Teresa Fidalgo: O Fantasma de Sintra

Vídeo mostra três jovens dando carona para um fantasma, que acaba provocando um terrível acidente!

Esse vídeo circula pela internet desde 2005 e mostra três jovens (com sotaque português), Tânia, Thiago e David, viajando de carro por uma estrada vazia e, ao passar por uma curva onde havia acontecido um acidente, dão carona a uma moça.

Até aí, tudo bem!

No carro, os passageiros começam a fazer perguntas para a carona, que não respondia quase nada. Seu nome: Teresa Fidalgo. Chegando na curva do Sintra, a moça mostrou o local e contou que havia acontecido um acidente e disse que ela estava nele, dizendo que morreu. Em questão de segundos, ela mata dois dos passageiros, deixando o motorista – que não conseguiu contar a história depois. Segundo o vídeo, os investigadores deram esse caso como sem solução.

O vídeo de que estamos falando é intitulado "Mistério em Sintra" ou "Fantasma de Sintra" e, só no Youtube já teve mais de um milhão de visualizações!

Abaixo você assiste a uma versão resumida do filme, que mostramos no Programa E-farsas, em abril de 2009:

 

 

Será que isso é real?

Não! O vídeo é falso!

O filme, com pouco mais de 7 minutos, é uma produção independente do publicitário português, David Rebordão. O curtametragem, na verdade, se chama "A Curva" e foi finalizado em 2004.

Rebordão é considerado como o primeiro guerrilheiro digital português, em outras palavras, ele foi o pioneiro em Portugal a conseguir criar um vídeo viral na internet dos nossos irmão além mar!

Em 2004, depois de finalizar o curta, David Rebordão disponibilizou parte do filme online, para ajudar na divulgação de outro filme dele, chamado "O Vírus". Segundo o site português Diário de Notícias, o curta metragem serviria apenas como uma manobra publicitária para a longa-metragem. "Mas alguém descarregou a curta, criou um link no Sapo, e pôs a circular uma torrente de emails com o vídeo.", afirma a repórter Sónia Nunes, na matéria. 

David diz que o Youtube o ajudou muito para divulgar seu trabalho no mundo inteiro e que já viu o seu vídeo legendado em várias línguas, como o italiano e o japonês!

Em entrevista, via telefone, ao programa mexicano Extra Normal e em um outro programa, em Portugal, Rebordão conta que se aproveitou de uma lenda local, que conta a história de viajantes que dão carona a fantasmas a todo momento! Além disso, uma história de que uma moça chamada Teresa Fidalgo teria morrido naquela mesma curva, em 1983, aumentam ainda mais a áurea de terror que envolve o filme!

A sua técnica de divulgação foi tão bem sucedida que ele nem precisou de nenhum subsídio para realizar seu filme.

No site do "A Curva" o publicitário-diretor se apresenta e revela que "Apesar de existirem várias versões do filme para download gratuito por todo o mundo cibernáutico, neste sítio podem adquirir a única versão completa com doze minutos de duração em DVD.". Além disso, o DVD também vem com uma entrevista em que ele mesmo conta como foi criar o filme.

Entrevista com David Rebordão em portugal

 

Programa Extra Normal – Mexico

, , , , , , , , , ,

Comente pelo Facebook

7 comentários

    • Claro que não. O filme foi uma ótima jogada de marketing viral de um publicitário / cineasta português. História falsa,e o vídeo é o teaser do curta. O conto lembra muito a lenda urbana da mãe que morreu e tentou salvar a vida do filho ao aparecer para outro motorista que passava.

  1. Nossa, essa lenda ai vêm desde a época do Orkut, mais ainda vejo várias pessoas falando dela seja no Yahoo, Whatsapp ou Facebook.

    Parabéns, você explicou e provou claramente mais uma farsa! Fã do site de carteirinha e inspiração pros meus artigos também. Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>