Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Foto de trabalhadores almoçando em uma viga nas alturas é real?

Lunch Time

Construções

Foto de trabalhadores almoçando em uma viga nas alturas é real?

Uma das fotos mais famosas da história mostra trabalhadores almoçando, sentados em uma viga de construção a vários metros de altura, completou em setembro 80 anos! Mas será real?

A foto abaixo ficou muito famosa desde quando foi tirada, em setembro de 1932 e, ainda nos dias de hoje, gera bastante dúvidas quanto à sua veracidade. Afinal, essa fotografia é verdadeira ou falsa?

Lunch Time

Hora do almoço! Será que isso é real? (Imagem enviada por e-mail ao E-farsas)

 

Real ou montagem?

A foto que mostra 11 trabalhadores sentados em uma enorme viga de aço, almoçando tranquilamente a 256 metros de altura (sem cintos ou qualquer outro equipamento de segurança), foi tirada no dia 20 de setembro de 1932, no 69° andar do que viria a ser o edifício RCA no Rockefeller Center, em Nova York.

Edifícil RCA no Rockfeller Center - Nova York

Edifício RCA no Rockfeller Center – Nova York (foto: Wikipédia)

No dia 2 de outubro daquele ano, o jornal New York Herald Tribune publicou a foto, tornando-a um dos ícones da fotografia moderna.

Vários donos

Porém, por mais de 6 décadas, a fotografia ficou sem autoria! Muitos atribuíam a imagem ao fotógrafo Lewis Hine, que ficou conhecido por documentar, em 1931, a construção do Empire State Building. No entanto, após uma investigação privada a pedido da Corbis, foi dada a autoria a outro fotógrafo chamado Ebbets Charles.

Os direitos de uso dessa imagem já foram vendidos mais de 100 vezes nos últimos 10 anos, segundo a Corbis.

Outra reviravolta sobre a “paternidade” do instantâneo aconteceu perto do aniversário de 80 anos dessa fotografia. De acordo com a agência de notícias Reuters, como havia vários fotógrafos no momento em que a foto foi tirada, qualquer outro poderia ter feito o clique e, inclusive, a construtora possuía seu fotógrafo próprio. Por essa razão, a imagem voltou a ficar sem créditos (mas continua sendo propriedade da Corbis).

A imagem é real, mas…

Depois de mais de 70 anos, historiadores descobriram que a cena foi montada e que tudo não passou de um excelente golpe de marketing promovido pelo pessoal do Rockefeller Center para divulgar a construção do prédio da RCA.

Segundo Ken Johnston – historiador chefe da Corbis Images (que detém os direitos dessa foto) – em entrevista ao jornal Independent, cada um dos operários foi colocado ali sobre a viga, obedecendo às ordens de vários fotógrafos, de modo a parecer que está tranquilo em seu “merecido descanso”.

Outras fotos foram feitas no mesmo dia mostram os trabalhadores em posições diferentes:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Lunch Time - Trabalhadores deitados!

Lunch Time – Trabalhadores deitados! (foto: Corbis)

 

Os publicitários “pira” na foto

O blog francês Vive La Pub podemos ver diversas campanhas de marketing que se utilizaram da ideia dessa imagem para vender produtos e/ou serviços.

Lego - 2006 (foto: divulgação)

Lego – 2006 (foto: divulgação)

 

Sony - 2007 (foto: divulgação)

Sony – 2007 (foto: divulgação)

Mais imagens podem ser vistas aqui:

Documentário

Assista também a um trailer do documentário “Men At Lunch” (Homens no Almoço), que foi exibido durante o TIFF Festival em setembro de 2012:

 

Conclusão

A imagem é real e apesar da cena ter sido montada, de fato os operários se arriscavam todos os dias para construir os enormes arranha-céus de Nova York.

Continue lendo
7 Comentários

7 Comments

  1. Glauro Leite Filho

    21 de outubro de 2012 em 14:06

    Naquela altura no mínimo teriam voado todos aqueles papéis que os trabalhadores estão segurando, interessante não é?

  2. Pingback: Retrospectiva: Tudo o que rolou no E-farsas em 2012! : E-farsas.com – 10 anos desvendando as farsas da web!

  3. Clenir

    26 de fevereiro de 2013 em 23:10

    Bem interessante mas o que eles estão segurando são aquelas caixinhas tipo bandeija com comida .

  4. rene

    19 de junho de 2015 em 18:25

    Montagem pura!

  5. joao paulo juliao de macedo

    2 de março de 2016 em 12:30

    O incrivel é que tem dois operarios juntos no canto esquerdo um deles acedendo o cigarro do outro. Como era possivel se vento era contra!?

    • Eu™

      2 de março de 2016 em 14:24

      Exatamente por um estar acendendo o cigarro do outro com a ponta em brasa, é possível. Se ele estivesse usando um isqueiro ou um fósforo, o vento atrapalharia.

  6. val

    23 de maio de 2016 em 8:27

    E incrível as pessoas se preocuparem Se e verdadeira ou não a fotografia , o k a de ser relevado aqui e a denúncia da falta de segurança ,as mortes diárias ,e operários k levava a vida assim por anos então chega uma hora k Se torna banal , por isso tanta neutralidade.
    E a consequência disso era mais mortes .

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo