Papai Noel foi criação da Coca-Cola! Verdadeiro ou falso?

Share Button

Diz a lenda que a figura que conhecemos do Papai Noel teria sido criada pela Coca-Cola, mas será que essa história é real?

Velhinho, gorducho, de barbas brancas, gorro e roupas vermelhas e um saco cheio de presentes. Ao lermos a descrição no parágrafo anterior, imediatamente nos vem à mente o Papai Noel, não é? Mas você sabe quem criou essa imagem?

Há muitos anos circula a história de que o Bom Velhinho, com suas barbas brancas e roupas vermelhas, seria uma criação da fábrica de refrigerantes Coca-Cola. Vários sites e blogs apontam que em 1930, a Coca-Cola Company teria feito uma campanha de marketing e, pela primeira vez, mostrado ao mundo o agora famoso Santa Claus.

Será que a multinacional Coca-Cola foi, de fato, a criadora do Noel?

Falso! O mito já existia bem antes de 1930!

Em 1823, o até então desconhecido professor americano Clement Clarke Moore conseguiu que um poema seu, chamado The Night Before Christmas, fosse publicado – anonimamente – num jornal e, a partir de então, seu texto se tornou uma dos maiores símbolos do Natal. Principalmente na América do Norte.

É claro que há muita controvérsia em relação à verdadeira autoria do tal poema, mas esse texto foi a primeira descrição de um velhinho bochechudo que vinha em um trenó e entrava nas casas pela chaminé. Antes disso, o Papai Noel era descrito de várias formas: Elfo, espírito, duende, santo, etc.

O Bom Velhinho, que também pune as crianças que não se comportaram durante o ano, foi ganhando novas características até que 40 anos mais tarde – em 1863 – o cartunista americano Thomas Nast criou a imagem do Noel quase igual à que conhecemos hoje. Seu trabalho foi parar na capa da revista Harper’s Weekly.

Santa Claus - Harpers Weekly

Santa Claus - 1863 - Harper's Weekly

Ah! Thomas Nast também foi o criador da parte da lenda do Papai Noel morar lá no Pólo Norte!

Papai Noel de Thoma Nast

Papai Noel de Thoma Nast

Vários artistas foram recriando e redesenhando esse símbolo do Natal com o passar dos anos. Cada um, dando seu toque pessoal ao Papai Noel. Em 1905, Carl Stetson Crawford ilustrou o volume XXXIII do livro 2 chamado St. Nicholas for Young Folks.

st-nicholas-1905 - Copyright © 2002-2011 St. Nicholas Center

St Nicholas de 1905 - note que o Papai Noel já usava vermelho! Copyright © 2002-2011 St. Nicholas Center

Em 1930, quando o mito do senhor bondoso que entrega presentes em todas as casas do mundo na noite de Natal já estava enraizado no imaginário popular dos americanos, a Coca-Cola Company contratou o ilustrador Haddon “Sunny” Sundblom para criar sua campanha de Natal daquele ano.

Oficialmente, a primeira campanha da Coca-Cola usando o Papai Noel como garoto propaganda da empresa foi essa:

 

A primeira ilustração oficial da Coca-Cola usando o Papai Noel!

A primeira ilustração oficial da Coca-Cola usando o Papai Noel como garoto propaganda!

Tempos depois, muita gente acabou afirmando e acreditando que a fábrica de refrigerantes foi a criadora do Papai Noel “moderno”. Há relatos afirmando que as roupas do Santa Claus eram verdes e tiveram suas cores mudadas para o vermelho para se adequar às cores da Coca-Cola.

Acontece que o Bom Velhinho já usava vermelho muitos e muitos anos antes.

Aliás, A Coca-Cola não foi a primeira a usar o senhor Noel para ajudar a vender suas deliciosas bebidas! A White Rock Beverages usou Papai Noel para vender sua água mineral em 1915 Ginger Ale em 1923.

Mais imagens do Papai Noel

No site St. Nicholas Center há uma série de imagens mostrando a evolução do mito Papai Noel.

Conclusão

A Coca-Cola não foi a criadora do Papai Noel! Agora, se você quer saber se ele existe de verdade, não vai ser aqui no E-farsas que você vai encontrar a resposta!

Sites pesquisados

Share Button
, , , , , , , ,

Comente pelo Facebook

28 comentários

  1. braz

    ESTA INFORMAÇÃO ESTA ERRADA!!!SEGUNDO A HISTÓRIA A COCA COLA APENAS COLOCOU A COR “VERMELHO”NO UNIFORME DO ENTÃO papai noel POR CAUSA DAS CORES DO ROTULO DA EMBALAGEN QUE TAMBÉM ERA VERMELHO.OK

  2. email

    É. Parece que Braz não leu a matéria, ou se leu, não entendeu.

    Isso mesmo, Gilmar. Colocou as coisas nos seus devidos lugares. Sempre frequento esse site, pois é muito esclarecedor.

    Parabéns!

  3. Pingback: Você conhece a origem do mito Papai Noel? | Paulista 40º

  4. HomemDaFoice

    Gilmar, que a Coca-Cola não foi a criadora da imagem do Papai Noel tudo bem, mas eu queria saber se é verdade que atualmente a Coca-Cola detém os direitos de imagem do velho, não podendo nenhuma outra marca de refrigerante usá-la.

  5. Pingback: Grandes mitos da publicidade: a Coca-Cola criou o Papai Noel? | Midiamorfose

    • Na realidade, filho, esse mito circula a sociedade a anos. Grandes veículos de comunicação já afirmaram isso, como a Super Interessante, por exemplo.

      A Coca não criou o Papai Noel nos moldes atuais, embora muita gente acredite em tal coisa, mas foi a maior responsável pela difusão de sua imagem como conhecemos no ocidente.

  6. Renato Bertin

    Gosto muito do seu site, por trazer informações preciosas. Quastiono apenas a ideologia por trás de algumas informações. Essa do Papai Noel: Basta consultar as melhores enciclopédias, incluindo a Wikipedia (um genérico medianamente aceitável)para perceber que vocês ocultaram as origens cristãs do Papai Noel. Por que ? Vocês são de religões não cristãs, ateus, comunistas, agnósticos, indiferentes ou o quê ? Para mim que sou um padre católico, coloca em suspeição algumas de suas informações. Até que ponto pode-se acreditar em suas informações ? Honestidade intelectual parece-me fundamental em qualquer jornalismo.

    • Gilmar Lopes
      Author

      Obrigado pelo comentário!
      Apesar de possuir o ensino superior, é bom avisar que NÃO SOU JORNALISTA e não quero que o E-farsas.com seja uma central de jornalismo!
      A idéia do site sempre foi a de que qualquer um pode descobrir se o que rola na web é verdadeiro ou falso usando apenas as informações que nela trafega. Sem precisar de recorrer a livros, bibliotecas, jornais impressos, etc.
      A pauta central desse post era apenas a de mostrar que, ao contrário que muita gente acredita e divulga, o Papai Noel não foi uma invenção da Coca-Cola. Ele já existia e usava roupas vermelhas muitos anos antes da sua aparição nos comerciais da empresa.
      Pode notar que tudo que foi escrito no post foi tirado de outras fontes (que foram citadas dentro do texto e no final dele). Nada foi inventado pelo E-farsas.
      De qualquer maneira, sua sugestão não será desperdiçada. Quem sabe, no ano que vem, façamos uma pesquisa mais ampla sobre a origem do bom velinho?

  7. Davi Benith

    Pessoal, Papai Noel não existe e ponto. Agora Coca Cola existe e fatura bilhões e bilhões.
    Ah Desculpem-me os que acreditavam em Papai Noel,rsrsrs

  8. pe. Renato Colbert Bertin

    Gilmar, obrigado por sua honestidade e franqueza. Gostei e vou continuar lendo o E-farsas, pois ajuda a descobrir verdades e mentiras por trás das notícias. Como aquela das previsões. Parabéns, vocês acertaram na mosca.

    Pe. Renato

  9. Leonardo

    Sei que estou comentando atrasado, mas acho que o post perdeu um detalhe. A própria Coca-Cola começou o boato. Me lembro de um rótulo da Coca 2L (não recordo o ano, infelizmente, mas tem menos de 20 anos isso) que trazia um Papai Noel vestido de verde (suspensórios, camisa, calças) e dizia que a imagem que conhecemos hoje foi criada pela Coca.

    Mas, como o post mostra, já tínhamos a imagem do bom velhinho em vermelho. Mas temos de dar o braço a torcer que o estilo da roupa da campanha da Coca é exatamente o que vemos hoje (cinto, camisão, mangas brancas etc).

    O Post poderia ter trazido mais sobre o papel do São Nicolau nessa lenda. Mas, fora minha chatice, o post não merece críticas, está muito bom.

    Parabéns pelo blog.

    • Gilmar Lopes
      Author

      Obrigado pelo comentário! A idéia do post era tentar fazer algo diferente da maioria dos artigos referentes ao Papai Noel que encontrei por aí. Procurei focar mais na imagem gráfica do “Bom Velhinho” como um ícone do que como parte de uma simbologia no Natal. Claro que nas próximas oportunidades, tentarei obordar outros aspectos que a data representa.

  10. Jose Antonio Faria

    Discordo, a não ser que a própria coca esteja mentindo, pois em campanha de natal no refrigerante vinha escrita a história que a coca foi quem vestiu São Nicolau com as roupas da cor de sua marca pela 1ª vez, pena eu não ter este rótulo mais, porém quem sabe alguém tenha para scanear e mostrar pra gente.

    • BaHalus

      Seria uma boa ver esse rótulo. Curioso a coca-cola afirmar isso se realmente foi mostrado aqui várias imagens antigas do papai noel de vermelho.

      Também acho que seria legal um dossiê mais completo sobre o papai-noel e como o mito evoluiu, apesar de que isso talvez esteja um pouco além da proposta do site. Mas seria muito legal. Sempre quis saber mais sobre a evolução do papai noel do São Nicolau aos dias de hoje.

  11. Geraldo

    Como assim? A super interessante é veridica. A Abril é a maior editora de revistas do país. Se ela falasse mentiras, ela estaria onde está?? Olha ai, Gilmar! Outro misterio pra se solucionar!

  12. Pingback: Aucenir Gouveia » Papai Noel foi criação da Coca-Cola ou um mito que já existia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>