Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Rússia desiste da Copa de 2018 e Brasil é favorito para sediar!

Esporte

Rússia desiste da Copa de 2018 e Brasil é favorito para sediar!

É verdade que a Rússia desistiu de sediar a Copa do Mundo em 2018 e o Brasil virou o favorito para receber o evento novamente?

A notícia apareceu nas redes sociais no final de julho de 2014. Uma imagem que parece ser um recorte de jornal mostrando a seguinte manchete:

“Rússia desiste de realizar a Copa do Mundo de 2018 e Brasil é favorito para sediar”

O pedaço do jornal foi compartilhado milhares de vezes pelas redes sociais e muita gente ficou na dúvida se aquilo era verdade mesmo!

Somente na fanpage Desimpedidos, por exemplo, a postagem com a reprodução da manchete teve mais de 16mil compartilhamentos e foi curtida mais de 50mil vezes!

Será que essa manchete é real?

Recorte de jornal afirma que a Rússia desistiu da Copa e Brasil é o favorito! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Recorte de jornal afirma que a Rússia desistiu da Copa e Brasil é o favorito! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

 

Verdadeiro ou falso?

O recorte de jornal é real, mas a notícia é falsa!

Em primeiro lugar, a Rússia teria mesmo sugerido negar o convite para sediar a Copa do Mundo no país, mas – de acordo com essa matéria do Lancenet isso foi em 2010 e a Rússia teria desistido da Copa de 2022.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Em várias matérias publicadas em diversos jornais, podemos ver que os amigos russos já estão adiantados com relação às obras de infra-estrutura que servirão para a Copa de 2018.

Confusão

De acordo com a edição do dia 27 de julho de 2014 do Jornal o Globo, o presidente da Federação Alemã de Futebol (DFB, na sigla em alemão), Wolfgang Niersbach, sugeriu à FIFA que a Copa do Mundo de 2018 fosse realizada na Alemanha. Niersbach alegou que a tensão política entre Rússia e Ucrânia e os conflitos no Leste europeu poderiam colocar o evento em risco se for feito na Rússia. No entanto, no dia seguinte ao pedido dos alemães, a FIFA se pronunciou, afirmando que a Copa de 2018 será realizada entre os russos, mesmo!

O recorte do Jornal Cinform

Após toda a confusão causada pelo recorte de jornal que se espalhou pela web, o Jornal Cinform se pronunciou sobre a manchete atribuída a ele. No dia 04 de agosto de 2014, o jornal explicou em seu perfil do Twitter que a manchete era falsa e fazia parte de um anuncio publicitário:

 

 

Conclusão

A notícia era apenas uma campanha publicitária, que foi retirada do contexto e se espalhou pela web. Tudo indica que a Copa de 2018 será mesmo realizada na Rússia. De qualquer maneira, a probabilidade do Brasil receber duas copas seguidas é nula!

Continue lendo
2 Comentários

2 Comments

  1. lucineide

    4 de agosto de 2014 em 22:48

    se era uma campanha publicitára qual era então? era apenas o papo cheio a falar? a copa nem foi tão boa assim para acharem que merecem ter outra!!!

  2. Marcos A.

    5 de agosto de 2014 em 13:16

    Copa por aqui só no próximo século agora.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo