E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • Youtube

Podemos confiar nas previsões dos videntes?

Postado por Gilmar Lopes no dia 26 de dezembro de 2011 35 Comentários
Share Button

Pesquisamos algumas previsões feitas por videntes para o ano de 2011 e descobrimos como é fácil acertar mesmo quando se erra!

O ano de 2011, por mais estranho que possa parecer, foi igual ao demais: Tivemos 12 meses, 365 dias e quatro estações (ainda que essas estações tenham sido meio bagunçadas). O que muda de um ano para outro, é lógico, são os fatos que neles ocorrem.

Desde o início da civilização, o homem tem a necessidade de tentar prever o que irá acontecer com o seu futuro e com o de sua sociedade. Aquele grupo que conseguia antever, por exemplo, que o ano seguinte seria chuvoso tinha – pelo menos hipoteticamente – certa vantagem sobre os demais. Com certeza, isso ajudaria na agricultura e/ou na caça.

Curandeiros, xamãs, bruxos, videntes, charlatães, etc. Muitos surgiram (e ainda vão surgir) para realizar essa árdua tarefa de prever o futuro com o uso de cartas de tarô, borras de café, búzios, posição dos astros em relação ao signo do “cliente”. Na maioria das vezes, o vidente acerta suas previsões e, quando não acerta, acaba não errando. Entendeu?

Como fazer uma boa previsão

  1. Seja o mais abrangente possível, as chances de errar são nulas
  2. Apele para o lado emocional da platéia, ou – no caso – do leitor
  3. “Prever” morte de algum famoso sempre funciona!
  4. Quando for “prever” que alguém vai morrer, nunca cite nomes! (Veja item 1)
  5. Nunca deixe nada registrado sobre suas previsões. Algum chato pode querer conferi-las depois!
  6. Caso deixe suas previsões registradas em algum lugar, certifique-se de que possa modificá-las no futuro, antes que algum chato queira conferi-las depois! (Veja item 5)
  7. Deixe suas previsões guardadas e só as revele ao mundo depois delas acontecerem
  8. Mais importante de todas: Caso erre em suas previsões, diga apenas que o futuro é incerto e pode ser mudado!

Antes de prosseguirmos no texto, gostaríamos de convidá-lo para assistir a um pequeno trecho de uma palestra de James Randi sobre a fraude da Astrologia:

Previsões Furadas de 2011

No esporte

De acordo com o site do Globo Esporte, o tarólogo André Kadanr previu que no futebol, o Ceará seria o campeão Brasileiro de 2011.

Já o vidente Alexandre Cigano, consultado pelo jornal mineiro O Tempo foi mais abrangente nas suas firmações e previu que nenhum time paulista iria ganhar o campeonato Brasileiro de 2011.

Apenas lembrando que o Corinthians, time de São Paulo, foi o campeão de 2011.

Aliás, Alexandre Cigano também errou por não obedecer a regra numero 1 dos videntes (Seja o mais abrangente possível, as chances de errar são nulas) ao afirmar que o piloto Felipe Massa ganharia vários prêmios na Fórmula 1 esse ano. Como podemos ver no Portal Terra e no Corridas de Fórmula 1, a última vez que o piloto venceu uma corrida foi há 3 anos, em 2008.

Para leitura adicional, o E-farsas sugere o excelente texto do A Grande Abóbora sobre o uso das estatísticas para desmascarar a Astrologia!

Celebridades

É muito fácil fazer previsões sobre celebridades. Como muita gente tem curiosidade de saber tudo sobre seu artista favorito, aquele que conseguir prever o que irá acontecer com o artista fará muito sucesso. Todavia, nunca se esqueça da nossa lição numero 1: Seja o mais abrangente possível!

A cantora Ivete Sangalo, por exemplo, teve um ano de muito sucesso (aliás, como em todos os anos!). Prever que a estrela da musica brasileira iria ter um ano de sucesso é bem fácil e não há a necessidade de se consultar os astros e as estrelas para tal. Foi o que fizeram vários numerólogos, tarólogos e videntes em 2010.

O portal Zastros, a exemplo de vários outros sites especializados em “previsões”, anteviu em 2010 que Ivete teria um ano ótimo e que tudo daria certo para a cantora baiana.

Já, o site O Fuxico foi mais ousado e “previu” que Ivete Sangalo teria problemas de saúde, mas seriam possíveis fraturas em decorrência da enorme quantidade de ensaios feita pela cantora.

O Fuxico - Previsões para Ivete Sangalo em 2011

Reprodução do site O Fuxico - Previsões para Ivete Sangalo em 2011

No canal de entretenimento do MSN, o vidente Robério de Ogum previu que a moça continuaria a fazer sucesso não só aqui no Brasil, como no mundo todo, porém seria bom que a baiana prestasse um pouco mais de atenção nos “assuntos do coração” em 2011.

No entanto, ninguém conseguiu prever que Ivete Sangalo seria internada com meningite, em dezembro de 2011. Será que um acontecimento importante como esse não apareceu em nenhuma das fontes de previsão de nenhum dos videntes? Ou será que todos os videntes julgaram que a previsão sobre internação da cantora não era digna de nota?

Política

No finalzinho de 2010, alguns videntes fizeram várias previsões sobre o Brasil em 2011. O vidente Alexandre Cigano, por exemplo, previu queNo Brasil, em 2011, teremos muitas reformas partidárias melhorando o nosso nível governamental. A nossa presidenta, Dilma Rousseff, terá um ano de muitas mudanças em seu governo, mas ela vai lutar muito para melhoria deste país.”.

Será que ele acertou nessas previsões?

Previsões em entrevistas

Em janeiro de 2011, Oscar Quiroga deu uma entrevista à Marília Gabriela e fez várias previsões sobre o ano. Confira se ele acertou alguma das previsões!

Um pouco antes, em 2010, o babalorixá pernambucano Érico Lustosa fez algumas previsões para 2011, em entrevista ao Canal Mundo Mulher:

Em março de 2011, tivemos a oportunidade de entrevistar o professor Jucelino da Luz nos estúdios da JustTV. Como o professor tem a fama de prever o futuro em seus sonhos, aproveitamos para perguntar se ele tinha alguma previsão para 2011. Confira a entrevista abaixo e veja o que ele disse sobre o ano:

Conclusão

Os videntes falham, sempre! Se quiser virar um vidente de verdade, só faça previsões genéricas e bem amplas. As chances de erros são nulas. Caso erre em alguma previsão, diga que houve uma mudança no futuro!

Ah! E não se esqueça de ganhar dinheiro com o seu “dom”!

Sites pesquisados

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

21 respostas para “Podemos confiar nas previsões dos videntes?”

  1. Nayara disse:

    Acho que já houve matérias melhores.
    Esse tema é fútil e o texto, prolixo, além de mal escrito como em (…)só as revele ao mundo depois que elas se acontecerem(…)
    Se acontecerem????
    Acontecerem-se???

    • Gilmar Lopes disse:

      Valeu! Já arrumei o texto.
      E aí? Mais alguém concorda com a Nayara?

      • Diogo disse:

        Nayara é astróloga?

      • email disse:

        Não! Não concordo. O tema é atual (estamos próximo à virada do ano e esse tipo de assunto aparece em muitos meios de comunicação) e muito pertinente ao tema do site.
        Sobre se está bem ou mal escrito, não encontrei erros gritantes que merecessem esse arroto de arrogância. Crítica vazia, com intenção de diminuir o site (ou o seu moderador). Comentário inteiramente DISPENSÁVEL.
        Continue firme, Gilmar. Do outro lado aqui você tem uma legião de admiradores ansiosos para ler as novas farsas que aparecem.

    • André disse:

      Na verdade é HOUVERAM, e não houve, como colocou na frase “Acho que já houve matérias melhores.”. Desculpa a chatice, mas se estamos nos corrigindo né…

      • email disse:

        Desculpe, André, mas aqui o certo é como está escrito no primeiro post, ou seja, “Acho que já HOUVE matérias melhores…”. Mesmo não concordando com a opinião de Nayara a frase dela não está errada. O verbo haver não flexiona quando indica existência de alguma coisa. Para você corrigir alguém deve, de antemão, pesquisar muito bem antes de morder a língua.

        • Pedro Lúcio Ribeiro disse:

          No meu tempo, “pai dos burros” era o dicionário. Agora, com o Google, teclando, antes de dar mancada, não pesquisar demonstra comodismo…

      • renato miranda disse:

        nuossa ! se estrepou grandão !!!

        foi dar palpite e falou uma besteira 10 vezes maior que a mocinha…

  2. Eduardo Tadeu disse:

    Amigo,
    Colocar no quadro “Quem não morreu” a cara de outro jogador no lugar de Magrão, do Sport, foi uma tremenda farsa!

  3. Luciana disse:

    Acho legal demonstrar que é possível enganar as pessoas, como aconteceu na palestra de James Randi. Não devemos ser totalmente crédulos.

    Mas acredito que ter uma atitude exageradamente cética e científica diante do mundo nos leva a um outro tipo de fé fanática e que nos deixa igualmente cegos e sujeitos a enganação… Há pessoas que dão crédito excessivo à racionalidade, sem levarem em conta que há muito mais nesse mundo do que se pode compreender ou explicar.

    • Gilmar Lopes disse:

      Concordo com você! Não podemos ser radicais em nada nesse mundo. Apenas fico preocupado com as pessoas que se guiam completamente pela astrologia. Note que em nenhum site que trata do assunto há avisos de que as previsões são exatas! Mesmo assim, muita gente acredita e acaba fazendo (ou deixando de fazer) suas coisas baseadas nos astros!

  4. Nayara disse:

    Não sou astróloga. E não entendi o motivo da pergunta!

  5. Luciana disse:

    Gilmar, queria aproveitar para agradecer a você pela manutenção deste site. Tenho recomendado fortemente a consulta ao E-farsas aos amigos que insistem em publicar no Facebook todo tipo de notícia alarmista, jurando que é verdade.

    Chato é que outro dia apareceu no Face um “Desaparecido”, que saiu de uma festa de formatura e não chegou em casa. Eu deletei na mesma hora – só que era verdade. O cara foi encontrado dentro do carro, caído de uma ribanceira. Com tantas mentiras, fica difícil separar o joio do trigo…

    Então, parabéns pela iniciativa!

  6. Vejo esse ou essas caras de pau e penso:
    Em pleno século XXI,ainda existe bocoiós que acreditam em previsões?
    Eles acertam algo só por algum aborto da natureza!

  7. Laurus disse:

    Já vi matérias melhores.

  8. Flávio disse:

    como o mundo acabará dia 21/12 já vedí tudo sitio, carros, casas, dolares e doei para os politico minhas cuecas pra eles esconderem mais grana.
    KKKKKKKKKK
    isso é coisa de otário

  9. Kyon disse:

    Se for ver esse argumento dos videntes (os que usam ele):

    “Caso erre em suas previsões, diga apenas que o futuro é incerto e pode ser mudado!”

    É bem falho, pois tira todo o sentido da previsão em si, já que o futuro é um mar de incertezas mesmo …

Deixe uma resposta

Mais Populares de 2014

Criança prevê tragédia durante a Copa no Brasil e morre em seguida!

Texto conta a triste história de uma criança que teria ...

Neymar fingiu lesão depois de vender a Copa para a Fifa?

Sites mostram que um sósia do jogador da seleção brasileira ...

6 Notícias falsas publicadas pela TV Revolta

A TV Revolta, uma das maiores fanpages do Facebook, publica ...

Médico italiano Tullio Simoncini e a cura do câncer com bicarbonato!

Texto exalta a eficácia de um tratamento a base de ...

Mundial do Medo: Revista France Football reclama da Copa no Brasil

Será verdade que foi publicada uma matéria falando mal da ...