Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Paulo Maluf foi flagrado em uma Ferrari e sem a bengala momentos antes de ser preso?

Falso

Paulo Maluf foi flagrado em uma Ferrari e sem a bengala momentos antes de ser preso?

É verdade que Paulo Maluf foi flagrado caminhando até a sua Ferrari, sem usar bengala, momentos antes de ser preso pela Polícia Federal?

O vídeo apareceu em diversas páginas no Facebook na segunda quinzena de dezembro de 2017 e teve centenas de milhares de compartilhamentos e de comentários indignados. De acordo com o texto que acompanha o vídeo, o político teria sido flagrado acelerando a sua Ferrari momentos antes de ser preso. Maluf aparece no vídeo indo em direção ao automóvel sem nenhuma ajuda da sua bengala…

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Paulo Maluf foi flagrado indo em direção à sua Ferrari sem a sua bengala momentos antes de ser preso? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

O vídeo é real, mas a história é falsa!

No dia 20 de dezembro de 2017, o deputado Paulo Maluf, de 86 anos de idade, se entregou à Polícia Federal após o ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinar o imediato cumprimento da pena pela condenação a de sete anos e nove meses de prisão por lavagem de dinheiro.

Uma das postagens que se espalharam pelo Facebook afirmando que Maluf teria sido flagrado caminhando normalmente momentos antes de ser preso!

A foto usada para ilustrar esse artigo é do dia 20 de dezembro de 2017 e foi feita pelo fotógrafo Tiago Queiroz, a serviço do Estadão. Na ocasião o deputado Paulo Maluf estava sendo conduzido para exame de corpo de delito no IML da Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo.

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

Defesa tentando “dar um migué”

Conforme apurou o jornal Estado de Minas, Maluf entrou no carro sem ajuda, mas sai mancando, apoiado nos policiais e com com a ajuda da bengala. A defesa de Paulo Maluf pediu a suspensão da prisão alegando a “avançadíssima” idade do deputado.

Imagens: Reprodução/YouTube

Quanto ao vídeo, ele é real – como já adiantamos lá em cima – mas não se trata de um vídeo recente. Uma busca no YouTube e podemos achar várias cópias dessas mesmas imagens que, na verdade, foram filmadas no dia 26 de outubro de 2014.

Nesse dia, Paulo Maluf se dirigiu à sua zona eleitoral para votar no segundo turno das eleições presidenciais daquele ano, como podemos ver abaixo:

 

Conclusão

O vídeo que mostra o deputado Paulo Maluf indo em direção a uma Ferrari sem a sua bengala foi filmado em 2014. Apesar do vídeo não ter relação com a sua prisão em 2017, o político foi flagrado pelas câmeras de TV caminhando sem a ajuda de bengala.

Continue lendo
Clique para comentar

Comente

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Voltando a Circular

Publicidade

Topo