóvel sem nenhuma ajuda da sua bengala…

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Paulo Maluf foi flagrado indo em direção à sua Ferrari sem a sua bengala momentos antes de ser preso? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

O vídeo é real, mas a história é falsa!

No dia 20 de dezembro de 2017, o deputado Paulo Maluf, de 86 anos de idade, se entregou à Polícia Federal após o ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinar o imediato cumprimento da pena pela condenação a de sete anos e nove meses de prisão por lavagem de dinheiro.

Uma das postagens que se espalharam pelo Facebook afirmando que Maluf teria sido flagrado caminhando normalmente momentos antes de ser preso!

Envie suas dúvidas e sugestões de pauta através do nosso WhatsApp pelo número (11) 96075-5663!

A foto usada para ilustrar esse artigo é do dia 20 de dezembro de 2017 e foi feita pelo fotógrafo Tiago Queiroz, a serviço do Estadão. Na ocasião o deputado Paulo Maluf estava sendo conduzido para exame de corpo de delito no IML da Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo.

Defesa tentando “dar um migué”

Conforme apurou o jornal Estado de Minas, Maluf entrou no carro sem ajuda, mas sai mancando, apoiado nos policiais e com com a ajuda da bengala. A defesa de Paulo Maluf pediu a suspensão da prisão alegando a “avançadíssima” idade do deputado.

Imagens: Reprodução/YouTube

Quanto ao vídeo, ele é real – como já adiantamos lá em cima – mas não se trata de um vídeo recente. Uma busca no YouTube e podemos achar várias cópias dessas mesmas imagens que, na verdade, foram filmadas no dia 26 de outubro de 2014.

Nesse dia, Paulo Maluf se dirigiu à sua zona eleitoral para votar no segundo turno das eleições presidenciais daquele ano, como podemos ver abaixo:

 

Conclusão

O vídeo que mostra o deputado Paulo Maluf indo em direção a uma Ferrari sem a sua bengala foi filmado em 2014. Apesar do vídeo não ter relação com a sua prisão em 2017, o político foi flagrado pelas câmeras de TV caminhando sem a ajuda de bengala.

Share Button
Falso, Política, Veículos
, , , , , ,